Como aumentar as conversões do seu site: guia completo

Como aumentar as conversões do seu site: guia completo

  • Abril de 2021
  • Lucas Ferraz
Como aumentar as conversões do seu site: guia completo

Como aumentar as conversões do seu site: guia completo

Um site com muitos acessos não necessariamente cria mais oportunidades de venda, para isso é necessário aumentar as conversões.


Se o seu site tem muito tráfego e pouca conversão, você consegue obter mais leads aplicando CRO.

CRO é a sigla de “Conversion Rate Optimization”, que significa otimização da taxa de conversão.

Atualmente, a concorrência digital torna fundamental ter uma taxa de conversão alta no seu site.

Além disso, aumentar a taxa de conversão do seu site faz com que o custo de aquisição de clientes (CAC) seja menor.

Este artigo aborda:

Engana-se quem pensa que já possui uma taxa de conversão alta e é desnecessário aumentá-la.

Quanto mais leads forem gerados no seu site, maior será o número de oportunidades de vendas da sua marca, serviço e produto.

Para calcular a sua taxa de conversão, basta dividir o número total de acessos do site pelo número de leads gerados.

Já para calcular a taxa de conversão de visitas orgânicas, utilize o número total de acessos orgânicos, dividido pelos leads gerados através destes acessos.

Você consegue mensurar estas informações através de configurações no Google Analytics ou CRMs.

Seu o seu propósito neste artigo é saber como aumentar as conversões do seu site, leia este guia completo sobre o assunto.

Taxa de conversão e ROI

A sigla ROI quer dizer “retorno sobre investimento”, essa métrica é utilizada para mensurar a efetividade financeira de campanhas de marketing e campanhas publicitárias.

Fórmula do ROI

Isso quer dizer que se você fez uma campanha de SEO para obter mais tráfego no seu site e não aumentou a sua geração de leads, você não obteve o retorno sobre o investimento.

Ferramentas para aumentar a taxa de conversão

Existe uma infinidade de ferramentas que auxiliam na mensuração e aumento da sua taxa de conversão, falaremos sobre as principais.

Data.com

Data.com

Pertencente a Salesforce, a Data.com é um CRM que permite identificar e complementar os dados dos leads.

Usertesting.com

Usertesting

A Usertesting.com permite que você envie perguntas para o seu público para conseguir aprimorar seu site, serviços e produtos.

HubSpot

HubSpot

A HubSpot possui uma suíte de sistemas capazes de te ajudar a aumentar e qualificar os leads gerados no seu site.

Crazy Egg

Crazy Egg

Através do Crazy Egg você consegue utilizar mapas de calor para mensurar a jornada do cliente nas suas páginas.

Além disso, a ferramenta de testes A/B permite que você compare modelos de layouts, CTAs e conteúdos para identificar qual proporciona mais conversão perante sua persona.

Essas funções permitem que você descubra onde o seu layout pode ser otimizado para melhorar a experiência do usuário.

Fatores que impactam a taxa de conversão

São diversos os fatores que impactam a taxa de conversão, conheça cada um deles abaixo divididos pelas seguintes categorias:

  • Website;
  • Proposta da página;
  • Copywriting.

Website

Como é a arquitetura do seu site? Ele foi construído de forma planejada para obter boas conversões?

Existem alguns fatores do seu site que impactam diretamente na geração de leads das páginas internas.

UX (Experiência do Usuário)

A User Experience (UX) ou experiência do usuário é composta de toda e qualquer ação que usuário efetue enquanto interage no seu site, aplicativo, sistema ou plataforma.

A qualidade do seu produto ou serviço não é suficiente para agregar valor a sua marca. Hoje, oferecer uma experiência de usuário atraente faz com que o fluxo das interações resultem em mais vendas.

Um estudo do Google em 2019 nos Estados Unidos da América identificou que “As pessoas têm 40% mais chances de gastar além do planejado quando identificam que a experiência de compra é altamente personalizada”.

Velocidade do site

De acordo com o Google, a velocidade de um site é fundamental não só para o posicionamento de palavras-chave na pesquisa orgânica como também para a experiência do usuário.

Com o aumento do tráfego vindo de dispositivos móveis, o seu site deve ser o mais rápido possível.

Para isso, não somente o código que é executado no seu servidor deve ser otimizado como também toda a parte que impacta no funcionamento do layout.

A ferramenta Think With Google permite mensurar o tempo de carregamento do seu site, além de oferecer sugestões de melhorias para acelerar o load completo das páginas.

Acessibilidade

Assim como a velocidade do site, a acessibilidade é um dos principais fatores de ranqueamento de um site no Google.

A acessibilidade é a possibilidade de o seu site ser acessado de qualquer dispositivo, seja um computador, celular, table ou outro dispositivo móvel.

Para isso, não é necessário fazer uma versão do site para cada dispositivo, basta que o site seja responsivo, ou seja, fazer com que o design se adapte para o tamanho da tela.

Em março de 2018 o Google implementou o “mobile first”, isso quer dizer que a “versão” do seu site que é avaliada para o posicionamento orgânico é a dos celulares.

Assim sendo, a velocidade do seu site é medida através da rede 4G.

Utilidade

De nada adianta ter o site mais bonito da sua área de atuação se ele não for funcional.

Atualmente, um site funcional, prático e que proporcione boa navegação é mais importante que um design bonito.

Credibilidade

A projeção de credibilidade no seu site é o primeiro fator determinante da sua taxa de conversão.

Se o seu site é institucional, mantenha a marca, o telefone e o endereço sempre visíveis para que o usuário identifique que sua empresa é real.

Se você trabalha com serviços ou fabricação de produtos, uma página de portfólio será uma grande aliada para cumprir esse quesito.

CTAs

O CTA ou call-to-action é uma chamada de atenção do usuário para que ele faça uma ação, essas chamadas podem ser visuais ou escritas.

Chamadas que você pode usar no seu site para conseguir mais leads:

  • Inscreva-se;
  • Assine;
  • Experimente grátis;
  • Comece agora;
  • Saiba mais;
  • Participe.

Você também pode usar o copywriting para otimizar o seu CTA de acordo com o que você precisa.

Proposta da página

Já procurou por alguma informação ou produto e teve dificuldade em concluir o que desejava?

Algumas páginas exibem tantas informações diferentes que faz com que você perca o desejo inicial.

A proposta da sua página deve ser objetiva e intuitiva, este fator está de acordo com o fator credibilidade.

Por que melhorar a experiência do usuário

Com todas as informações disponibilizadas nos tópicos anteriores você tem motivos de sobra para melhorar a experiência do usuário no seu site.

Apesar de todo o tempo e recursos que você precisa investir, garanto que seu esforço será recompensado.

Copywriting

O processo de copywriting visa produzir textos persuasivos para aumentar a geração de leads em artigos, e-mails e anúncios.

A Resultados Digitais tem um artigo excelente sobre como se tornar um bom copywriter.

Como aumentar a taxa de conversão

Além dos fatores que impactam a taxa de conversão, existem alguns pontos que você deve considerar para conseguir gerar mais leads.

Conteúdo relevante

Todo o conteúdo da página deve ser voltado para sua persona, seja ele um artigo, um video, imagens ou áudios.

Recentemente eu escrevi um artigo sobre como produzir artigos de qualidade e posicioná-los no Google, nele dou algumas dicas de como aumentar a conversão em blogs e landing pages.

Persona

Saber quem é a sua persona e seu público-alvo é um determinante para que seu conteúdo engaje.

Linguagem

A linguagem do seu conteúdo deve ser compatível com a sua persona, dessa forma você gera empatia, melhorando a:

  • experiência de compra;
  • experiência na página;
  • experiência de conteúdo;
  • experiência do cliente.

Técnicas de persuasão

É impossível pensar em marketing digital sem vinculá-lo a técnicas de persuasão.

Existem dezenas ou centenas de técnicas de persuasão, as mais comumente usadas no marketing são:

  • copywriting;
  • gatilhos mentais;
  • neuromarketing.

Porém, tenha ciência de que utilizar estas metodologias exige cautela, repetir excessivamente elementos na página faz com que a eficácia diminua.

SEO

SEO ou otimização de sites visa fazer com que seu site se posicione nas primeiras posições do Google, ou outro mecanismo de busca sem ter que pagar por anúncios.

É impossível fazer CRO de forma eficiente no seu site se ele não possui uma quantidade relevante de acessos.

Se você nunca trabalhou o SEO do seu site, recomendo que faça uma auditoria de seo, é a melhor forma de começar.

Conclusão

Espero que você siga esse guia completo de como aumentar as conversões do seu site, tenho certeza que terá resultados positivos.

Caso não tenha tempo para executar esse trabalho, me disponibilizo para te dar uma consultoria de CRO para aumentar seus leads.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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