Marketing para empresas pequenas

Marketing para empresas pequenas

Muito tem se falado a respeito da importância do marketing para elaborar uma estratégia que seja funcional. No entanto, é muito comum citar as grandes corporações. Mas em relação ao marketing para empresas pequenas, como deve ser feito?

Ou, ainda, será que vale a pena criar esse tipo de estratégia para empresas que são menores? Fato é que, hoje em dia, por mais que você tenha a melhor das ideias, de nada vai adiantar se não estipular uma boa técnica de marketing.

E isso engloba qualquer nicho e independe do tamanho da sua empresa. Por isso, no artigo de hoje, iremos lhe dar algumas dicas sobre como fazer marketing para empresas pequenas e obter lucros ainda maiores.

O que este artigo aborda:

Quais as vantagens do marketing para empresas pequenas?

Antes de falarmos sobre algumas formas de como você pode aplicar o marketing para pequenas empresas, é essencial que você entenda quais são as suas vantagens. Dessa forma, você tende a criar estratégias de maneira muito mais consolidada.

Graças a internet, a forma como as organizações estão interagindo com seu público se tornou muito diferente. Hoje, as marcas podem se comunicar de uma forma direta e criar mais valor acerca do seus produtos e serviços.

Marketing para empresas pequenas

Tanto que muitos consideram a participação no meio digital uma obrigação, não mais um diferencial. E isso, de certa forma, é entendível. Afinal de contas, quando um cliente tem alguma dúvida sobre alguma coisa da empresa, a primeira coisa que ele faz é ir pesquisar na internet.

Então, a pergunta que cabe aqui é: se o seu cliente procurar seu serviço no meio online, ele vai lhe encontrar? Uma das grandes vantagens do marketing para empresas online é isso, obter mais tráfego que, posteriormente, é possível reverter em cliente.

Além disso, outros benefícios que podemos destacar a respeito desse tipo de estratégia são os seguintes pontos:

Segmentação de público

Através de técnicas virtuais, você consegue fazer com que apenas pessoas adequadas tenham acesso ao seu conteúdo, o que aumenta a sua taxa de sucesso. Pense bem, qual é o impacto que um anúncio de hambúrguer traz na vida de quem é vegetariano?

Com segmentação de público nós estamos querendo dizer que apenas as pessoas que se interessam de verdade pelo seu produto ou serviço é que chegarão até você.

Presença digital

Outra grande vantagem que não há como deixar de citar é o fato de você manter presença no meio digital. De acordo com um estudo feito pela Math Ads, cerca de 80% dos usuários fazem uma pesquisa do produto que pretendem comprar antes de realizar uma compra.

Então, de novo fazemos a pergunta: o seu potencial cliente vai lhe encontrar quando fizer essa pesquisa nos mecanismos de busca? Essa é uma boa forma não apenas de se tornar conhecido, mas também de atrair leads.

Credibilidade

À medida que você se faz presente no meio digital, respondendo todas as dores do seu cliente, ele passa a lhe enxergar como uma autoridade no assunto. Ou seja, isso gera mais credibilidade para o seu produto, serviço e empresa no geral.

E os benefícios de se tornar uma referência você já sabe, né? Uma marca de autoridade conquista consumidores, parceiros, colaboradores etc. Por consequência dessa exposição, o seu faturamento acaba se tornando maior também.

Competitividade com empresas maiores

Vamos supor que você trabalha com seguro residencial. Esse é um nicho bem explorado e que já possui grandes empresas de referência. No entanto, a internet é muito mais democrática, e essa é uma vantagem do marketing para empresas pequenas.

Em âmbito digital, de um certo ponto de vista, todo mundo compete de igual para igual, uma vez que, com as estratégias corretas, qualquer um pode aproveitar o espaço para se promover.

Erros comuns no marketing para pequenas empresas

Antes de falarmos sobre o que você pode fazer para que a sua estratégia de marketing dê certo, deve-se deixar de lado os velhos hábitos, aquilo que não dá certo. Então, dentre alguns erros que você deve evitar, podemos citar:

  • Não ter plano de marketing: ter um planejamento é a base de tudo. Mas, se você não tem nada estabelecido, o seu investimento pode ser em vão e não surtir os efeitos desejados;
  • Investir tudo em uma única estratégia: direcionar toda a verba para uma única estratégia é um erro crasso. O ideal é diversificar e testar novas abordagens;
  • Dar preferência ao Facebook: não há como negar que o Facebook traz bons resultados, mas isso não quer dizer que você deve focar todas as suas forças nele;
  • Esquecer de medir resultados: a única forma de ter a certeza que a sua estratégia está dando certo é tendo parâmetros para medir seus resultados. Sem isso, você não vai saber onde continuar investindo e onde não dá ROI;
  • Não considerar a concorrência: uma das formas de saber o que dá certo dentro do seu segmento é observar o que outras empresas estão fazendo. Não as ignore.

14 estratégias de marketing para pequenas empresas

Agora que já lhe demos uma boa base sobre o assunto, está na hora de você saber algumas boas práticas sobre marketing para empresas pequenas.

1. Conheça o seu público (buyer persona)

Você se torna mais relevante a partir do momento que sabe como se comunicar com a sua persona. Por isso, uma das estratégias para fortalecer o marketing da sua empresa é entender do que o seu público gosta.

A partir disso, crie estratégias e fórmulas que serão mais relevantes para aqueles que irão consumir o seu produto. Personalize pensando neles.

2. Fortaleça a marca (Branding)

Sabe aquele ditado "quem não é visto não é lembrado"? Poderíamos até fazer um adendo de que, empresas que não se esforçam para fortalecer a sua marca, caem para o esquecimento. Se você tem um negócio de redes de proteção, estabeleça formas de se manter ativo e lembrado, como:

  • Tenha um nome adequado;
  • Use um logotipo característico;
  • Pense em como as cores vão transmitir a sua mensagem aos clientes.

3. Faça tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de marketing para empresas pequenas que irá gerar resultados rápido, o que é ideal para negócios que ainda estão no início. Através disso, você consegue atrair o público certo, gerar engajamento, tornar-se mais conhecido e melhorar sua taxa de conversão.

4. Crie um site profissional

Hoje em dia, ter um site profissional é quase que uma obrigação. E isso acontece porque, através do seu site, você pode reunir todas as informações mais relevantes do seu negócio. Além disso, não deixa de ser um parâmetro que estabelece confiança, uma vez que o cliente sente que há transparência.

5. Invista em SEO

SEO é uma estratégia de marketing para empresas pequenas que pode gerar ótimos resultados a longo prazo. Através dessa técnica, você ganha mais visibilidade, torna-se uma referência e conquista seu espaço na internet. E tudo isso é possível conquistar sem ter que fazer investimentos.

6. Crie listas de e-mail

O e-mail é uma outra estratégia que oferece uma série de benefícios, tais como:

  • Oferece comunicação instantânea;
  • Baixo valor de investimento;
  • Fácil de fazer;
  • Fácil automatização;
  • Atinge um número de potenciais clientes bem maior.

7. O marketing para pequenas empresas através de conteúdo é essencial

Através do marketing de conteúdo, você é capaz de responder uma série de dúvidas para o seu público. Como consequência, a sua empresa se torna uma referência e as pessoas passam a ter mais confiança na sua marca. Nesse caso, não deixe de trabalhar o SEO em suas produções.

8. Esteja no Google Meu Negócio

Essa é uma outra dica fundamental para quem pretende aumentar o número de clientes regionais. Ao se cadastrar no Google Meu Negócio, a sua empresa se torna visível no Google sempre que alguém fizer uma pesquisa.

9. Crie parcerias de divulgação com empresas do mesmo bairro

Incentivar outros negócios locais é uma forma de estratégia muito eficiente para quem pretende alavancar seus negócios. Afinal de contas, dessa forma, você faz com que pessoas de outros nichos (mas que se relacionem com o seu) passem a conhecer mais do seu trabalho.

10. O Youtube é excelente no marketing para pequenas empresas

O futuro são conteúdos assistidos ou em áudio. Cada vez mais a rotina das pessoas vem se tornando corrida e, por isso, menos tempo elas têm para ler. Além disso, estudos mostram que a grande parte da população retém melhor as informações que advém de algum canal audiovisual.

11. Crie sorteios

Essa é uma ótima forma de engajar pessoas e gerar interação. Isso acontece porque, como regra, você pode estipular a necessidade de marcar alguns amigos. Dessa forma, você divulga sua empresa sem fazer um grande investimento.

12. Convide influenciadores locais para conhecer seu negócio

O marketing de influência é outro poderoso mecanismo para utilizar como estratégia de marketing para empresas pequenas. Em especial por conta da pandemia, essa é uma técnica que cresceu ainda mais, mas que tem muito potencial.

13. Crie um programa de indicação para potencializar o marketing para pequenas empresas

O famoso marketing boca a boca continua tendo a sua importância, uma vez que as pessoas se sentem mais suscetíveis a fazer uma compra quando alguém que faz parte do círculo social as recomenda. Então, invista nisso.

14. Invista na fidelização

A partir do momento que você cria compradores fiéis, você faz com que eles sejam defensores da sua empresa. Ou seja, pessoas que estarão dispostas a recomendar seu serviço ou produto sempre que surgir a oportunidade.

Por isso, é essencial investir na fidelização dos clientes.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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