Hashtag: o que é e como usar? Guia completo de hashtags

Hashtag: o que é e como usar? Guia completo de hashtags

  • Abril de 2021
Hashtag: o que é e como usar? Guia completo de hashtags

Hashtag: o que é e como usar? Guia completo de hashtags

A hashtag é um símbolo usado na maioria das vezes para assuntos e discussões nas redes sociais. O nome hashtag se aplica ao símbolo da cerquilha (#) antes de um termo ou frase. Uma hashtag publicada se torna um link que direciona o público para todas as publicações dentro daquele assunto.

Você sabe como usar hashtags da forma correta? Aprenda a aumentar o alcance da sua marca nas redes sociais com as hashtags.


A um tempo atrás, o símbolo da cerquilha (#) representava apenas o jogo da velha.

Foi no Twitter que este símbolo foi nomeado e utilizado como hashtag.

O que são hashtags? Porque as hashtags são utilizadas nas redes sociais? Como utilizá-las para extrair o máximo resultado?

Este artigo aborda:

O que é uma hashtag?

O que quer dizer hashtag? Segundo o dicionário de Oxford (Lexico), a definição é clara e objetiva: “uma palavra ou frase precedida por um sinal de cerquilha (#), usada em sites e aplicativos de mídia social, especialmente o Twitter e o Instagram, para identificar conteúdos digitais sobre tópicos específicos”.

Na prática, as hashtags são termos para categorizar e indexar assuntos e discussões nas redes sociais.

Ao publicar uma hashtag no Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas, o termo se torna um link, permitindo ver todas as publicações dentro daquele assunto ou discussão.

Por exemplo, se você publicar uma foto no Instagram com a hashtag #nofilter, perceberá que todas as fotos publicadas com esta hashtag não utilizam filtros ou edições.

Como usar hashtags?

O uso das hashtags parece ser muito simples, principalmente entre os jovens ou profissionais do meio digital, mesmo assim, esse recurso pode ser usado de forma correta ou errada.

Para usar as hashtags, você precisa de um objetivo, ou seja, não adianta publicar várias hashtags em uma postagem, algumas hashtags vão trazer mais resultado que outras.

Recomendo que você leia meu guia completo de como conseguir seguidores reais no Instagram.

Nele, dou dicas específicas para o uso das hashtags no Instagram.

Confira algumas dicas gerais para usar as hashtags da melhor forma.

Não utilize muitas palavras juntas

#sevocêescreverassim, vai tornar mais difícil a leitura de alguns dos seus seguidores, principalmente os mais leigos.

Os espaços são fundamentais para manter o entendimento das palavras.

Utilize hashtags curtas e sempre inicie as palavras com letra maiúscula, como em #ComoUsarHashtags.

Não coloque uma hashtag para cada palavra

#também #não #é #viável #usar #as #hashtags #assim, além de não ajudar em nada, você está gastando seu “limite” de hashtags em vão.

Exceto no Instagram, que é melhor utilizar o primeiro comentário, posicione as hashtags no final da sua publicação, ou, em casos específicos, no meio das frases, como em “Acabei de comprar esse #tenis da #nike, o que vocês acharam?”

Evite excessos e termos que não agregarão à sua publicação.

Use hashtags com volume e contexto

Como dito no tópico anterior, não use hashtags demais, as hashtags são indexações, servem para facilitar as buscas dos outros usuários por publicações daquele assunto.

Assim como não adianta usar várias hashtags “boas”, mas, não possuem nenhuma publicação ou procura.

Utilize termos que outros usuários vão buscar, principalmente se você utiliza as redes sociais como instrumento de trabalho.

Usar hashtags sem contexto ou relação com sua publicação pode gerar irritação em outros usuários, o que é nocivo para sua marca.

Cuidado com a ortografia

Na maioria das vezes as hashtags são usadas de modo informal e até divertido, mas, isso não quer dizer que você pode escrever de qualquer forma.

A maioria das hashtags com maior volume de buscas e publicações não possuem erros ortográficos, exceto acentos.

Por exemplo, ninguém busca por “#sapaot” e sim por “#sapato”.

Como usar hashtags no marketing digital?

Sabendo o que fazer e o que não fazer quando o assunto é hashtag, você deve estar se perguntando como promover seus serviços ou produtos com elas, certo?

Inicialmente, é fundamental ter um perfil público nas redes sociais, assim sendo, seus posts ficarão disponíveis para qualquer usuário.

Usar as hashtags de forma correta possibilita que a limitação da visibilidade apenas para os seus seguidores seja removida. Por isso a importância de utilizar hashtags corretas.

Crie hashtags para sua marca ou evento

Usar hashtags para ações de marketing, de marca, eventos, promoções e sorteios é uma ótima forma de conseguir visibilidade e engajamento.

Identifique as melhores hashtags para cada rede social

Nem sempre, as hashtags mais usadas no Instagram são tão utilizadas no Facebook ou Twitter.

Cada rede social tem um público, comportamento e outras especificidades. Isso não quer dizer que usar as mesmas redes sociais seria ruim para sua estratégia, mas, você poderia obter melhores resultados identificando quais hashtags são mais usadas em cada rede social.

No Twitter, quanto mais curta for a hashtag melhor, haja vista que o limite de caracteres das publicações é baixo.

Já no Instagram, você pode usar o primeiro comentário da publicação para inserir as hashtags, utilizando a legenda apenas para descrever a imagem ou passar uma mensagem.

Use hashtags genéricas para ampliar a visibilidade

No instagram é permitido seguir uma hashtag, e isso é muito útil para profissionais de marketing digital.

Identifique todas as hashtags do seu interesse e anote todas elas, pois, você poderá utilizá-las no futuro.

Crie um ranking de hashtags com o termo e o volume, desta forma você não precisará fazer essa pesquisa novamente, esse processo é muito parecido com a pesquisa de palavras-chave.

Como as hashtags impulsionam as vendas no Instagram?

Como dito anteriormente, as hashtags no Instagram retiram o limite de alcance das suas publicações, o que pode ser muito proveitoso caso você venda para todo o território nacional.

Minha recomendação para as empresas são:

  • Usar de 5 a 30 hashtags em cada publicação;
  • Não usar hashtags na legenda;
  • Inserir todas as hashtags de forma organizada no primeiro comentário.

Conclusão

As hashtags se tornaram ferramentas muito úteis para expandir a visibilidade de pessoas e marcas nas redes sociais.

Hoje em dia, muitas pessoas captam leads de forma recorrente graças às hashtags.

Tenho certeza que você vai conseguir ótimos resultados se aplicar esse conhecimento em suas estratégias.

  • Compartilhe
Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos