Marketing para jogos digitais

Hoje podemos afirmar que tudo ao nosso redor envolve de certa forma o Marketing, tanto para fins comerciais, quanto até mesmo os jogos digitais que você tem instalado no seu celular, console ou computador.

Mas o que seria de fato o marketing para jogos digitais? Bom, precisamos entender primeiramente que hoje o mercado que mais se expande é o mercado gamer. Além de bater o recorde em 2020, estima-se que esse mercado venha a movimentar US $200 bi até 2023.

Dito isso, tendo em vista a propagação desse mercado, surgiram profissões que antes eram superestimadas e abrindo oportunidades para jovens ingressarem em suas carreiras.

O que este artigo aborda:

O que é marketing para jogos digitais?

O Marketing para jogos digitais, para facilitar entendermos, ele funciona como se fosse uma ferramenta de sugestão para novos games, que você pode gostar, analisando o algoritmo de suas pesquisas anteriores.

Resumindo, se você é o consumidor, ou seja, a pessoa que vai baixar os jogos, ele vai te ajudar a encontrar jogos seguindo o nicho de suas pesquisas. Te ajudando assim a achar o jogo que mais se enquadra nas suas pesquisas.

Marketing para jogos digitais

Agora, se você é o produtor do game, ele vai te ajudar de várias formas que eu vou está citando ao longo do texto, mas pra ser mais direto, ele é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de seu jogo.

Quais são as vantagens do marketing para jogos digitais?

Tendo em vista o crescimento do mercado de games nos últimos anos, podemos observar pontos positivos e negativos, porém, se você analisar bem, vai perceber que até os pontos negativos serão importantes nesse quesito.

Ao analisarmos como um todo, o mundo gamer está em constante mudanças, os programadores estão sempre buscando melhorias tanto em gráficos, como em jogabilidade. Além de investirem em estratégias onde vão de fato, alcançar seu público alvo. 

Sendo assim, as vantagens do marketing para jogos digitais, é justamente para ajudar o impulsionamento do game no mercado.

Como fazer marketing de jogos digitais?

Há várias formas hoje no mercado para se fazer marketing de jogos digitais, sejam eles para smartphones quanto para computadores.

Basicamente, seguem princípios básicos que você pode seguir se estiver interessado em colocar seu jogo no mercado. 

Já aconteceu de você está navegando em seu Facebook ou Instagram e ver um anúncio de algum tipo de infoproduto?

Se sim isso vai te ajudar a entender na prática como isso funciona. Hoje as redes sociais, estão sendo as maiores ferramentas para o marketing digital em si.

Crie um site

O primeiro passo para ampliar seu leque de ferramentas para anunciar seu game é criar um site, hoje algumas empresas como a Wix.com te ajudam com esse passo de forma gratuita. Isso já te economizaria o tempo de programar seu próprio site.

Depois de criar seu site, você precisa dedicar um pouco mais de tempo nessa etapa pois será seu cartão de visita. Então capriche no visual da sua página, afinal dizem por aí que a primeira impressão é a que fica.

Apontaremos alguns tópicos para que possa ajudar a se estruturar melhor. E assim, não se sobrecarregue e nem se perca na hora que estiver colocando seu projeto em ação.

Faça um planejamento

Aqui é uma das partes fundamentais do seu projeto, na verdade deve-se começar por aqui.

Analise como está seu projeto e coloque tudo no papel e divida por tópicos. Será nesse momento que você vai precisar de uma mãozinha, só para ajudar a colocar as ideias no lugar.

Separe seu projeto em partes, ou setores. Se seu projeto for solo, você terá um pouco mais de trabalho, pois o certo seria você cuidar de um setor por vez, para que não deixe nada passar. Se tiver colaboradores no seu time, é recomendado que cada um cuide de um setor para que assim você possa se empenhar mais em sua parte.

Inclua seu jogo nas stores

Já era-se o tempo em que os jogos eram vendidos em mídias físicas, embora essa prática ainda exista, os jogos digitais chegaram para ficar. E é importante que ele esteja acessível para o cliente, mesmo com uma perda na aquisição, a porcentagem cobrada pelas stores é facilmente compensada pelo grande volume de vendas que ela proporciona.

Qual é a plataforma do seu jogo digital? Ele será apenas para smartphones? Será para consoles, ou para PC? Após o planejamento, definido quais serão as plataformas para o seu jogo, é preciso fazer com que ele esteja acessível a elas.

Para Smartphones é simples, cada um possui um sistema que é amplamente usado, a App Store da Apple, e a Play Store do Android. Existem ainda outras stores de aplicativos, mas essas são as mais utilizadas.

Para computadores, existem diversas opções, mas sem sombra de dúvidas não existe nenhuma com alcance maior do que a Steam. A opção de ‘review’, indicação, promoções... fará com que o seu jogo chegue a um outro patamar.

Por ganhar uma comissão com a venda, as lojas como Steam, Epic Games, por muitas vezes faz um marketing a parte para o seu jogo digital.

Defina o público-alvo

Com base no seu nicho, você precisará saber qual público você quer atingir. São várias as formas que pode se dividir essa etapa, sejam elas por classificação indicativa, por gêneros de jogos, entre outros.

Sempre, é claro, abranger ao máximo seu público, como por exemplo, hoje é sabido que um dos gêneros mais jogados é o RPG e dentro desse nicho temos diversos jogos, e, muitas vezes encontramos jogadores de todas as idades.

Defina os canais de comunicação

Esse vai ser o ponto de acesso entre o produtor do game e o usuário, geralmente é usado alguma rede social específica, atualmente as produtoras optam por usar o Twitter.

Esse meio de comunicação será usado para relatar alguma coisa relacionada apenas ao jogo. Alguns exemplos de avisos são: algum tipo de bug encontrado, novos updates, e principalmente eventos, pois, nessa fase pode se obter muitos usuários.

A desenvolvedora Moon Action, por exemplo, oferece giros grátis no Coin Master, seu jogo de maior sucesso, por meio das suas redes sociais, sobretudo no Facebook. Uma prática a incentivar que os jogadores façam uso das redes sociais.

Os eventos são importantes para o Marketing para jogos digitais, haja vista que a equipe responsável pela produção de divulgação, pode aproveitar esse gancho para alavancar seus downloads.

Invista em tráfego pago

Alguns tópicos acima vimos que, um mecanismo bastante usado para divulgação são as redes sociais. Mas, de fato, o que trará engajamento é o próprio tráfego pago. Onde você fará suas campanhas subirem.

Para você entender melhor o que são essas campanhas é justamente o que falamos sobre os posts nas redes sociais, tanto em formatos de vídeos que aparecem no seu feed, como algumas publicações em formas de stores.

Essa vai ser sua ferramenta de alcance em si, ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago te propõe um alcance digamos instantâneo, já que você estará justamente pagando por isso.

Plataformas como o Google Ads, e o Facebook Ads, podem levar o seu jogo para um público alvo específico. Fazendo com que o seu produto chegue até as pessoas certas, que possam ter interesse por ele, com isso ficando a cargo da boa qualidade do produto e uma boa dose de criatividade, para atrair jogadores.

Invista no marketing de influência

Nessa parte é onde você irá focar na imagem do seu projeto. Um bom exemplo onde podemos ilustrar esse tópico seria aqueles comerciais engraçados do aplicativo Coin Master.

O aplicativo fez referências a grandes nomes como Jennifer Lopez e Cardi B. Bom se esse elenco ainda não cabe no seu orçamento, faça aparições simples como do jogo Chronicle of Infinity.

Onde aparecem alguns dos programadores pedindo perdão de forma engraçada por terem adiado a data de lançamento pois estavam corrigindo um bug que havia aparecido.

Implemente o marketing de afiliados

Quando todos os tópicos acima estiverem funcionando, você precisará de parceiros para continuar crescendo seu negócio, e aí vai entrar o marketing de afiliados, de forma similar às stores.

É praticamente pessoas que irão estar divulgando seu game, e assim eles também estarão lucrando pelo seu engajamento. Existem vários tipos de afiliados, mas nesse caso apenas esse nos interessa.

Produza conteúdo para o Youtube

Sabemos que o Youtube é uma das maiores plataformas de Streaming do mundo. Dito isso, devemos usar isso a nosso favor.

Quando se produz um jogo deve-se fazer um curta mostrando como seria a história do jogo, a sua mecânica... para assim instigar o nosso público alvo a baixá-lo.

Esse tópico é bem simples, basta você criar um canal, o aconselhável é ser com o nome da produtora, assim você poderá utilizar o canal também para projetos futuros.

Crie itens exclusivos sazonais

Criar itens exclusivos pode ser um pouco mais trabalhoso, entretanto, o resultado vale a pena.  Use eventos para introduzir novos itens como por exemplo, um item que só teria poucos exemplares, mas se a pessoa fizer o download ela teria de imediato.

Eventos de temporadas costumam trazer de volta jogadores que deixaram o jogo por monotonia, e também consegue trazer novos jogadores, instigados pelos itens únicos. 

Essa é uma prática bastante comum entre jogos consolidados, de ofertar itens exclusivos de maneira sazonal, principalmente por meio de eventos.

Eventos

Os eventos podem ser divididos em várias categorias sendo de temporadas ou ocasionais. Há eventos semanais, mensais, de feriados, etc.

Alguns games gostam de dividir eventos pelas estações, assim podem lançar Skins para cada uma delas, ou até mais dependendo da temporada.

Há jogos que levam datas comemorativas para fazerem eventos específicos. E são diversas as datas, dentre elas estão dia dos namorados, natal, páscoa entre outros. Cada um podendo ter seus itens exclusivos.

Acompanhe a comunidade

Acompanhar sempre as redes sociais do jogo é importante para obter o feedback dos usuários, pois, os mesmos irão lhe informar como está a jogabilidade do jogo ou relatar se há falhas no jogo como por exemplo bugs e ‘Hackers’.

Quando falamos de Hackers no game estamos falando de players que usam alguma engine para burlar o mecanismo do jogo e tirar vantagem disso. A comunidade sempre dirá os pontos positivos e negativos do jogo, incluindo ideias de conteúdo, design de personagens, etc.

Use as comunidades para divulgar seus eventos, assim aumentará o fluxo de pessoas entrando no game.

Crie cupons

Os cupons, pode ser tanto o que dá desconto nas lojas do seu app, quanto os famosos códigos grátis onde os novos players podem usar para ajudá-los a fazerem as missões de início de jogo.

Cupons pode se tornar uma das melhores maneiras de você conseguir tráfego orgânico para o seu jogo. A Garena, desenvolvedora do Free Fire por exemplo, possui um sistema de códigos, onde é possível ganhar vários itens, existe também gerador de codiguin para gerar eles.

Entretanto, a própria Garena distribui esses códigos para influenciadores, distribuírem eles conforme desejarem. Esses códigos, acabam por gerar audiência para os influenciadores, e por consequência atrai novos jogadores, que conheceram o jogo graças a esse influenciador.

Você pode fazer alguns sorteios na comunidade instigando o tráfego orgânico entre as redes sociais e o jogo em si. Use e abuse dessas estratégias em cima do tráfego pago. Assim, seu público crescerá abruptamente.

Conclusão

Desenvolver um jogo pode ser uma árdua tarefa, entretanto é apenas o inicio da jornada para fazer com que o seu jogo se torne um sucesso.

Nesse artigo citamos uma parte do caminho que precisa ser trilhado, desde o processo do desenvolvimento do jogo para atrair o interesse de futuros jogadores, tanto quanto para maximizar o engajamento com o jogo já lançado.

Criar o interesse, manter e com isso fazer com o que o jogo alcance quanto mais pessoas, da melhor maneira possível com uma boa imagem, principalmente por meio de boas avaliações. Sem dúvidas, as redes sociais são as maiores aliadas para o Marketing de jogos digitais, mas é preciso ter todo um planejamento para que seja efetivo.

Mas de tudo não adianta um excelente marketing, se dentro do jogo não houver elementos para "prender" os jogadores.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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