Primeiramente, o Instagram é um fenômeno em todo o mundo, afinal, após três meses do lançamento da rede social, ela conseguiu a marca de 1 milhão de usuários registrados.

Atualmente, existem mais de 800 milhões de usuários e este número segue aumentando.

Por isso, o Instagram nunca foi tão bom para o branding (reconhecimento de marca) de empresas, mas, para isso, você precisa ganhar seguidores e engajá-los com seu conteúdo.

Como ganhar seguidores no Instagram rápido e de graça

Em suma, ganhar curtidas, seguidores, comentários e menções não é uma tarefa fácil, mas isso não quer dizer que é tão difícil, mesmo para uma pessoa leiga no assunto.

Então, o que servirá de fator determinante para o sucesso da sua campanha nas redes sociais será o seu foco e sua persistência.

Como ganhar seguidores no Instagram

Portanto, veja o que fazer para ganhar seguidores no Insta.

Passo #1: tenha um perfil atrativo

Antes de mais nada, você precisa tornar seu perfil mais atrativo para que as pessoas se interessem.

Afinal, veja o que está exposto na primeira tela quando um usuário acessa seu perfil no Instagram:

  • Foto;
  • Nome;
  • Nome de usuário (@);
  • Descrição;
  • URL.

Estas informações são suficientes para criar a primeira impressão da sua marca ou negócio.

Mas, como criar um bom perfil no Instagram para o seu negócio? Confira minhas sugestões abaixo:

  • Nome: use o seu nome, nome da empresa, da marca ou da organização;
  • Nome de usuário (@): o nome de usuário é único, ou seja, se o que você precisa estiver em uso, não poderá usá-lo. Porém, você pode adicionar uma palavra-chave relacionada à sua empresa no nome de usuário;
  • URL: coloque o link para o seu site, se você tiver menos de 10k seguidores, será o único link que você poderá usar;
  • Descrição: escreva uma biografia para Instagram atrativa sobre a sua marca e o que ela oferece, você também pode usar gatilhos mentais para gerar emoção, alguns emojis podem te ajudar no processo;
  • Foto: use uma imagem que represente o seu perfil, uma foto pessoal nítida ou a sua logomarca.

Portanto, se você contratou a criação de sites em uma agência de marketing digital, é essencial inserir o link do website na bio.

Além disso, é essencial que você tenha um perfil público, pois, não tem como ver conta privada no Instagram.

Passo #2: faça publicações do jeito certo

O Instagram é baseado em imagens, este é o foco da rede social, por isso, você não só precisa de uma boa coleção de posts, mas também manter a frequência das postagens.

Então, veja algumas dicas para as suas publicações.

1. Publique imagens autorais

Primeiramente, não adianta comprar várias imagens legais, mas, que já são usadas por muitas pessoas.

Por isso, use suas próprias fotos ou faça suas imagens, para isto, você pode usar as ferramentas no final deste artigo.

2. Use fotos e imagens relevantes

Sempre considere sua persona na hora de criar uma publicação, e para isso, use as seguintes perguntas nas suas estratégias:

  • Para quem eu estou postando?
  • Qual sentimento eu desejo criar no meu público?
  • Essa publicação pode prejudicar minha imagem ou da minha empresa de alguma forma?
  • Quais reações eu vou conseguir do meu público?

Essa é a mesma metodologia usada para criar uma live.

Afinal, existe todo um planejamento estratégico até o momento de fazer uma live no Facebook, Instagram, Youtube, Twitch e outras plataformas digitais.

3. Sempre insira localização

Uma foto no feed do Instagram com localização traz muito mais visibilidade, mas, por quê?

Imagine que você tirou uma foto no Parque Ibirapuera e postou no Instagram com essa localização.

Desta forma, sempre que alguém buscar pelo Parque Ibirapuera no Insta, conseguirá ver todas as fotos marcadas naquele local.

Por isso, quanto mais popular for o local marcado, mais visibilidade você terá no post.

Esta estratégia é muito usada por empresas, por exemplo: uma empresa de limpeza de sofá pode marcar uma localização diferente em cada postagem, cada marcação em um bairro onde faz atendimento.

4. Estimule o engajamento

O que você precisa conseguir para o seu perfil permanecer “em alta”? Simples: comentários, curtidas e menções.

Por isso é essencial usar uma legenda nas publicações.

Além disso, sempre use algum gatilho para que as pessoas deixem comentários ou marquem os amigos.

Após algumas postagens, o público perceberá que você está se relacionando de forma mais próxima.

Passo #3: aproveite o campo de descrição das publicações

Você sabia que o Instagram permite usar até 2.200 caracteres na descrição da publicação?

No feed dos usuários, apenas três linhas são exibidas, porém, existe uma opção para ler toda a descrição da postagem.

Antes de continuar, tenho que te dar uma dica valiosa, o Instagram pode dar algum problema enquanto você escreve uma legenda longa, por isso, use um aplicativo de anotações para escrever a descrição, depois copie e cole para o Instagram.

Assim, recomendo que você use o Google Keep, é simples e fácil de usar.

Você também pode escrever tudo pelo computador, pois, o Google Keep sincroniza as informações com o aplicativo no celular.

Continuando, a imagem é apenas uma chamada, o valor da sua postagem está na descrição, um artigo ou resumo com informações que agregam nas vidas das pessoas.

Então, considere dedicar algum tempo para criar uma descrição atrativa.

Passo #4: use hashtags estratégicas

Em suma, as hashtags funcionam da mesma forma que a localização.

A diferença é que as hashtags podem ser qualquer coisa, literalmente.

Usuários mais experientes usam as hashtags como canais de TV, por exemplo, se quero ver conteúdos de marketing, basta eu pesquisar por #marketing.

Se eu preciso contratar aulas particulares para os meus filhos, posso pesquisar por #aulaparticular, e por aí vai.

Mas, de nada adianta usar hashtags aleatórias certo? Porém, quais são as hashtags mais usadas pelo meu público na hora de buscar pelo meu produto ou serviço?

É aí que entra a pesquisa de palavras-chave, porém, para o Instagram.

Portanto, faça uma análise dos concorrentes para saber quais hashtags seus concorrentes usam, pondere a usabilidade prática destas hashtags, elas serão pesquisadas pelo seu público? Se sim, faça um teste para ver os resultados.

Onde usar as hashtags no Instagram?

A maioria das pessoas usa o campo de descrição da publicação para inserir as hashtags, mas, esta não é a melhor forma.

Então, após postar a publicação com uma descrição, use o primeiro comentário para inserir as hashtags.

Isso não só ajuda na questão estética como distingue sua legenda das hashtags, além disso, usa o limite de caracteres apenas para a descrição.

Quantas hashtags usar no Instagram?

Não existe um limite mínimo ou máximo de hashtags para usar no Instagram, porém, recomendo usar mais de 5 e menos de 30.

Passo #5: faça um cronograma de publicações

Se você não tem recorrência de publicações, ninguém precisa segui-lo, afinal, não estarão perdendo nada.

Por isso, as minhas recomendações são as seguintes:

  • Publique de 5 a 30 stories por dia;
  • Faça um vídeo ao vivo uma vez por dia, sempre no mesmo horário;
  • Publique de 3 a 5 imagens, fotos ou vídeos no feed por semana;
  • Faça um reels a cada 3 dias, de preferência algo engraçado e viral.

Os vídeos ao vivo permanecem no primeiro lugar DOS STORIES, isso quer dizer que mais seguidores irão enxergar você, mesmo que não acessem a sua live.

Além disso, aprender como aumentar o engajamento do Instagram com Stories é a forma mais usual da plataforma.

Passo #6: siga seu público

Primeiramente, pode ser que nos primeiros dias, o ganho de seguidores seja lento, porém, a velocidade vai aumentando com o passar dos dias.

Por isso, identifique seus concorrentes e os influenciadores do seu público.

Então, siga os seus concorrentes e os influenciadores do seu nicho, feito isso, comece a seguir os seguidores deles.

A lógica é simples, se eles seguem esses perfis do mesmo nicho que o seu e você também posta conteúdos relevantes ligados ao segmento, eles irão te seguir de volta.

Repita isso diariamente, seguindo no máximo 50 pessoas por hora, você consegue fazer isso em aproximadamente 5 minutos.

Como ganhar seguidores no Instagram sendo ativo na comunidade

O Instagram não é uma plataforma de divulgação, é uma comunidade, ou seja, pessoas interagindo entre si 24 horas por dia em todo o mundo.

Então, existem algumas ações programadas que você pode executar no dia a dia da plataforma, são elas:

  • Quando alguém te seguir, siga de volta, porém, tome cuidado, verifique se a conta que está te seguindo é spam ou prejudicial para a comunidade;
  • Curta e comente as publicações que usam as hashtags que você tem interesse;
  • Responda os comentários mencionando os usuários;
  • Curta e responda os comentários das publicações que usam as hashtags que você tem interesse;
  • Nas suas publicações, marque as pessoas ou marcas que você recentemente interagiu na plataforma.

Afinal, uma coisa é ter um perfil público no Instagram, outra é ser um usuário ativo da plataforma.

Como ganhar seguidores no Instagram com conta privada

De modo geral, ganhar seguidores no Instagram com uma conta privada é muito mais difícil.

Afinal, as publicações, hashtags, localização, reels e outros recursos ficam disponíveis apenas para os seguidores da conta.

Em outras palavras, os usuários que não te seguem não conseguirão descobrir seu conteúdo.

Como ganhar seguidores no Instagram investindo dinheiro

Atualmente só existe uma forma de ganhar seguidores no Instagram investindo dinheiro.

Para isso, é preciso que você crie bons conteúdos e invista no impulsionamento deles.

Contudo, é preciso que você configure o impulsionamento corretamente para o seu público-alvo.

Como ganhar seguidores no Instagram com reels

Se você usa o TikTok, pode usar os mesmos conteúdos nos reels do Instagram.

Portanto, use meu conteúdo que ensina como baixar vídeos do TikTok sem marca d’água para aproveitar o mesmo vídeo no reels do Insta.

Além disso, sempre use hashtags e envie os reels para os seus amigos para aumentar a descoberta do seu conteúdo.

Como ganhar seguidores no Instagram com mais curtidas nas fotos

Em suma, ter mais curtidas no Instagram ajuda a aumentar a descoberta do seu perfil.

Afinal, quando você busca por uma hashtag ou localização, as primeiras publicações são as mais curtidas.

Então, trabalhe sua taxa de engajamento com os seguidores que você já possui.

Em outras palavras, não adianta conseguir seguidores se a sua conta possui pouco engajamento.

Como ganhar seguidores no Instagram seguindo famosos

Na maioria das vezes, quando você segue um perfil famoso, uma conta aleatória começa a te seguir.

Isso ocorre porque muitos profissionais de marketing e social media que prestam serviços para um famoso ou empresa ficam monitorando esses perfis.

Então, sempre que um perfil de famoso que está sendo monitorado recebe um novo seguidor, eles seguem você.

Além disso, pode ser que o perfil que te seguiu seja do seu interesse, pois, essa é uma das técnicas para aumentar a descoberta de perfis.

Como ganhar seguidores no Instagram com sorteios

Primeiramente, se você quer fazer sorteio no Instagram para ganhar seguidores, é preciso saber de uma coisa.

De acordo com a Lei nº 5.768 de 1971: “nenhuma pessoa física ou jurídica poderá distribuir ou prometer distribuir prêmios mediante sorteios, vale-brinde, concursos ou operações assemelhadas, fora dos casos e condições previstas nesta lei”.

Porém, isso não quer dizer que você não pode fazer um sorteio no Insta.

Portanto, para fazê-lo, é preciso que você declare impostos municipais, estaduais, federais e com a Previdência Social.

Além disso, é preciso ter um Certificado de Autorização de promoção comercial emitido pelo Ministério da Economia.

Então, após resolver a questão burocrática, o ideal é você coloque as seguintes regras para os participantes do seu sorteio:

  • Curtir a publicação;
  • Marcar de 2 a 3 pessoas nos comentários da publicação (exceto perfis comerciais, de famosos e verificados);
  • Compartilhar o post nos stories (opcional).

Melhores ferramentas para Instagram

Em suma, o tempo limita nossa produção, por isso, não pense duas vezes antes de usar uma ferramenta para acelerar a gestão do seu Instagram.

Pois, usar menos tempo nestas tarefas te gerará mais tempo livre para usar como descanso ou em empenho em outras tarefas.

Por isso, existem várias ferramentas de automação de redes sociais, mas, não há necessidade de citar todas elas, então, confira as melhores ferramentas para Instagram.

  • mlabs: a mLabs é uma ferramenta que permite o agendamento de publicações com customizações, gerenciamento das mensagens, interação com seguidores e outras funções;
  • Canva: o Canva é uma ferramenta sensacional, principalmente para os profissionais de mídias sociais. O catálogo da plataforma inclui diversos modelos prontos para publicações no feed e nos stories, o que acelera o seu trabalho de criação;
  • Linktree: no início deste artigo mencionei que só é possível possuir um link na bio do Instagram, o Linktree veio para remover esta limitação. Afinal, essa ferramenta permite que o seu link da bio seja direcionado para uma página com outros links personalizados por você;
  • Etus: bem famosa, a Etus é uma plataforma completa para a gestão de redes sociais, permitindo o agendamento de posts, impulsionamento, relatórios completos e outros recursos.

Perguntas frequentes

Confira as perguntas mais frequentes sobre o Instagram como estratégia de marketing digital.

Quantas pessoas posso seguir por hora no Instagram?

O ideal é que você siga no máximo 50 pessoas por hora no Instagram.

Assim você evita que sua conta seja bloqueada por uso suspeito.

Como ter mais visibilidade no Instagram?

Em suma, faça postagens regularmente no feed e nas histórias.

Além disso, use hashtags e localização nos seus posts.

Por fim, não publique por publicar, crie conteúdo.

Como ganhar seguidores reais no Instagram?

Para ganhar seguidores no Instagram, siga o passo a passo:

  1. Torne seu perfil mais atrativo;
  2. Publique fotos e imagens que impactam;
  3. Entenda a importância das legendas;
  4. Use as hashtags de forma estratégica;
  5. Crie um cronograma de postagem;
  6. Identifique e seja notado pelo seu público-alvo;
  7. Seja um usuário ativo da plataforma.

Quem pode colocar link nos Stories do Instagram?

Em suma, o adesivo de link pode ser usado por qualquer usuário do Instagram.

Como colocar link nos Stories do Instagram?

Para colocar link nos stories do Instagram siga o passo a passo:

  1. Primeiramente, faça um story;
  2. Em seguida, abra a opções de figurinhas;
  3. Selecione a opção link;
  4. Por fim, insira o link que deseja e publique.

Como postar com parceria paga nos Stories do Instagram?

  1. Faça um story;
  2. Toque no botão de link ao lado do botão de salvar;
  3. Marque o instagram do parceiro;
  4. Publique o story.

Como postar com parceria paga no Feed do Instagram?

  1. Faça a publicação;
  2. Nas configurações da postagem, clique em Configurações Avançadas e marque o Parceiro de Negócios;
  3. Finalize a publicação.

Como ter uma conta verificada no Instagram?

  1. Acesse o seu perfil, abra o Menu e entre nas Configurações;
  2. Clique na opção Conta;
  3. Clique em Solicitar verificação;
  4. Insira seu nome completo e envie uma foto da sua identidade ou CNH.

Conclusão

Usar as redes sociais é uma das melhores plataformas para trabalhar o reconhecimento de marca.

Por isso, aprender como ganhar seguidores no Instagram é essencial para aumentar a visibilidade e as vendas da sua empresa.