Como e o que auditar no seu site

Como e o que auditar no seu site

  • Abril de 2021
  • Lucas Ferraz
Como e o que auditar no seu site

Como e o que auditar no seu site

A auditoria de SEO é fundamental para manter o desempenho do site na aquisição de tráfego orgânico nos mecanismos de buscas.


Auditar o SEO do seu site não é uma escolha, a auditoria é fundamental para que o desempenho do marketing do seu site seja cada vez melhor.

O que abordo neste artigo:

Se você quer aumentar o tráfego orgânico do seu site e estar melhor posicionado no Google, precisa realizar auditorias de SEO com frequência no seu site.

Lembre-se que o tráfego não é o objetivo e sim o meio para conquistar mais conversões.

Se o SEO não é a alma do seu site, algo está errado. Hoje em dia, uma empresa que não possui tráfego orgânico tem pouca visibilidade espontânea, e isto é preocupante.

Se uma pessoa pesquisa pelo seu produto ou serviço e não te encontra, quer dizer que você provavelmente falhou no SEO, se for este o caso, recomendo a leitura do meu artigo sobre SEO para iniciantes.

Neste caso, estamos falando de tráfego orgânico, o tráfego pago não é considerado, pois, basicamente você paga para aparecer, o que faz com que seu custo de visibilidade a longo prazo seja alto.

A melhor forma de aumentar a visibilidade de uma marca na internet é melhorar o posicionamento das palavras-chave do negócio no Google.

Recentemente o Google divulgou que aproximadamente 50% dos consumidores que pesquisaram na internet sobre um produto, compareceram a loja em menos de 24h.

Mesmo que você contrate uma consultoria de SEO ou uma agência de marketing digital para realizar uma campanha, é importante que você faça auditorias regulares no SEO para medir o nível de qualidade do serviço que está sendo prestado.

A auditoria de SEO é o único meio que te possibilita saber se algo de errado está atrasando o desempenho do seu site.

Caso você opte por realizar sua própria campanha de SEO, comece pelas páginas principais, arquivos de imagem, CSS e JS.

Se você não tem idéia de como auditar o SEO do seu site, confira os tópicos abaixo para saber o passo a passo.

Antes de começar a auditoria de SEO no seu site

Antes de dar início à auditoria de SEO no seu site, você precisa:

  • Mensurar o alcance do nome da sua marca e a visibilidade, assim como o telefone, e-mail e telefone;
  • Entender sobre a região onde você atua;
  • Observe o blog do seu site como observador, ou seja, como o usuário final;
  • Estude seus concorrentes, onde acertam e onde erram.

Passo a passo de como fazer uma auditoria de SEO no seu site

Com o objetivo de facilitar seu aprendizado, eu resolvi dividir a auditoria em alguns passos, confira abaixo.

Passo #1: análise da palavra-chave

Depender somente dos mecanismos de buscas como o Google e o Bing para geração de leads e aquisição de clientes funciona, porém, leva algum tempo até que seja sustentável.

Análise de palavra-chave

Segundo uma pesquisa do Regalix, aproximadamente 96% dos profissionais de marketing digital utilizam os mecanismos de buscas para disponibilizar conteúdo para o seu público.

Se você precisa aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de buscas, sem dúvidas o primeiro passo é realizar uma pesquisa de palavras-chave relacionadas a sua área de atuação considerando suas personas.

Cada palavra-chave possui um potencial singular, não importa a estratégia que você usará no SEO do seu site, se a pesquisa de palavras-chave não for completa e meticulosa, você certamente falhará ou demorará muito tempo para alcançar seu objetivo.

Mesmo que você consiga links de autoridade e produza conteúdos memoráveis, se não souber quais palavras-chave trabalhar, não terá êxito.

O Google não utiliza as palavras-chave como fator primário de rankeamento, porém, todo o SEO depende inteiramente das palavras-chave para poder funcionar, independente da sua estratégia.

Existem diversas ferramentas onde você pode fazer análises de palavras-chave, você pode optar pelo SEMrush ou pelo Ubersuggest do Neil Patel.

Existem diversas formas de realizar uma análise de palavras-chave, a mais fácil é analisar os concorrentes.

Passo #2: pesquise pela sua marca nos mecanismos de buscas

Busque pelo nome da sua marca no Google ou outros mecanismos de buscas, você também pode buscar pelo seu serviço ou produto para verificar em qual posição a sua empresa aparece.

Uma dica é utilizar os marcadores de localização, ou seja, a palavra-chave seguida do nome da cidade ou de um bairro.

Google

Desta forma, você faz um afunilamento eficiente e com mais intenção de buscas.

Vamos supor que você tenha uma loja de baterias automotivas, uma busca muito realizada em Belo Horizonte neste segmento seria “bateria moura bh”.

Buscando pelo nome da empresa, além de aparecer na primeira posição, sua marca também deve aparecer no snippet do lado direito da página.

Caso não apareça, cadastre sua empresa, produtos e serviços no Google Meu Negócio.

Quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, você tem os seguintes benefícios:

  • Sua marca aparece no Google Maps;
  • Ficam disponibilizadas todas as informações de contato da sua empresa;
  • Sua marca poderá ser avaliada pelos seus clientes;
  • Você poderá escrever artigos para a sua audiência dentro da ferramenta do Google.

Passo #3: buscar em seu site e blog por conteúdos duplicados

Possuir conteúdo duplicado não necessariamente implica em penalização segundo o Centro de Ajuda do Console do Pesquisador Google.

Conteúdo duplicado

Porém, se você possui dois artigos falando do mesmo tema, basicamente, você está dividindo a sua força entre essas duas páginas, além disso, o Google pode simplesmente não indexar uma das páginas nos resultados de buscas, ou seja, um dos artigos não seriam listados.

Neste caso, considere juntar os dois artigos em um, resultando em um artigo mais completo e explicativo.

Você também pode utilizar a canonização para especificar qual dos dois artigos é o principal.

Só para você entender melhor sobre isso, recentemente, o Matt Cutts mencionou em um video que aproximadamente 30% de todo o conteúdo disponível na internet é duplicado.

Considere também que o conteúdo duplicado é ruim para a experiência de usuário (UX) no seu site, o que pode gerar um valor negativo para a sua marca.

Desde 2020 o Google considera a experiência do usuário, e isso pode melhorar ou piorar o seu posicionamento orgânico.

Quando o usuário passa mais tempo no seu site e navega internamente, a sua taxa de rejeição é reduzida, o que mostra que o engajamento interno é bom e que seu site é relevante.

Passo #4: Esteja presente nas redes sociais

Os sinais sociais são métricas que impactam positiva ou negativamente no posicionamento orgânico.

Redes sociais

Obter sinais como avaliações, curtidas, seguidores e compartilhamentos mostra ao Google que sua empresa engaja socialmente.

Os sinais sociais mais impactantes no SEO são os seguintes:

  • Quantidade de curtidas na sua fanpage do Facebook;
  • Quantidade de compartilhamentos na sua fanpage do Facebook;
  • Quantidade de seguidores no Twitter;
  • Quantidade de menções no Twitter.

Passo #5: considere as citações à sua marca na internet

O branding ou marketing da marca faz parte do trabalho de SEO.

Link building

De acordo com a Bop Design, aproximadamente 64% das pessoas que se relacionam com as marcas, possuem valores em comum.

Anteriormente falamos sobre os sinais em redes sociais, neste cenário, nos referimos a citações em sites de terceiros, portais, blogs e jornais.

A citação quer dizer que o nome da sua marca foi citado, porém, sem mencionar o link.

Nestes casos, você pode enviar um e-mail ao mencionador, agradecendo a citação e solicitando que seja inserido um link para sua marca no mesmo artigo.

Quanto mais citações e links obtiver para o seu site, vindos de sites de terceiros, melhor será o fator autoridade do domínio, o que impacta diretamente no SEO do seu site.

Como mencionamos no tópico anterior, os backlinks são links para o seu site, vindos de sites de terceiros.

O melhor cenário é ter links em sites de autoridade, e não uma quantidade exagerada de links.

Backlink

É crucial analisar os seus backlinks para detectar e remover os links considerados spam.

Você consegue fazer uma análise profunda dos backlinks na ferramenta Link Research do MOZ.

Após analisar todos os domínios com spam score (taxa de spam) alta, você pode inserir todos estes links em um arquivo txt e enviar para o disavow do Google.

Feito isso, aqueles links não serão considerados como fator de rankeamento do seu site, na maioria dos casos isso resulta em um ganho de posicionamento orgânico.

Imagine conseguir uma autoridade relevante ao seu site e perdê-la repentinamente.

Isso é o que ocorre quando você tem um link quebrado no seu site.

Link quebrado

A ferramenta que recomendo para você identificar os links quebrados no seu site é a Broken Link Checker.

O processo para detectar links quebrados no site é muito simples, basta inserir seu domínio nesta ferramenta, em seguida ela retornará uma lista com todos os links quebrados.

O melhor desta ferramenta é que ela analisa todas as páginas do seu site.

Após identificar as páginas quebradas, redirecione-as para páginas internas com conteúdo semelhante.

Conclusão

O SEO quando bem feito tem o potencial de alavancar a visibilidade da sua empresa na internet, quando negligenciado, pode ser extremamente prejudicial para o seu site.

Neste artigo você viu como é rápido e fácil fazer uma auditoria de SEO no seu site.

Você consegue auditar seu site gastando apenas 15 minutos a cada duas semanas de maneira eficiente.

Não importa quanto tempo você investiu trabalhando o SEO do seu site, tudo pode ter sido em vão caso você deixe a auditoria do site de lado.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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