Em suma, o marketing digital é um termo amplo que consiste em aumentar a aquisição de clientes, aumentar a visibilidade de marca ou melhorar o relacionamento com o público-alvo.

Portanto, existem diversas estratégias que compõe o marketing digital para cumprir estes objetivos.

Além disso, o marketing digital pode ser usado por empresas, marcas e pessoas.

Assim, aprender como fazer marketing digital de maneira eficiente pode mudar os rumos do seu negócio.

Recentemente, a Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou que pequenos negócios que se adaptaram conseguiram ampliar o faturamento em 47% durante a crise de 2019 e 2020 usando estratégias de marketing digital.

Estratégias de marketing digital

O que é marketing digital?

De modo geral, o marketing digital é uma evolução do marketing tradicional, e mudou completamente a forma que as empresas se relacionam com os consumidores.

O marketing digital começou a se popularizar em meados de 2002 devido ao crescimento do acesso à internet em diversos países.

Neste período, especialistas constataram que muitas pessoas passavam horas conectadas a internet, abrindo um novo canal de relacionamento.

No que diz respeito a vendas, os e-commerces ou lojas virtuais, como também são conhecidos, revolucionaram o mercado, se tornando um dos principais meios de compra em todo o mundo.

Somente nos Estados Unidos da América, bilhões de dólares são vendidos em produtos e serviços através da internet, mas, isso não seria possível sem algumas estratégias de marketing digital.

Mas, antes de falarmos sobre o que é marketing digital, precisamos falar do passado.

Então, até onde se sabe, foi Guglielmo Marconi o primeiro profissional de marketing digital da história em 1896.

Afinal, Guglielmo fez a primeira transmissão pública através do sinal wireless e posteriormente inventou o rádio.

Mas, você deve estar perguntando, “o que isso tem a ver com o marketing digital de hoje em dia?”

O marketing digital é um conceito, o objetivo do marketing é aquecer o mercado, enquanto, digital significa fazer isso de qualquer forma que não seja presencial.

O que significa marketing digital?

Resumidamente, o marketing digital é todo e qualquer relacionamento de uma marca com o consumidor a distância.

Como funcionam as estratégias de marketing digital?

De modo geral, o marketing digital consiste em criar ações na internet com o intuito de atrair a atenção do público-alvo.

Desta forma, a cada ação feita, é possível ver o feedback do público em tempo real.

Por isso, a mensuração dos dados e informações das campanhas no meio digital podem ser coletados para aprimorar as ações.

Qual a importância das estratégias de marketing digital?

Você se lembra da grande quantidade de outdoors espalhados pelas cidades? Além disso, quantas vezes você teve que se desviar de entregadores de panfletos andando em grandes centros?

A verdade é que essas e outras práticas do marketing tradicional estão caindo em desuso.

Pois, não faz sentido instalar propagandas em outdoors se hoje em dia existem carros que dirigem sozinhos.

Basicamente, você pode ir de um lugar a outro assistindo o que quiser usando a internet sem ao menos olhar para a parte externa do veículo.

Na época em que os panfletos eram distribuídos em larga escala, as ruas sempre ficavam sujas, certo? Isso acontecia porque você não consegue filtrar o interesse das pessoas para saber para quem é relevante entregar os panfletos.

Portanto, além de uma parte do investimento ser desperdiçado, a limpeza urbana também era prejudicada.

Assim, com a internet e outros meios digitais, é possível aparecer exatamente para quem quer comprar seu produto ou serviço.

Ou seja, isso quer dizer que o marketing digital viabilizou o uso otimizado do investimento para aumentar a visibilidade de uma empresa, serviço ou produto.

Vantagens do marketing digital

Em suma, o mundo digital não é apenas popular, ele faz parte do nosso cotidiano, mesmo enquanto dormimos.

A cada minuto, mais pessoas têm acesso à internet, então, para empresas que usam o marketing digital, isso é um aumento do potencial da visibilidade que pode ser alcançada.

Dados

A implementação de uma das dezenas de estratégias de marketing digital não só é implantada de forma mais rápida como também totalmente mensurável.

Então, dentre todos os dados e informações, os mais usadas são:

  • Impressões: quantas pessoas viram seu anúncio;
  • Cliques: quantas pessoas clicaram no anúncio;
  • CTR: a taxa de cliques é o resultado do total de impressões dividido pelo número total de cliques;
  • Conversões: quantas pessoas acessaram sua página, quantas entraram em contato ou preencheram um formulário;
  • Taxa de rejeição: porcentagem ou quantidade de pessoas que acessaram a página e saíram sem fazer qualquer ação;
  • Duração média da sessão: média da duração dos acessos;
  • Páginas por visita: média de páginas acessadas pelos visitantes.

Tente imaginar uma solução para poder conseguir essas informações através do marketing tradicional, impossível não é mesmo?

Assim, o uso do marketing digital a longo prazo permite que você monte um BIG DATA robusto capaz de dar embasamento para decisões estratégicas da sua empresa.

Afinal, conhecer as particularidades do seu público-alvo e pessoas que interagem com a sua marca permite aperfeiçoar suas estratégias, aumentando seu retorno sobre o investimento e a satisfação da sua persona.

Custo e retorno sobre investimento

É inegável que o custo de uma estratégia de marketing digital é muito inferior a uma estratégia de marketing tradicional que possua o mesmo objetivo.

Em suma, o ROI é a sigla de “retorno sobre o investimento”, é esse indicador que permite a mensuração da viabilidade de continuar executando suas estratégias de marketing digital.

Além disso, o ROI também mostra a satisfação da sua persona com a sua estratégia.

Pois, apesar de ser mais barato e mensurável do que o tradicional, uma estratégia de marketing digital depende de profissionais qualificados e experientes para poder proporcionar o melhor desempenho possível.

São diversos os profissionais que participam de campanhas publicitárias, alguns deles são:

  • Analista de conteúdo;
  • Designers;
  • Analista de tráfego pago;
  • Analista de SEO;
  • e vários outros.

6 conceitos do marketing digital

Existem vários conceitos de marketing digital que são usados no dia a dia das dos profissionais que trabalham em uma agência de marketing digital, conheça um pouco sobre seis deles.

1. Persona

A persona é o perfil ideal de cliente, com todas as suas particularidades, permitindo que a sua empresa seja mais específica na hora de se comunicar com o público.

Diferente do público-alvo, uma persona tem nome, renda, idade, estilo de vida e dezenas de outras características.

Pois, uma persona funciona como a personificação do público ideal da sua empresa.

2. Lead

O lead é um cliente em potencial, é um contato de interesse que já foi demonstrado pelo seu produto ou serviço.

Os leads podem ser quentes ou frios, sendo:

  • Lead frio: interessado em comprar ou contratar, mas não agora;
  • Lead quente: interessado em comprar ou contratar imediatamente ou em um prazo pequeno.

3. Funil de vendas

O funil de vendas é todo o caminho que o cliente percorre desde o descobrimento da sua marca até o momento de finalizar a compra.

O funil é composto de um conjunto de etapas estratégicas que faz com que o usuário se qualifique até virar um lead.

4. Landing page

Uma LP ou landing page é uma página com poucos elementos visuais, voltada para aquisição de leads.

De forma geral, são usadas sozinhas, impedindo a navegação entre páginas.

Através de landing pages você consegue disponibilizar cursos, e-books ou vender produtos.

5. CTA

Em suma, o CTA é uma chamada para ação. Na prática, são botões atraentes que usam estratégias de neuromarketing para induzir ações dos usuários.

Por isso, é essencial contratar o serviço de criação de sites de uma agência profissional e qualificada para que seu website ou página tenha muitas conversões.

6. Fluxo de nutrição

Existe mais de um tipo de fluxo de nutrição de personas, o mais comumente usado é o e-mail marketing.

Nutrir o consumidor em potencial desperta e alimenta o interesse no seu produto ou serviço.

Uma das estratégias de marketing digital usadas neste processo em conjunto com o envio de e-mails é o marketing de conteúdo.

Os 5 pilares do marketing digital

Engana-se quem pensa que o marketing visa somente atrair consumidores, uma campanha de marketing digital possui 5 pilares fundamentais para que o resultado seja satisfatório e duradouro.

Portanto, conheça um pouco sobre cada um deles.

1. Planejar

O planejamento estratégico de marketing para campanhas digitais é composto de algumas etapas.

Entre elas, é preciso entender:

  • Sobre o negócio;
  • O posicionamento social da empresa;
  • Os serviços e produtos;
  • As personas e público-alvo.

2. Atrair

Em suma, é a atração que faz com que a visibilidade seja alavancada, pois, aumenta a exposição da marca e o que ela oferece.

Assim, esse pilar é a porta de entrada para o seu funil de vendas, afinal, cria uma base de público para você poder qualificar.

3. Ativar

A ativação ou qualificação, consiste em trabalhar a credibilidade do seu negócio, é nesta etapa que a persona identifica que a sua empresa é uma autoridade no segmento de atuação.

Então, pode-se disponibilizar:

  • Conteúdos relevantes;
  • Dicas e curiosidades sobre seus produtos e serviços.

Quanto mais materiais ricos a sua persona receber sobre a sua área de atuação, melhor será a sua autoridade perante o seu público.

As estratégias mais usadas para ativação do cliente é o inbound marketing e o marketing de conteúdo.

4. Converter

A conversão visa transformar o seu consumidor em potencial em cliente.

Portanto, a experiência do usuário desde o descobrimento da marca ajuda muito neste processo.

Então, esse é o momento de trabalhar a credibilidade construída e usar metodologias no layout na sua página para maximizar a experiência dos usuários e as conversões.

5. Fidelizar

Por fim, após aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair novos clientes usando estratégias de marketing digital, é preciso fidelizar a sua base.

Afinal, a fidelização dos clientes é essencial para aumentar:

  • A satisfação do seu cliente com relação ao seu produto ou serviço;
  • O marketing boca a boca da sua marca;
  • As vendas recorrentes.

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Por isso, a fidelização de clientes é muito simples, basta trabalhar com qualidade em todos os níveis de atendimento e mostrá-lo que você ainda se lembra dele mesmo após a compra.

Como fazer marketing digital?

Após entender o que é o marketing digital e o que ele proporciona, chegou a hora de você saber quais são os requisitos para que você inicie uma campanha.

Mas, a ideia essencial por trás do marketing não é apenas vender algo através de um anúncio.

O princípio do marketing é construir uma base sólida de clientes, fazendo com que um negócio seja consolidado por um longo período.

Porém, antes de começar a investir no marketing digital, existem algumas práticas que precisam ser adotadas para potencializar a experiência de compra do seu cliente, são elas:

  • Atendimento: o atendimento humanizado, diferente do robótico (feito através de scripts), permite que a experiência do seu cliente seja mais natural, permitindo que um vínculo emocional seja criado;
  • Logística: se você possui uma loja virtual, estruturar a sua logística antes de ingressar no marketing vai diminuir as chances de criar insatisfação no seu cliente;
  • Pós-vendas: já reparou que na maioria das vezes após comprar algo, a empresa nunca mais te procura, e, quando procura, é só para mandar ofertas? O pós-vendas visa garantir a satisfação do cliente quanto a experiência de compra.

Melhores estratégias de marketing digital

Abaixo, veja quais são as estratégias de marketing digital que a sua empresa precisa conhecer e executar para aumentar a visibilidade da marca e/ou o faturamento.

SEM: marketing em mecanismos de buscas

O SEM tem duas vertentes, o SEO e os links patrocinados, ambos são guiados por pesquisas de palavras-chave.

Abaixo, entenda melhor sobre elas.

SEO

O SEO, também conhecido no Brasil como otimização de sites, visa posicionar palavras-chave relacionadas ao negócio nas primeiras posições do Google, Bing e outros mecanismos de buscas.

Além disso, a otimização de sites é composta por 3 fatores:

  • SEO On-page: feito no código do site, arquitetura dos artigos, configurações das imagem, velocidade do site, etc;
  • SEO Técnico: configurações feitas no servidor e na arquitetura do seu CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo);
  • Por fim, o SEO Off-page: feito em sites de terceiros com objetivo de conseguir links para as suas páginas de forma que aumente a autoridade e a credibilidade do seu site.

A desvantagem do SEO é que esta é uma estratégia de médio e longo prazo, o que proporciona um baixo ou nenhum retorno sobre o investimento no curto prazo.

Para saber mais, recomendo a leitura do meu guia completo de SEO.

Além disso, talvez você tenha interesse no meu material que ensina como conseguir 1000 visitas orgânicas em até 6 meses.

Links patrocinados

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem alguns anúncios? Esses anúncios são links patrocinados.

E abaixo deles estão os resultados orgânicos, ou seja, os sites que estão nas primeiras posições orgânicas certamente trabalharam bem o SEO.

Porém, os links patrocinados não se resumem apenas aos anúncios em mecanismos de buscas.

Esses anúncios também estão presentes em redes sociais, blogs e outras páginas através da rede display ou outras plataformas.

A desvantagem dos links patrocinados é que essa estratégia é de curto prazo e a aquisição de clientes fica vinculada ao investimento financeiro.

Por isso, muitas empresas investem em links patrocinados e campanhas de SEO para conseguir bons resultados no curto, médio e longo prazo.

Inbound Marketing

O inbound marketing ou marketing de atração é focado na atração, conversão e fidelização de clientes.

Em outras palavras, o marketing de atração usa o marketing de conteúdo, SEO e a presença constante nas redes sociais para gerar resultados.

Em suma, uma estratégia de inbound marketing feita com excelência permite:

  • Alcançar o público;
  • Gerar e manter o relacionamento com os clientes;
  • Aumentar o poder de persuasão da marca;
  • Otimizar o ciclo de vendas;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • Mensurar os resultados em tempo real;
  • Aumentar o ticket médio da empresa.

Marketing em mídias sociais (Social Media)

O marketing nas redes sociais costuma ser subestimado por muitos profissionais de publicidade, porém, é nas redes sociais que seu público passa o tempo ocioso.

A presença de empresas em redes sociais não apenas aproxima a relação com o cliente como também fornece suporte ao SEO e ao marketing de conteúdo.

Por isso, recomendo que você leia meu guia completo de como conseguir seguidores reais no Instagram para aumentar seus resultados.

A popularidade das redes sociais

Atualmente, apenas no Brasil, existem mais de 130 milhões de usuários regulares no Facebook.

Já o Instagram, possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

Além disso, o engajamento geral no Instagram é em média 15 vezes superior ao do Facebook.

O Youtube, uma das primeiras plataformas digitais de vídeo, divulgou que por dia, são mais de um bilhão de horas de vídeo assistidas.

O LinkedIn, plataforma destinada ao uso profissional e acadêmico, conta com mais de 253 milhões de usuários e está presente em 200 países.

Por fim, o Twitter possui mais de 330 milhões de usuários ativos.

Como estar presente em tantas redes sociais?

Hoje, existem várias plataformas que integram sua presença nas redes sociais.

Em outras palavras, você pode publicar e responder as pessoas de diferentes redes sociais dentro de uma plataforma única.

Assim, é possível otimizar o seu tempo gasto neste trabalho.

Deste modo, a aplicação de estratégias de marketing digital nas redes sociais é otimizada e potencializada através destas ferramentas.

Marketing de conteúdo

Em suma, o marketing de conteúdo é uma estratégia de média ou longa duração que visa construir um relacionamento forte com os consumidores através de conteúdos relevantes e regulares.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo consiste em:

  • Publicar artigos em seu blog;
  • Criar guias, infográficos e outros materiais;
  • Postar informações e dados pertinentes ao seu público nas redes sociais.

PPC

O PPC ou pague-por-clique é um tipo de marketing onde o anunciante paga por cada clique que recebe em seus anúncios.

Resumidamente, o PPC possibilita que a empresa aumente o tráfego pago no site.

E-mail marketing

Você recebe e-mails de empresas que você é ou já foi cliente? Isso é e-mail marketing.

Com ele é possível enviar novidades sobre produtos ou serviços, promoções e conteúdos diretamente para o e-mail dos seus clientes.

Além disso, os envios podem ser feitos para centenas ou milhares de pessoas em poucos segundos.

CRO (otimização de conversão)

Em suma, a otimização de conversão de um site visa melhorar a experiência do usuário através do neuromarketing e outros meios, fazendo com que aumente a geração de leads.

Afinal, otimizar a jornada do cliente é essencial para criar uma experiência de compra memorável.

Como montar um plano de ação para estratégias de marketing digital?

Diante de tantas opções para começar o marketing do seu negócio, qual escolher? Como executar? O primeiro passo é criar um planejamento.

Por isso, veja um passo a passo para criar um plano de marketing.

Passo #1: definir um objetivo

Primeiramente, é preciso definir o objetivo da sua campanha.

Afinal, é essencial saber de onde a empresa está partindo e onde quer chegar dentro do prazo estipulado.

Passo #2: criar as KPIs

Os indicadores de performance são os métodos ou cálculos usados para medir o alcance e eficiência de uma campanha ou ação publicitária.

Então, veja como esses indicadores são divididos:

  • Métricas de resultados;
  • Métricas do processo.

Passo #3: criar as personas

A persona é uma forma de pensar no seu público-alvo no dia a dia e não como um número.

Assim, fazer campanhas baseadas em personas permite gerar taxas de sucesso superiores.

Passo #4: estudar a concorrência

Um dos passos essenciais para montar um plano e executar uma ou mais estratégias de marketing digital é entender a concorrência.

Por isso, entenda a atuação dos concorrentes, como eles se posicionam, qual o público que atendem e como se comunicam com a audiência.

Passo #5: definir o orçamento

Em suma, definir um orçamento e entender quais recursos sua empresa tem para investir em marketing digital é essencial.

Afinal, é imprescindível que seu plano não extrapole o orçamento da sua empresa.

Passo #6: escolher uma ou mais estratégias de marketing digital

Após entender sobre as melhores estratégias de marketing digital, é preciso escolher em quais sua empresa quer investir.

E não somente, é preciso saber quais a sua empresa precisa investir.

Sua marca pode investir em mais de uma estratégia, porém, elas devem estar conectadas em vários aspectos, como: comunicação, informações, métricas, etc.

Passo #7: definir um cronograma

Ter um cronograma de marketing é muito importante para que a sua campanha funcione de acordo com o planejamento.

Afinal, é preciso que as ações sejam feitas nos momentos certos para que os relatórios mensais e semanais estejam completos.

Passo #8: escolher um profissional ou agência de marketing digital

Por fim, é preciso escolher ou contratar um profissional ou agência de marketing digital.

Portanto, conheça o portfólio dos profissionais, entenda o que eles fazem e o que podem oferecer à sua empresa.

Perguntas frequentes

Abaixo, veja as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

O que é nicho no marketing digital?

Em suma, um nicho no marketing digital é uma parte de um segmento.

Assim, por exemplo, o nicho de emagrecimento pertence ao segmento de saúde.

Quais os objetivos das estratégias de marketing digital?

De modo geral, os objetivos do marketing digital são:

  • Aumentar o reconhecimento de uma marca;
  • Gerar mais leads;
  • Melhorar o relacionamento com o público-alvo;
  • Aumentar a taxa de fidelização dos clientes.

Quais as melhores estratégias de marketing digital para redes sociais?

As redes sociais permitem executar estratégias de marketing digital para aumentar ventas e a visibilidade de empresas.

Então, conheça alguns exemplos de estratégias de marketing digital para as redes sociais:

  • Marketing de conteúdo;
  • Anúncios;
  • Sorteios e campanhas;
  • Marketing de relacionamento.

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital?

  1. Primeiramente, é preciso criar uma conta no WhatsApp Business;
  2. Em seguida, use um gerador de link para WhatsApp;
  3. Por fim, adicione o link do seu WhatsApp em todas as suas campanhas.

Marketing digital vale a pena?

Em suma, trabalhar com marketing digital vale a pena desde que exista um planejamento detalhado e um profissional qualificado executando as ações necessárias.

Conclusão

Em suma, as estratégias de marketing digital são essenciais para colocar ou reposicionar uma empresa no mercado.

Por isso, é essencial enxergar o marketing como investimento e não como custo.

Além disso, é preciso escolher um profissional ou agência qualificada para executar as estratégias de marketing digital da sua empresa.

Pois, caso isso não seja feito, pode ser que seu investimento não gere o resultado esperado.