Pesquisa de palavras-chave: guia completo

Pesquisa de palavras-chave: guia completo

  • Abril de 2021
  • Lucas Ferraz
Pesquisa de palavras-chave: guia completo

Pesquisa de palavras-chave: guia completo

A pesquisa de palavras-chave é fundamental para que diversas estratégias de marketing digital alcancem o resultado almejado.


Falando sobre artigos de qualidade e posicioná-los no Google, é impossível conceber um material relevante para o tráfego orgânico que atenda a necessidade dos usuários sem considerar as palavras-chave.

Como você define a pauta para os artigos do seu site? Você utiliza palavras-chave no conteúdo?

Este artigo aborda:

Este artigo vai revelar todos os segredos para fazer a pesquisa de palavra-chave mais eficiente possível.

Se você nunca fez pesquisas de palavras-chave, não se assuste, é muito mais simples do que vai parecer.

Antes de começar o guia de análise de palavras-chave, é necessário que você entenda algumas definições.

Se você é novo no SEO, recomendo a leitura do meu artigo de SEO para iniciantes.

O que é uma palavra-chave?

As palavras-chave, ou keywords, são termos contendo uma ou mais palavras.

Todo e qualquer termo pesquisado no Google ou outros mecanismos de buscas são palavras-chave.

No SEO as keywords podem ser qualquer coisa, pessoas, produtos, serviços, objetos e lugares.

Variáveis das palavras-chave

As keywords possuem variáveis que definem o potencial de acesso que elas podem trazer.

A maioria das ferramentas de análise de palavra-chave permitem que você separe as variáveis por país.

Volume

O volume representa a quantidade de pesquisas mensais de um termo nos mecanismos de buscas.

Isoladamente, o volume mostra o potencial de acessos que sua página pode receber se posicionada na primeira posição.

Dificuldade

A dificuldade é determinada pela quantidade de páginas de autoridade que competem no posicionamento orgânico do termo.

Oportunidade

A variável que representa oportunidade não é muito utilizada, mesmo sendo muito relevante.

Quando você efetua uma busca e além dos resultados convencionais aparecem imagens, mapas, anúncios e vídeos a oportunidade de conseguir cliques diminui.

Intenção de compra

A intenção de compra é um estágio do funil de vendas e é fundamental para termos relacionados a produtos e serviços.

O que são palavras-chave negativas?

Uma palavra-chave negativa se refere a um termo que você não tem intenção de posicionar organicamente.

O objetivo das palavras-chave negativas é atrair apenas pessoas que queiram exatamente o que você oferta, permitindo que sua taxa de rejeição seja baixa.

Imagine que você está ranqueando uma página para o termo “calçados”, mas, você não trabalha com calçados masculinos.

Neste caso, uma das palavras-chave negativas da sua página será “calçado masculino”. Ou seja, você não cita este termo em nenhum lugar da sua página.

A aplicação de palavra-chave negativa auxilia no afunilamento do seu tráfego, permitindo que todo o acesso seja mais qualificado ao que você oferece.

Tipos de palavras-chave

Atualmente, existem duas denominações para palavras-chave, são eles:

  • Head tail;
  • Long tail.

Keyword head tail: palavra chave principal

A keyword head tail ou palavra-chave principal também é conhecida como “palavra-chave semente”.

Esse termo é curto e define a essência da sua página, é através desta keyword que você encontra as palavras-chave de cauda longa.

São exemplos de palavra-chave principal:

  • Tênis;
  • Pontos turísticos;
  • Mesa.

Keyword long tail: palavra chave de cauda longa

A keyword long tail ou palavra-chave de cauda longa é mais específica que a principal.

Na maior parte das vezes a long tail possui um volume de busca menor, porém, por ser mais específica, ela pode carregar potenciais diferentes, como:

  • Especificidade;
  • Intenção de compra.

São exemplos de palavra-chave de cauda longa:

  • Tênis de corrida com mola;
  • Pontos turísticos em Belo Horizonte;
  • Mesa de madeira com vidro.

A importância das palavras-chave no marketing digital

Todas as práticas ligadas a SEO e marketing de conteúdo são baseadas em palavras-chave.

São as keywords que possibilitam que seu conteúdo seja exposto para o acesso orgânico, seja em video, imagem ou texto.

A sua área de atuação é muito competitiva na sua cidade? Garanto que na internet, a concorrência é muito mais acirrada.

Provavelmente, este é o motivo de você estar lendo este artigo, para aprender como fazer uma pesquisa de palavras-chave profunda, certo?

Então tenho certeza que você já tem ciência do por que usar keywords em seus artigos.

Palavras-chave com ou sem acentuação? Qual é a melhor maneira?

Essa dúvida é muito comum e frequentemente vejo discussões a respeito.

A verdade é que não existe forma correta desde que o termo que você escolheu tenha um volume mensal de buscas e tenha a ver com a intenção do seu artigo.

Apesar disso, usar palavras erradas em um artigo pode fazer com que seus leitores percam a confiança em seu conteúdo, gerando descredibilidade.

Onde usar as palavras-chave?

Tão importante quanto saber quais keywords utilizar é saber onde inserir estes termos.

Meta title

O meta title é responsável pelo título de um resultado nas pesquisas do Google, Bing e demais mecanismos de busca.

Este título é um dos principais fatores de posicionamento, o que reforça a utilização da palavra-chave neste campo.

Meta description

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e os resultados são exibidos com um título e uma breve descrição?

Essa descrição é o meta description, por isso, além da utilização das palavras-chave nesse local é recomendado a utilização de Copyright para aumentar a taxa de cliques.

Título da página

O título da página é aquele dentro da tag H1, é o primeiro e principal título da página.

As boas práticas definem que cada página tenha no máximo um título H1, seguido de subtítulos em H2, H3, etc.

O ideal é que o título seja parecido com o meta title, contendo a palavra-chave da página.

Subtítulos da página

Os subtítulos são os termos dentro das tags H2, H3, H4, H5 e H6.

O H2 é o subtítulo mais raso, assim sendo, o H6 é o subtítulo mais profundo.

Isso quer dizer que quão mais profundo for o subtítulo, mais profundo será o bloco de texto que o segue dentro do tema principal do artigo.

URL

Uma URL é o endereço de um site ou página na internet.

No SEO é comum a utilização do título da página na URL, essa prática é a ideal, pois, desta forma o endereço já diz ao usuário o assunto da página.

Incluir as palavras-chave da página na URL ajuda no posicionamento orgânico desde que se mantenha a URL amigável.

Melhores ferramentas para pesquisas de palavras-chave

Existem centenas de ferramentas na internet cujo objetivo é pesquisar palavras-chave.

Estas ferramentas auxiliam a sua pesquisa, permitindo que você economize tempo para o que interessa, produzir um artigo organicamente competitivo.

SemRush

O SemRush é uma das maiores referências no que diz respeito a ferramenta de SEO.

Nela é possível analisar concorrentes, realizar pesquisas de palavras-chave, acompanhar o posicionamento orgânico das keywords do seu site e muito mais.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita para o uso casual, nela é possível realizar análises profundas de palavras-chave e analisar sites concorrentes.

Por mais incrível que pareça, a ferramenta te oferece sugestões de pautas para artigos.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta totalmente gratuita, nela é possível observar o histórico de pesquisas de palavras através de gráficos.

Com essa função, é possível acompanhar o quão relevante uma tendência é e um gráfico de tendências anteriores.

Keywordtool.io

O Keywordtool.io é uma ferramenta bem antiga e possibilita que você pesquise o volume e dificuldade de posicionar termos não somente no Google.

As opções de pesquisas incluem:

  • Google;
  • Youtube;
  • Bing;
  • Amazon;
  • eBay;
  • Play Store;
  • Instagram;
  • Twitter.

Majestic

O Majestic é uma ferramenta voltada para o monitoramento de backlinks.

Porém, a algum tempo, eles lançaram algumas ferramentas de análise de palavras-chave que incluem:

  • Pesquisa de keywords;
  • Gerador de palavra-chave.

Planejador de Palavras-Chave do Google Ads

O Planejador de Palavras-Chave do Google Ads foi soberano durante muitos anos.

Houve um tempo em que esta ferramenta era a única do mercado, apesar da concorrência, ela ainda é uma das mais eficientes.

Keywords Everywhere

O Keywords Everywhere é uma extensão para navegadores, atualmente está disponível para Google Chrome e Firefox.

O melhor desta ferramenta é que você consegue fazer análises de palavras-chave de forma prática, resultando na otimização do seu tempo.

O que exatamente é uma pesquisa de palavra-chave?

Apesar de ter menos concorrência no posicionamento dos mecanismos de buscas, antigamente era muito difícil montar textos relevantes.

Foi aí que nasceu a pesquisa e aplicação de palavras-chave nos artigos, visando aumentar os acessos orgânicos cada vez mais.

Basicamente, a pesquisa de palavras-chave consiste em definir os termos que serão usados nos seus conteúdos.

Agora que você já tem todas as informações necessárias, vamos ao que interessa.

Confira abaixo meu guia completo para análise de palavras-chave.

Como fazer uma pesquisa completa e profunda de palavras-chave?

Já que existe uma ordem cronológica a ser seguida para potencializar o sucesso da análise das palavras-chave, acompanhe o passo a passo.

Passo #1: definir a persona

Antes de tudo, definir a persona que você quer atrair é fundamental para nortear a sua pesquisa.

Sem uma persona definida, a taxa de conversão da sua página tende a ser baixa.

Passo #2: análise de concorrentes

Saber quais páginas estão nas posições mais altas do Google para o termo que você escolheu irá te ajudar a referenciar a sua pesquisa.

Através do Ubersuggest ou outra ferramenta da sua escolha, analise quanto tráfego essas páginas conseguem mensalmente e para quais palavras elas estão posicionadas.

Anote a keyword principal, as relacionadas, as perguntas, as preposições e as comparações.

Até o momento, estes serão os termos que você irá utilizar na otimização da sua página.

Passo #3: volume de buscas

Através do volume de buscas orgânicas você consegue definir o potencial de acessos que cada keyword proporciona.

Não vale a pena trabalhar termos que não proporcionam tráfego, seu tempo será desperdiçado.

Passo #4: qualificação dos termos

A etapa de qualificação dos termos da sua pesquisa visa considerar em qual estágio do funil de vendas a sua persona está.

Com isso, alguns termos serão removidos da lista por não estarem em conformidade com o que o seu público deseja naquele estágio do funil.

Conclusão

Apesar de ser fácil, fazer uma pesquisa de palavras-chave abrangente para todas as intenções da sua persona pode consumir algum tempo.

Por isso, recomendo que você faça a análise de palavras-chave sem pressa, assim, o produto final da sua pesquisa tende a ser o mais próximo da sua necessidade.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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