O que é o Google Trends e como usá-lo no marketing?

O que é o Google Trends e como usá-lo no marketing?

  • Abril de 2021
O que é o Google Trends e como usá-lo no marketing?

O que é o Google Trends e como usá-lo no marketing?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google, nela é possível ver o histórico do volume de buscas de palavras-chave dentro de um período definido.


O Google Trends é uma ferramenta de grande importância para a maioria das estratégias de marketing digital.

Isso porque o marketing, como um todo, gira em torno das personas da sua empresa, não sobre os seus produtos e serviços.

Com isso em mente, o Google Trends permite que um leque de análise esteja ao seu alcance quando quiser para poder definir qual a melhor estratégia no momento.

Este artigo aborda:

O que é o Google Trends?

O Google Trends foi criado em 2006 para possibilitar o acompanhamento do histórico do volume de buscas de palavras-chave.

Na ferramenta é possível saber em qual período as palavras-chave que você está trabalhando tem alta ou baixa, possibilitando um estudo profundo para determinar as causas e, em alguns casos, construir uma estratégia para sanar este tipo de situação.

Nas pesquisas é possível aplicar filtros por:

  • País;
  • Tempo ou período;
  • Categoria: finanças, jogos, casa e jardim, etc;
  • Tipo de busca: pesquisa na web, pesquisa de imagem, pesquisa de notícias, Google Shopping e pesquisa no Youtube.

Como o Google Trends funciona?

De modo geral, o Google armazena as informações de cada pesquisa realizada em todo o mundo e armazena em uma base de dados categorizada.

Porém, algumas pesquisas não são contabilizadas, como é o caso de termos com pouca pesquisa por mês ou pesquisas realizadas pelos mesmos usuários.

Desde o início, o Google posta uma retrospectiva em video com os termos mais buscados no ano. Confira abaixo como foi o video de 2019.

Por que utilizar o Google Trends nas suas estratégias?

Se você faz ou pretende começar uma estratégia de marketing digital é fundamental que utilize o Google Trends.

Veja abaixo alguns motivos para usar essa ferramenta nas suas estratégias.

Pesquisa de palavras-chave

Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave é importante detectar termos que sofrem quedas sazonais.

Identificar termos que sofrem impactos sazonais e estes períodos, permite construir uma contra estratégia para que essas situações não desestabilizem o pleno funcionamento da empresa.

Ideias de conteúdo

Saber quais termos são mais buscados pode fazer com que seu planejamento de marketing de conteúdo seja melhor estruturado.

Encontrar tendências

Tem se popularizado um novo produto ou técnica relacionada a sua área de atuação? O Google Trends possibilita saber o volume de buscas por estas novidades, assim sendo, sua empresa poderá atuar no momento mais oportuno.

Comparativo de termos

Tão bom quanto saber quando usar um termo em uma estratégia, é saber qual palavra-chave utilizar. Comparar as buscas por sinônimos pode fazer com que seus resultados sejam otimizados ao máximo.

Como usar o Google Trends?

Acesse o site do Google Trends neste link: https://trends.google.com/trends/.

A ferramenta é totalmente gratuita e não exige cadastro ou login.

Logo na página inicial, você pode ver alguns dos termos mais buscados na internet na última semana.

Na caixa de pesquisa, você pode buscar por qualquer termo, neste exemplo, vamos buscar por “Google Trends”.

Na página de resultados você tem acesso às seguintes informações:

  1. Interesse ao longo do tempo: contendo um gráfico em linha onde o eixo vertical representa o volume de buscas e o eixo horizontal simboliza o tempo;
  2. Interesse por região: permitindo saber em qual país, estado ou cidade houve mais densidade de buscas pelo termo;
  3. Assuntos relacionados: assuntos buscados pela maior parte dos usuários que pesquisaram pelo termo selecionado;
  4. Consultas relacionadas: termos buscados pela maior parte dos usuários que pesquisaram pelo termo selecionado.

Ainda nesta tela, você tem os seguintes recursos:

  • Comparar termos no mesmo intervalo de tempo;
  • Período:
    • Últimos 12 meses;
    • Última hora;
    • Nas últimas 4 horas;
    • Ontem;
    • Últimos 7 dias;
    • Últimos 30 dias;
    • Últimos 90 dias;
    • Nos últimos 5 anos;
    • De 2004 até hoje;
    • Período personalizado.
  • País ou todo o mundo;
  • Categorias:
    • Animais de estimação e animais;
    • Artes e entretenimento;
    • Automóveis e veículos;
    • Casa e jardim;
    • Ciência;
    • Comercial e industrial;
    • Comida e bebida;
    • Compras;
    • Computadores e aparelhos eletrônicos;
    • Comunidades on-line;
    • Condicionamento físico e beleza;
    • Empregos e educação;
    • Esportes;
    • Finanças;
    • Hobbies e lazer;
    • Imóveis;
    • Internet e telecomunicações;
    • Jogos;
    • Lei e governo;
    • Livros e literatura;
    • Notícias;
    • Pessoas e sociedade;
    • Referência;
    • Saúde;
    • Viagens.
  • Tipo de busca:
    • Pesquisa na web;
    • Pesquisa de imagem;
    • Pesquisa de notícias;
    • Google Shopping;
    • Pesquisa no Youtube.

Como interpretar os resultados do Google Trends?

Considerando todos os filtros disponíveis para afunilar a pesquisa, é possível determinar vários aspectos, confira cada um deles abaixo.

Interesse ao longo do tempo

Quanto maior for o pico do gráfico, maior o interesse do público por aquele tema naquele período. Ou seja, a linha posicionada no valor 100 representa mais buscas do que outro ponto da linha no valor 40.

Interesse por região

Descobrir em quais regiões um determinado termo é mais buscado pode ser de grande valia para estratégias de marketing digital como o SEO.

A escala vai de 0 a 100, isso quer dizer que quão maior for o valor na escala, maior a densidade de buscas naquela região.

Vale ressaltar que a densidade populacional da região é levada em consideração na escala.

Tópicos e consultas relacionadas

Saber outros assuntos e consultas buscados pelos usuários que pesquisam as palavras-chave do seu negócio pode trazer ótimas ideias para o inbound marketing.

Além disso, estas sessões permitem descobrir palavras-chave que você não encontraria por outros meios.

Existem duas divisões nestas sessões, são elas:

  • Principais: pesquisas e assuntos mais pesquisados;
  • Em ascensão: pesquisas e assuntos com aumento na frequência de buscas comparado ao período anterior;
  • Aumento repentino: pesquisas e assuntos com um grande aumento de buscas comparado ao período anterior.

Outros recursos interessantes do Google Trends

No início deste artigo te ensinei como utilizar essa ferramenta para extrair tudo o que você precisa para aplicar em suas estratégias de marketing digital.

Agora, vou te ensinar a usar outros recursos interessantes da plataforma.

Na página inicial

A página inicial do Google Trends mostra os principais termos buscados no mundo ou em um país selecionado.

Os termos são relacionados a vários assuntos distintos, a similaridade entre eles é a recente ou constante alta nas pesquisas.

Ver mais (antigo “explorar”)

Nesta página, é possível ver os principais termos buscados, permitindo usar os mesmos filtros citados no início do artigo.

Você também pode alternar de “principais termos” para “termos em ascensão”.

Principais pesquisas

Na página de principais pesquisas é possível observar: tendências de pesquisa diárias e tendências de pesquisa em tempo real.

Além disso, o filtro de seleção de país pode ser aplicado.

Conclusão

O Google Trends não só pode ser usado como curiosidade, mas também, um grande aliado de algumas estratégias de marketing digital.

Dica valiosa: faça as análises com calma e paciência. Tenho certeza que assim você conseguirá extrair todas as informações que precisa.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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