Como aumentar as vendas no iFood

Como aumentar as vendas no iFood

  • Lucas Ferraz
  • Dezembro de 2021

Como aumentar as vendas no iFood

Aprenda como cadastrar no iFood para vendas e como aumentar as vendas no iFood neste guia completo sobre o assunto.


Como aumentar as vendas no iFood

Atualmente, uma das maiores tendências são os aplicativos de entrega, podendo citar o IFood como o maior exemplo.

Afinal, são milhares de pedidos feitos todos os dias no app.

Entretanto, por conta desse crescimento, muitos restaurantes buscam por métodos de como aumentar as vendas no iFood, e assim, conseguir aumentar os lucros do negócio.

Porém, esses métodos não são tão simples, pois, é preciso investir em estudos e aplicá-los com eficiência.

Confira algumas informações antes de aprender o que fazer para aumentar as vendas no iFood.

Este artigo aborda:

O que são os aplicativos de entrega? O que é o iFood?

É um fato que milhares de restaurantes presentes no iFood não sabem o verdadeiro intuito do aplicativo e como ele funciona.

Contudo, esses pontos são essenciais de se saber, para assim, conseguir aumentar ao máximo as vendas do restaurante dentro do aplicativo.

Os aplicativos de entrega se tornaram uma grande tendência por conta das suas funções únicas, como a agilidade e facilidade em fazer pedidos.

Além disso, é possível buscar por refeições com custos baixos, promoções, cupons e até trabalhar fazendo entregas.

Estas ferramentas foram feitas por conta da junção e evolução da internet, da tecnologia e da demanda do mercado.

Assim, pode-se dizer que estes apps estão entre as 3 modalidades de aplicativos mais usadas em todo o mundo, dividindo este posto com as redes sociais e apps de gestão empresarial e vendas.

Como o iFood funciona?

Uma das principais características do iFood é o seu funcionamento, pois, apresenta uma grande praticidade e facilidade, o que aumenta cada vez mais o uso do app.

Portanto, antes de aprender como aumentar as vendas pelo iFood, conheça os passos do usuário no app:

  1. Primeiramente, o cliente baixa o aplicativo de entrega da sua preferência;
  2. Em seguida, escolhe o restaurante que mais chama a sua atenção;
  3. Vê as refeições;
  4. Faz o pedido;
  5. Realiza o pagamento;
  6. Por fim, o pedido é entregue dentro do prazo informado.

Fora da visão dos clientes, pode-se dizer que os restaurantes também usufruem da facilidade que estes aplicativos apresentam.

Afinal, basta acessar o aplicativo escolhido, selecionar a opção de cadastramento do restaurante, preencher os dados, pagar uma pequena taxa e pronto, o seu restaurante já estará cadastrado.

Quais os benefícios do iFood e outros apps de entrega?

É um fato que muitos restaurantes buscam por métodos de como aumentar vendas no ifood.

Contudo, para poder saber tais métodos, é essencial conhecer sobre todos os benefícios que o iFood e outros aplicativos de entrega proporcionam aos usuários.

Para os clientes

Existem muitas situações em que os clientes se beneficiam por conta dos aplicativos de entrega, afinal, tais ferramentas conseguem entregar uma praticidade e agilidade extrema.

Sendo assim, em situações que o cliente não conseguiu cozinhar ou está cansado após um dia exaustivo, ou até mesmo quer experimentar alguma comida diferente, mas, não quer se locomover, os aplicativos de entrega, como o IFood, acabam sendo de grande ajuda.

Para os entregadores

Os entregadores são um dos principais beneficiados pelos aplicativos de entrega, pois, atualmente, o desemprego acabou se tornando uma preocupação e realidade para diversas pessoas.

Por conta disso, qualquer pessoa que possua a vontade de trabalhar, seja com uma bicicleta ou uma moto, pode aderir aos aplicativos de entrega, e assim, começar a ganhar uma renda extra.

Por isso, muitos entregadores usam o app para gerar renda extra e alguns até usam como fonte de renda principal.

Para os restaurantes

Os restaurantes usufruem de vários benefícios ao aderirem aos aplicativos de entrega, afinal, a visibilidade e o aumento de vendas que estes aplicativos proporcionam são muito boas.

Para comprovar tal ponto, pode-se dizer que vários restaurantes sobrevivem somente do delivery usando o iFood e outros apps.

Até mesmo os restaurantes físicos possuem uma grande influência destes aplicativos, onde os seus lucros acabam sendo de quase 70% através dos aplicativos.

Por isso, entender como aumentar as vendas no iFood é essencial para esse tipo de negócio.

Como cadastrar no iFood para vendas?

Para aprender como cadastrar no iFood para vendas, siga o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, acesse o site do app clicando aqui;
  2. Em seguida, clique em “Restaurante e Mercado”;
  3. Clique em “Sou restaurante”;
  4. Em seguida, preencha o formulário “Cadastre sua loja”;
  5. Por fim, selecione o plano que deseja.

6 métodos de como aumentar as vendas no iFood

Agora que você conhece os maiores benefícios que um app de entrega possui, aprenda como aumentar vendas no iFood.

1. Como aumentar vendas no iFood com a revisão dos horários do restaurante

A primeira dica de como aumentar vendas no iFood está ligada ao horário de funcionamento do restaurante, pois, mesmo sendo simples e fútil à primeira vista, acaba fazendo uma grande diferença.

Afinal, é essencial que você adeque os horários do seu restaurante de acordo com os horários de pico do público, que ocorrem em todos os períodos do dia, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada.

Contudo, caso você não pretenda deixar o seu restaurante aberto 24h, é essencial que você busque atender os principais horários de pico, que acontecem de tarde e de noite.

Assim, além de aumentar as vendas no iFood, também será possível fidelizar os clientes que fazem uso diário do app.

2. Tenha programas de fidelização

Sendo uma prática que muitos de restaurantes usam, não apenas no iFood, os programas de fidelização ajudam a atrair e fidelizar clientes.

Então, entenda como melhorar as vendas pelo iFood através da fidelização dos clientes.

Em suma, existem vários meios de aplicar a um programa, por exemplo:

  • Oferecer descontos;
  • Dar brindes;
  • Recompensar com uma refeição gratuita após o cliente fazer um certo número de pedidos.

Tal estratégia chama a atenção dos clientes que já fizeram algum pedido com o seu restaurante, além de novos clientes que usam o app com frequência, pois, eles podem bater a beta mais rápido.

3. Como aumentar vendas no iFood com promoções e cupons

Um dos maiores diferenciais que um restaurante pode apresentar para se destacar nos apps de entrega, sendo uma das maiores dicas de como aumentar vendas no iFood, é usar cupons e promoções.

Afinal, muitos clientes desistem de comprar por causa do preço ou buscam experimentar por opções diferentes, e nestes momentos, as promoções acabam sendo um grande diferencial para os clientes se interessarem pelo seu cardápio.

Sendo assim, é essencial que você busque oferecer promoções de tempos em tempos, principalmente pelas opções que fazem mais sucesso no seu cardápio.

Pois, isso chamará a atenção de clientes novos e dos antigos.

Os cupons também se encaixam nesta dica, já que muitos restaurantes que não aceitam cupons acabam ganhando uma menor relevância no iFood.

Assim, recebem uma visibilidade menor, portanto, é essencial que você comece a aplicar os cupons de desconto no seu restaurante.

4. Avaliação dos clientes

Um dos métodos de como aumentar as vendas no iFood é através das avaliações dos usuários do app.

Muitos restaurantes cadastrados no IFood acabam descartando a avaliação que os clientes fazem após o pedido.

Contudo, tal prática diminui o valor e a relevância que o restaurante possui com a persona.

Então, é preciso que você busque analisar e avaliar cada avaliação, desde as positivas até as negativas.

Afinal, estas avaliações costumam mostrar os pontos fracos do restaurante, o que permite evoluí-lo.

Além disso, também é uma boa estratégia responder as avaliações, já que isso mostra para os clientes que o seu restaurante se preocupa com a opinião e avaliação deles.

Isso cria uma confiança maior para os clientes comprarem mais no seu restaurante.

5. Como aumentar vendas no iFood com a revisão dos preços

Muitos restaurantes que que estão no IFood chamam a atenção de milhares de clientes.

Entretanto, por conta dos preços altos, esses clientes buscam por outras opções, fazendo com que o restaurante tenha uma grande queda nas vendas.

Por isso, tente avaliar com o preço dos seus pratos e as taxas de entrega, para assim, conseguir atrair mais clientes.

Afinal, vender mais, mas, com valores menores gera melhores resultados e lucros quando comparado a estratégia de vender menos com valores maiores.

Uma boa dica é tentar aplicar taxas de entregas gratuitas em algumas ocasiões de ofertas e promoções.

Contudo, ao abaixar o preço dos seus pratos em algumas ocasiões, tome cuidado para não ficar no prejuízo.

6. Organize o seu cardápio com fotos e detalhes

Para estar no iFood, é preciso criar um cardápio no app, porém, alguns restaurantes se esquecem de adicionar as fotos de apresentação aos seus pratos.

Isso gera muitas dúvidas para o cliente e pode fazê-lo desistir da compra.

Sendo assim, as fotos devem ser consideradas como um investimento para o seu restaurante no IFood vender mais, pois, esse é um dos principais métodos usados para aumentar as vendas no app.

Então, faça fotos com uma boa qualidade, iluminação, resolução e autenticidade para que o cliente se interesse pelo seu restaurante e cardápio.

Mas, caso você não saiba como fazer essas fotos, leia meu conteúdo sobre fotografia de produtos para e-commerce.

Além das fotos, crie uma descrição completa sobre o prato, citando os ingredientes que o compõem.

Assim, você vai deixar o seu cliente a par de tudo sobre a escolha que ele está fazendo, além de gerar mais segurança e confiança para ele.

Conclusão

Em suma, essas são as 6 melhores formas de como aumentar as vendas no iFood.

Vale lembrar que essas dicas funcionam em conjunto, ou seja, todas devem ser aplicadas.

Por fim, se você se questiona se vendas pelo iFood compensa, saiba que é preciso ter uma estratégia de fidelização para conseguir bons resultados.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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