Saber como criar um site gratuito te ajuda a ter mais visibilidade na internet sem precisar investir dinheiro.

E mesmo sem ter experiência com design e programação, é possível criar um site apenas arrastando elementos ou escolhendo um modelo.

Afinal, o preço da criação de site profissional pode ser mais alto do que você imagina. E se você está começando a empreender, o conhecimento de como criar um site gratuito pode te ajudar muito.

Por isso, ferramentas como o WIX permite montar um site apenas arrastando componentes, sem precisar escrever nenhuma linha de código.

Já o WordPress possibilita a instalação de plugins que facilitam a criação do layout das páginas e inclusão de recursos.

Como criar um site gratuito

Então, você pode entender como criar um site gratuito muito rápido, mesmo sendo leigo no assunto.

Assim, por não ter que investir para montar um site, te sobra mais dinheiro para investir em campanhas de marketing para ter mais visibilidade.

Qual a importância de ter um site?

Em suma, saber como criar um site gratuito é opcional, mas ter um site é fundamental, pois:

  • De acordo com um estudo do Siteefy, existem mais de 202.9 bilhões de sites em todo o mundo;
  • Segundo um levantamento do DataReportal, mais de 5.16 bilhões de pessoas usam a internet diariamente;
  • A cada segundo são feitas aproximadamente 99.000 buscas no Google segundo o Oberlo.

Logo, se você tem uma empresa, presta serviços ou vende produtos, é essencial para o sucesso do seu negócio que sua marca esteja na internet.

Afinal, segundo o IBGE, apenas no Brasil, aproximadamente 90% da população já possui internet em casa.

Então, imagine que apenas um terço dessas pessoas estejam buscando por produtos ou serviços na internet, essa porção representa 57.5 milhões de indivíduos.

Segundo uma pesquisa da Boa Vista, apenas 39% das empresas brasileiras usam a internet para fechar negócios, ou seja, elas têm menos competitividade no mercado.

O que é uma grande oportunidade para empresas que possuem um site com visibilidade.

Contudo, não tem como pensar em marketing ou atrair clientes para a sua empresa sem antes ter um site na internet para expor sua marca, produtos e serviços.

E isso ocorre porque ao saber quanto custa a criação de um site, muitas empresas decidem não criam um por medo de investir.

Por isso, saber como criar um site gratuito é essencial para micro e pequenos empreendedores.

Como criar um site gratuito?

De modo geral, se você não pode pagar um profissional para criar um site profissional, precisa criar um sem gastar.

Portanto, veja o passo a passo para criar um site grátis para a sua empresa.

1. Defina o objetivo do site

Primeiramente, defina o porque você quer saber como criar um site gratuito e qual será o objetivo dele.

Então, considere os seguintes pontos para definir o objetivo:

  • Visibilidade;
  • Branding;
  • Expor o portfólio;
  • Divulgar produtos;
  • Divulgar serviços;
  • Vender online;
  • Criar conteúdos.

2. Defina o tipo do site

Em suma, existem alguns tipos de sites, cada um é ideal para um tipo de objetivo e posicionamento.

Blog

Em suma, um blog não precisa ser um site separado, já que pode estar dentro de um site institucional ou de uma loja virtual.

Afinal, trata-se de uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar seu público-alvo através do marketing de conteúdo.

Pois, a produção de conteúdos de qualidade sobre a sua área de atuação é uma excelente forma de atrair pessoas que não conhecem seu site.

Assim, você pode criar dicas, estudos e pesquisas para atrair pessoas que ainda não conhecem a sua empresa, serviços e produtos.

Por exemplo, se você vende consórcios, textos comparando consórcios e financiamentos são excelentes para atrair pessoas interessadas no assunto.

Já se você possui uma pequena loja de reparos domésticos, postar tutoriais não só ajuda a atrair novos leitores como também contribui para a construção da sua marca.

Por isso, a criação de blogs é fundamental, principalmente para criar artigos para sites institucionais e lojas virtuais.

E a plataforma mais usada por quem pesquisa por como criar um site gratuito é o WordPress, devido a quantidade de plugins disponíveis.

Site institucional

Em geral, a maioria das pessoas que pesquisam como criar um site gratuito deseja a construção de sites institucionais.

Os sites institucionais são mais usados por empresas, e possuem as páginas home (página principal), quem somos, produtos, serviços e contato.

O objetivo de um site institucional é aumentar a visibilidade de uma empresa para aumentar as vendas.

Além disso, um blog aliado a um site institucional faz com que o potencial de visibilidade do site seja muito mais alto.

Loja virtual

As lojas virtuais ou e-commerces, como também são conhecidos, são sites cujo objetivo é listar produtos a serem vendidos pela internet.

A maior vantagem em ter uma loja virtual é que você não precisa de um endereço comercial para atender as pessoas, já que pode fazer tudo de casa, o que diminui o custo de operação.

Mas, se você procurou como criar um site gratuito para montar uma loja virtual, saiba que após um tempo é preciso pagar uma mensalidade.

Portal de notícias

Um portal é muito parecido com um blog, já que o objetivo é agregar conteúdos. Contudo, um portal é capaz de abranger mais temas sem perder seu objetivo.

Além disso, na maioria das vezes, o portal é acessado várias vezes por dia pelos mesmos usuários.

3. Escolha um domínio

Sabendo como criar um site gratuito ou contratando uma agência de marketing digital para isso, ter um domínio é fundamental.

O domínio é o endereço virtual da sua empresa na internet, é como as pessoas vão encontrar o seu site.

Assim, caso você já possua um nome comercial, pode usar, por exemplo, seunomecomercial.com.br.

Evite usar caracteres especiais ou termos difíceis no seu domínio, já que quanto mais simplificado melhor.

Uma ótima solução para o domínio é usar palavras-chave relacionadas à sua área de atuação.

Os domínios podem ser registrados no registro.br, o valor é baixo e é faturado apenas uma vez por ano.

4. Contrate uma hospedagem

Se você decidir criar um site no WordPress, Blogger, Weebly ou Wix, não será preciso contratar um servidor de hospedagem de sites.

A hospedagem de sites é o serviço que disponibiliza o seu site na internet. Ou seja, é ela que garante que seu site fique acessível.

É na hospedagem onde ficam os arquivos de imagem, do site e o banco de dados com as informações das páginas e do blog.

5. Escolha uma plataforma

As melhores plataformas que as pessoas usam quando buscam por como criar um site gratuito são o Blogger, Weebly, WordPress e o Wix.

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, assim, não é possível afirmar qual é a melhor. Já que isso depende das necessidades individuais de cada pessoa.

Após escolher a plataforma, basta criar uma conta. E caso não queira usar um domínio profissional, as plataformas disponibilizam um domínio gratuito.

Além disso, por ser hospedado diretamente no servidor destas empresas, pode-se considerar que é uma hospedagem gratuita.

6. Personalize o visual

No WordPress, Blogger, Weebly e WIX, você tem um vasto catálogo de temas. Pois, todas essas plataformas gratuitas de criação de sites possuem muitos templates gratuitos para você escolher.

Logo, basta escolher o layout gratuito que mais tem a ver com seu negócio. Em seguida, após escolher o tema e aplicá-lo, você pode editá-lo de acordo com a sua preferência.

O Blogger e o WIX, por exemplo, possuem ferramentas de web design gratuitas, bastando arrastar os componentes da forma que desejar.

O que torna muito mais fácil para que pessoas leigas aprendam como criar um site gratuito sem saber programação.

Dessa forma, fazer a personalização de sites fica muito simples, mesmo para usuários leigos.

Além disso, estes temas gratuitos geralmente possuem design responsivo. Por isso, para criar um site sem custo, usar estas plataformas é a melhor opção.

7. Insira imagens e conteúdos

Um dos processos mais importantes para quem quer saber como criar um site gratuito diz respeito ao conteúdo das páginas.

Afinal, sites feitos em ferramentas chamadas de criador de sites geralmente não atendem diversos requisitos técnicos de SEO.

Por isso, investir em bons conteúdos para explicar sobre a empresa, produtos e serviços é essencial.

Além disso, ter um blog com artigos para SEO sobre a área de atuação é uma ótima estratégia para atrair novos clientes.

Por isso, sempre crie e faça o gerenciamento de conteúdo voltado para sua audiência.

8. Integre suas de redes sociais

A integração de redes sociais em um site é essencial para transmitir mais credibilidade a todos que acessarem suas páginas.

Então, sabendo como criar um site gratuito, não deixe de disponibilizar suas redes sociais nas páginas.

Além disso, é recomendado adicionar o link do seu site na descrição dos seus perfis em todas as redes sociais.

9. Faça SEO no seu site

SEO (Search Engine Optimization), significa otimização para mecanismos de buscas, em outras palavras, otimização de sites.

O objetivo do SEO é fazer o subir para as primeiras posições do Google, trazendo mais visitas e novas oportunidades de venda.

Segundo uma pesquisa do Brian Dean, aproximadamente 27.6% de todos os cliques dos usuários do Google clicam na primeira posição.

Em outras palavras, ao aparecer em primeiro lugar no Google, o site recebe mais visitantes e gera mais oportunidades de venda.

Por isso, não basta saber como criar um site gratuito, é preciso usar estratégias de SEO para que o site proporcione resultados cada vez melhores.

Conclusão

De modo geral, saber como criar um site gratuito é muito útil para empreendedores que não podem investir neste tipo de serviço.

Além disso, é preciso estudar técnicas de SEO e CRO para conseguir mais acessos e aumentar a quantidade de conversões do site.

Ou seja, conseguir muitas visitas e fazer com que a maior parte dos visitantes entrem em contato, se tornando leads.

Contudo, se você pode investir na criação de um site profissional, recomendo que contrate uma agência de marketing especializada em SEO.