Endomarketing: o que é e como funciona

Endomarketing: o que é e como funciona

  • Maio de 2021
  • Lucas Ferraz
Endomarketing: o que é e como funciona

Endomarketing: o que é e como funciona

As iniciativas de endomarketing são essenciais para manter o bom clima no ambiente de trabalho.


Mais do que metas e resultados, a retenção de talentos é um fator importante para o sucesso de uma empresa.

Afinal, um bom clima no ambiente de trabalho contribui para a melhora na produtividade e na valorização profissional dos funcionários, o que os mantém engajados e estimulados nas suas funções.

E para isso, nada melhor do que apostar em ações para manter motivados os bons colaboradores nas empresas.

Assim, a valorização dos profissionais talentosos, através de estratégias de reconhecimento, como o endomarketing interno, é essencial.

Porque, se nem os colaboradores de uma empresa estão engajados, dificilmente uma corporação consegue novos clientes, o que é péssimo para os resultados e para os lucros da companhia.

O endomarketing trabalha na oferta de benefícios corporativos, ações de integração ao ambiente de trabalho, entre outras ações de marketing interno que contribuem para o aprendizado dos funcionários da história da empresa.

Este artigo aborda:

O que é endomarketing?

Antes de abordar sobre as ações em si, vou explicar melhor o que é o endomarketing

O processo é baseado em ações criativas aplicadas no ambiente de trabalho para dar um clima mais amistoso aos colaboradores.

Essa ramificação do marketing, voltada para o público institucional interno, é uma importante estratégia de engajamento e motivação.

Ele é feito por meio de ações de reconhecimento profissional, essas atividades promovem um alinhamento dos funcionários junto à estratégia da empresa, com o objetivo comum de proporcionar melhores resultados e aumentar o conhecimento da empresa.

Além da melhora na produtividade e nos resultados, a aplicação do endomarketing também é uma forma de humanizar a relação de trabalho, reduzindo o clima de cobrança e tensão.

Ao conhecer melhor o conceito do endomarketing, você percebe o quanto ele é importante dentro de uma corporação.

Qual a importância do endomarketing?

Investir em endomarketing é uma excelente estratégia para a sua empresa, afinal, ele faz a diferença no dia a dia da corporação.

Uma pesquisa divulgada pela empresa McKinsey Company em 2019 apontou que 56% dos trabalhadores brasileiros estão desmotivados no ambiente de trabalho.

A razão principal não é o salário, e sim a falta de um bom clima organizacional nas empresas.

A empresa de consultoria 4hunter também divulgou que o clima pesado e a falta de reconhecimento profissional estão entre os principais fatores da falta de motivação no trabalho.

Com esses dados, é possível perceber o quanto o endomarketing é importante, afinal, além da união das pessoas em momentos descontraídos, as ações focam no reconhecimento de todos os funcionários.

E isso é um verdadeiro combustível no ambiente empresarial, porque funcionários desmotivados e que se sentem desvalorizados, além de sofrerem com desgastes, também não usam 100% do seu desempenho, o que prejudica a empresa como um todo.

E não importa qual o porte da companhia, existem ocasiões especiais que podem ser celebradas de forma corporativa em qualquer lugar, desde aniversários e datas comemorativas, até o alcance de metas e análise de desempenho dos funcionários.

O endomarketing pode ser aplicado em ações como:

  • Palestras motivacionais;
  • Treinamentos;
  • Atividades lúdicas;
  • Vídeos;
  • Day off;
  • Entre outras atividades.

Mas independente da escolha, o crescimento profissional e a satisfação de toda a equipe é o principal objetivo.

5 ações de endomarketing para a sua empresa

Após conhecer a importância e os benefícios de ter ações de endomarketing na sua empresa, veja cinco exemplos que podem ser aplicados na sua empresa.

1. Ofereça um plano de carreira

Muitas pessoas buscam crescimento em suas carreiras profissionais, por isso, um plano de carreira proporciona essa oportunidade de crescimento dentro da empresa, valorizando os colaboradores e os mantendo motivados a atingir os seus objetivos.

Assim sendo, a produtividade deles tende a aumentar naturalmente, porque estarão motivados a trabalhar de maneira eficaz para o crescimento na corporação.

2. Reconheça as boas ações dos seus colaboradores

As empresas precisam mostrar aos funcionários o quanto eles são especiais, porque humanos têm sentimentos e emoções e precisam de respeito e dignidade.

Por isso, os colaboradores não devem ser vistos apenas como funcionários e sim como uma parte integrante da empresa.

Aliás, isso é o mínimo que as empresas podem fazer para garantir a produtividade total dos seus colaboradores.

Usando ações de endomarketing, demonstre que seus funcionários são peças importantes para a empresa, use bonificações, premiações, benefícios, dias de folga, etc.

3. Mantenha um ambiente saudável no trabalho

Um rico ambiente de trabalho estimula a criatividade, portanto, o clima deve ser valorizado, faça treinamentos de capacitação ou programas de integração para que os colaboradores entendam e desenvolvam melhor as suas habilidades para atender as necessidades da empresa.

Assim, o seu colaborador cria um forte vínculo com o trabalho e com os outros profissionais, gerando bons resultados e consequentemente aumentando o lucro.

4. Incentive a união das equipes

E por falar em equipe, a interação dela é o combustível para o máximo desempenho de um negócio, o que está ligado a resultados financeiros.

Por isso, faça ações dinâmicas que valorizem a união dos colaboradores, existem diferentes maneiras de fazer isso, como organizar festas de aniversário e datas comemorativas (carnaval, páscoa, natal, halloween, entre outras).

Criar momentos de jogos como bingos e quiz é uma ótima alternativa para criar momentos divertidos para descontrair, além de gerar união.

5. Valorize a comunicação interna

A comunicação interna não se resume apenas em e-mails informativos ou mural de avisos, portanto, mantenha uma comunicação interna de forma estratégica, para todos os colaboradores.

Aposte em tecnologias para facilitar a comunicação, estimule os membros da equipe a usarem canais como o Slack, Hangout, ou ferramentas semelhantes.

Conclusão

O endomarketing consiste em ações estratégicas voltadas para os colaboradores de uma empresa, visando aumentar o engajamento, motivação, satisfação e resultados da equipe.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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