Um blog pode servir de porta de entrada para novas pessoas conhecerem a sua marca.

Uma estratégia muito utilizada nos blogs é o marketing de conteúdo e parte do inbound marketing.

Estimasse que mais de 500 milhões de blogs estejam no índice do Google. Agora imagine, se cada um destes blogs tiver 10 artigos, são 5 bilhões de artigos disponíveis na internet.

Confira alguns dados sobre os blogs que podem te surpreender:

  • São criados aproximadamente 4 milhões de publicações em blogs por dia;
  • Todo mês, aproximadamente 20 bilhões de páginas são acessadas por mais de 409 milhões de pessoas;
  • Aproximadamente 77% das pessoas que utilizam a internet diariamente leem algum blog de forma regular.

Com essas informações, é possível concluir que os blogs representam uma grande parcela de todo o tráfego da internet.

Como criar um blog

Graças a isso, as estratégias de blogging surgiram e começaram a ser utilizadas por diversas empresas, independente da área de atuação.

O que é um blog?

O blog é a versão atualizada e simplificada do termo weblog. “Web” significa rede (internet) e “log” significa diário ou registro.

Um blog pode ser utilizado por pessoas, escritores, empresas, professores e outras diversas profissões.

O blog é uma ferramenta muito versátil, assim sendo, pode ser adaptado para qualquer nicho ou objetivo.

Atualmente, os nichos com mais conteúdo em blogs são os seguintes:

  • Notícias;
  • Culinária;
  • Esportes;
  • Fofocas;
  • Finanças;
  • Casa e jardim;
  • Beleza e estética;
  • Moda, maquiagem e penteados;
  • Religião;
  • Saúde;
  • Tecnologia;
  • Turismo;
  • Humor;
  • Games;
  • Política.

A história do blog

No início, os blogs não possuíam um nicho definido, e cada postagem era sobre uma área diferente.

Ainda nesta época, os blogs eram mais utilizados como um diário e não como um negócio.

A diferença é que estes diários online não eram privados apenas para quem escrevia, eles eram e continuam sendo abertos ao público.

Hoje em dia, os blogs são mais utilizados por empresas, com a aplicação do marketing de conteúdo, linkbuilding e outras estratégias.

O primeiro blog

Foi em 1997 que surgiu o primeiro blog, criado pelo americano Jorn Bargem.

Naquela época, a internet ainda não era tão grande e acessível como hoje.

Popularidade

Em meados de 1999 o blog se tornou uma febre mundial, o que fez com que novas plataformas surgissem, como a Blogger.

A vantagem desta nova plataforma foi a facilidade de criar um blog mesmo por pessoas leigas. O que fez com que a popularidade dos blogs aumentasse significativamente.

As mudanças

Nos anos 2000 as publicações saíram do aglomerado da página inicial e passaram a estar em uma página única.

Estando em páginas separadas, as publicações passaram a ter um campo para fazer comentários, o que contribuiu para que os conteúdos fossem aprimorados.

Ainda graças aos feedbacks da audiência, as plataformas implementaram a opção de revisar o conteúdo.

No Brasil

No Brasil, o primeiro blogueiro foi o Nemo Nox, com o blog Diário da Megalópole, onde ele escrevia com frequência sobre suas ideias, rotina e experiências.

Um destaque é que Nemo não postava conteúdos sobre sua vida pessoal, mas sobre suas atividades culturais.

Em 2001, Nemo criou o blog Por um Punhado de Pixels utilizando o Blogger.

E foi neste segundo blog que ele mudou sua linguagem para torná-la mais acessível.

Como um blog funciona?

Atualmente existem diversas plataformas que permitem criar blogs em poucos segundos, as três mais utilizadas são:

  • WordPress;
  • Blogger;
  • Wix.

O funcionamento dos blogs é muito simples, eles exibem ao público todas as publicações a partir da mais atual.

Alguns blogs exibem as seguintes informações:

  • Data da publicação;
  • Autor;
  • Categorias;
  • Tags;
  • Comentários.

A realidade dos blogs no Brasil

Segundo uma pesquisa conduzida pela BigDataCorp em 2017, dos mais de 10 milhões de sites no Brasil, mais da metade eram blogs.

O que mais chama a atenção é que mais de 96% dos blogs brasileiros não possuíam tráfego superior a 10 mil visitantes mensais.

Ainda segundo a pesquisa, aproximadamente 60% dos blogs utilizavam a plataforma Blogger para gerir o conteúdo e apenas 18,5% utilizava o WordPress.

Qual o formato dos posts?

Como dito anteriormente, os blogs são muito versáteis, assim sendo, pode-se usar diversos formatos.

Textos

Principalmente no que tange a otimização de sites (SEO), o uso de artigos é indispensável. É através dos textos que o Google cataloga e rankeia sua página nos resultados de pesquisa.

Imagens

As imagens são elementos muito utilizados para ilustrar subtítulos e sessões de artigos.

Infográficos

Os infográficos são imagens com textos, dados e gráficos. Os infográficos têm um grande poder de propagação pela internet.

Vídeos

Os vídeos contribuem para aumentar o tempo de permanência do usuário na sua página, além disso, ajudam a gerar mais empatia com o conteúdo e com a marca.

Uma solução para inserir vídeos no seu blog é usar o embed do Youtube, desta forma o seu servidor não fica sobrecarregado.

Áudios

Com a ascensão da pesquisa por voz, muitas pessoas com deficiência visual podem chegar até o seu artigo, mesmo com aplicativos que traduzem o texto para áudio, você pode disponibilizar um áudio para cada artigo, aumentando a acessibilidade do seu conteúdo.

Slides

Assim como os vídeos, os slides podem fazer com que o tempo de permanência do usuário seja superior, além disso, caso tenha a opção de download do slide, o mesmo pode propagar por e-mail, whatsapp e outros meios.

Planilhas

Muito utilizadas por blogs de finanças, as planilhas são materiais que agregam muito valor ao conteúdo.

6 principais tipos de posts para blogs

Existem dezenas de tipos de postagens para blogs, porém, veja abaixo os 6 tipos mais utilizados no marketing de conteúdo.

#1 — Tutorial

Os tutoriais geralmente apresentam uma lista ou um passo a passo ensinando a audiência a realizar determinadas ações.

Exemplo: como fazer uma auditoria de SEO.

#2 — Lista

As listas são disponibilizadas seguindo uma ordem pré-estabelecida para favorecer a leitura do início ao fim.

Exemplo: como ganhar dinheiro na internet.

#3 — Novidade

Na maioria das vezes, as novidades são atualizações ou lançamentos importantes para sua audiência.

Exemplo: tudo sobre o novo Google Analytics.

#4 — Educativo

Sem sombra de dúvidas os posts mais comuns na internet são de cunho educativo. Seja para sanar uma dúvida ou ampliar o leque de informações da persona sobre um determinado assunto.

Exemplo: o que é persona?

#5 — Estudo de caso

Os estudos de casos visam disponibilizar dados, estatísticas e informações para chegar a uma conclusão ou provar um ponto.

#6 — Estatístico

Já os posts estatísticos tem por objetivo informar através de dados e/ou gráficos sobre um tema pertinente à audiência.

Qual a diferença prática entre um site e um blog?

Em sua maioria, os sites são institucionais, ou seja, tem por objetivo promover os produtos e serviços de uma marca.

Os blogs, por sua vez, são instrumentos de divulgação de conteúdo.

Assim como um site pode possuir algumas funcionalidades de um blog, o contrário também ocorre.

Para ficar mais claro, cada página de um blog é uma notícia, informação, curiosidade ou qualquer outro tipo de post citado anteriormente.

As principais páginas de um site institucional são as seguintes:

  • Página inicial;
  • Sobre;
  • Serviços e/ou produtos;
  • Blog (com todas as funções);
  • Portfólio;
  • Política de privacidade;
  • Contato e/ou orçamento.

Como criar um blog grátis: passo a passo

Não é necessário mais de 3 minutos para criar um blog gratuito, confira o passo a passo a seguir.

  1. Escolha a plataforma, recomendo o Blogger;
  2. Entre no site oficial e realize o cadastro;
  3. Escolha um nome para o seu blog;
  4. Escolha o endereço (URL) do seu blog;
  5. Escolha um tema e personalize o design;
  6. Faça sua primeira publicação.

O que escrever e como divulgar meu blog?

Antes de começar a produzir os conteúdos e divulgá-los, faça um planejamento, para isso, considere as seguintes questões:

  • Para quem eu vou escrever?
  • Qual problema minha postagem resolve?
  • Porque meu conteúdo é melhor que o dos concorrentes?
  • Qual será o intervalo entre as publicações?
  • Como vou monetizar meu conteúdo?
  • Em quais redes sociais vou divulgar meu conteúdo?
  • Como criarei um relacionamento com minha audiência?

Como divulgar um blog no Facebook?

  • Crie uma página no Facebook;
  • Realize publicações na página e em grupos relacionados com uma descrição e a URL sempre que realizar uma publicação.

Como divulgar um blog no Instagram?

  • Crie um perfil no Instagram;
  • Coloque a URL da sua página principal no link da bio;
  • Publique no feed e nos stories do Instagram sempre que realizar uma publicação;
  • Sempre utilize a localização nas publicações.

Como divulgar um blog no Pinterest?

  • Crie um perfil no Pinterest;
  • Crie um pin com uma descrição e a URL sempre que realizar uma publicação.

Como divulgar um blog no Twitter?

  • Crie um perfil no Twitter;
  • Faça um tweet com uma descrição e a URL sempre que realizar uma publicação.

Não se esqueça de sempre utilizar as hashtags relacionadas ao seu post em todas as redes sociais.

Se você não sabe como usar hashtags da melhor forma, leia meu guia completo de como usar hashtags.

Como divulgar um blog no Google?

Sem dúvidas, divulgar seu blog no Google trará muito mais resultados.

Perguntas frequentes

Para sanar eventuais dúvidas, confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre esse assunto.

1. Como ganhar dinheiro com blog?

Existe uma infinidade de formas para ganhar dinheiro com um blog, conheça algumas delas abaixo.

Google Adsense

Ao instalar o Google Adsense no seu site, alguns anúncios discretos começam a aparecer.

A monetização é realizada de duas formas:

  • A cada clique nos anúncios;
  • A cada 1000 visualizações dos anúncios.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados consiste em promover produtos de terceiros em troca de comissões pré-estabelecidas.

Para se aprofundar no assunto, leia meu guia completo de marketing de afiliados.

Publicidade

Se você tem uma audiência ampla e consolidada, poderá disponibilizar pequenos espaços no seu blog para venda de publicidade.

A venda de espaço publicitário representa uma boa parte do faturamento de muitos blogs.

2. O que é uma blogueira?

Uma blogueira é uma mulher que administra ou escreve para blogs.

No Brasil, este termo é mais usado para influenciadoras digitais dos nichos de moda, maquiagens, saúde, estilo de vida, beleza e estética.

Hoje em dia, qualquer web celebridade das redes sociais ou Youtube é chamada de blogueira.

Conclusão

Uma das principais maneiras de conseguir tráfego orgânico e qualificado é com a criação de conteúdos ricos.

Existem várias plataformas de blog consolidadas no mercado e centenas de formas de monetizar o conteúdo.

Se você tem um projeto que inclua criar um blog, siga os passos deste guia e comece já o seu.