Hummingbird: o que é, como funciona e os impactos no SEO

Hummingbird: o que é, como funciona e os impactos no SEO

  • Junho de 2021
  • Lucas Ferraz
Hummingbird: o que é, como funciona e os impactos no SEO

Hummingbird: o que é, como funciona e os impactos no SEO

A atualização Hummingbird do Google foi lançada em agosto de 2013, estreitando o SEO para boas práticas. Entenda tudo sobre o Hummingbird e quais os impactos do aprendizado de máquina no SEO.


Antes de entender o que é SEO e como executá-lo, é necessário compreender os algoritmos do Google e como eles funcionam.

Até onde se sabe, existem aproximadamente 200 fatores de classificação orgânica, por isto, o SEO deve ser visto pelo ponto de vista holístico, ou seja, todos os aspectos que impactam no posicionamento devem ser considerados.

O que é o Hummingbird e como ele afeta o SEO?

O nome “Hummingbird” significa “beija-flor”, nome dado para uma importante atualização do algoritmo da ferramenta de pesquisas do Google.

Assim como o pássaro, o algoritmo tem como características a precisão e a agilidade.

Quais foram os impactos do Hummingbird no SEO?

  • Afetou a maior parte das pesquisas em todo o planeta;
  • É fundamental para determinar a intenção de buscas do usuário;
  • Humanizou as pesquisas, tratando-as de modo “conversacional”;
  • Serviu de alicerce para as pesquisas por voz.

Antes da atualização Hummingbird, o Google fez duas atualizações, que posteriormente fizeram parte do Hummingbird, o algoritmo Panda e o Penguin.

O algoritmo Hummingbird lançada em 2013 foi a mais importante desde 2001, mudando completamente a eficiência do mecanismo de pesquisas do Google.

Isso não significa que o SEO foi completamente mudado, e sim, melhor fundamentado, salientando a importância dos conteúdos de qualidade e a autoridade do domínio.

Como o Google mudou após a atualização Hummingbird?

O algoritmo Hummingbird vai além das palavras-chave, observando a semântica da página e do conteúdo, entregando ao usuário os melhores conteúdos para a pesquisa realizada.

Além disso, o algoritmo considera as pesquisas anteriores do usuário e a sua localização para que os resultados sejam mais precisos.

Estas características foram posteriormente agregadas ao algoritmo RankBrain em outubro de 2015.

Como o uso de palavras-chave mudou após o Hummingbird?

O SEO é fundamentado em palavras-chave desde o início para entregar as páginas certas aos usuários.

Devido às más práticas de alguns analistas de SEO, este recurso precisou ser filtrado para evitar a manipulação dos algoritmos.

Esta prática foi posteriormente chamada de “keyword stuffing” e atualmente é prejudicial para estratégias de SEO duradouras, afinal, é uma clara técnica de manipulação.

De modo geral, as palavras-chave devem ser aplicadas no título, na meta descrição, no conteúdo e nas tags H1, H2, H3, H4, H5 e H6, sempre de forma natural.

Vale observar que o uso de palavras-chave genéricas nem sempre agrega valor aos olhos do Google, sendo necessário usar palavras-chave relacionadas e sinônimos para contribuir à semântica da página.

SEO On-page, acessibilidade e experiência do usuário

Ainda em 2013 com o lançamento do Humminbird, o Google começou a se preocupar com UX (experiência do usuário) e acessibilidade.

Note que estes dois pontos são muito importantes para blogs e sites institucionais, porém, para e-commerces, são fundamentais.

De modo geral, a acessibilidade no SEO nesta época envolvia:

  • Facilidade e simplicidade de navegação interna;
  • Título e texto alternativo em imagens;
  • Título em links.

Com isso, a criação de sites tecnicamente preparados para SEO foi intensificada em todo o mundo.

As mudanças no SEO Off-page

Muitas ações que eram usadas com frequência, após a atualização Hummingbird do Google foram consideradas más práticas (Black Hat), podendo sofrer uma ou mais penalizações.

Dentre as más práticas, as principais eram:

  • Backlinks de comentário spam;

Artigos espinados (gerados automaticamente a partir de um conteúdo original);

  • Repetição de texto âncora nos Backlinks.

Desta forma, a estratégia de SEO Off-page se baseou no marketing de conteúdo para o site, a criação e distribuição de Guest Posts para sites do mesmo segmento.

Conclusão

Sem dúvidas, o objetivo do lançamento do algoritmo Hummingbird do Google foi melhorar os resultados de pesquisas dos usuários para aumentar a popularidade da ferramenta de buscas.

Por isto, na hora de executar a otimização para mecanismos de buscas no seu site, loja virtual ou blog, é fundamental considerar todos os fatores de classificação orgânica.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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