9 aplicativos para quem trabalha com marketing digital

9 aplicativos para quem trabalha com marketing digital

  • Junho de 2021
  • Lucas Ferraz
9 aplicativos para quem trabalha com marketing digital

9 aplicativos para quem trabalha com marketing digital

Existem diversos aplicativos para quem trabalha com marketing digital, com recursos que vão desde o gerenciamento de tarefas até a otimização de processos.


No mundo atual, uma área que evoluiu bastante é a do marketing, e graças a internet, o marketing digital vem sendo muito utilizado por empresas de diversos segmentos.

Mas, nem todos que trabalham nesta área tem noção do quanto as ferramentas podem facilitar o trabalho diário, otimizando processos e aumentando a produtividade.

Conheça alguns aplicativos fundamentais para quem trabalha com marketing digital e, porque eles são tão importantes.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias digitais que empresas, negócios e pessoas usam para ganhar mais visibilidade na internet, aumentando o volume das oportunidades de vendas (Leads).

As estratégias de marketing digital são reinvenções, atualizações e novas metodologias do que era feito no marketing tradicional, executando campanhas para serem vistas em smartphones, computadores e tablets.

Estas estratégias são executadas em diversos canais, como o SEO, tráfego pago, e-mail marketing, marketing de conteúdo e as redes sociais. O objetivo é o mesmo:

  • Adquirir clientes;
  • Desenvolver uma marca e se conectar com a persona.

9 aplicativos fundamentais para quem trabalha com marketing digital

Alguns dos aplicativos mencionados são famosos e pode ser que você conheça alguns deles.

1. Pocket

O Pocket é uma ferramenta impressionante e extremamente útil. Se você o responsável por coletar informações para redação e pautas, então vai amar o Pocket.

Com esse app, é possível salvar as notícias ou textos que você achou interessantes, podendo organizá-los para leitura ou uso futuro.

O aplicativo salva e organiza os conteúdos, deixando a consulta centralizada em apenas um local, possibilitando compartilhar suas listas e links salvos com sua equipe.

2. Trello

Quando falamos em produtividade, o app Trello é uma das ferramentas mais eficientes que existem atualmente.

Não é atoa que é utilizado por grandes empresas para organizar as tarefas das equipes, o que permite que seu uso possa ser adaptado para qualquer projeto, seja na vida profissional ou pessoal.

Embora seu uso não seja específico para o marketing digital, o Trello é muito utilizado na área, sendo muito conhecido.

Nele é possível formatar sua área de trabalho e criar tarefas (cartões) para definir as etapas e andamentos das suas atividades.

Você pode usar a plataforma para organizar as próprias tarefas, monitorar o planejamento de uma equipe ou incluir os clientes no processo.

São inúmeras as possibilidades, até na customização, o que é a grande vantagem do Trello, cada cartão produzido pode ser editado com novas imagens, prazos, etiquetas e informações adicionais.

3. Canva

Houve uma época em que somente programas complexos funcionavam para fazer arte ou design com ar profissional, isso mudou graças a alguns aplicativos e sites como o Canva.

Com planos gratuitos e pagos, o Canva permite a edição de imagens para os mais diferentes formatos de redes sociais e para estratégias de marketing, possibilitando criar:

  • Cartões e imagens para publicações em redes sociais;
  • Impressos, panfletos e cartões de visita;
  • Imagens e flyers para lives e congressos.

Além de produzir posts e capas para as redes sociais de forma simples e prática, a ferramenta dispõe de uma série de sugestões e modelos prontos de layouts para cartas, panfletos, comunicados, cartazes, banners, entre outros.

4. Adobe Spark

Um dos principais concorrentes do Canva, o aplicativo Adobe Spark, foi criado com a proposta de ser uma ferramenta acessível a usuários que não são profissionais da área de design, mas, precisam fazer coisas simples para suas redes sociais e trabalhos.

Ele é gratuito para Android e iOS, lançado pela Adobe, famosa por outros bons programas de edição, como o Photoshop e o Premiere.

O Adobe Spark é muito usado para a criação de conteúdos para as redes sociais em vários formatos, mas seu recurso mais popular é a produção de stories animados para o Instagram e Facebook.

5. Slack

Esse aplicativo de comunicação ficou muito famoso por ser utilizado em grandes empresas como Google e Facebook.

O Slack é um aplicativo para comunicação interna bastante utilizado por empresas das mais diversas áreas.

Além da versão em aplicativo ele também pode ser utilizado no computador, com uma interface fácil e intuitiva para o uso diário.

O aplicativo Slack permite a troca de vídeos, fotos e documentos, além disso, o seu conteúdo dos chats fica disponível para todos os membros e é simples encontrar arquivos antigos, sendo possível dividir as conversas entre “salas” ou “canais”.

6. Todoist

O Todoist é um app excelente para quem precisa de listas de tarefas, nele é possível incluir tarefas em uma lista e criar projetos.

As listas e projetos podem ser completos, servindo para campanhas que exigem várias atividades diferentes com subtarefas, e para cada tarefa você pode definir um prazo e incluir comentários.

7. HootSuite

Quem atende vários clientes, seja como freelancer ou como agência, sabe que gerenciar várias contas de mídia social simultaneamente pode ser um trabalho exaustivo.

O Hootsuite disponibiliza diversas funções que superam todos os outros aplicativos de produtividade no mesmo setor.

Além disso, ele tem recursos para agendar posts, monitorar várias contas, criar artigos e conteúdos, além de proporcionar análises aprofundadas.

Nele é possível trabalhar com Facebook, Twitter, Instagram e outros perfis sociais seus e de clientes com muita praticidade.

Algumas funcionalidades interessantes que ele possui:

  • Agendamento: você pode agendar publicações ilimitadas para as redes sociais;
  • Engajamento: com este recurso, você pode conversar com os leitores e também ficar por dentro quando as pessoas falarem sobre a sua marca;
  • Analytics: ferramenta para monitorar suas campanhas de mídias sociais para que possa otimizar o ROI e expandir seus negócios;
  • Colaboração: o Hootsuite permite trabalhar em equipe, enviando mensagens para que todos os envolvidos nos projetos;
  • Segurança: com a autenticação de 2 fatores, todos os dados e informações da sua empresa e dos seus clientes ficam seguros, evitando acessos indevidos;
  • Monitoramento: uma das funções mais legais no Hootsuite é o monitoramento, onde é possível observar o que os clientes estão dizendo sobre você e também sobre sua concorrência.

8. Pixrl Editor

O aplicativo Pixlr é um excelente editor de fotos que proporciona diversos recursos, utilitários, e efeitos para que você possa aplicar um toque único às suas fotografias, tudo a partir do celular.

Este app permite edições básicas e rápidas como redimensionar, girar ou recortar uma imagem.

Nele você também pode realizar algumas edições mais avançadas, como ajustar a cor, eliminar olhos vermelhos, ou ajustar o brilho e o contraste.

Um fato interessante sobre o Pixlr é que todas estas funcionalidades são de fácil acesso a partir de uma interface simples e intuitiva, onde o acesso aos mais de 600 efeitos diferentes será muito divertido.

9. SimpleMind

Quem trabalha com marketing e com grandes equipes sabe que os mapas mentais são uma forma de dispor as informações que comprovadamente melhoram a compreensão, raciocínio e geração espontânea de novas ideias.

O SimpleMind é um app completo que permite a criação de mapas mentais com cores, destaques, adesivos e ferramentas automáticas que removem as dificuldades e permitem que você foque apenas em suas ideias.

O aplicativo permite compartilhar o mapa com outras pessoas como arquivo editável ou imagem.

Conclusão

Espero que esta lista de aplicativos fundamentais para quem trabalha com marketing digital te ajude a otimizar os seus processos, permitindo que você gere mais resultados.

  • Compartilhe
Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos