Independente a estratégia de marketing digital que você queira adotar, saber como pesquisar palavras-chave é fundamental.

Afinal, as palavras-chave abrem as portas para um tráfego de qualidade e podem impulsionar o seu negócio através do aumento do seu faturamento.

Mas, você entender como pesquisar palavras-chave não quer dizer que terá bons resultados. Pois, você precisa ter paciência e dedicação.

Além disso, se você nunca fez uma pesquisa de palavra-chave, não se assuste, é muito mais simples do que parece.

Mesmo assim, muitas pessoas negligenciam as pesquisas de palavras-chave, um erro muito comum. Por isso, acompanhar conteúdos de SEO para iniciantes é tão fundamental.

Como pesquisar palavras-chave: 4 passos práticos

O que é pesquisa de palavra-chave?

A pesquisa de palavras-chave é uma prática de SEO que envolve a identificação e análise de termos ou frases específicas que as pessoas inserem em motores de busca.

Este processo ajuda a entender melhor a demanda do mercado, direcionar o tráfego de qualidade para o seu conteúdo e atender às necessidades do seu público-alvo de maneira mais eficiente.

Por isso, você precisa entender o processo de como pesquisar palavras-chave de forma muito assertiva.

Além disso, a pesquisa de palavras-chave permite otimizar o conteúdo de produtos e de serviços, o que garante que eles sejam encontrados facilmente pelos usuários nos resultados da busca.

Quais são as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave?

Atualmente, não tem como pesquisar palavras-chave sem usar uma ferramenta que permita fazer isso.

Já que fazer todo esse processo manualmente seria muito demorado. Mas, existem muitas ferramentas para fazer pesquisa de palavras-chave que podem auxiliar no aprimoramento da sua estratégia.

A seguir, veja quais são as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave:

  1. Google Keyword Planner: é uma ferramenta gratuita do Google que fornece insights valiosos sobre as palavras-chave, incluindo o volume de pesquisa e a competitividade;
  2. Semrush: uma plataforma versátil que permite não apenas a pesquisa de palavras-chave, mas também a análise da concorrência;
  3. Ahrefs: conhecido por sua extensa base de dados, o Ahrefs fornece uma visão detalhada das palavras-chave, incluindo a dificuldade de ranqueamento e a estimativa de tráfego;
  4. Moz Keyword Explorer: oferece uma análise completa de palavras-chave, incluindo sugestões, SERP Analysis e métricas de priorização;
  5. KWFinder: essa ferramenta ajuda a encontrar palavras-chave de cauda longa com menos concorrência;
  6. AnswerThePublic: ótimo para encontrar perguntas relacionadas às palavras-chave, o que é útil para a criação de conteúdo de qualidade;
  7. SpyFu: além da pesquisa de palavras-chave, o SpyFu permite espiar as estratégias dos concorrentes e descobrir quais palavras-chave eles estão usando;
  8. Ubersuggest: desenvolvido por Neil Patel, esta ferramenta fornece informações sobre volume de pesquisa, sazonalidade, concorrência e sugestões de palavras-chave;
  9. Serpstat: útil para a pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência, além de oferecer informações sobre melhorias de SEO e PPC;
  10. Keyword Tool: uma alternativa ao Google Keyword Planner, fornece até 750 sugestões de palavras-chave para cada termo pesquisado.

Como pesquisar palavras-chave?

Em suma, você pode aprender como pesquisar palavras-chave em poucas horas, mas isso envolve alguns passos essenciais.

  1. Primeiramente, é preciso compreender bem o seu nicho de mercado para que a seleção de palavras-chave seja relevante;
  2. Em seguida, use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Google Keyword Planner ou Semrush, que fornecem informações sobre o volume de pesquisa e competitividade de cada termo;
  3. Analise também os termos que seus concorrentes estão usando para se inspirar e encontrar brechas que eles podem ter deixado;
  4. Por fim, considere escolher palavras-chave de cauda longa, que são frases mais específicas e tendem a ter menos concorrência, o que aumenta as chances de conseguir um ranking mais alto nos resultados das buscas.

A seguir, veja como pesquisar palavras-chave profunda e completa.

1. Defina suas personas

Antes de tudo, você deve definir personas. A persona é a personificação do seu público-alvo, algo que vai te ajudar a qualificar a sua pesquisa de palavra-chave.

Pois, sem uma persona definida, a taxa de conversão da sua página pode ser muito baixa.

Afinal, a persona não só baseia a pesquisa de palavras-chave como também a forma que você vai usar para se comunicar com ela.

Por isso, não tem como pesquisar palavras-chave para ter bons resultados sem definir as personas.

2. Analise seus concorrentes

Saber quais páginas aparecem em primeiro lugar no Google para o termo que você escolheu te ajuda a referenciar a sua pesquisa.

Para isso, basta pesquisar no Google usando a aba anônima para ver quem são os primeiros colocados para os termos que você quer otimizar.

Já que a melhor forma de aprender como pesquisar palavras-chave é analisando os concorrentes.

Além disso, você pode usar ferramentas como o Ubersuggest para saber quanto de tráfego essas páginas conseguem todos os meses e para quais palavras elas estão posicionadas.

Desta forma, anote a palavra-chave principal que você quer trabalhar, mas anote também os termos relacionados, as perguntas, as preposições e as comparações que tenham a ver com a keyword escolhida.

Em seguida, remova todas as palavras-chave negativas da sua lista. Ou seja, os termos que você não quer posicionar.

3. Filtre por volume de buscas e dificuldade de posicionar

Através do volume de buscas e a dificuldade, você consegue definir o potencial de acessos que cada keyword pode proporcionar.

Este, é um dos segredos de como pesquisar palavras-chave e gerar tráfego. Pois, não vale a pena trabalhar termos que não geram tráfego e vendas.

Contudo, mesmo que o termo escolhido tenha poucas buscas, mas carrega a intenção que você busca nos usuários, adicione a palavra-chave na sua campanha.

4. Qualifique as palavras-chave

Por último, você deve fazer a qualificação dos termos da sua pesquisa para considerar em qual estágio do funil de vendas a sua persona está.

Assim, alguns termos serão removidos da sua lista por não estarem em conformidade com o que o seu público deseja naquele estágio do funil.

Pois, cada keyword carrega consigo uma intenção, algo que você deve considerar mesmo sabendo como pesquisar palavras-chave a muito tempo.

Já que entender a intenção do usuário para criar e posicionar uma página adequada para ele é o que vai te ajudar a vender.

Perguntas frequentes

Abaixo, confira as perguntas frequentes acerca de como pesquisar palavras-chave.

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

A pesquisa de palavras-chave é crucial pois ajuda a direcionar o conteúdo para o público certo e a melhorar a classificação nos motores de busca.

Como escolher as palavras-chave corretas?

Opte por palavras-chave que sejam relevantes para o seu conteúdo, tenham um bom volume de pesquisa e baixa concorrência.

O que são palavras-chave de cauda longa?

Palavras-chave de cauda longa são frases com três ou mais palavras. Elas são específicas e costumam ter menos concorrência.

Qual é a melhor ferramenta para pesquisa de palavras-chave?

Existem várias ferramentas úteis como Google Keyword Planner, Semrush, Ahrefs, entre outras. A escolha depende das suas necessidades e orçamento.

O que significa volume de pesquisa em termos de palavras-chave?

O volume de pesquisa se refere ao número de vezes que uma palavra-chave específica é pesquisada pelos usuários em um determinado período.

O que são palavras-chave de correspondência ampla, frase e exata?

Palavras-chave de correspondência ampla, frase e exata são parâmetros usados no Google Ads para determinar quão ampla ou restrita uma palavra-chave deve ser em relação às consultas de pesquisa dos usuários.

Como avalio a dificuldade de uma palavra-chave?

A dificuldade de uma palavra-chave refere-se à competitividade dessa palavra-chave em termos de SEO. Ferramentas como Ahrefs e Semrush podem fornecer uma pontuação de dificuldade de palavra-chave.

Qual é a importância das palavras-chave locais na minha pesquisa?

Palavras-chave locais são importantes para negócios que dependem de clientes na mesma área geográfica. Elas ajudam a direcionar o tráfego local para o seu site.

Quantas vezes devo usar minha palavra-chave em um conteúdo?

Não há um número fixo, mas é importante evitar o excesso de palavras-chave, uma prática conhecida como “keyword stuffing”. As palavras-chave devem ser utilizadas de maneira natural e relevante ao longo do conteúdo.

Posso usar sinônimos da minha palavra-chave?

Sim, sinônimos e variações de palavras-chave podem ajudar a melhorar o SEO sem levar a penalidades por excesso de palavras-chave. Além disso, eles podem tornar o conteúdo mais natural e interessante para os leitores.

Conclusão

Entender como pesquisar palavras-chave de forma eficiente é uma habilidade valiosa para quem precisa gerar tráfego qualificado para criar oportunidades de venda.

Afinal, com a abordagem correta, ferramentas adequadas e a devida compreensão do seu nicho, a pesquisa de palavras-chave pode impulsionar o seu conteúdo e atrair o público certo.

A seleção apropriada de palavras-chave é mais do que um simples passo no processo de SEO. Ela é o alicerce que liga o seu conteúdo à sua audiência e é fundamental para o sucesso da sua estratégia digital.

Portanto, invista tempo nessa prática e observe o tráfego do seu site ou blog decolar.

E caso queira aprender como pesquisar palavras-chave ou aprimorar suas habilidades, basta praticar por alguns dias e você vai se ver fazendo de forma assertiva.

Para saber mais sobre como pesquisar palavras-chave, veja um vídeo do canal Felipe Germano.