Como vender mais no delivery: 7 estratégias infalíveis

Como vender mais no delivery: 7 estratégias infalíveis

Em suma, saber como vender mais no delivery pode fazer muita diferença nas finanças de uma empresa.

Afinal, a tecnologia mudou a forma com que nos relacionamos com o mundo. Hoje em dia, tudo é mais prático, rápido e fácil de ser executado.

Uma prova disso é a venda por delivery, serviço que realiza a entrega de compras feitas em estabelecimentos físicos e virtuais em qualquer lugar onde o cliente esteja.

É ótimo para o consumidor, que irá receber seus pedidos em casa, no trabalho, onde quiser, com toda comodidade. Também é perfeito para quem vende, pois aumenta seu leque de alcance e serviços.

Vendas por delivery é a modalidade que mais cresceu nos últimos tempos, e como tudo que dá bons resultados, ainda pode ser melhorado.

Como vender mais no delivery: 7 estratégias infalíveis

Se você ainda não vende por delivery, vamos te ensinar a como iniciar as vendas, de acordo com o tipo do seu negócio.

Serviços de delivery, apesar de parecidos, possuem suas particularidades. Caso seu comércio seja uma pizzaria, faz sentido entender como vender mais no delivery.

O que este artigo aborda:

Por que investir nas vendas por delivery?

As compras e vendas por delivery é um privilégio que a tecnologia nos possibilitou. Com a chegada da pandemia do coronavírus, as pessoas estavam com receio de sair de casa para comprar comida ou então estavam impedidas de frequentar os estabelecimentos.

Foi aí que mais uma vez o delivery mostrou o seu valor e os investimentos nos serviços cresceram exponencialmente.

No entanto, muitos empreendedores ainda não sabem como vender mais no delivery.

Aumento nas vendas

O delivery ajuda a aumentar suas vendas pois torna o seu raio de alcance maior. Seus produtos não precisam ficar estáticos esperando alguém passar na porta do seu estabelecimento e comprar algo.

Maior poder de atendimento

Com o delivery você vai até o cliente, em diversas proximidades. Através dele será possível atender um público que só cresce, o das pessoas que não querem ter que sair de casa para resolver as coisas, como comprar comida.

Estratégias de marketing para delivery

Existem muitas estratégias de marketing que você poderá utilizar para delivery. Cabe da sua competência buscar, aplicar, adaptar e até mesmo criar novas formas de atrair pessoas para o seu negócio e aumentar suas vendas.

Tráfego pago

O tráfego pago, como o próprio nome diz, é a forma de conseguirmos visitas através de plataformas de anúncios, onde temos que pagar quando ele aparece (CPM), quando alguém clica (CPC) ou gera algum tipo de conversão ou ação (CPA).

As plataformas de criação de anúncios mais comuns presentes no mercado são o Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, e agora temos uma nova alternativa que está cada vez mais popular, o TikTok Ads.

Vamos supor que você quer que seu anúncio apareça toda vez que alguém pesquise como vender mais no delivery, basta incluir esta palavra-chave (keyword) na campanha.

Também existem empresas especializadas em oferecer anúncios nativos, que se misturam entre o conteúdo dos blogs e grandes portais de notícias. Isso faz com que se tenha um maior engajamento e aumento do CTR. Exemplos: Taboola, Outbrain, Mgid, UOL Ads, Revcontent e Yahoo.

Outra forma bastante antiga mas que funciona até hoje é a compra de espaços para inserir banners e advertorial em blogs e sites, independente do nicho que seja. Quanto maior o tráfego, mais caro será o valor da propaganda.

SEO

Através do do SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização para motores de busca, você vai conseguir vender mais por delivery sem ter que pagar anúncios.

Para conseguir visitantes, é ideal construir um blog em seu site, para publicar conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços. Dessa forma, mais pessoas vão conhecer a sua marca e entrar em contato.

Social media

As redes sociais são ótimas ferramentas para conseguir mais clientes para o seu delivery. Sua utilização é bastante simples: crescer o público e convertê-los, fazendo com que ocorra uma ação de compra.

Como vender mais no delivery pelo WhatsApp?

Você pode fazer um portfólio com todos os seus produtos no WhatsApp. Além disso, a utilização de chatbots é algo bastante comum.

As respostas automáticas para pedidos ou dúvidas frequentes é algo que adianta bastante as vendas delivery pelo WhatsApp.

Como vender mais no delivery pelo Instagram?

O Instagram é uma rede social bastante completa, com ele você consegue vender por delivery de diversas formas. Se você ainda não tem uma conta criada, chegou a hora de começar a vender mais.

As maneiras mais comuns de vender delivery pelo Instagram é adicionar o link do site no biografia, além de informações importantes, como horário de atendimento e localização. Os stories de destaque contendo produtos e preços também são bem válidos.

Inbound marketing

Existem muitas técnicas de ampliar as vendas de um delivery, uma delas é através do Inbound Marketing. Promover um negócio por meio de sites é uma das formas mais tradicionais de conseguir clientes, e continua funcionando até hoje.

Como vender mais no delivery?

Abaixo, veja 7 estratégias de como vender mais no delivery.

1. Tenha um bom planejamento

Não é possível conseguir sucesso nas vendas sem ter um bom planejamento. As coisas não são feitas por acaso. Antes de executar algo novo, é preciso estudar, organizar as ideias e, só depois de todas as análises, partir para ação.

2. Invista em divulgação

A publicidade é a alma do negócio. Se você quer fazer muitas vendas no delivery, é preciso investir na divulgação dos seus produtos. Não adianta apenas ter qualidade no conteúdo.

Como já citamos nos tópicos acima, você pode explorar diversas formas de divulgar seu negócio e prosperar em meio aos seus concorrentes.

3. Divulgue seu diferencial

Cada vez mais pessoas estão migrando para um negócio próprio, e no meio do mais do mesmo, se destacar é algo fundamental.

Você precisa de um diferencial para oferecer aos seus clientes. É nessa qualidade especial que vai fazer com que eles voltem e te deem reconhecimento.

4. Invista nas embalagens

A estética é um fator crucial em qualquer negócio, no delivery não seria diferente. Vender mais nesse tipo de empreendimento também depende do design das embalagens.

O ideal é que esteja presente o seu logotipo na embalagem, independente do material, plástico ou papel. Você também pode inserir informações úteis, como número de telefone e endereço.

5. Esteja nos principais aplicativos de delivery

Você não vai conseguir vender sem aparecer. É necessário estar nos principais aplicativos de delivery, aqueles que lideram as lojas de app na categoria.

Confira alguns aplicativos de delivery que você não pode ficar de fora:

  • Uber Eats;
  • iFood;
  • Rappi;
  • 99 Food;
  • AiQFome.

6. Divulgue seu negócio nas redes sociais

Utilizar as redes sociais para vender mais no delivery é fundamental para o crescimento do seu negócio, pois aumenta a sua presença online.

Além disso, é um serviço totalmente gratuito, com milhões de clientes em potencial para o seu negócio. É preciso atualizar constantemente a sua página ou perfil, seja ela no Instagram, Twitter, WhatsApp, Facebook ou qualquer outra rede social.

7. Crie um site e invista em SEO

Criar um site para o seu negócio é uma das melhores formas de como vender mais pelo delivery. Nele você pode adicionar cardápios, formulários de contato, cadastrar pedidos, fornecer preços dos produtos e muito mais.

Conclusão

Em suma, estas são as melhores estratégias para quem busca como vender mais no delivery. Com essas estratégias, você vai elevar seu negócio para outro nível.

Não tem segredo ou truque de mágica, crescer um delivery exige a aplicação de técnicas conscientes e infalíveis.

Se você quer aumentar as vendas do delivery, reforce todos os pilares de um crescimento saudável:

  • Planejamento;
  • Divulgação;
  • Qualidade;
  • Sustentabilidade.

Além disso, faça bom aproveitamento de todas as ferramentas de marketing digital.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos

SEO para Instagram

SEO para Instagram

Conheça algumas técnicas de SEO para Instagram que vão mudar a descoberta e a relevância do seu perfil através do tráfego orgânico...

Ler artigo