Você pode estar se perguntando neste exato momento, o que é marketing digital para games? Afinal, fazem poucos anos que o marketing digital vem ganhando força no mercado.

O que é marketing digital?

Primeiramente, é preciso entender o que é o marketing digital e como ele funciona.

Em suma, o marketing digital é o marketing que é feito no ambiente digital.

Através dele, as empresas e pessoas que querem vender algo ou oferecer um serviço se aproximam mais das suas personas.

Assim, essa aproximação ocorre pelo uso de ferramentas voltadas para o digital, como as redes sociais, e-mail marketing e anúncios em sites.

Marketing digital para games

Desta forma, o interessado em vender o seu produto ou oferecer o seu serviço deve ficar atento a qual é o seu público-alvo para criar uma estratégia mais assertiva.

Por exemplo, se você é dono de uma empresa que vende carros e for usar uma ferramenta de anúncios em sites, deve buscar um site que fale sobre veículos.

Pois, não faz sentido anunciar o seu produto em um site de receitas ou pet shop.

O que é marketing digital para games?

O marketing digital para games funciona e tem por objetivo divulgar jogos na internet.

Afinal, ele é o marketing voltado para um público-alvo específico, ou seja, os fãs de jogos que estão à procura de um entretenimento novo.

Ou seja, a persona já existe, então, quem vende os games é o responsável por escolher os meios para atingir o público certo, visando um melhor resultado.

Como fazer marketing digital para games?

Se o seu objetivo é atingir a sua persona sem erro, existem várias maneiras para conseguir tal feito de uma forma mais fácil e tranquila.

Uma delas é fazer uma parceria com algum influencer digital que cria conteúdos voltados para a área de jogos.

Atualmente, no Youtube, você encontrará muitos canais onde um influencer joga online e apresenta os novos jogos para os seus seguidores.

Por isso, esses canais são ótimos para fazer marketing digital para games, pois, a sua persona já está fidelizada pelo influenciador.

Outra ótima opção é pagar por anúncios em sites de jogos online. Pois, assim seu game terá destaque, ficando visível para os jogadores que já frequentam aquela plataforma.

Por fim, oferecer o game de forma gratuita em algum site e cobrar apenas por alguns itens usados no jogo também funciona muito bem.

Mas, caso queira fazer o marketing digital do seu game você mesmo, as redes sociais estão abertas para recebê-lo, seja gerando conteúdo ou fazendo tráfego pago.

Como fazer marketing digital para games usando as redes sociais?

Em suma, para fazer marketing digital para games nas redes sociais, você pode começar criando um perfil nas redes sociais voltado para o seu game, onde poderá fazer postagens diárias apresentando o seu jogo.

Assim, você não gastará com o marketing digital, pois, será o responsável por fazê-lo.

Uma ferramenta que viralizou no último ano e que te ajudará a levar o seu game para uma quantidade maior de pessoas, é o Reels do Instagram.

O Reels te dá a opção de criar um vídeo de até 60 segundos e postá-lo na rede, onde todos os usuários podem ver, curtir e comentar.

Para um melhor resultado, o algoritmo das suas redes sociais deve ser usado da forma correta para que o seu conteúdo chegue até o seu público-alvo.

Também é preciso pesquisar sobre outros jogos e seguir outras contas com o conteúdo semelhante ao seu.

Assim, você estará sempre por dentro de novas estratégias de marketing digital e saberá o que é a tendência do momento na hora de fazer suas divulgações.

Visualize o seu game como um produto

Por último, mas não menos importante, você deve ter a consciência de que o seu game é um produto e que você é um vendedor.

Com isso em mente, você terá um maior controle sobre as suas ações no marketing digital para games.

Desta forma, você escolherá melhor as ferramentas que quer usar no processo, de acordo com o seu objetivo.

Uma recomendação adicional é criar um sistema de marketing de afiliados para que os próprios jogadores divulguem o jogo.

Conclusão

Em suma, o conceito do marketing digital para games é usar a internet para divulgar jogos, independente da estratégia escolhida.

Contudo, as melhores estratégias para divulgar jogos na internet é através de influenciadores e criadores de conteúdo da área.