Precisa de linkbuilding?

Entre em contato por telefone, whatsapp ou pelo formulário abaixo.
Eu ou alguém da minha equipe te responderá em até 24h.

(31) 3317-6686 | (31) 98813-8112

Linkbuilding

Em suma, o linkbuilding é a prática de conseguir backlinks para as páginas de um ou mais sites.

Hoje em dia, ser um profissional na Web não é algo fácil. Pois, requer muita leitura e entendimento de vários assuntos. Entre eles estão os termos ligados a SEO - Search Engine Optimization, um conjunto de técnicas para alavancar seu site nos mecanismos de busca.

Se você é um Webmaster e deseja se tornar um profissional completo, e que executa o próprio trabalho de SEO Onpage e Offpage em seu projeto, saiba que você terá de se tornar autodidata. Você terá que ler muito e implementar da forma correta cada uma destas técnicas de Linkbuilding!

Se você procura ter sucesso no seu projeto, deve ter em mente que terá de fazer um bom trabalho de Linkbuilding. Desta forma, irá conseguir conquistar a sua audiência tão almejada.

O que é Linkbuilding?

Em suma, Linkbuilding é um conjunto de estratégias de SEO Offpage. E o foco dela é fazer você conquistar links como referência ao seu site proveniente de outros sites. Sendo assim, você poderá construir a autoridade do seu projeto, e conseguir se posicionar nas primeiras posições do Google, Bing etc.

Uma boa estratégia de Linkbuilding, se bem executada, irá fazer com que seu site cresça nas buscas.

Ademais, vai tornar conhecido e dependendo da qualidade, você e seu projeto poderá se tornar referência naquele mercado.

Contudo, para fazer linkbuilding para melhorar o SEO, é preciso ter um site. Por isso, se você ainda não possui um, recomendo fazer a criação de um site profissional otimizado.

O que significa linkbuilding?

O termo Linkbuilding significa traduzindo para o português: Construção de Links. Esta técnica de SEO Offpage deve ser feita e construída segundo o Google de forma natural. No entanto, uma boa estratégia de construção de link para seu projeto com foco em um conteúdo de qualidade naturalmente te trará links de referência na internet.

Quando você for executar a sua estratégia, procure desenvolver em seu site conteúdos de qualidade e com responsabilidade. Desta forma, você passará a ser referenciado por outros sites de forma natural, e você terá assim, uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

O que é backlink?

O termo Backlinks, traduzido para o português significa: Links de Volta. Esta técnica de SEO Offpage é chamada de "links externos" ou "Inbound Links", que são links que um site aponta para o outro.

Eles são diferentes dos links internos, onde este é uma página interna sua apontando para outra página interna do seu projeto, por exemplo.

Os links internos ou "Internal Links" como alguns chamam, fazem parte de uma boa estratégia de SEO Onpage. Portanto, ter links internos bem distribuídos fará com que o seu usuário possa navegar em seu site de forma fluida e consciente.

Procure desenvolver uma boa linkagem interna e uma boa referência de linkagem externa, pois ambas fazem parte de uma boa e completa estratégia de Linkbuilding.

Por que fazer Linkbuilding visando backlinks de qualidade?

O porquê é simples! Quando você faz ações de construção de conteúdos de qualidade, naturalmente você receberá links de referência de outros projetos sem precisar de muito esforço. E assim, naturalmente você irá crescer, poupando trabalho por ter feito ele com qualidade.

O objetivo aqui é conseguir outros sites também de qualidade apontando para você. E assim, receber deles links como referência. O Google usa cada link apontado para seu site para calcular e te classificar nas SERPs, o famoso Rankings de Busca e te classificar.

Sendo assim, você vai conseguir mais tráfego gratuito e melhores posições na busca orgânica.

Como fazer Linkbuilding para conseguir bons Backlinks?

Há algumas técnicas de Linkbuilding que você poderá fazer para acelerar o crescimento do seu projeto, e assim conseguir crescer com constância e qualidade. Mas, lembre-se, existe uma forma correta de fazer isso para não cair em punições que o Google pode te dar. Sendo assim, não extrapole, vá com calma.

1 - Entenda a sua persona

Você sabe quem é a pessoa ou o público alvo que irá acessar o seu projeto? Qual será o público alvo que você quer conquistar? Pensando nestas duas perguntas, você deverá determinar o seguinte: Uma forma de escrita e abordagem para este público, visando assim, atender as necessidades deles e entregando o conteúdo que eles procuram.

Procure entender e escrever atendendo as necessidades daquele público alvo específico, para assim, você conseguir promover seu site e também a sua imagem. Ninguém segue quem escreve informações inverídicas ou desatualizadas, sendo assim, procure dar o seu melhor!

2 - Encontre sites relevantes e relacionados ao seu

Procure estudar outros sites neste nicho que você determinou de atuar. E após isso, procure fazer parcerias, entrar em contato, ou até mesmo, referenciá-los nas matérias criadas em seu site. Sendo assim, eles poderão também fazer o mesmo por você.

Procure também fazer parceria com eles, solicitando aos administradores para você se tornar um colunista neste site, por exemplo.

3 - Entenda a persona do site parceiro

Algumas vezes você será requisitado a publicar matérias ou colunas no site destes parceiros. E assim, é necessário que você consiga entender qual é o público alvo daquele projeto. Procure sanar as dúvidas, lacunas, ou publicar algo que aquele público tenha interesse ou vá vir a ter.

Se você produzir conteúdos de qualidade no site do seu parceiro ou onde você é colunista, certamente ele irá te requisitar novamente para escrever. Pois, certamente o público-alvo daquele site poderá ter gostado. Isso irá te ajudar a ser indicado a outras pessoas, e isso poderá te abrir muitas portas de parcerias.

4 - Escreva um bom Guest Post

O termo Guest Post significa "Posts de Visitantes" ou "Postagem de Parceiros". Se você não quiser se tornar parceiro colunista destes projetos do seu nicho, poderá enviar para eles matérias para serem publicadas referenciando o seu site.

Desta forma, você estará criando conteúdo de qualidade e disseminando ele na internet, e mostrando também assim, o seu projeto como sendo referência naquele nicho. As pessoas irão passar a conhecer o seu site e acompanhar ele como referência naquele mercado.

Sempre que for assim, procure escrever Guest Posts para serem publicados no site dos seus parceiros com bastante qualidade. Recomendamos Guestposts de no mínimo 700 palavras e no máximo 1500 palavras. Procure inserir o máximo possível de informação, de uma forma clara e objetiva, e aproveite para mostrar às pessoas o seu projeto.

Atente-se para as questões de Legibilidade, Palavras de Transição e procure inserir a palavra chave alvo entre 0,5% a 1% do seu texto. Se você não consegue ou não tem tempo para isso, procure um redator com foco em SEO e que preencha a lacuna destas duas questões.

Procure sempre também, enviar conteúdo único, e de qualidade. Nada de plágio ou com erros de português, pois, caso isso aconteça, certamente o seu parceiro não irá publicar novamente um conteúdo seu.

5 - Insira o link da sua página na palavra-chave desejada

Palavra chave é aquela que você quer posicionar quando buscado no Google. Sendo assim, procure dar link para o seu projeto na palavra chave que você quer subir no ranking. Contudo, faça isso da forma mais natural e variada possível para não cair nos filtros do Google.

6 - Envie o artigo para o parceiro

Procure parceiros ou grupos de SEO para estar participando. Nestes grupos normalmente há uma troca de Guestposts, e lá você poderá encontrar parceiros para publicar os conteúdos de Guestpost produzido por você.

Caso você não consiga achar estes grupos, recomendamos procurar um Mentor de SEO. Ele irá te ajudar a ingressar neste mercado e te apresentar as pessoas certas. Seja em parcerias e grupos para estar conhecendo pessoas e publicando seus conteúdos de Guestpost. Ou até mesmo em grupos no Facebook, Telegram e Whatsapp.

Qual a forma correta de fazer linkbuilding?

Quando você criar uma estratégia de Linkbuilding para o seu projeto, procure fazer da forma correta. Existem algumas regrinhas que você terá de seguir para conseguir posicionar nas primeiras posições nas SERPs da busca.

Siga estas regras para que você consiga crescer com constância e de forma contínua. Procure não abusar, pois o fiscal da Internet, o titio Google, fica de olho em tudo que acontece. Se você abusar de alguma delas, poderá sofrer uma punição, e cair totalmente nas buscas, não tendo assim, seu site apresentado a mais ninguém.

Qualidade é melhor que quantidade

Muitas pessoas acham que sair atirando para todos os lados e criando conteúdo e disseminando eles de qualquer jeito te trará resultados. Sinto te dizer... mas você está completamente errado. Procure prezar pela qualidade do conteúdo que você dissemina.

Não é a quantidade de links que você recebe que fará com que seu site consiga as primeiras posições. E sim, backlinks de sites do nicho e de qualidade! É melhor você conseguir um link de um site que semelhante ao seu, do que de um site que não tem nada a ver com seu nicho. Vamos a um exemplo:

Seu site é no nicho de artesanato, e você conseguiu milhares de links de outros sites. Estes sites não falam ou não tem relação nenhuma com o seu nicho de artesanato. O Google hoje possui vários mecanismos de análise de links. E se ele perceber que estes links de referência não são de qualidade ou que não estão alinhados com seu nicho, ele pode não considerar e ainda te punir!

Sendo assim, procure fazer parcerias e disseminar o conteúdo aos seus parceiros da melhor forma possível. E em sites ligados ao seu nicho de atuação ou semelhante. Preze por escrever no seu site conteúdos inovadores e de qualidade, para que você se torne referência naquele nicho escolhido por você.

Não crie backlinks para as mesmas palavras-chave

Sempre que você for disseminar um conteúdo na internet, seja por meio de Guestposts, ou coluna em site de parceiros referenciando o seu site. Procure linkar a sua página da forma mais natural possível. E procure não repetir as mesmas palavras chaves neles.

O problema aqui está no seguinte: O titio Google fica de olho em todos os links que você recebe. Inclusive nas palavras chaves que você anda ganhando link. E se ele percebe que algo está fora do normal, e você não está recebendo links de forma natural ele poderá punir você.

Sendo assim, procure sempre variar os links que você dá para o seu site. E insira ele no seu conteúdo da forma mais natural e oculta possível, e sempre variando o texto que você irá linkar ele.

Sempre crie Backlinks pensando no contexto

Quando você for criar conteúdos para o seu projeto e ganhar links, atente-se para o seguinte:

Procure ganhar estes links em sites ou projetos que façam parte do mesmo contexto que o seu. Se isso não for possível, procure inserir o seu link na Página / Matéria / Blog de forma diferente. Sempre envolvendo o contexto da matéria que está sendo lida ou da matéria que você estará referenciando.

Crie Backlinks para várias páginas do seu site

Aqui está um erro que muitas pessoas cometem ao criar uma estratégia de LinkBuilding. Elas sempre fazem links com a mesma palavra chave e sempre para a mesma matéria. Este é um erro primário e o titio Google pega facilmente.

Procure variar os links que você recebe em seu projeto. Sempre apontando para páginas diferentes do seu site. Para que assim, o Google veja que naturalmente você está recebendo estes links. Procure desenvolver backlinks de qualidade e apontando para páginas diversas do seu projeto.

Não faça mais de 20 Backlinks por mês durante o Linkbuilding

Outro erro muito cometido por webmasters é o de criar muitos Backlinks em um mês só. O Google tem uma ferramenta interna onde ele monitora os links recebidos todos os meses. 

Ele avalia e verifica qual a média de links que você sempre recebe. E caso ele perceba que este valor saiu dos meses anteriores ele pode ligar um sinal de alerta e punir o seu site.

Sendo assim, procure sempre manter mensalmente a mesma constância de criação de conteúdo e links referenciando o seu projeto. Se você seguir esta regra simples, dificilmente o Google irá te punir ou segurar o crescimento do seu projeto.

Uma coisa que é bom deixar bem claro: Tudo que é demais o Google desconfia. Sendo assim, procure ter um equilíbrio e constância no trabalho do seu projeto. Não desanime e mantenha mensalmente a mesma dinâmica de trabalho e certamente você terá resultados satisfatórios!

Solicitar orçamento pelo Whatsapp