Novo Google Analytics: tudo sobre o Analytics 4.0

Novo Google Analytics: tudo sobre o Analytics 4.0

  • Abril de 2021
  • Lucas Ferraz
Novo Google Analytics: tudo sobre o Analytics 4.0

Novo Google Analytics: tudo sobre o Analytics 4.0

O novo Google Analytics vem para melhorar o monitoramento do comportamento dos usuários em todas as etapas da jornada com a sua marca. Além disso, o Google Analytics 4.0 resolve a restrição do uso de cookies devido às leis de privacidade de dados dos usuários.


O novo Google Analytics possibilita diversas análises para tomar decisões estratégicas, como:

  • Previsibilidade de demanda;
  • Criar políticas de preços competitivos;
  • Entender melhor os seus clientes para poder disponibilizar produtos e serviços mais específicos;
  • Previsibilidade de consumo para estratégias de marketing na Black Friday;
  • Prever possíveis ameaças à segurança dos dados da sua empresa.

As decisões acima fazem parte da rotina da maioria das empresas, que agora poderão fazer análises mais profundas e assertivas com o novo Google Analytics.

Se você trabalha com marketing digital, sabe a importância de usar uma base de dados com informações precisas para a tomada de decisões estratégicas.

Leia este artigo até o final para saber tudo sobre o Analytics 4.0.

Este artigo aborda:

O que é o novo Google Analytics?

Pensando na transformação digital, o novo Google Analytics vem para suprir diversas necessidades do nosso mercado no futuro.

Novo Google Analytics

Afinal, você já deve ter ouvido falar de inteligência artificial, machine learning (aprendizado de máquina), redes neurais e vários outros termos.

É inegável que diversas empresas de todos os tipos, tamanhos e nichos confiam no Google Analytics para compreender o comportamento dos seus usuários.

Isso por que quanto melhor for a experiência proporcionada ao usuário enquanto ele interage com a sua marca, assim como a qualidade dos produtos e serviços ofertados, mais vantagem e competitividade sua empresa tende a ter.

Existem diversas empresas que fazem os mesmos serviços que a sua, por isso, atender todas as expectativas do público com um preço compatível com o mercado é um grande diferencial.

Porém, com a velocidade do nosso avanço tecnológico, precisamos estar sempre nos atualizando, mesmo assim, existem dois fatores que sempre temos que considerar: o cliente e o compliance do setor.

Esses dois pontos são otimizados através das análises de dados. É por isso que obter, armazenar e interpretar os dados é tão necessário para os profissionais de marketing, publicidade e propaganda.

O novo Google Analytics chegou na versão 4.0, fornecendo dados e insights para ajudar sua empresa a se adequar ao futuro com diversas funções diferentes da versão anterior.

Quais as diferenças entre o Analytics Universal e o novo Google Analytics?

O novo Google Analytics é mais voltado para análises de comportamento do público enquanto interage com a sua marca.

No Google Analytics Universal, os dados são disponibilizados de forma fragmentada, segmentados por dispositivo, canais, etc.

Com o novo Google Analytics é possível personalizar campanhas no Google Ads de acordo com a etapa do funil em que o usuário está.

Uma das novas funcionalidades é a possibilidade de criar uma visão detalhada de acessos e conversões realizadas a partir de um canal específico, como o Youtube ou alguma rede social.

O mais importante da nova versão é a adaptação da ferramenta para não usar cookies no navegador dos usuários, o que entra em conformidade com diversas leis de privacidade de dados de diversos países.

Não pense que o Google fez isso por nós, a empresa foi forçada por diversos países à se adequar às novas leis.

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, a empresa foi alvo de diversos processos movidos pelo Ministério Público do país, com acusações de monopólio em alguns segmentos.

Não é novidade que o Google detém informações privilegiadas sobre o comportamento de milhões de usuários da internet.

A maior parte dessas informações são obtidas com base no uso de cookies e histórico de acessos do Chrome, o navegador do Google, utilizado por mais de 66% das pessoas que utilizam a internet em todo o mundo.

Você usa bloqueadores de anúncios no seu navegador? O novo Google Analytics utiliza machine learning para preencher lacunas deixadas por você enquanto visita alguns sites.

Você trabalha com e-mail marketing? Faz marketing nas redes sociais? Se sim, você vai gostar dessa nova função.

A ferramenta agora permite integrações para possibilitar a mensuração e análise das suas estratégias de marketing digital, independente de quais sejam.

Quais são as novas funcionalidades do Google Analytics 4.0?

Existem várias novidades no novo Google Analytics, porém, cito abaixo apenas as mais impactantes.

Novos insights e previsões com Inteligência Artificial

Os insights baseados no machine learning já estavam no Analytics Universal, porém, o Analytics 4.0 permite criar alertas para tendências nos dados.

Por exemplo, imagine criar um alerta para o aumento de demanda de um serviço, ou um alerta de rotatividade para alguns produtos da sua loja virtual.

Isso permite traçar estratégias eficazes para o lançamento de promoções, ofertas e descontos. Além disso, ter acesso a esse tipo de informação permite tornar a sua logística mais inteligente.

Integração completa com o Google Ads

Pelo visto, o Google aproveitou essa nova plataforma para aumentar seus ganhos com o Ads.

A experiência dos usuários do Analytics foi muito bem trabalhada, principalmente na integração completa com a ferramenta de anúncios da empresa.

Agora é possível construir audiências específicas na plataforma. Isso quer dizer que quando um usuário se qualificar para entrar em uma lista específica, passa a receber os conteúdos dela de forma automática.

Inclusive, quando o cliente tomar uma determinada ação, poderá compor outra lista que representa outro estágio do funil, tudo funcionando automaticamente.

Com essa função, será possível disponibilizar anúncios mais específicos e qualificados para aquele lead, de acordo com o estágio em que ele está na jornada do usuário.

Relatórios do ciclo de vida do cliente

Agora, os relatórios são segmentados e organizados para possibilitar estratégias específicas para cada usuário de acordo com a etapa da jornada.

Essa funcionalidade visa facilitar a visão de como a empresa obtém, converte e mantém os clientes. Assim como a mensuração dos dados de como os usuários se relacionam com sua marca, independente do canal ou dispositivo.

Rastreamento de eventos

Com o novo recurso de rastreamento de eventos, é possível visualizar as ações dos clientes em tempo real.

Diferente da versão anterior, agora não é necessário adicionar um código no site para configurar o rastreamentos dos eventos.

Compliance para o controle de dados

O Google Analytics 4 pode te ajudar a cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) do Brasil e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.

Os objetivos destas leis é regular os acessos às informações dos usuários, assim como o tratamento e armazenamento destes dados.

Com essas leis em vigor, o usuário deve consentir à coleta dos seus dados ao entrar no site.

Restrição no uso de cookies

Com a restrição de uso de cookies de terceiros, o machine learning permite prever o comportamento dos usuários com base nas interações.

Quais as vantagens do novo Google Analytics para os profissionais de marketing?

A nova plataforma do Google Analytics beneficia principalmente os profissionais de marketing digital.

Afinal, as análises de dados fornecidas pela plataforma auxiliam tomadas de decisão mais precisas, segmentadas e assertivas.

Além disso, a ferramenta permite obter um entendimento mais completo e aprofundado de todas as etapas do usuário na jornada, desde o momento da primeira visita até o momento da conversão.

A partir de agora será possível aumentar de forma significativa o retorno sobre o investimento de diversas estratégias de marketing digital através dos relatórios da nova plataforma.

Como atualizar o Google Analytics para a nova versão?

Todas as novas contas criadas são para a nova plataforma.

Entretanto, se você já tem uma conta no Analytics e quer migrar para novo Google Analytics, siga o passo a passo abaixo:

  • Abra as configurações clicando em “Administrador” no canto inferior esquerdo;
  • Na coluna do meio, clique em “Fazer upgrade para o GA4”;
  • Na sessão “Preciso criar uma nova propriedade do Google Analytics 4” clique em “Primeiros passos”;
  • Ative a coleta de dados e clique em “Criar propriedade”;
  • Implemente os códigos de acompanhamento no seu site e pronto.

Conclusão

O novo Google Analytics não só facilita o trabalho dos profissionais de marketing e publicidade como também permite obter um melhor retorno sobre o investimento nas estratégias de marketing digital.

Não deixe de criar, configurar e implementar o Analytics 4.0 no seu site.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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