Antes de tudo, o Ubersuggest é uma ferramenta antiga no mercado, sendo comprada por Neil Patel em 2018.

Logo depois do rebrand a ferramenta ficou conhecida como Novo Ubersuggest, sendo uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, análise de sites concorrentes e gestão de SEO.

Atualmente, o Ubersuggest é uma das principais ferramentas para auxiliar campanhas de marketing digital como o marketing de conteúdo e o SEO.

Contudo, antes de continuar, se você não conhece sobre otimização de sites, recomendo a leitura do meu artigo de SEO para iniciantes.

O que é o Ubersuggest?

Acima de tudo, o Ubersuggest é uma ferramenta gratuita para gestão de campanhas de SEO.

O que é Ubersuggest

Logo, dentre os principais recursos, os mais usados são a pesquisa de palavras-chave e a análise de domínios.

Para que serve o Ubersuggest?

Sobretudo, o Ubersuggest é uma ferramenta voltada para gestão de SEO.

Ou seja, na ferramenta, é possível cadastrar suas campanhas (domínios), pesquisar e monitorar palavras-chave.

Em outras palavras, a ferramenta possibilita fazer a gestão completa das suas campanhas de otimização de sites.

Como funciona o Ubersuggest?

A princípio, quando você cadastra seu site no Ubersuggest, é solicitado que você faça a integração com o seu Google Search Console.

Então a ferramenta capta e armazena dados reais de milhares de websites de todo o mundo.

Apesar disso, é provável que o Ubersuggest funcione através de integrações com o próprio Google, Semrush e outras ferramentas através de APIs.

Vantagens do Ubersuggest

Antes de tudo, mesmo que existam limitações, o Ubersuggest é gratuito, permitindo até 3 consultas diárias.

Além disso, ao comparar os preços das ferramentas similares, o Ubersuggest é mais barato em todos os planos.

Conheça os recursos da ferramenta:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Análise de concorrentes;
  • Analisador de SEO on-page.

Como usar o Ubersuggest?

Em seguida, entenda como usar o Ubersuggest para fazer pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e auditoria de SEO on-page.

Pesquisa de palavra-chave

Primeiramente, abra a ferramenta e pesquise pelo termo que precisa de informações.

Em seguida, a ferramenta exibe os dados com as informações em colunas, são elas:

  • Tendência de pesquisas;
  • Voume de buscas;
  • Custo por clique (CPC);
  • PD (Dificuldade paga);
  • SD (Dificuldade de posicionamento orgânico).

Os dados podem ser ordenados de acordo com cada coluna.

Além disso, todos os dados são segmentados por abas, são elas:

  • Sugestão de palavras-chave;
  • Palavras-chave relacionadas;
  • Perguntas;
  • Preposições;
  • Comparações.

Portanto, entenda melhor sobre cada uma destas abas.

Sugestão de palavras-chave

De acordo com o termo pesquisado, esta aba exibe diversas sugestões de palavras-chave para você usar na sua campanha.

Palavras-chave relacionadas

Do mesmo modo, esta aba exibe palavras-chave relacionadas ao termo buscado para enriquecer a sua pesquisa.

Perguntas

Bem como as abas anteriores, a aba Perguntas exibe diversas perguntas feitas no Google e outros buscadores que contenham o termo desejado.

Preposições

Esta aba exibe frases usadas na pesquisa do Google usando o termo em foco.

Comparações

Por fim, a aba Comparações exibe diversas comparações feitas pelos usuários no Google de modo a buscar informações para saber qual o melhor.

Página de resultados (SERP)

Ao clicar em um termo, a plataforma exibe a classificação das páginas que ranqueiam para a palavra-chave.

Assim, a análise da concorrência se torna mais fácil e precisa.

Ideias de conteúdo

Logo abaixo das informações das palavras-chave, a ferramenta exibe ideias de conteúdo para o termo desejado.

Assim, as ideias de conteúdo são exibidas com textos que são referência no termo pesquisado.

Análise da concorrência

Primeiramente, a análise da concorrência é um dos pilares do planejamento de SEO.

Por isso, a ferramenta não poderia deixar esse recurso de fora.

Nesse sentido, as informações dos domínios são as seguintes:

  • Palavras-chave orgânicas;
  • Tráfego orgânico mensal;
  • Autoridade do domínio;
  • Total de backlinks;
  • Ranking de palavras-chave orgânicas;
  • Principais páginas na busca orgânica por país;
  • Palavras-chave de SEO.

Agora, entenda melhor sobre cada uma destas informações

Palavras-chave orgânicas

Antes de tudo, ao pesquisar um domínio, a primeira informação exibida é a quantidade de palavras-chave orgânicas que o site ranqueia no Google.

Tráfego orgânico mensal

Em seguida, é exibida a estimativa de tráfego orgânico mensal do domínio.

Autoridade do domínio

Logo depois, é exibida a autoridade do domínio (DA), calculada pela MOZ através de uma integração com a ferramenta.

Total de backlinks

Assim como a autoridade, o total de backlinks exibido também é feito através de uma integração com a ferramenta MOZ.

Ranking de palavras-chave orgânicas

Sendo um recurso importante, o ranking de palavras-chave orgânicas exibe uma comparação mensal com a quantidade de palavras-chave orgânicas que o domínio ranqueia.

Assim, confira abaixo como os dados são exibidos.

  • Verde: entre a 1ª e a 3ª posição;
  • Amarelo: entre a 4ª e a 10ª posição;
  • Laranja: entre a 11ª e a 50ª posição;
  • Vermelho: entre a 51ª e a 100ª posição.

Principais páginas na busca orgânica por país

O quadro de principais páginas na busca orgânica do domínio é segmentado por país de modo a enriquecer a pesquisa.

Com isso, é possível ver quais são as páginas com melhor desempenho na busca orgânica.

Palavras-chave de SEO

Por fim, a ferramenta exibe as palavras-chave de SEO.

Em outras palavras, os termos que o domínio ranqueia no Google.

Além disso, cada palavra-chave exibe as seguintes informações:

  1. Volume de buscas;
  2. Posição que o domínio ranqueia;
  3. Estimativa de visitas para cada termo.

Os dados do Ubersuggest são confiáveis?

Visto que a ferramenta funciona através de APIs e informações dos próprios sites no Google Search Console, pode-se dizer que os dados do Ubersuggest são confiáveis.

Ferramentas similares ao Ubersuggest

Conheça as ferramentas que são concorrentes do Ubersuggest no mercado de SEO e produção de conteúdo.

Semrush

Primeiro mas não mais importante, o Semrush é um dos pioneiros no mercado de ferramentas de SEO, sendo uma ótima alternativa do Ubersuggest.

O Semrush é uma das ferramentas de marketing digital mais completas do mercado, porém, o valor dos planos não é acessível para o Brasil.

KWFinder

O KWFinder é uma ferramenta completa para pesquisa e análise de palavras-chave, exibindo o volume e a dificuldade estimada em ranquear os termos.

Além disso, a o KWfinder exibe um gráfico de tendência da palavra-chave e o custo por clique (CPC).

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta de SEO lançada em 2011, nela é possível fazer análise de concorrentes, de palavras-chave e de backlinks.

MOZ

A MOZ é uma plataforma que agrega diversas ferramentas voltadas para SEO.

Dentre as principais funções, as mais relevantes são:

  • Keyword Explorer (análise de palavras-chave);
  • Link Explorer (análise de backlinks);
  • On-Page Grader (Análise de SEO on-page);
  • Rank Tracker (monitorador de SERP).

Juntamente com esses recursos, a MOZ oferece o DA (Domain Authority – Autoridade do domínio) e o PA (Page Authority – Autoridade da página).

Estas métricas refletem uma estimativa da força do seu domínio e das suas páginas.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é um recurso do Google Ads, antigo Adwords.

Ou seja, para usar o Planejador de Palavras Chave do Google é necessário ter uma conta de anúncio.

Por fim, a pesquisa de palavras chave do Keyword Planner oferece:

  • Média de pesquisas mensais;
  • Concorrência;
  • Lance sugerido para tráfego pago (CPC).

Perguntas frequentes

Confira as principais perguntas frequentes sobre a ferramenta.

Como instalar e usar a extensão do Ubersuggest?

Para instalar a extensão do Ubersuggest no Google Chrome basta acessar Chrome Web Store.

Após a instalação, sempre que você fizer uma pesquisa no Google ou acessar um site, poderá ver as informações de palavras-chave e do domínio na extensão.

Como acessar o Ubersuggest?

Para acessar a ferramenta, clique aqui.

Ubersuggest ou KWFinder? Qual o melhor?

Entre as duas opções, o Ubersuggest oferece mais recursos e preços mais acessíveis.

Ubersuggest ou Ahrefs?

Mesmo que o Ahrefs tenha recursos superiores, o Ubersuggest é mais barato, sendo a melhor opção para os brasileiros.

Ubersuggest ou Google Keyword Planner? Qual é melhor?

O Google Keyword Planner é um recurso do Google Ads e é totalmente gratuito.

Porém, com todos os recursos que o Ubersuggest oferece, ele se torna a melhor opção.

Ubersuggest ou MOZ?

A MOZ possui diversos recursos para planejar e executar uma campanha de SEO.

Contudo, o custo-benefício da ferramenta é inferior ao Ubersuggest.

Ubersuggest ou Semrush? Qual usar?

O Semrush é uma ferramenta completa para diversas estratégias de marketing digital.

Porém, como o valor dos planos não é acessível para o Brasil, recomendo que você use o Ubersuggest caso tenha até 15 campanhas de SEO.

O Ubersuggest é bom?

Tendo em vista todos os dados que a ferramenta oferece com precisão, podemos concluir que o Ubersuggest é confiável e eficiente.

Além disso, a ferramenta do Neil Patel é gratuita para até três pesquisas diárias.

Usar o Ubersuggest compensa?

Tanto na versão gratuita quanto nos planos pagos, o custo-benefício do Ubersuggest vale a pena.

O Ubersuggest é pago?

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita, porém, existem três planos pagos para diminuir ou remover o limite diário de pesquisas.

Mesmo assim, o preço do Ubersuggest é acessível no Brasil.

Conclusão

Em suma, o Ubersuggest é uma das ferramentas de SEO com melhor custo-benefício do mercado.

Em outras palavras, o uso gratuito da plataforma é suficiente para iniciantes.

Da mesma forma, os planos pagos são acessíveis para os profissionais de SEO, incluindo analistas e redatores.

Para saber mais sobre o que é Ubersuggest, veja o vídeo do canal Mafalda Melo.