Como conseguir seguidores reais no Instagram: guia completo

Como conseguir seguidores reais no Instagram: guia completo

  • Abril de 2021
  • Lucas Ferraz
Como conseguir seguidores reais no Instagram: guia completo

Como conseguir seguidores reais no Instagram: guia completo

Existem algumas formas de atrair seguidores reais e segmentados no Instagram e aumentar o engajamento de forma significativa.


Você precisa conseguir mais seguidores no Instagram? Neste artigo vou te ensinar a conseguir muitos seguidores reais e como mantê-los engajados.

O Instagram é um fenômeno em todo o mundo, após três meses do lançamento da rede social, ela conseguiu a marca de 1 milhão de usuários registrados.

Hoje em dia, são mais de 800 milhões de usuários e este número segue aumentando.

O Instagram nunca foi tão bom para o branding (reconhecimento de marca) de empresas, mas, para isso, você precisa conseguir seguidores e engajá-los com seu conteúdo.

Não sou pretensioso para dizer que vou te fazer ter sucesso no Instagram com este artigo, porém, sei que se você aplicar este conhecimento, conseguirá um bom resultado, tanto em número de seguidores quanto em engajamento.

Este artigo aborda:

Como conseguir mais de 300 seguidores por dia no Instagram?

Conseguir curtidas, seguidores, comentários e menções não é uma tarefa fácil, mas isso não quer dizer que é impossível, mesmo para uma pessoa leiga no assunto.

O que servirá de fator determinante para o sucesso da sua campanha nas redes sociais será o seu foco e sua persistência.

Passo #1: perfil atrativo

Antes de mais nada, você precisa tornar seu perfil mais atrativo para que as pessoas se interessem.

O que está exposto na primeira tela quando um usuário acessa seu perfil no Instagram?

  • Foto;
  • Nome;
  • Nome de usuário (@);
  • Descrição;
  • URL.

Pouca coisa né? Só que não. Estas informações são suficientes para criar a primeira impressão da sua marca ou negócio.

Mas, como criar um bom perfil no Instagram para o seu negócio? Confira minhas sugestões abaixo:

  • Nome: utilize o seu nome, nome da empresa, marca ou organização;
  • Nome de usuário (@): o nome de usuário é único, ou seja, se o que você precisa estiver em uso, não poderá utilizá-lo. Porém, você pode adicionar uma palavra-chave relacionada a sua empresa no nome de usuário;
  • URL: coloque o link para o seu site, se você tiver menos de 10k seguidores, será o único link que você poderá utilizar;
  • Descrição: escreva uma biografia atrativa sobre a sua marca e o que ela oferece, utilize gatilhos mentais para gerar emoção, alguns emojis podem te ajudar no processo;
  • Foto: use uma imagem que represente o seu perfil, uma foto pessoal nítida ou a sua logomarca.

Passo #2: postagem

O Instagram é baseado em imagens, este é o foco da rede social, por isso, você não só precisa de uma boa coleção de posts, mas também manter a frequência das postagens.

Algumas dicas que tenho sobre este tópico, são as seguintes.

1 — Publique imagens autorais

De nada adianta comprar várias imagens legais, mas, que já são usadas por muitas pessoas.

Utilize suas próprias fotos ou faça suas imagens, para isto, você pode utilizar as ferramentas no final do artigo.

2 — Utilize fotos e imagens relevantes

Sempre considere sua persona na hora de criar uma publicação, para isso, utilize as seguintes perguntas:

  • Para quem eu estou postando?
  • Qual sentimento eu desejo criar no meu público?
  • Essa publicação pode prejudicar minha imagem ou da minha empresa de alguma forma?
  • Quais reações eu vou conseguir do meu público?

É a mesma metodologia utilizada para criar uma live. Existe todo um planejamento estratégico até o momento de fazer uma live no Facebook, Instagram, Youtube, Twitch e outras plataformas digitais.

3 — A importância da localização

Uma foto no feed do Instagram com localização traz muito mais visibilidade, mas, por quê?

Imagine que você tirou uma foto no Parque Ibirapuera e postou no Instagram com essa localização. Sempre que alguém buscar pelo Parque Ibirapuera no Instagram, conseguirá ver todas as fotos marcadas naquele local.

Quanto mais popular for o local marcado, mais visibilidade você terá no post.

Esta estratégia é muito utilizada por empresas, por exemplo: uma empresa de limpeza de sofá pode marcar uma localização diferente em cada postagem, cada localização em um bairro onde faz atendimento.

4 — Como engajar no Instagram?

O que você precisa conseguir para o seu perfil permanecer “em alta”? Simples: comentários, curtidas e menções.

Aí entra a importância da legenda de uma publicação, sempre utilize algum gatilho para que as pessoas deixem comentários ou marquem amigos.

Após algumas postagens, o público perceberá que você está se relacionando de forma mais próxima.

Passo #3: descrição longa nas publicações

Você sabia que o Instagram permite até 2.200 caracteres na descrição da publicação? Isso é muita coisa!

No feed dos usuários, apenas três linhas são exibidas, porém, existe uma opção para ler toda a descrição da postagem.

Antes de continuar, tenho que te dar uma dica valiosa, o Instagram pode dar algum problema enquanto você escreve uma legenda longa, por isso, utilize um aplicativo de anotações para escrever a descrição, depois copie e cole para o Instagram.

Recomendo que você utilize o Google Keep, é simples e fácil de usar.

Você também pode escrever tudo pelo computador, pois, o Google Keep sincroniza as informações com o aplicativo no celular.

A imagem é apenas uma chamada, o valor da sua postagem está na descrição, um artigo ou resumo com informações que agregam nas vidas das pessoas.

Passo #4: o impacto das hashtags estratégicas

Acima, falei um pouco sobre a localização, espero que tenha ficado claro sobre o funcionamento, pois, as hashtags funcionam da mesma forma.

A diferença é que as hashtags podem ser qualquer coisa, literalmente.

Usuários mais experientes utilizam as hashtags como canais de TV, por exemplo, se quero ver vestidos femininos, basta eu pesquisar por #vestidofeminino.

Se eu preciso contratar aulas particulares para os meus filhos, posso pesquisar por #aulaparticular, e por aí vai.

Entendeu como usar as hashtags? Então vou te ensinar a usar as hashtags de forma estratégica.

De nada adianta usar hashtags aleatórias certo? Mas, quais são as hashtags mais utilizadas pelo meu público na hora de buscar pelo meu produto ou serviço?

É aí que entra a pesquisa de palavras-chave, porém, para o Instagram.

Faça uma análise de competidores para saber quais hashtags seus concorrentes utilizam, pondere a usabilidade prática destas hashtags, elas serão pesquisadas pelo seu público? Se sim, faça um teste para ver os resultados.

Onde usar as hashtags no Instagram?

A maioria das pessoas utiliza o campo de descrição da publicação para inserir as hashtags, mas, esta não é a melhor forma.

Após postar a publicação com uma descrição, utilize o primeiro comentário para inserir as hashtags.

Isso não só ajuda na questão estética como distingue sua legenda das hashtags, além disso, utiliza o limite de caracteres apenas para a descrição.

Quantas hashtags usar no Instagram?

Não existe um limite mínimo ou máximo de hashtags para utilizar no Instagram, porém, recomendo usar mais de 5 e menos de 30.

Passo #5: como criar um cronograma de publicação no Instagram?

Se você não tem recorrência de publicações, ninguém precisa segui-lo, afinal, não estarão perdendo nada.

As minhas recomendações são as seguintes:

  • Publique de 5 a 30 histórias por dia;
  • Faça um video ao vivo uma vez por dia, sempre no mesmo horário;
  • Publique de 3 a 5 imagens, fotos ou vídeos no feed por semana.

Os vídeos ao vivo permanecem no primeiro lugar nas histórias, isso quer dizer que mais seguidores irão enxergar você, mesmo que não acessem a sua live.

Ferramentas para Instagram: apenas as melhores

Existem várias ferramentas para o Instagram, não há necessidade de citar todas elas, então, confira as melhores do momento.

mlabs

A mLabs é uma ferramenta que permite o agendamento de publicações com customizações, gerenciamento das mensagens, interação com seguidores e outras funções.

Canva

O Canva é uma ferramenta sensacional, principalmente para os profissionais de mídias sociais.

O catálogo da plataforma inclui diversos modelos prontos para publicações no feed e nas histórias, o que acelera o seu trabalho de criação.

Linktree

No início deste artigo mencionei que só é possível possuir um link na bio do Instagram, o Linktree veio para remover esta limitação.

Essa ferramenta permite que o seu link da bio seja direcionado para uma página com outros links personalizados por você.

Etus

Bem famosa, a Etus é uma plataforma completa para a gestão de redes sociais, possibilitando o agendamento de posts, impulsionamento e relatórios completos.

O tempo limita nossa produção

Como o título sugere, o título limita nossa produção, por isso, não pense duas vezes antes de utilizar uma ferramenta para acelerar a gestão do seu Instagram.

Usar menos tempo nestas tarefas, te proporcionará mais tempo livre, que poderá ser usado para o seu descanso ou empenho em outras tarefas.

Passo #6: como identificar meu público-alvo no Instagram?

Você deve estar pensando: não preciso ler até o final, com tudo isso vou conseguir muitos seguidores.

Errado, se você seguir tudo o que eu disse do início até aqui, você não vai conseguir mais de 30 seguidores por dia.

Isso porque o truque de mestre vem neste tópico, além disso, nos primeiros dias os ganhos de seguidores é lento, porém, a velocidade vai aumentando com o passar dos dias.

Antes de tudo, identifique seus concorrentes ou influenciadores do seu público.

Siga os seus concorrentes e os influenciadores do seu nicho, feito isso, comece a seguir os seguidores deles.

A lógica é simples, se eles seguem esses perfis do mesmo nicho que o seu, e você também posta conteúdos relevantes ligados ao segmento, vão querer te seguir de volta.

Repita isso diariamente, seguindo no máximo 50 pessoas por hora, você consegue fazer isso em aproximadamente 5 minutos.

Como conseguir mais seguidores no Instagram? Sendo ativo na comunidade!

O Instagram não é uma plataforma de divulgação, é uma comunidade, são pessoas interagindo entre si 24 horas em todo o mundo.

Existem algumas ações programadas que você pode executar no dia a dia da plataforma, são elas:

  • Quando alguém te seguir, siga de volta, porém, tome cuidado, verifique se a conta que está te seguindo é spam ou prejudicial para a comunidade;
  • Curta e comente as publicações que utilizam as hashtags que você tem interesse;
  • Responda os comentários mencionando os usuários;
  • Curta e responda os comentários das publicações que utilizam as hashtags que você tem interesse;
  • Nas suas publicações, marque as pessoas ou marcas que você recentemente interagiu na plataforma.

Uma coisa é ter um perfil público no Instagram, outra é ser um usuário ativo da plataforma.

Perguntas frequentes

Posso ter te gerado algumas dúvidas, então, vou responder as perguntas mais frequentes sobre este assunto.

Quantas pessoas posso seguir por hora no Instagram?

Recomendo que você siga no máximo 50 pessoas por hora no Instagram. Desta forma, você evita que sua conta seja bloqueada por uso suspeito.

Como ter mais visibilidade no Instagram?

Faça postagens regularmente no feed e nas histórias. Utilize hashtags e localização. Não publique por publicar, crie conteúdo.

Como ganhar seguidores reais no Instagram?

  1. Torne seu perfil mais atrativo;
  2. Publique fotos e imagens que impactam;
  3. Entenda a importância das legendas;
  4. Use as hashtags de forma estratégica;
  5. Crie um cronograma de postagem;
  6. Identifique e seja notado pelo seu público-alvo;
  7. Seja um usuário ativo da plataforma.

Quem pode colocar link nos Stories do Instagram?

O recurso de parceria paga e link nos storys são exclusivos para contas que possuem no mínimo 10.000 seguidores.

Como colocar link nos Stories do Instagram?

  1. Faça um story;
  2. Toque no botão de link ao lado do botão de salvar;
  3. Coloque a URL que deseja compartilhar;
  4. Publique o story.

Como postar com parceria paga nos Stories do Instagram?

  1. Faça um story;
  2. Toque no botão de link ao lado do botão de salvar;
  3. Marque o instagram do parceiro;
  4. Publique o story.

Como postar com parceria paga no Feed do Instagram?

  1. Faça a publicação;
  2. Nas configurações da postagem, clique em Configurações Avançadas e marque o Parceiro de Negócios;
  3. Finalize a publicação.

Como ter uma conta verificada no Instagram?

  1. Acesse o seu perfil, abra o Menu e entre nas Configurações;
  2. Clique na opção Conta;
  3. Clique em Solicitar verificação;
  4. Insira seu nome completo e envie uma foto da sua identidade ou CNH.

Conclusão

O Instagram é uma das melhores plataformas para trabalhar o reconhecimento de marca.

Tenho plena convicção de que se você seguir estas dicas, conseguirá muitos seguidores e um aumento considerável no seu engajamento.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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