SEO para Instagram

Você sabia que o Instagram atualmente é uma das redes sociais mais importantes para colocar em prática o marketing digital?

Podemos destacar que uma empresa que não investe em uma rede social é praticamente inexistente na Internet. Neste artigo, discutiremos as práticas sobre como fazer SEO no Instagram e, assim, impulsionar o seu perfil.

Você pode contratar também uma agência de marketing digital em Rio Verde para atender sua empresa localmente.

O que este artigo aborda:

O que é SEO?

O SEO se refere a um conjunto de práticas que serão utilizadas com o objetivo de melhorar o desempenho das buscas. O objetivo é manter sua marca no primeiro lugar quando os usuários pesquisarem um determinado termo.

Dependendo de onde seu conteúdo vai aparecer dentro dos resultados de pesquisa, você pode avaliar se sua classificação será boa ou ruim.

SEO para Instagram

Podemos destacar que um bom ranking será quando um site consegue aparecer na primeira colocação na página dos resultados de busca. Afinal, o usuário tende a clicar nesses primeiros resultados para tentar encontrar o que procura, enquanto o último resultado acaba sendo pouco consultado.

Por que fazer SEO no Instagram?

Dentro do Instagram, as próprias postagens têm dificuldade de classificação no Google porque a própria rede social tende a impedir que fotos individuais apareçam nos resultados dos buscadores. Por outro lado, se você preencher seu perfil da maneira correta, ele poderá aparecer nos resultados de pesquisa.

Porém, as técnicas de SEO para Instagram do Instagram não vêm apenas do Google. Aliás, existem técnicas que podem ajudar o perfil a aparecer dentro dos resultados de busca no próprio Instagram. Claro, isso afeta o número de pessoas que visitam sua conta e interagem com suas postagens.

Neste artigo queremos lhe ajudar a ficar bem posicionado dentro das pesquisas, principalmente nas buscas criadas dentro da própria rede social.

Como fazer SEO para Instagram

Sempre quando se pensa em melhorar o alcance, as pessoas pensam em investir em anúncios patrocinados. Mas, para quem não deseja investir dinheiro pode investir em diversas técnicas de SEO.

Sim! Saiba que SEO no Instagram é possível, basta estudar sobre eles. Com Cursos Online Gratuitos você poderá aprender sobre as técnicas.

Nome de usuário

Quando tratamos de SEO, destacamos que os campos mais importantes dentro do perfil será o seu nome do Instagram.

Como diversas pessoas já sabem, cada nome de usuário será único dentro da página. Dentro da rede social há pessoas que são mal-intencionadas e tendem a imitar seu nome, descrição, foto de perfil e às vezes até as suas publicações, mas nunca o nome de usuário.

Por conta disso, esse sempre será o identificador principal do Instagram.

Nome do perfil

Além do nome de usuário, é fundamental a definição da sua marca pelo nome de exibição do seu perfil.

Por exemplo, no caso de Cursos Online com Certificado, o nome "cursos online" deverá estar em nome do usuário.

Hashtags

É claro que as hashtags são poderosas aliadas na hora de construir suas estratégias de SEO para Instagram. Quanto mais consistente você for com suas postagens, isso quer dizer, saber escolher as melhores hashtags, maior será a probabilidade de alcançar o público certo.

Legendas nas fotos

Embora não sejam "pesquisáveis", os títulos atrairão seu público para o tópico específico que sua postagem cobre. Mas para isso, as devem estar no início do título para que os usuários tenham interesse em clicar em "ler mais".

Por exemplo, se você está falando de um novo lançamento, não crie muito suspense: anuncie já nas primeiras linhas da publicação.

Biografia

Ao criar um perfil, é essencial pensar em uma biografia para o Instagram.

Afinal, a biografia é uma das primeiras coisas que os usuários verão no seu perfil.

Localização

Marcar a localização em seus posts tende a ser prática que ajuda muito no SEO do seu perfil. Marcar a localização de uma cidade, bairro ou até mesmo de uma empresa levará as pessoas que pesquisam esses locais no Instagram à sua marca.

Instagram Shopping

Se sua loja tiver catálogos de produtos, certifique-se de que os nomes e descrições de produtos sejam otimizados para serem encontrados ao pesquisar pessoas interessadas em seu tipo de produto.

Tenha em mente que você deve pensar com a mente de seus clientes!

Com o objetivo de melhorar ainda mais o SEO do seu perfil é possível vincular suas postagens em outros lugares e usar uma estratégia multicanal.

Integre sua rede social e direcione os usuários para o Instagram com uma rede social através de backlinks. Se você tiver um canal do YouTube, blog ou site, você poderá direcionar o tráfego para esses lugares.

Use o Pinterest para melhorar o SEO do seu Instagram

Você sabia que o Pinterest pode ser um grande aliado para as técnicas de SEO para Instagram? A rede social poderá ser um meio de inspiração, ela conta com mais 400 milhões de usuários ativos em todo o mundo, e tem a vantagem de inserir facilmente links clicáveis ​​nas postagens em relação ao Instagram.

Nela você poderá ter um acompanhamento por um link que direciona os usuários para a fonte da postagem, essa é uma ótima maneira de direcionar tráfego orgânico para suas mídias sociais a partir de postagens no Pinterest.

Você pode fazer parceria com o Pinterest redirecionando seu conteúdo do Instagram e compartilhando-o de forma direta, ou criando conteúdo local e incluindo um link para seu perfil ou uma postagem específica para a qual você deseja direcionar os usuários.

Use o TikTok para impulsionar o SEO do seu Instagram

A integração de diferentes canais é essencial para o sucesso das estratégias de SEO para Instagram. Portanto, tenha em mente que você deve sempre usar os sites e outras redes sociais como o TikTok com o objetivo de promover as suas postagens favoritas dentro do Instagram.

Como fazer meu Instagram aparecer no Google?

Escrever um título inteligente para sua postagem não colocará sua imagem no ranking do Google, mas permitirá que você a encontre nas pesquisas do Instagram.

Classificar seu perfil no Google não será uma tarefa muito fácil devido à natureza dos algoritmos da web. Com as dicas fornecidas ao longo deste artigo, é esperado que você compreenda sobre como melhorar a otimização do Instagram para com os mecanismos de pesquisa.

Conclusão

Com as práticas de SEO no Instagram, garantimos que o seu perfil será encontrado com o tráfego orgânico por mais pessoas que estão interessadas em seu conteúdo!

Destacamos que essa é uma excelente oportunidade com o objetivo de atrair novos seguidores e clientes.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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