SEO para iniciantes: guia completo atualizado

SEO para iniciantes: guia completo atualizado

  • Maio de 2021
SEO para iniciantes: guia completo atualizado

SEO para iniciantes: guia completo atualizado

O SEO é composto por técnicas cujo objetivo é posicionar um site nas primeiras posições do Google sem ter que pagar por anúncios. Este artigo de SEO para iniciantes é didático e explicativo, voltado para leigos no assunto.


Aprenda tudo nesse guia de SEO para iniciantes para conquistar um bom posicionamento no Google, o que é um grande desafio para quem tem um empreendimento digital.

Afinal, estar no top 3 dos resultados orgânicos é garantia de tráfego para o seu site e, claro, gerar leads qualificados.

Mas como garantir que a sua página esteja entre as primeiras colocadas?

Investir em SEO é o melhor caminho para criar uma autoridade para o seu site, e o melhor, os resultados são mais duradouros que em outras estratégias.

Este artigo aborda:

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas aplicadas dentro e fora de um site com o objetivo torná-lo mais relevante tanto para os internautas quanto para o Google, o que proporciona um aumento da sua visibilidade na internet.

Para os internautas, a relevância está relacionada principalmente à qualidade do conteúdo.

Essa qualidade está atrelada à profundidade do tema abordado e à facilidade de ler e compreender o que está ali.

Já para os mecanismos de buscas, a relevância tem mais a ver com técnicas de otimização.

Por exemplo, a escaneabilidade do texto, o uso de palavras-chave, a aplicação de links internos e externos, entre outras regras que você verá ao longo deste artigo.

Como o SEO funciona?

Para entender como o SEO funciona, precisamos dar um passo atrás e pensar em como os motores de buscas, como o Google, funcionam.

Essas ferramentas de pesquisas possuem robôs que leem e armazenam todas as informações disponíveis na internet.

Então, quando uma pessoa faz uma busca, como “mentoria de marketing digital”, por exemplo, os arquivos que já foram lidos e armazenados são consultados e organizados de acordo com mais de 200 fatores de classificação.

Dentre os fatores considerados pelo Google, estão:

  • design responsivo;
  • a velocidade do site, especialmente em dispositivos mobile;
  • a otimização das imagens;
  • o uso correto das tags de título;
  • o emprego de palavras-chave dentro de cada conteúdo;
  • quantos sites fazem links para aquela página (backlinks);
  • aplicação de vários recursos de mídia, como imagens, vídeos e áudios.

Depois dessa classificação, os resultados desse ranking são apresentados para o internauta no que chamamos de resultados orgânicos, isto é, que não foram pagos.

Qual a vantagem do SEO?

O principal objetivo do SEO é fazer com que seu site se torne mais conhecido pelas pessoas.

Isso se dá à medida que você vai criando mais páginas com conteúdo relevante e esse conteúdo é exibido nos primeiros resultados de buscas.

Quanto mais páginas você consegue classificar na primeira página do Google, mais notoriedade é atribuída ao seu site. Consequentemente, mais visitantes acessam seu site, aumentando as oportunidades de conquistar leads e clientes.

Investir em uma estratégia de otimização para os mecanismos de buscas diminui sua dependência de outras ferramentas, como os anúncios pagos.

Além disso, a cada nova página criada, você aumenta a sua autoridade online, ganhando cada vez mais visibilidade. Algo que, com o tempo, vai se refletir em cada vez mais pessoas chegando e interagindo com a sua marca.

Em resumo, quanto mais você trabalha o SEO do seu site, mais oportunidades de atrair leads e clientes para o seu negócio de uma forma orgânica, isto é, não paga.

Entenda o SEO para iniciantes

Antes de tudo, um iniciante em SEO precisa entender alguns fatores que compõe a otimização de sites.

Por isso, continue a leitura para conhecer alguns os pontos que constituem o SEO e o motivo de serem tão importantes para conseguir um bom resultado na pesquisa orgânica.

O que é SEO On-page?

Dentro do que chamamos de SEO, existem duas subdivisões: o SEO on-page e o SEO off-page.

SEO on-page é toda e qualquer técnica de otimização que você aplica no seu próprio site. Ou seja, essa parte do SEO está totalmente sob o seu controle.

A vantagem do SEO on-page é que você pode trabalhar nele diariamente, melhorando cada vez mais a performance do seu site para que ele ganhe posições nos mecanismos de buscas.

Veja a seguir quais são as técnicas de SEO para iniciantes no on-page:

Palavra-chave

Palavras-chave são os termos usados pelos internautas para realizar uma pesquisa na web. É com essas expressões ou palavras que você deve otimizar seu conteúdo para que ele apareça como resultado de uma busca no Google.

Para ficar mais claro, imagine que você tem uma padaria no Leblon e acabou de criar seu website. A fim de que as pessoas encontrem seu site, você deve utilizar, sempre que possível e de forma natural, a palavra-chave “padaria no Leblon”.

Assim, quando uma pessoa buscar por esse termo no Google, facilmente a ferramenta saberia que o seu negócio é o mais indicado como resultado relevante para esse internauta.

Mas como saber quais palavras-chave você deve utilizar para otimizar seu site?

Ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave são softwares que fazem uma análise das buscas realizadas na web e oferecem alguns dados, como:

  • quantidade de buscas feitas por mês para um mesmo termo;
  • quão difícil é conseguir se posicionar para essa palavra-chave;
  • quanto as pessoas estão pagando para exibir anúncios para determinada palavra-chave;
  • entre outros.

Você pode, também, analisar sites de concorrentes para saber quais palavras-chave eles estão utilizando ou para quais termos eles estão bem posicionados.

Com base nessas informações, é possível traçar a sua própria estratégia de SEO e alcançar melhores resultados no posicionamento orgânico.

Alguns exemplos de ferramentas de análise de palavras-chave são SemRush, Ahrefs e KWFinder.

Título e descrição

O título de uma página é um dos itens mais importantes e precisam ser bem otimizados, no que tange execução, esse é o primeiro ponto do SEO para iniciantes.

Isso porque ele indica, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de buscas, do que se trata aquela página.

Por esse motivo, a principal coisa a ter em mente é que seu título deve trazer a palavra-chave para a qual você está buscando ranquear aquele conteúdo.

Além disso, o ideal é que o seu título tenha entre 50 e 55 caracteres, contando com os espaços.

Esse cuidado vai garantir que os seus títulos sejam exibidos integralmente nos resultados de buscas, isto é, sem cortes.

Ter uma meta description (descrição) também ajuda os mecanismos de busca a identificar do que se trata sua página. Do mesmo modo, indica para os internautas sobre o que é aquele conteúdo.

As metas descriptions podem ter, no máximo, 160 caracteres. Mas o ideal é que elas sejam um pouco menores, para garantir que todo o texto fique visível para os usuários.

URL

A URL é o endereço da sua página na internet. Por isso, ela deve ser única e, de preferência, trazer a principal palavra-chave do seu negócio.

Nesse sentido, se você presta serviços de mentoria de marketing digital, por exemplo, seria conveniente que sua URL trouxesse esses termos. Contudo, evite URLs muito grandes. Endereços com 50-60 caracteres são ideais.

Você também deve evitar acentos e pontuações na sua URL, para que ela se torne mais simples de ser lembrada pelos usuários.

Outro fator importantíssimo é ter uma URL exclusiva para cada página do seu site. Desse modo, você evita que os mecanismos de buscas confundam qual página deve ser ranqueada.

Conteúdo

SEO e conteúdo andam sempre de mãos dadas, portanto, concentre toda a sua atenção neste tópico.

Além de otimizar seu conteúdo com as palavras-chave para as quais você deseja que ele apareça nos resultados de buscas, é preciso atentar-se para alguns fatores, como:

  • use sempre intertítulos a cada 250-300 palavras, para que ele se torne mais escaneável;
  • aborde o assunto com a profundidade que ele merece, respondendo à questão proposta no título;
  • escreva frases curtas e diretas, para que o conteúdo fique o mais claro possível;
  • evite parágrafos muito grandes, para facilitar a leitura;
  • alinhe o conteúdo à esquerda, pois, isto facilita a leitura;
  • sempre que necessário, explique termos mais rebuscados ou técnicos, de modo que qualquer pessoa possa interpretar o que está sendo dito;
  • use negrito para destacar termos ou frases importantes;
  • quando for enumerar tópicos, use bullet points.

Estas são apenas algumas dicas de otimização de conteúdo. Você pode conferir outras dicas no meu artigo onde ensino como produzir artigos de qualidade e posicioná-los no Google.

Linkagem interna

Links internos são aqueles que você faz entre as páginas do seu site.

Eles servem tanto para conectar assuntos quanto para manter o visitante por mais tempo navegando pelo site.

O ideal é que os links internos sejam contextuais, ou seja, colocados em palavras-chave que indicam qual é o assunto da página para o qual direcionam.

Dessa maneira, o visitante identifica rapidamente os assuntos e pode explorar os conteúdos do seu site de acordo com seus interesses. Assim, a experiência de navegação se torna mais intuitiva e satisfatória.

Para você, a vantagem de fazer links internos é manter o usuário por mais tempo no seu site.

Isso pode aumentar o engajamento com a sua marca e melhorar seu posicionamento no Google, pois, um dos fatores importantes para esse ranqueamento é o tempo de permanência dos usuários em cada página.

Ou seja, quanto mais tempo uma pessoa permanece em uma página e quanto mais interações ela tem em seu site, mais relevante ele se torna para os algoritmos do Google.

Velocidade do site

Ter um site veloz também é um um critério importante no SEO para iniciantes que deve ser observado. De acordo com o Google, a velocidade ideal de carregamento de uma página não deve ultrapassar 2 segundos.

Mas como otimizar a velocidade de um site?

Primeiramente, revisando o código com o qual ele foi desenvolvido. Existem diversas linguagens de programação e inúmeras formas de se criar um site do zero. Quanto mais “limpa” for essa linguagem, mais “leve” será o site.

Outro ponto a considerar é a otimização das imagens. Hoje, o ideal é que as imagens sejam em formato WebP. Esse formato permite que as imagens continuem com uma qualidade muito boa mesmo em tamanhos menores.

Hospedar o site em um local com um bom servidor também afeta a velocidade do site. Portanto, procure por uma hospedagem de sites de qualidade e evite as mais baratas.

Responsividade

A velocidade de carregamento de um site também tem tudo a ver com a responsividade dele. Isto é, como ele se adapta aos diversos tamanhos de tela e dispositivos.

De forma resumida, o site deve carregar em até 2 segundos em qualquer dispositivo, exibindo todo o layout e conteúdo perfeitamente. No entanto, não é isso o que acontece com a maioria dos sites.

Geralmente eles demoram para carregar no mobile, quando não aparecem com alguma informação desconfigurada, como texto fora da tela ou imagens cortadas.

Para evitar esses problemas, converse com um desenvolvedor especializado em criação de sites para SEO para que ele otimize ao máximo o código das páginas.

Uma segunda medida é utilizar um serviço de CDN para armazenar uma cópia do site em cache e ajuda a reduzir o tempo de espera do usuário para acessar o conteúdo.

Agora que você já sabe o básico de SEO para iniciantes no que tange on-page, continue a leitura para entender sobre o SEO off-page.

O que é SEO Off-page?

SEO off-page é um conjunto de técnicas externas ao seu site que contribuem para aumentar a autoridade dele perante os mecanismos de buscas. Nesse sentido, não depende unicamente de você.

É preciso contar com outras pessoas e estratégias para que o SEO off-page funcione.

O linkbuilding (prática de conseguir backlinks) é muito importante e dificilmente executado com maestria por iniciantes em SEO.

Mesmo assim, é necessário que você entenda como o SEO off-page funciona para que este guia de SEO para iniciantes cumpra o propósito de te educar acerca dos conceitos da otimização de sites.

Backlinks

Backlinks são links que outros sites fazem para o seu. Eles são como “votos de confiança” que, quando somados, indicam para o Google que o seu conteúdo é bom e que seu site é uma referência que deve ser valorizada.

Mas, como você deve imaginar, para um iniciante em SEO nem sempre é fácil conquistar backlinks.

Nesses casos, uma boa estratégia é escrever guest posts para outros sites em troca de links.

Essa estratégia consiste em você escrever um artigo e doá-lo para um site parceiro, desde que esse site permita que você insira alguns links para os seus próprios conteúdos. Quanto mais backlinks seu site tem, maior é a autoridade dele.

Se você quiser se aprofundar em como gerar backlinks de qualidade, não deixe de conferir meu artigo onde explico o que são backlinks e como conquistá-los.

Autoridade

Autoridade de domínio é um indicador do quão relevante seu site é.

Algumas ferramentas, como o Ahrefs, indicam inclusive qual é o posicionamento do seu site em relação a todas as páginas da web.

Essa autoridade é medida de 0 a 100. Um site novíssimo tem autoridade zero.

À medida que você vai criando mais páginas, conteúdos relevantes e conseguindo backlinks de qualidade, sua autoridade aumenta.

Porém, existem outras formas de aumentar a autoridade de um site, e uma delas é a estratégia de linkbuilding.

Um site que possui uma autoridade alta tem mais probabilidade de aparecer nos primeiros resultados de buscas.

Portanto, tem também mais chances de conseguir mais tráfego orgânico, e consequentemente, mais leads e clientes.

Sinais sociais

Outro fator que influencia o SEO off-page são os sinais sociais, ou seja, seu engajamento nas redes sociais.

Digamos que você tenha um blog e compartilhe o conteúdo dele no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Pinterest, etc.

Quanto mais pessoas se engajam com os seus conteúdos, acessam seu site e compartilham seus artigos, mais sinais sociais você acumula.

E quanto mais sinais sociais você tem, maior é o seu tráfego, mais visitantes você recebe e mais relevância seu site ganha em termos de SEO.

Conclusão

SEO é um campo que está em constante transformação. Até porque as regras utilizadas pelos mecanismos de buscas para o posicionamento orgânico são atualizadas constantemente.

Nesse sentido, é fundamental que você se mantenha sempre a par das mudanças e novidades das ferramentas de buscas como o Google e o Bing.

Afinal, só assim, você conseguirá manter o desempenho no tráfego orgânico.

Agora que você conhece os principais tópicos de SEO para iniciantes, talvez se interesse também em ler meu artigo sobre o Google Meu Negócio.

  • Compartilhe
Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos

TikTok: guia completo

TikTok: guia completo

O TikTok é uma rede social que bateu diversos recordes mundiais de download em um curto período de tempo. Trata-se de uma plataforma de vídeos curtos e monetizáveis...

Ler artigo