Posicionar seu site no topo do Google e outros buscadores com SEO atrai muito tráfego orgânico qualificado para o seu site, o que o torna popular e gera leads qualificados.

Uma forma de aumentar consideravelmente a taxa de cliques do seu site é com os sitelinks, afinal, este recurso passa autoridade e confiabilidade as pessoas que o veem.

Os sitelinks do Google são listas com sugestões de navegação, este recurso só aparece para o primeiro colocado, mas não é exibido para todos os sites.

O recurso sitelinks visa ajudar os usuários a navegar pelo seu site, afinal, sugere páginas relevantes para serem clicadas.

Além disso, os sitelinks reforçam a sua marca, pois, este recurso é exclusivo para o primeiro colocado, e mesmo assim, não são todos os sites que exibem essa funcionalidade.

O que é sitelink

O recurso sitelinks do Google foram vistos pela primeira vez em 2005, se popularizando em meados de 2007.

No início, eram sugeridos cerca de 12 links internos, este número foi reduzido para no máximo 6.

No Centro de Ajuda do Search Console, o Google diz o seguinte:

”Exibimos sitelinks de resultados somente quando achamos que eles podem ser úteis para o usuário. Se a estrutura de seu site não permitir que nossos algoritmos localizem bons links de site ou se você achar que os links para seu site não são pertinentes para a consulta do usuário, nós não os exibiremos”.

Assim sendo, existem dois motivos para o Google não exibir os sitelinks para o seu site, mesmo chegando à primeira posição, são eles:

  1. A estrutura do seu site não favorece para que o algoritmo do Google descubra boas sugestões de links internos;
  2. Os links internos descobertos pelo algoritmo não são relevantes para o usuário.

Para o usuário, o recurso sitelinks poupa tempo, afinal, exibe possíveis resultados adicionais que podem contribuir para a pesquisa.

Para o dono do site, existem quatro benefícios, entenda sobre cada um deles abaixo.

Os sitelinks aumentam a taxa de cliques (CTR)

Além de chegar a tão sonhada primeira posição, a taxa de cliques também contribui para a aquisição de tráfego orgânico.

Segundo alguns estudos, os sitelinks podem aumentar a taxa de cliques de um site em até 64%, o que possibilita um grande salto na aquisição de tráfego.

Os sitelinks passam mais credibilidade e confiança ao usuário

Um dos recursos que aumenta a confiabilidade de um site nos mecanismos de buscas é o sitelinks.

Todos os dias o Google atualiza diversos algoritmos de classificação com o objetivo de aumentar a experiência dos seus usuários, o que quer dizer que não é qualquer site que recebe recursos gratuitos como os sitelinks.

Afinal, este é um recurso exclusivo, tido como sinal de que apenas sites confiáveis recebem esta funcionalidade.

Os sitelinks contribuem para o reconhecimento da sua marca

Na maioria das vezes, os sitelinks sugerem as páginas mais populares do seu site, considerando a linkagem interna e externa.

Algumas páginas que podem aparecer nos seus sitelinks:

  • Sobre;
  • Blog;
  • Produtos;
  • Categorias;
  • Serviços;
  • Artigos.

Os sitelinks aumentam a descoberta de páginas profundas ou antigas

Na maioria dos casos, os usuários iniciam sua navegação nas páginas:

  1. Inicial;
  2. Serviços;
  3. Produtos;
  4. Categorias;
  5. Artigos no blog.

O que quer dizer que eles não navegam internamente em mais de 5 páginas.

Desta forma, é provável que seus artigos, serviços, produtos e páginas mais populares apareçam no sitelinks, aumentando a descoberta do que você oferece.

Primeiramente, você não pode simplesmente solicitar ao Google para que seu site receba o recurso sitelinks.

A situação atual dos sitelinks é a seguinte:

  • Sitelinks são automáticos;
  • Os sitelinks são exibidos através de práticas internas em sites na primeira posição do Google;
  • O Google não diz como conseguir sitelinks ou como editá-los.

Mesmo assim, existem algumas práticas que podem aumentar as chances do seu site conseguir o recurso sitelinks do Google, confira a seguir.

Seu site precisa ter um nome exclusivo

Inicialmente, seu site precisa possuir o nome de uma marca, pois, dificilmente, um site com palavras-chave no domínio recebe o recurso.

Use dados estruturados no seu site

Os dados estruturados são recursos fundamentais quando o assunto é SEO, pois, eles ajudam ao Google e outros mecanismos a identificar diversos aspectos do seu site.

Se você é um programador, pode implementar manualmente o “Schema SiteNavigationElement”, porém, caso prefira, pode instalar um plugin de Schemas automáticos.

Crie uma arquitetura de navegação simplificada

Uma arquitetura simplificada é fundamental para que tanto o usuário quanto o Google consigam navegar pelo seu site e identificar as páginas mais relevantes.

Resumidamente, a navegação do seu site deve ser intuitiva e lógica, por exemplo:

Estar na primeira posição do Google para sua marca

Como mencionado acima, apenas o primeiro colocado recebe os sitelinks, porém, isso só ocorre quando se pesquisa pela marca.

Envie seu sitemap.xml para o Google Search Console

O mapa do site é um arquivo XML que ajuda o Google a rastrear seu site e descobrir por novas páginas.

Para adicionar o sitemap.xml no Google Search Console faça o passo a passo a seguir.

  1. Abra sua conta no Google Search Console;
  2. Clique em “Sitemaps” na barra lateral esquerda;
  3. Coloque o nome do seu arquivo XML e clique em enviar.

Faça linkagem interna

Os links internos são fundamentais para distribuir a força do seu site entre as páginas, desta forma, as páginas que recebem mais links ficam mais fortes e se tornam mais relevantes.

Otimize os títulos das suas páginas

O título das páginas é um dos principais elementos no que tange SEO.

Crie títulos otimizados com palavras-chave, porém, certifique-se que os títulos condizem com o conteúdo apresentado.

Aumente o reconhecimento da sua marca (Branding)

O processo de aumentar o reconhecimento da sua marca não tem fim, ele deve ser constante.

Para aumentar seu branding, considere:

  • Fazer Guest Posts em sites do mesmo segmento;
  • Aumentar seus sinais sociais (curtidas, compartilhamentos e seguidores);
  • Aumentar suas citações (sites citando o nome da sua empresa).

Conclusão

O recurso sitelinks do Google é excepcional e exclusivo, pois, não é dado para qualquer site.

É necessário estar na primeira posição do Google e cumprir uma série de requisitos para que o Google confie na sua marca.

Um site que exibe os sitelinks nos resultados das buscas recebem mais cliques, o que aumenta consideravelmente o tráfego orgânico e a descoberta das páginas mais populares.

Para saber mais sobre o que é sitelink, veja o vídeo do canal Semrush Brasil.