Primeiramente, um texto de qualidade necessita ter uma boa escaneabilidade, e isso é praticamente impossível sem as palavras de transição.

Em outras palavras, os termos de transição são recursos da lingua portuguesa, porém, quando usados nos textos usados no SEO e no marketing de conteúdo, nota-se uma melhora nos resultados

Por exemplo, se você usa o plugin Yoast no WordPress, já deve ter notado que um dos critérios para a legibilidade ideal é usar em torno de 30% de palavras de transição no conteúdo.

O que são palavras de transição?

As palavras de transição são um recurso da língua portuguesa para melhorar a legibilidade e o entendimento de uma frase, parágrafo ou texto.

Dessa forma, visto que um dos pilares do SEO é o marketing de conteúdo, usar os termos de transição nos artigos é muito importante.

O que são palavras de transição

Abaixo, veja a mesma informação sendo passada em duas frases distintas, uma com a palavra de transição e a outra sem:

  • O SEO é uma das estratégias de marketing digital que proporcionam um ROI mais alto. Tornando a otimização de sites um dos serviços mais buscados após a criação de um site.
  • O SEO é uma das estratégias de marketing digital que proporcionam um ROI mais alto. Por isso, a otimização de sites é um dos serviços mais buscados após a criação de um site.

Se você ler os dois parágrafos em voz alta, perceberá que a leitura do segundo é mais fluída.

Além disso, considere que esse exemplo foi com apenas uma frase, afinal, quando se trata de um texto médio ou longo, a necessidade das palavras de transição é nítida.

Por fim, os termos de transição ajudam a interligar diferentes frases, tornando a leitura mais simples e confortável.

Como as palavras de transição impactam no SEO?

Resumidamente, as palavras de transição não irão melhorar o ranqueamento orgânico do seu site.

O objetivo do marketing de conteúdo e do SEO é oferecer conteúdos claros, diretos e de qualidade.

Assim sendo, quanto mais legível for o seu artigo, melhor será a experiência dos usuários nessa página.

Entenda os benefícios dos termos de transição e por que eles afetam o SEO.

1. Melhor escaneabilidade

As palavras de transição possuem uma relação direta com o conceito de legibilidade.

Em outras palavras, um texto com fácil legibilidade é um conteúdo fluído e de fácil entendimento.

Porém, quando o assunto é internet e SEO, existem outros fatores que impactam a escaneabilidade dos textos, são eles:

  • Diagramação por folhas de estilo (CSS);
  • Imagens;
  • Uso de voz passiva;
  • Variedade das frases e termos;
  • Distribuição de subtítulos;
  • Tamanho dos parágrafos;
  • Tamanho das frases.

Contudo, existem outros fatores que contribuem para a escaneabilidade de um artigo, como o uso do negrito, itálico e sublinhado.

2. Melhora nas métricas

As palavras de transição também estão relacionadas a algumas métricas importantes do SEO, são elas:

  • Tempo de permanência: tempo médio em que os usuários ficaram na sua página. Tende a ser maior quando o texto possui uma boa escaneabilidade;
  • Taxa de rejeição: porcentagem de usuários que saíram da sua página sem realizar nenhuma ação. Geralmente é menor quando o site possui uma boa legibilidade.

Lista das principais palavras de transição

De modo geral, as palavras de transição podem ser divididas em categorias, são elas:

  • Palavras de introdução;
  • Termos de continuação;
  • Palavras de tempo;
  • Termos de semelhança e comparação;
  • E palavras de conclusão.

Confira nos exemplos a seguir.

Palavras de introdução

  • Antecipadamente;
  • Antes de tudo;
  • Antes de mais nada;
  • A princípio;
  • À primeira vista;
  • Acima de tudo;
  • De antemão;
  • Desde já;
  • Em primeiro lugar;
  • Principalmente;
  • Primordialmente;
  • Sobretudo;
  • Primeiramente.

Palavras de continuação

  • Ainda mais;
  • Ainda assim;
  • Além disso;
  • Apesar disso;
  • Bem como;
  • Contudo;
  • Do mesmo modo;
  • Em outras palavras;
  • Juntamente com;
  • Nesse sentido;
  • Ou seja;
  • Porém;
  • Por exemplo;
  • Todavia.

Palavras de tempo

  • Agora;
  • Anteriormente;
  • Antes que;
  • Apenas;
  • Ao mesmo tempo;
  • Ao passo que;
  • Às vezes;
  • Atualmente;
  • Constantemente;
  • Depois que;
  • Desde que;
  • Enquanto;
  • Em seguida;
  • Então;
  • Eventualmente;
  • Finalmente;
  • Frequentemente;
  • Imediatamente;
  • Logo depois;
  • Logo após;
  • Nesse meio tempo;
  • Nesse ínterim;
  • Ocasionalmente;
  • Por vezes;
  • Posteriormente;
  • Pouco antes;
  • Pouco depois;
  • Raramente;
  • Sempre;
  • Sempre que;
  • Simultaneamente;
  • Todas as vezes que.

Palavras de semelhança e comparação

  • Analogamente;
  • Ao contrário;
  • Assim como;
  • Assim também;
  • Bem como;
  • Conforme;
  • Da mesma forma;
  • De acordo com;
  • De maneira idêntica;
  • Do contrário;
  • Do mesmo modo;
  • Em contrapartida;
  • Igualmente;
  • Por analogia;
  • Por outro lado;
  • Segundo;
  • Semelhantemente;
  • Similarmente;
  • Sob o mesmo ponto de vista;
  • Tal qual;
  • Tanto quanto.

Palavras de conclusão

  • Acima de tudo;
  • Afinal;
  • Assim;
  • Como resultado;
  • Definitivamente;
  • Dessa forma;
  • Em conclusão;
  • Em síntese;
  • Enfim;
  • Logo;
  • Em suma;
  • Por fim;
  • Portanto;
  • Por último.

Observações gerais

Primeiramente, não basta simplesmente usar as palavras de transição de forma aleatória, sempre se baseie na legibilidade.

Ou seja, use os termos de transição sempre que for iniciar, continuar ou finalizar uma abordagem.

Como escolher as palavras de transição?

Se você produz conteúdos pensando na persona, use as palavras de transição que combinam com seu tom e escrita.

Priorize a experiência do usuário

Antes de tudo, priorize a experiência do seu usuário e considere as características da sua persona.

Pensando nisso, estude sobre Copywriting para entender como aplicar a didática e a persuação em seus conteúdos.

Busque referências

Se você não possui o hábito de ler regularmente, busque por referências sobre o assunto que deseja escrever e observe o uso dos termos de transição.

Conclusão

Por fim, as palavras de transição para SEO permite ampliar os resultados de uma ou demais campanhas de marketing digital.

Portanto, quanto melhor for a escaneabilidade e a qualidade dos seus conteúdos, menor será o esforço para ranquear nos resultados de pesquisa.

Para saber mais sobre o que são palavras de transição, veja o vídeo do canal Elyakyn Guimarães.