Durante vários anos, os resultados de ações publicitárias eram analisados de modo pouco eficiente, porém, o ROI (retorno sobre investimento) veio como uma métrica precisa para analisar se uma campanha de marketing está valendo a pena.

Se você tem problemas em calcular o retorno sobre o investimento das suas ações de marketing digital, leia este artigo até o final e aprenda a calcular o ROI.

O que é ROI?

A sigla ROI é a abreviação do termo return on investment, traduzido para retorno sobre o investimento.

O ROI é uma métrica que possibilita calcular quanto dinheiro uma campanha rendeu e qual foi o gasto para executá-la.

Através do ROI é possível identificar quais canais de publicidade trouxeram o melhor retorno, assim sendo, ampliando o investimento nestes canais, o lucro da campanha é maximizado.

O que é ROI

Como calcular o ROI?

A fórmula para calcular o ROI é bem simples, confira abaixo:

ROI = (Receita – Custo)/Custo.

Supondo que uma empresa tenha faturado 10 mil reais em decorrência de uma campanha de marketing que custou mil reais.

A fórmula ficaria assim:

  1. ROI = (10.000 – 1.000)/1.000;
  2. ROI = 9;
  3. ROI = 9*100;
  4. ROI = 900%.

Segundo o exemplo acima, o retorno foi 9 vezes superior ao investimento, ou seja, 900% de retorno sobre o investimento.

Por que é importante calcular o ROI?

Por ser um indicador financeiro, o ROI é muito eficaz para calcular o retorno sobre um investimento, servindo para qualquer tipo de investimento, seja um evento, um investimento na bolsa, uma campanha de marketing, etc.

Este é um dos indicadores que permitem que a sua empresa faça planejamentos mais assertivos e crie metas alcançaveis.

Como multiplicar o ROI?

O seu site tem uma boa taxa de conversão? Mesmo que seu site tenha boas conversões recorrentemente, sempre é possível otimizar e conseguir melhores resultados.

Uma das melhores metodologias para conseguir aumentar as conversões do seu site é o CRO (Otimização da Conversão).

O CRO visa otimizar a experiência do usuário nas páginas do seu site, fazendo com que seu site converta mais acessos em leads.

Qual a relação entre conversão e ROI?

Se você tem uma campanha de marketing em execução, saiba que se você não investiu em CRO para maximizar suas conversões, seu ROI será menor.

Isso não quer dizer que você não terá um bom retorno sobre o investimento, mas, que você poderia ter um retorno superior.

Ou seja, se a sua taxa de conversão fosse 30% superior, a campanha proporcionaria resultados muito superiores aos atuais.

O CRO não é feito apenas nas páginas de um site, mas, também em e-mail marketing, artigos no seu blog, publicações nas redes sociais e outras ações publicitárias.

Os principais benefícios da otimização da conversão são os seguintes:

  • Melhora na experiência do usuário com a sua marca;
  • Aumento do lucro;
  • Aumento dos recursos financeiros para reinvestir em marketing;
  • Mais receita para o caixa da sua empresa.

Como aumentar o ROI em Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads?

Para aumentar o ROI nas suas campanhas de Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, considere:

  1. Entenda a jornada do seu cliente;
  2. Crie objetivos claros e consistentes para cada campanha;
  3. Segmente a campanha;
  4. Valide a campanha com um investimento mais baixo;
  5. Mensure o ROI de cada campanha.

Conclusão

O ROI é um dos indicadores mais eficientes para calcular o retorno sobre o investimento em campanhas de marketing.

Sempre calcule o ROI das suas campanhas e ações de marketing para saber quais canais proporcionam os melhores resultados para sua empresa.