Melhores ferramentas para blog

Escrever para um blog é uma grande paixão crescente desde os primórdios da internet - quem não se lembra do Flogão em 2004, que permitia usuários compartilharem conteúdos e informações? 

Todavia, esta é uma atividade que requer também muita dedicação para manter postagens frequentes.

Conforme o tempo passa, significa que você irá procurar cada vez mais conteúdo original, exclusivo e de excelente qualidade para oferecer ao leitor um conteúdo bom e, além disso, continuar a aumentar a popularidade de seu blog.

Para isso, você precisará de ajuda de algumas ferramentas, e iremos listar todas elas para você nesse artigo.

Estas ferramentas podem ser usadas por blogueiros iniciantes e experientes, ajudando você a economizar tempo e esforços valiosos. 

Melhores ferramentas para blog

Começando desde a edição de imagens, a análise de como seu conteúdo está sendo compartilhado, e diversas ferramentas como TweetDeck, Trello, Buzzsumo, Hubspot e Meme Generator no qual facilitam a vida de todo dono de blog. Vamos começar?

O que este artigo aborda:

Melhores ferramentas para blogueiros profissionais

Abaixo, confira as melhores ferramentas para blogueiros profissionais.

Encontre e edite fotos cativantes para seu blog

Escrever um bom texto é apenas uma das partes importantes para seu blog: os elementos visuais são de igual importância também, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras!

Por exemplo, você pode editar fotos usando sites online de edições, adicionando filtros pré-montados e também pode tirar fundo de imagem para acrescentar um objeto sem fundo ao background de seu site, aumentando assim a imersão do leitor ao conteúdo.

Google Analytics

Trabalhar com palavras chaves que ajudarão seu blog a aparecer na primeira página dos principais sites de pesquisa é importante, porém, para você realmente impulsionar o desenvolvimento de seu blog e o desempenho de seus posts você vai querer saber se eles estão de fato causando um impacto positivo entre os leitores. 

Use o Google Analytics para saber quais palavras chaves estão trazendo mais cliques, levando os visitantes a passar mais tempo em seu site e quais outras fontes estão trazendo tráfego significativo de visitantes ao seu blog - com isso sabendo qual conteúdo está rendendo mais visualizações e quais estão afastando leitores do site.

TweetDeck

A melhor ferramenta para blogueiros que também utilizam o Twitter para divulgar seu blog. Com o TweetDeck você pode fazer diversas configurações únicas que ajudam no monitoramento de tudo que acontece na plataforma.

Como por exemplo temos a adição de hashtags, úteis para interações de leitores do seu website.

Buffer

Se você é o tipo de pessoa que gosta de programar postagens em qualquer tipo de rede social, este site é o que você precisa! 

Ele possui uma interface totalmente fácil de se usar, podendo integrar contas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin tudo em um único lugar.

Uma vez postado, o site ainda oferece a opção de agendar compartilhamentos com cada rede social, proporcionou também a opção de edição de imagem ou texto, assim gerando postagens únicas de um mesmo assunto com diferentes palavras em diferentes redes.

Trello

Muitas pessoas pensam que blogs são um passatempo,  mas qualquer indivíduo que use blogs de maneira comercial sabe que deve ser tratado com seriedade. Este site é focado em gerenciar os calendários de postagens que você pretende fazer através da agenda, facilitando o escritor a manter-se dentro do cronograma diário e semanal de forma que você consiga melhorar sua produtividade de uma maneira geral.

É extremamente útil também para quem trabalha em conjunto com uma equipe grande, pois todos podem acessar a mesma planilha de tarefas.

BuzzSumo

Há muito conteúdo espalhado pela internet nos dias de hoje, sendo difícil de se manter antenado nas notícias que estão dando o que falar.

Este site ajuda você a acompanhar o que está sendo falado e o que está gerando cliques - apontando bons caminhos para que você possa fazer uma postagem ou até mesmo começar a escrever para algum blog.

Além disso, o site também ajuda o escritor a ter números precisos de quantas vezes as postagens de seu blog foram compartilhadas no Facebook, Twitter, Reddit e Pinterest.

Hubspot

Todo editor de blog sabe que uma hora ou outra você terá um bloqueio criativo, o que não é interessante, pois todo blog precisa de postagens com certa frequência para manter uma base crescente de leitores. 

O Hubspot é um gerador de tópicos que irá ajudar você a encontrar inúmeras ideias que podem ser desenvolvidas e gerar conteúdos incríveis para seu blog e seus leitores.

Digite algumas palavras chave para afunilar os resultados e ter algo mais específico com o que você gosta de publicar em seu blog.

Meme Generator

Um tipo de conteúdo que certamente irá gerar compartilhamentos são memes.

Criar um meme original para utilizá-lo em seu blog é uma ótima maneira de ter um conteúdo de fácil criação e que renda compartilhamentos em massa - usando o site Meme Generator, você pode criar todo tipo de memes, com conteúdos inteligentes, sarcásticos ou até mesmo bizarros mas que você sabe que irá bombar na rede. 

O banco de imagens é vasto e possui total customização, ao mesmo tempo que você pode usar memes já feitos que estão disponíveis no acervo.

Modelos básicos de memes também encontram-se no site, possibilitando o criador a ter controle sobre 100% dos aspectos da imagem.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos