A Black Friday é uma das principais datas tanto para os e-commerces brasileiros quanto para os consumidores.

Você já estruturou a sua empresa para a Black Friday? Já pensou em quais canais de marketing utilizará para aumentar a visibilidade dos seus serviços e produtos? Já estruturou sua logística de entrega e devolução?

Leia este artigo até o final para saber como estruturar uma campanha de marketing digital para a Black Friday e aumentar a receita da sua empresa.

O que é Black Friday?

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, ocorrendo sempre um dia após o maior feriado do país, o Dia de Ação de Graças.

A ação se resume a um dia de descontos nos e-commerces de varejo, porém, esta prática acabou sendo adotada por lojas virtuais menores e até mesmo por lojas físicas.

Marketing para Black Friday

Existem casos de produtos com até 90% de desconto em algumas lojas.

E não se engane, a Black Friday não se trata de cupons de descontos, mas de descontos e promoções para todos os usuários.

Como é a Black Friday no Brasil?

A primeira Black Friday no Brasil foi realizada em 2010 e envolveu apenas o varejo online.

Em 2011, o Extra aderiu à Black Friday para sua loja online e lojas físicas, acontecimento que popularizou o evento no país.

Segundo a Ebit, em 2019:

  • Foram movimentados mais de 3,2 bilhões de reais durante a ação;
  • Foram feitos mais de 5 milhões de pedidos;
  • O ticket médio foi de R$602,00.

A Black Friday é compatível com a sua empresa?

Não é novidade que a Black Friday é mais popular em empresas B2C, porém, nada impede de uma empresa B2B utilizar este evento para aumentar sua receita.

A execução do desconto pode ser de qualquer forma, desde a recuperação de um cliente antigo até o upgrade de plano para os clientes atuais.

O que uma empresa precisa considerar antes de aderir à Black Friday?

Confira abaixo tudo o que uma empresa precisa considerar antes de aderir à Black Friday.

  • É muito comum que algumas lojas virtuais caiam durante a Black Friday, por isto, a previsibilidade da demanda e o upgrade para um servidor mais robusto é recomendado;
  • Ative o certificado de segurança (HTTPS/SSL) do seu site para passar mais credibilidade aos seus usuários;
  • Audite e controle seu estoque para evitar situações desconfortáveis com o seu cliente;
  • Crie uma logística prática e funcional de entrega, devolução e atendimento;
  • Prepare as ofertas e descontos com antecedência;
  • Defina as estratégias de marketing com antecedência;
  • Elabore KPIs para mensurar a satisfação dos seus clientes, a receita e as despesas geradas;
  • Estruture seu SAC e canais de suporte;
  • Renove e revise sua base de leads para enviar e-mail marketing;
  • Crie uma página específica para a Black Friday;
  • Crie um cronograma de publicações em redes sociais;
  • Faça descontos e promoções verdadeiras;
  • Execute anúncios com retargeting;
  • Impulsione as ofertas que possuem o maior ticket médio e/ou maior lucro líquido;
  • Crie um evento no Facebook;
  • Atualize as fotos de perfil e capa das suas redes sociais;
  • Possibilite que os clientes favoritem os produtos;
  • Faça um “Esquenta Black Friday” para obter dados e informações;
  • Coloque a opção “Black Friday” no menu do seu site;
  • Use um pop-up de saída do site;
  • Utilize notificações push;
  • Crie um checklist com toda a expertise que sua empresa obteve com a Black Friday dos anos anteriores e prepare-se para os próximos anos.

Quais são os produtos mais buscados na Black Friday do Brasil?

Segundo o site oficial da Black Friday Brasil, o ranking dos produtos mais buscados durante o evento são:

  1. Celular/Smartphone (36,50%);
  2. Eletrodomésticos (36,30%);
  3. Televisores/Vídeo (29,30%);
  4. Informática/Tablets (24,10%);
  5. Móveis/Decoração (22,40%);
  6. Moda/Vestuário (22,20%);
  7. Eletroportáteis (21,30%);
  8. Viagens (19,20%);
  9. Beleza (16,80%);
  10. Livros/Papelaria (12,60%).

Quais as melhores estratégias de marketing digital para Black Friday?

Confira abaixo quais são as melhores estratégias de marketing digital para a Black Friday.

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • SEO;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

Conclusão

A Black Friday é um evento anual que movimenta milhões de dólares todos os anos em todo o mundo.

Espero que este artigo te ajude a elaborar um bom plano para aumentar a receita da sua empresa na próxima Black Friday.