Embora existam atalhos no SEO, nem sempre o resultado destes atalhos são duráveis, isso deu origem ao chamado SEO holístico, o que não diz respeito a uma forma correta de fazer a otimização de sites, e sim, observar todos os aspectos e perspectivas para obter resultados duradouros.

Afinal, uma coisa é conseguir a primeira posição no Google, Bing e outros buscadores, outra é se manter bem posicionado e gerar leads qualificados.

O que é SEO holístico?

O SEO holístico visa otimizar todos os aspectos e perspectivas para obter posicionamentos orgânicos duradouros para as palavras-chave qualificadas para o site.

De modo geral, a visão holística do SEO otimiza:

  • A persona da campanha;
  • A experiência dos usuários;
  • A segurança do site;
  • A produção de conteúdos relevantes;
  • As linkagens internas e externas;
  • A conquista de backlinks contextuais, relevantes e naturais.

Por que fazer uma abordagem holística do SEO?

É sabido que o Google tenta construir um mecanismo de buscas capaz de entregar exatamente o que o usuário procura e precisa.

SEO holístico: o que e e como funciona

Isso quer dizer que o seu site deve ser considerado pelo Google como o mais relevante para os conteúdos, serviços e produtos ofertados.

Deste modo, a única forma de conseguir resultados duradouros é com o SEO holístico.

Além disso, o Google faz diversas atualizações anuais em seus algoritmos de classificação de sites, criando a necessidade de realizar auditorias de SEO regularmente para manter os resultados obtidos.

O que faz um site ser relevante para o Google?

Mais importante de o que é SEO, é como fazer a otimização de sites de forma duradoura.

Desta forma, o que faz um site ser relevante para o Google é:

Como fazer SEO holístico?

Antes de te ensinar como fazer SEO holístico, você deve entender os diversos aspectos que compõe a otimização de sites.

Por isto, leia meu guia de SEO para iniciantes, nele abordo o SEO holístico de forma didática.

Conclusão

A visão holística do SEO visa otimizar vários aspectos de um site, desde a arquitetura do site até o on-page, conteúdo e off-page.