Joana tem 30 anos, ensino médio completo e atualmente trabalha no comércio. Sua renda mensal está entre R$1.000 e R$2.000. Joana é solteira, não tem filhos e está contente com sua vida profissional. Vaidosa e antenada, ela compra produtos de beleza pela internet com frequência, pois, não tem tempo de ir em lojas físicas devido a sua rotina. Joana todo mês guarda uma parte do seu dinheiro para poder comprar cosméticos e acompanha diversas blogueiras nas redes sociais. Ela é nascida e criada em Belo Horizonte, onde vive até hoje. Nas horas vagas, gosta de assistir séries e ir ao teatro.

Acima, você leu um exemplo de persona.

Mas, você sabe qual a importância de uma persona no marketing para a sua empresa? Entende como ela impacta suas estratégias de marketing digital?

De acordo com o site Dicio, que é um dicionário de português, veja o significado de persona: “Marketing. Representação simplificada dos clientes ideais de uma empresa.”

Portanto, confira o que é persona no marketing digital e como criar uma para a sua empresa.

O que é persona

O que é persona?

Primeiramente, a persona é a representação do cliente ideal da sua empresa, feita através da personificação do seu público-alvo.

Em suma, essa é a definição de personas.

Portanto, as personas possuem uma série de peculiaridades que representam as principais características e comportamentos do seu público-alvo.

Então, para criar uma persona, deve-se considerar os dados reais de motivações, objetivos, necessidades, desafios, preocupações, região onde mora e trabalha, etc.

Logo, quanto mais detalhadas forem as personas no marketing, mais assertivas serão suas campanhas.

Quais são os tipos de personas?

Em suma, existem 5 tipos de personas, cada uma com um objetivo, então descubra o que é cada tipo de persona de forma prática.

Buyer persona

A buyer persona é o tipo mais usado dentre os existentes.

Em suma, a buyer persona representa o consumidor, seu comportamento, preferências, etc.

Então, com a buyer persona você consegue ser mais assertivo nas suas ações e isso impacta nas vendas ou aquisição de leads da sua empresa.

Portanto, se você precisa aprofundar o comportamento de compra dos clientes e as preferências no que você oferece ou outros fatores que impactam suas vendas, você precisa trabalhar a buyer persona.

Audience persona

Você posta conteúdos regularmente nas redes sociais da sua empresa? Posta artigos no blog? A audience persona representa o público que consome seus conteúdos.

Portanto, se você está fazendo um trabalho de branding, ou seja, quer aumentar o reconhecimento da marca, e para isso, está aumentando as visitas no seu site, trabalhe a audience persona.

Em outras palavras, esse tipo de persona permite conhecer mais sua audiência.

Desta forma, você pode personalizar seu conteúdo para estas pessoas, aumentando a relevância do seu conteúdo.

Proto persona

A proto persona é como um protótipo, ela vem antes da definição da persona.

Na maioria das vezes, é criada em sessões de brainstorming ou intuição.

Lembre-se que uma proto persona é uma persona que ainda não foi definida, mas, é melhor que não ter nenhuma.

Porém, ao mesmo tempo, pode ser prejudicial para o seu negócio usá-la nas suas estratégias.

Por fim, a proto persona pode se tornar qualquer outro tipo de persona, mas, para isso, é preciso fazer a validação de todas as suas especificidades.

Brand persona

Engana-se quem pensa que as personas representam apenas os clientes, a brand persona, por exemplo, representa o perfil da empresa.

Em outras palavras, a brand persona é o que pode tornar sua empresa mais humana.

Então, para criá-la, reúna-se com seus funcionários e considere:

  • Se minha empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas características?
  • Sendo minha empresa uma pessoa, como ela gostaria de ser enxergada pelo público?
  • Sendo minha empresa um ser humano, como ela gostaria de ser enxergada pelos funcionários?

User persona

A user persona representa os usuários do seu produto e é mais usada por empresas SaaS.

Assim sendo, suas especificidades são consideradas no desenvolvimento de aplicativos e plataformas.

Da mesma forma, toda a logística de vendas e suporte destas empresas considera a user persona.

Por que criar uma persona?

Em suma, executar campanhas de marketing para personas permite ter uma compreensão mais assertiva sobre o comportamento do público.

Além disso, quando você se comunica com personas detalhadas e validadas, é possível enviar a mensagem ideal para aquelas pessoas, o que permite que você aumente a aquisição de leads da empresa.

Quantas pessoas gastaram tempo e dinheiro em estratégias e não tiveram o ROI (Retorno Sobre Investimento) esperado? Muitas, e isso é comum quando você não considera as personas ideais para o seu negócio.

Ou seja, é como falar português com quem só entende inglês, ou, tentar vender carne para veganos.

Por fim, os principais motivos para você criar uma persona para o seu negócio são os seguintes:

  • Primeiramente, o tom, estilo e diagramação do seu conteúdo se tornam melhor direcionados;
  • Os conteúdos produzidos por você ficam mais precisos e conversivos;
  • Ter uma estratégia de marketing digital mais aprimorada permite chegar a um maior ROI;
  • Ao entender melhor o comportamento do seu público, a usabilidade e navegabilidade do seu site se tornam mais adequadas, o que reduz a taxa de rejeição e aumenta a taxa de conversão.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Confundir o que é persona e público-alvo é muito comum, mesmo que na maioria das vezes, sejam tratados como a mesma coisa.

Então, de modo geral, o público alvo é mais genérico, enquanto a persona é mais humanizada e detalhada.

O que é público-alvo?

O público-alvo compõe um grupo genérico de pessoas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Em outras palavras, eles sãos seus clientes em potencial de forma genérica e abrangente.

Se você tem uma empresa de prestação de serviços de segurança eletrônica, por exemplo, sua cartela de clientes pode ser composta por empresas e pessoas físicas de todos os gêneros e faixas de renda.

Exemplo de público-alvo

Um exemplo claro de público alvo é o seguinte:

Homens de 20 a 30 anos, solteiros, graduados em tecnologia com renda mensal de R$3.500,00 que buscam novas oportunidades de trabalho.

Persona

Como explicado anteriormente, a persona é a personificação do seu público, ou seja, são vários perfis de indivíduos que compõe seu público.

Então, é muito mais assertivo se comunicar com personas do que com o público-alvo.

Portanto, usando o mesmo exemplo do público-alvo, uma persona seria pessoa física e outra pessoa jurídica.

Mas, não é tão simples assim, entre as pessoas jurídicas, algumas podem ser empresas de pequeno porte e outras podem ser microempreendedores individuais.

Exemplo de persona

Um exemplo claro de persona é o seguinte:

Débora tem 22 anos, solteira, sem filhos e estudante de fisioterapia. Ela pretende ingressar no mercado antes de se formar. Débora pensa em fazer pós-graduação para conseguir melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Qual a importância das personas?

Agora que você sabe o que é persona, para deixar mais claro, entenda porque as personas são tão importantes.

O primeiro ponto são os benefícios que a empresa consegue ao trabalhar com o público-alvo com mais profundidade.

Afinal, isso permite não apenas que a sua linguagem seja mais atrativa no marketing de conteúdo como também as métricas de comportamento do usuário melhorem.

A criação de personas permite ter uma visão mais clara e objetiva dos usuários, ou seja, faz uma otimização das estratégias de marketing usadas para captação de leads.

Por isso, é essencial definir as personas antes de contratar uma agência de criação de sites, afinal, o layout do site será direcionado para melhorar a experiência destes usuários.

Como criar uma persona?

Aprender como criar personas é um processo simples.

Contudo, as personas não são criadas simplesmente do nada, é preciso fazer uma pesquisa com base em dados reais.

Portanto, considere alguns dos principais dados para criar personas:

  • Motivação;
  • Objetivos;
  • Necessidades;
  • Desafios;
  • Preocupações;
  • Região onde mora e trabalha;
  • Estrutura familiar;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • E qualquer outra especificidade que seja relevante para o seu negócio.

Além disso, se você já possui um banco de dados com informações dos seus clientes, pode usá-lo como fonte de algumas destas informações.

Da mesma forma, você também pode criar questionários ágeis e enviar para o seu público através de pop-ups não-invasivos ou e-mail marketing, estratégia muito usada por quem vende produto digital na internet.

Então, disponibilize alguma informação ou recompensa para obter as informações que deseja.

Desta forma, mais pessoas responderão seus questionários.

Assim, será possível aprimorar seu processo de como definir personas.

Além disso, dependendo da diversidade do seu público, crie mais de uma persona e considere todas elas nas suas estratégias de marketing.

Contudo, tenha cuidado para não criar muitas personas e perder o foco.

Para começar a criação de personas, foque nos seguintes dados:

  • Nome;
  • Idade;
  • Cidade em que reside;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Renda média;
  • Estrutura familiar;
  • Principais necessidades;
  • Principais medos, desafios e desejos;
  • Assuntos de interesse;
  • Onde busca informações relacionadas a sua área de atuação;
  • Redes sociais que mais utiliza;
  • Hobbies;
  • Influenciadores que acompanha.

Mas, não para por aí, você também pode usar outras informações que impactam sua forma de lidar com as personas, são elas:

  • Quais os melhores canais para fazer contato;
  • De que forma ela gosta de ser tratada;
  • Qual a melhor linguagem para utilizar durante os contatos;
  • Como é seu comportamento de compra e o padrão de consumo;
  • De que tipo de solução ela precisa agora.

Quantas personas criar? Existe uma quantidade mínima ou máxima?

Em suma, não existe um número padrão para determinar a quantidade ideal de personas de um negócio.

Afinal, a quantidade de personas depende de uma série de fatores do próprio negócio, como:

  • Área de atuação;
  • Tipos de produto ou serviço;
  • Público compatível com o valor cobrado de acordo com a qualidade fornecida;
  • Região onde atua;
  • E outras informações específicas do seu negócio.

No entanto, trabalhar com 3 ou 4 personas permite direcionar suas estratégias de modo mais assertivo sem perder o foco no objetivo, que é ser mais assertivo.

Então, você pode criar um ranking de importância das personas para priorizar a sua comunicação e atuação.

Para isso, é preciso criar a persona que representa a maior parte do seu público-alvo ou qual corresponde ao maior percentual do seu faturamento mensal, trimestral, semestral, anual e sazonal.

Dica de ouro para criação de personas

Inclua todos os colaboradores da sua empresa na criação das personas.

Pois, cada colaborador pode contribuir com uma informação diferente de acordo com a própria perspectiva.

3 ferramentas para criar personas

Existem centenas de ferramentas para criar personas, contudo, veja as melhores abaixo.

1. Super Persona

Em 2015, o portal Superstorm criou a ferramenta Super Persona.

Essa ferramenta é gratuita e fácil de usar, mesmo para pessoas leigas.

Com ela, você pode criar personas online em poucos minutos.

2. Make My Persona

Criado pela HubSpot, a ferramenta Make My Persona é uma das mais usadas do mundo.

Então, se você precisa fazer a construção de personas, recomendo testar a Make My Persona.

3. Gerador de Personas

Por fim, criado pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, o fantástico gerador de personas é gratuito e de fácil uso.

As duas empresas são pioneiras em ferramentas e recursos voltados para marketing digital no Brasil.

Portanto, considere testar o criador de personas da Rock Content para obter bons insights.

Como aplicar personas no marketing digital?

Primeiramente, crie ao menos duas personas antes de prosseguir.

Assim, poderá entender, na prática, a melhor forma de usar as personas nas suas estratégias de marketing digital.

Se preciso, use as ferramentas acima para criar personas online de forma grátis.

Afinal, tudo o que sua empresa faz, sejam pequenos comunicados ou estratégias robustas de aquisição de clientes, deve considerar as personas.

O que um e-mail marketing vai criar no meu público? Qual comportamento eles vão ter? Quais os sentimentos gerados? Tudo isso deve ser considerado.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing, as pautas são criadas de acordo com os termos mais buscados pelo público.

Por fim, esse é um dos pilares da pesquisa de palavras-chave e da produção de artigos relevantes.

Então, considere seus canais de comunicação para construir personas para o público-alvo escolhido.

Perguntas frequentes

Veja as perguntas mais frequentes sobre personas.

O que é persona no Instagram?

De modo geral, as personas no Instagram são:

  • O público que você deseja atingir;
  • Sua audiência;
  • Seus clientes;
  • Etc.

Persona x público alvo, qual usar?

Resumidamente, a diferença entre persona e público-alvo é que as personas possuem mais detalhes e personificam os clientes ideais da marca.

O que é persona e mapa de empatia?

Em suma, o mapa de empatia é um diagrama com algumas perguntas para especificar personas, como por exemplo:

  • O que a persona vê?
  • O que a persona sente?
  • Quais as necessidades da persona?
  • O que a persona pensa?
  • O que a persona ouve?
  • Quais as dores da persona?
  • O que a persona fala?

Conclusão

Você achou complicado o conceito de o que é persona da marca?

Na prática, é mais fácil do que parece, porém, atente-se aos detalhes para que sua persona seja a ideal para o seu negócio.

Além disso, lembre-se que personas devem ser baseadas em informações verdadeiras dos usuários.

Por fim, não se engane, você não precisa ser um especialista em marketing digital para aplicar personas nas suas estratégias.

Mesmo assim, considere qual persona se encaixa em cada etapa do funil para maximizar seus resultados e faça testes A/B.