O que é persona? Como criar uma? Guia completo

O que é persona? Como criar uma? Guia completo

  • Lucas Ferraz
  • Abril de 2021

O que é persona? Como criar uma? Guia completo

A persona é a representação do cliente ideal da sua empresa através da personificação detalhada do seu público-alvo.


O que é persona? Como criar uma? Guia completo

Joana tem 30 anos, ensino médio completo e atualmente trabalha no comércio. Sua renda mensal está entre R$1.000 e R$2.000. Joana é solteira, não tem filhos e está contente com sua vida profissional. Vaidosa e antenada, ela compra produtos de beleza pela internet com frequência, pois, não tem tempo de ir em lojas físicas devido a sua rotina. Joana todo mês guarda uma parte do seu dinheiro para poder comprar cosméticos e acompanha diversas blogueiras nas redes sociais. Ela é nascida e criada em São Paulo, onde vive até hoje. Nas horas vagas, gosta de assistir séries e ir ao teatro.

Você acabou de ler um exemplo de persona. Você sabe qual a importância de uma persona para a sua empresa? Como ela impacta suas estratégias de marketing digital?

De acordo com o site Dicio, que é um dicionário de português: “Marketing. Representação simplificada dos clientes ideais de uma empresa.”

Leia este artigo até o final para saber tudo sobre persona e como criar uma para a sua empresa.

Este artigo aborda:

O que é persona?

Uma persona é a representação do cliente ideal para sua empresa, através da personificação do seu público-alvo.

A persona possui uma série de peculiaridades que representam as principais características e comportamentos do seu público-alvo.

Para criar uma persona deve-se considerar os dados reais de motivações, objetivos, necessidades, desafios, preocupações, região onde mora e trabalha, etc.

Quanto mais detalhada for a persona, mais assertivas serão suas estratégias de marketing.

5 tipos de persona

Existem 5 tipos de persona, cada um com um objetivo, descubra o que é cada tipo de persona de forma prática.

Buyer persona

A buyer persona é o tipo mais utilizado dentre os existentes.

A buyer persona representa o consumidor, seu comportamento, preferências, etc.

Com a buyer persona você consegue ser mais específico nas suas ações, isso impacta diretamente nas vendas ou aquisição de leads da sua empresa.

Se você precisa aprofundar o comportamento de compra dos clientes, preferências, sobre o que você oferece ou outros fatores de compra, você precisa trabalhar a buyer persona.

Audience persona

Você posta conteúdos regularmente nas redes sociais da sua empresa? Posta artigos no blog? A audience persona representa o público que consome seus conteúdos, independente da fonte.

Portanto, se você está fazendo um trabalho de branding, ou seja, reconhecimento da marca, e para isso, está aumentando as visitas no seu site, trabalhe a audience persona.

Esse tipo de persona permite conhecer mais sua audiência, desta forma, você pode personalizar seu conteúdo para estas pessoas, aumentando a relevância do seu conteúdo.

Proto persona

A proto persona é como um protótipo, ela vem antes da definição da persona.

Na maioria das vezes, é criada em sessões de brainstorming ou intuição.

Lembre-se que uma proto persona é uma persona que ainda não foi completamente definida, é melhor que não ter nenhuma, porém, ao mesmo tempo, pode ser prejudicial para o seu negócio utilizá-la nas estratégias.

A proto persona pode se tornar qualquer outro tipo de persona, para isso, é preciso fazer a validação de todas as suas especificidades.

Brand persona

Engana-se quem pensa que as personas representam apenas os clientes, a brand persona, por exemplo, representa o perfil da empresa.

A brand persona é o que pode tornar sua empresa mais humana, para criá-la, reúna-se com seus colaboradores e considere:

  • Se minha empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas características?
  • Sendo minha empresa uma pessoa, como ela gostaria de ser enxergada pelo público?
  • Sendo minha empresa um ser humano, como ela gostaria de ser enxergada pelos colaboradores?

User persona

A user persona representa os usuários do seu produto, é mais utilizado por empresas SaaS, assim sendo, suas especificidades são consideradas no desenvolvimento de aplicativos e plataformas.

Da mesma forma, toda a logística de vendas e suporte destas empresas considera a user persona.

Por que criar uma persona?

Executar campanhas de marketing para personas possibilita uma compreensão mais aprofundada sobre o comportamento do público.

Além disso, quando você se comunica com personas detalhadas, você consegue enviar a mensagem ideal para aquelas pessoas, o que possibilita que você aumente sua aquisição de leads.

Quantas pessoas gastaram tempo e dinheiro em estratégias e não tiveram o ROI (Retorno Sobre Investimento) esperado? Isso é comum quando você não considera as personas ideais para o seu negócio.

É como falar português com quem só entende inglês, ou, tentar vender carne natural para quem é vegano.

Os principais motivos para você criar uma persona para o seu negócio são os seguintes:

  • O tom, estilo e diagramação do seu conteúdo se tornam mais específicos;
  • Os conteúdos produzidos por você, ficam mais precisos e conversivos;
  • Uma estratégia de marketing digital mais aprimorada possibilita um maior ROI;
  • Entendendo melhor o comportamento do seu público, a usabilidade e navegabilidade do seu site se tornam mais adequadas, reduzindo sua taxa de rejeição.

Principais diferenças entre personas e público-alvo

Confundir o que é persona e público-alvo é muito comum, mesmo que na maioria das vezes, são tratados como a mesma coisa.

De modo geral, o público alvo é mais genérico, enquanto a persona é mais humanizada e detalhada.

Público-alvo

O público-alvo compõe um grupo genérico de pessoas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Eles sãos seus clientes em potencial, de forma genérica e abrangente.

Se você tem uma empresa de prestação de serviços de segurança eletrônica, por exemplo, sua cartela de clientes pode ser composta por empresas e pessoas físicas, de todos os gêneros e faixas de renda.

Exemplo de público-alvo

Um exemplo claro de público alvo é o seguinte:

Homens de 20 a 30 anos, solteiros, graduados em tecnologia com renda mensal de R$3.500,00 e que buscam novas oportunidades de trabalho.

Persona

Como explicado anteriormente, a persona é a personificação do seu público-alvo, ou seja, são vários perfis de indivíduos que compõe seu público.

É muito mais assertivo se comunicar com personas do que com o público geral.

Utilizando o mesmo exemplo do público-alvo, uma persona seria pessoa física e outra pessoa jurídica.

Mas, não é tão simples assim, entre as pessoas jurídicas, algumas podem ser empresas de pequeno porte, outras podem ser microempreendedores individuais.

Exemplo de persona

Um exemplo claro de persona é o seguinte:

Débora tem 22 anos, solteira, sem filhos e estudante de fisioterapia. Ela pretende ingressar no mercado antes de se formar. Débora pensa em fazer pós-graduação para conseguir melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Qual a importância das personas?

Com base em tudo que você leu até chegar neste tópico, você já sabe o que são personas, para deixar mais claro, vou te falar o porque as personas são tão importantes.

O primeiro ponto são os benefícios que a empresa consegue ao trabalhar com o público-alvo com mais profundidade. Isso possibilita não apenas que a sua linguagem seja mais atrativa no marketing de conteúdo como também as métricas de comportamento do usuário melhoram.

A criação de personas possibilita uma visão mais clara e objetiva dos usuários, permitindo uma otimização das estratégias de marketing utilizadas para captação de leads.

Por isso, é importante definir a persona antes de contratar uma agência de criação de sites, afinal, o layout do site será direcionado para melhorar a experiência dos usuários.

Como criar uma persona?

Chegamos a etapa de maior interesse das minhas personas, aprender como criar uma persona.

As personas não são criadas simplesmente do nada, é necessário fazer uma pesquisa com base em dados reais.

Alguns dos principais dados para criar uma persona são os seguintes:

  • Motivação;
  • Objetivos;
  • Necessidades;
  • Desafios;
  • Preocupações;
  • Região onde mora e trabalha;
  • Estrutura familiar;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • E qualquer outra especificidade que seja relevante para o seu negócio.

Se você já possui um banco de dados com informações dos seus clientes, pode utilizá-lo como fonte de algumas destas informações.

Você também pode criar questionários ágeis e enviar para o seu público através de pop-ups não-invasivos ou e-mail marketing.

Disponibilize alguma informação ou recompensa para obter as informações que deseja, desta forma, mais pessoas responderão seu questionário.

Dependendo da diversidade do seu público, crie mais de uma persona, e considere todas elas nas suas estratégias de marketing, porém, tenha cuidado para não criar muitas personas e perder o foco.

Para começar a montar sua persona, foque nos seguintes dados:

  • Nome;
  • Idade;
  • Cidade em que reside;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Renda média;
  • Estrutura familiar;
  • Principais necessidades;
  • Principais medos, desafios e desejos;
  • Assuntos de interesse;
  • Onde busca informações relacionadas a sua área de atuação;
  • Redes sociais que mais utiliza;
  • Hobbies;
  • Influenciadores que acompanha.

Mas, não para por aí, você também pode utilizar outras informações que impactam sua forma de lidar com as personas, são elas:

  • Quais os melhores canais para fazer contato;
  • De que forma ela gosta de ser tratada;
  • Qual a melhor linguagem para utilizar durante os contatos;
  • Como é seu comportamento de compra e o padrão de consumo;
  • De que tipo de solução ela precisa agora.

Quantas personas criar? Existe uma quantidade mínima ou máxima?

Não existe um número padrão para determinar a quantidade ideal de personas de um negócio.

A quantidade de personas depende de uma série de fatores do próprio negócio, como:

  • Área de atuação;
  • Tipos de produto ou serviço;
  • Público compatível com o valor cobrado de acordo com a qualidade fornecida;
  • Região onde atua;
  • E outras informações específicas do seu negócio.

No entanto, trabalhar com 3 ou 4 personas possibilita direcionar suas estratégias de modo mais assertivo, sem perder o foco no objetivo, que é ser mais assertivo.

Você pode criar um ranking de importância das personas para priorizar a sua comunicação e atuação.

Para isso, é necessário identificar qual persona representa a maior parte do seu público-alvo, ou qual corresponde ao maior percentual do seu faturamento mensal, trimestral, semestral, anual e sazonal.

Dica de ouro para criação de personas

Inclua todos os colaboradores da sua empresa na criação das personas.

Cada colaborador pode contribuir com uma informação diferente de acordo com a própria perspectiva.

3 ferramentas para criação de personas

Existem centenas de ferramentas cujo intuito é a criação de personas, conheça algumas delas abaixo.

1 — Super Persona

Em 2015 o portal Superstorm criou a ferramenta Super Persona. Essa ferramenta é completamente gratuita e de fácil utilização, mesmo para pessoas leigas.

2 — Make My Persona

Criado pela HubSpot, a ferramenta Make My Persona é uma das mais utilizadas do mundo.

3 — Gerador de Personas

Criado pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, o fantástico gerador de personas é totalmente gratuito e de fácil uso.

As duas empresas são pioneiras em ferramentas e recursos voltados para marketing digital no Brasil.

Como aplicar as personas nas estratégias de marketing?

Se você seguiu todas as informações até chegar aqui, crie ao menos duas personas antes de prosseguir, assim, poderá entender, na prática, a melhor forma de usar as personas nas suas estratégias de marketing digital.

Basicamente, tudo o que sua empresa faz, sejam pequenos comunicados ou estratégias robustas de aquisição de clientes, deve considerar as personas.

O que um e-mail marketing vai criar no meu público? Qual comportamento eles vão realizar? Quais os sentimentos criados? Tudo isso deve ser considerado.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing, as pautas são criadas de acordo com os termos mais buscados pelo público.

Esse é um dos pilares da pesquisa de palavras-chave e da produção de artigos relevantes.

Conclusão

Parece complicado criar uma persona? Na prática, é mais fácil do que parece, porém, atente-se aos detalhes para que sua persona seja a ideal para o seu negócio.

Não se engane, você não precisa ser um especialista em marketing digital para aplicar personas nas suas estratégias, tenho certeza que com essas dicas você tem tudo o que precisa para conseguir bons resultados.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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