Pesquisa de palavras-chave: guia completo

Pesquisa de palavras-chave: guia completo

  • Lucas Ferraz
  • Novembro de 2021

Pesquisa de palavras-chave: guia completo

A pesquisa de palavras-chave é essencial para que diversas estratégias de marketing digital alcancem o resultado almejado, entendendo a intenção do usuário e as ações dos concorrentes.


Pesquisa de palavras-chave: guia completo

Primeiramente, quando se trata de artigos de qualidade e posicioná-los no Google, é impossível criar um material relevante que gere tráfego orgânico e atenda a necessidade dos usuários sem considerar as palavras-chave.

Como você define as pautas para os artigos do seu site? Você usa palavras-chave nos seus conteúdos? Como você faz a pesquisa de palavras-chave? Você considera a intenção dos usuários na sua pesquisa?

As respostas para essas perguntas são cruciais para você saber se está fazendo a pesquisa de palavras-chave de modo que sua campanha seja bem sucedida.

Por isso, entenda como fazer pesquisa de palavra-chave da forma mais eficiente possível.

Então, se você nunca fez pesquisas de palavras-chave, não se assuste, é muito mais simples do que parece.

Mas, antes de te ensinar sobre análise de palavras-chave, é preciso que você entenda algumas definições.

Portanto, se você é novo no marketing digital, na otimização de sites ou no tráfego pago, recomendo a leitura do meu artigo de SEO para iniciantes.

Afinal, quem entende SEO é capaz de dominar qualquer outra estratégia de marketing digital.

Este artigo aborda:

O que são palavras-chave?

As palavras-chave, ou keywords, são termos contendo uma ou mais palavras.

Além disso, todo e qualquer termo pesquisado no Google ou outros mecanismos de buscas são palavras-chave.

No SEO, as keywords podem ser qualquer coisa, como: pessoas, produtos, serviços, objetos, lugares, etc.

Em outras palavras, o significado de palavra-chave na prática é algo que o usuário deseja conhecer ou comprar quando faz uma pesquisa.

Exemplos de palavras-chaves

Veja alguns exemplos de palavras-chave para uma agência de marketing em Belo Horizonte:

  • Agência de marketing;
  • Agência de marketing em BH;
  • Criação de sites;
  • Criação de sites em BH;
  • E assim segue, para todos os serviços e pautas do blog.

Note que toda palavra-chave carrega uma intenção, seja para conhecer, contratar ou comprar algo.

Variáveis das palavras-chave

Em suma, as keywords possuem variáveis que definem o potencial de acesso que elas podem trazer.

Por isso, a maioria das ferramentas de análise de palavra-chave permitem que você separe as variáveis por país.

Assim, a sua pesquisa será mais assertiva.

Portanto, conheça as principais variáveis das keywords.

Volume

O volume representa a quantidade de pesquisas mensais de um termo nos mecanismos de buscas.

Isoladamente, o volume mostra o potencial de acessos que sua página pode receber se posicionada na primeira posição no Google.

Contudo, os volumes das palavras-chave são apenas estimativas, portanto, não representam valores reais.

Dificuldade

A dificuldade é determinada pela quantidade de páginas de autoridade que competem no posicionamento orgânico do termo.

Em outras palavras, quanto maior for a dificuldade, maior será o esforço exigido para conseguir uma boa colocação no Google ou outros buscadores.

Oportunidade

A variável que representa oportunidade não é muito usada, mesmo sendo muito útil.

Basicamente, quando você faz uma busca e além dos resultados convencionais aparecem imagens, mapas, anúncios e vídeos a oportunidade de conseguir cliques diminui.

Afinal, existem vários elementos visuais atraindo a atenção do usuário.

Intenção de compra

A intenção de compra é um estágio do funil de vendas e é essencial para termos relacionados a produtos e serviços.

Portanto, não adianta posicionar um termo relacionado ao seu negócio se essa palavra-chave não carrega intenção de compra.

Em outras palavras, ter acessos em seu site não significa vender mais, por isso é essencial considerar a intenção do usuário ao buscar por um termo.

O que são palavras-chave negativas?

Uma palavra-chave negativa é um termo que você não tem intenção de posicionar ou aparecer.

Em suma, o objetivo das palavras-chave negativas é atrair apenas pessoas que queiram exatamente o que você oferta, permitindo que sua taxa de rejeição seja baixa.

Então, imagine que você está ranqueando uma página para o termo “calçados”, mas, você não trabalha com calçados masculinos.

Neste caso, uma das palavras-chave negativas da sua página será “calçado masculino”.

Ou seja, você não cita este termo em nenhum lugar da sua página e não trabalha ele em suas campanhas.

Se você trabalha o tráfego pago, este termo seria uma das palavras-chave negativas no Google Ads, Facebook Ads, etc.

A aplicação de palavra-chave negativa auxilia no afunilamento do seu tráfego, permitindo que todo o acesso seja mais qualificado, considerando o que você oferece.

Assim, mesmo que você tenha menos tráfego, sua taxa de rejeição será menor e seu site terá mais conversões.

Tipos de palavras-chave

Atualmente, existem duas denominações para palavras-chave, são elas:

  • Head tail;
  • Long tail.

Então, ao fazer tráfego pago, é preciso se atentar aos tipos de palavras chave no Google Ads.

Keyword head tail: palavra chave principal

A keyword head tail ou palavra-chave principal também é conhecida como “palavra-chave semente”.

Esse termo é curto e define a essência da sua página, é através desta keyword que você encontra as palavras-chave de cauda longa.

Exemplos de palavra-chave principal:

  • Tênis;
  • Pontos turísticos;
  • Mesa.

Keyword long tail: palavra chave de cauda longa

A keyword long tail ou palavra-chave de cauda longa é mais específica que a principal.

Então, na maior parte das vezes a long tail possui um volume de busca menor, porém, por ser mais específica, ela pode carregar potenciais diferentes, como: especificidade e intenção de compra.

Exemplos de palavra-chave de cauda longa:

  • Tênis de corrida com mola;
  • Pontos turísticos em Belo Horizonte;
  • Mesa de madeira com vidro.

A importância da pesquisa de palavras-chave no marketing digital

Em suma, todas as práticas ligadas a SEO, tráfego pago e marketing de conteúdo são baseadas em palavras-chave.

Afinal, são as keywords que possibilitam que seu conteúdo tenha um bom desempenho no tráfego org|ânico, seja em vídeo, imagem ou texto.

A sua área de atuação é muito competitiva na sua cidade? Garanto que na internet, a concorrência é muito mais acirrada.

Provavelmente, este é o motivo de você estar lendo este artigo, para aprender como fazer uma pesquisa de palavras-chave assertiva para o seu público.

Então tenho certeza que você já tem ciência de porque usar keywords em seus artigos.

Além disso, a pesquisa de palavras-chave é essencial para o planejamento da criação de sites com foco no SEO.

Pesquisa de palavras-chave com ou sem acentuação? Qual é a melhor forma?

Essa dúvida é muito comum e frequentemente vejo discussões a respeito.

Contudo, não existe forma correta desde que o termo que você escolheu tenha um volume mensal de buscas e tenha a ver com a intenção da sua página.

Afinal, usar palavras erradas em um artigo pode fazer com que seus leitores percam a confiança em seu conteúdo, gerando descredibilidade.

Onde usar as palavras-chave?

Tão importante quanto saber quais keywords usar é saber onde inserir estes termos.

Meta title

O meta title é responsável pelo título de uma página nos resultados das pesquisas do Google, Bing e demais mecanismos de busca.

O título é um dos principais fatores de posicionamento, o que reforça o uso da palavra-chave da página neste campo.

Meta description

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e os resultados são exibidos com um título e uma breve descrição?

Essa descrição é o meta description, por isso, além de usar as palavras-chave nesse local é recomendado usar neuromarketing para aumentar a taxa de cliques.

Título da página

O título da página está dentro da tag H1, é o primeiro e principal título da página.

As boas práticas definem que cada página tenha no máximo um título H1, seguido de subtítulos em H2, H3, etc.

O ideal é que o título seja parecido com o meta title, contendo a palavra-chave da página.

Subtítulos da página

Os subtítulos são os termos dentro das tags H2, H3, H4, H5 e H6.

O H2 é o subtítulo mais raso, assim sendo, o H6 é o subtítulo mais profundo.

Isso quer dizer que quão mais profundo for o subtítulo, mais profundo será o bloco de texto que o segue dentro do tema principal do artigo.

URL

Uma URL é o endereço de um site ou página na internet.

No SEO é comum usar o título da página na URL, essa prática é a ideal, pois, desta forma o endereço já diz ao usuário o assunto da página.

Portanto, incluir a palavra-chave da página na URL ajuda no posicionamento orgânico desde que se mantenha a URL amigável.

O que é pesquisa de palavra-chave?

Apesar de ter menos concorrência no posicionamento dos mecanismos de buscas, antigamente era muito difícil criar textos otimizados.

Foi aí que nasceu a pesquisa de palavras-chave, visando aumentar os acessos orgânicos dos sites.

Em suma, a pesquisa de palavras-chave consiste em definir os termos que serão usados na sua campanha, seja de SEO ou de tráfego pago.

Assim, surgiram várias ferramentas onde pesquisar palavras-chave, o que permite fazer análises aprofundadas para o marketing.

Como fazer pesquisa de palavras-chave?

Já que existe uma ordem cronológica a ser seguida para potencializar o sucesso da pesquisa de palavras-chave, acompanhe o passo a passo.

1. Definir as personas

Primeiramente, definir a persona que você quer atrair é essencial para nortear a sua pesquisa.

Assim, sem uma persona definida, a taxa de conversão da sua página tende a ser baixa.

Afinal, não é possível entender a intenção do usuário sem saber qual o comportamento do público e a real intenção ao fazer uma pesquisa.

2. Fazer análise dos concorrentes

De modo geral, saber quais páginas estão nas primeiras posições do Google para o termo que você escolheu te ajuda a referenciar a sua pesquisa.

Assim, através do Ubersuggest ou outra ferramenta da sua escolha, faça uma análise de quanto tráfego essas páginas conseguem todos os meses e para quais palavras elas estão posicionadas.

Anote a palavra-chave principal, as relacionadas, as perguntas, as preposições e as comparações.

Em seguida, remova todas as palavras-chave negativas.

Então, os termos restantes serão os que você vai usar na sua campanha.

3. Entender o volume de buscas dos termos

Através do volume de buscas você consegue definir o potencial de acessos que cada keyword proporciona.

Não vale a pena trabalhar termos que não geram tráfego, pois, seu tempo será desperdiçado.

Contudo, mesmo que o termo escolhido tenha poucas buscas mas carrega a intenção que você busca no usuário, o ideal é usá-lo em sua campanha.

4. Fazer a qualificação dos termos

Em suma, a etapa de qualificação dos termos da sua pesquisa visa considerar em qual estágio do funil de vendas a sua persona está.

Portanto, alguns termos serão removidos da lista por não estarem em conformidade com o que o seu público deseja naquele estágio do funil.

Em outras palavras, cada keyword combina com um tipo de página ou conteúdo.

Ou seja, entenda a intenção do usuário para criar e posicionar uma página adequada para aquele usuário.

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

Existem centenas de ferramentas na internet com o objetivo de facilitar a pesquisa de palavras-chave.

Estas ferramentas visam facilitar a sua pesquisa, permitindo que você economize tempo para o que interessa, descobrir e entender todas as palavras-chave da sua campanha.

Então, veja abaixo alguns site para fazer pesquisa de palavra-chave.

SemRush

O SemRush é uma das maiores referências no que diz respeito a ferramenta de SEO.

Nela é possível analisar concorrentes, fazer pesquisas de palavras-chave, acompanhar o posicionamento orgânico das keywords do seu site e muito mais.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita para uso casual, nela é possível fazer análises de palavras-chave e analisar sites concorrentes.

Além disso, a ferramenta gera algumas sugestões de pautas para artigos.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta totalmente gratuita, nela é possível observar o histórico de pesquisas de palavras através de gráficos.

Com essa função, é possível acompanhar o quão relevante uma tendência é e um gráfico das tendências anteriores.

Keywordtool.io

O Keywordtool.io é uma ferramenta antiga e possibilita que você pesquise o volume e a dificuldade de posicionar termos.

As opções de pesquisas incluem os seguintes mecanismos de buscas:

  • Google;
  • Youtube;
  • Bing;
  • Amazon;
  • eBay;
  • Play Store;
  • Instagram;
  • Twitter.

Majestic

O Majestic é uma ferramenta voltada para o monitoramento de backlinks.

Porém, a algum tempo, eles lançaram algumas ferramentas de análise de palavras-chave que incluem:

  • Pesquisa de keywords;
  • Gerador de palavra-chave.

Planejador de Palavras-Chave do Google Ads

O Planejador de Palavras-Chave do Google Ads foi soberano durante muitos anos.

Antigamente, ele era conhecido como Google Keyword Planner.

Houve um tempo em que esta ferramenta era a única do mercado, apesar da concorrência, ela ainda é uma das mais eficientes.

Keywords Everywhere

O Keywords Everywhere é uma extensão para navegadores, atualmente está disponível para Google Chrome e Firefox.

O melhor desta ferramenta é que você consegue fazer análises de palavras-chave de forma prática, no próprio navegador, o que agiliza o processo.

Perguntas frequentes

Abaixo, confira as perguntas mais frequentes sobre palavra-chave.

O que significa palavras chaves?

Em suma, uma palavra-chave simboliza um produto, um serviço ou um desejo de um usuário que busca pelo termo.

Além disso, uma palavra-chave pode ser composta de mais de uma palavra.

Como fazer pesquisa de palavras-chave para vendas?

Para fazer a pesquisa de palavras-chave para vendas é preciso considerar a intenção real do usuário.

Ou seja, durante a análise dos termos relacionados, considere apenas os que o usuário usa para comprar.

Como definir palavras chave de um artigo?

De modo geral, entenda os passos de como definir palavras chave de um artigo:

  1. Primeiramente, escolha o assunto;
  2. Em seguida, entenda a intenção do usuário;
  3. Busque a palavra-chave com maior volume de buscas e menor dificuldade em ranquear;
  4. Por fim, escreva o conteúdo usando a keyword no título, alguns subtítulos e na descrição.

Um plugin útil para Wordpress é o Yoast, com ele é possível saber se você não está usando mais keywords do que o necessário em sua página.

Como fazer pesquisa de palavras-chaves em sites?

Em suma, é possível fazer pesquisa de palavras-chave em sites concorrentes.

Para isso, basta acessar os sites, entender do que se trata cada página e qual é o termo mais importante.

Palavras chave ou palavras chaves? Qual o certo?

De acordo com a gramática, o segundo termo continua no singular, pois, acompanha o primeiro, assim, o certo é escrever palavras-chave.

Como fazer pesquisa de palavras-chave para o Mercado Livre?

Primeiramente, saiba o termo principal do seu produto, em seguida use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir os termos relacionados.

Logo, basta escolher um termo que possua intenção de compra e usá-lo no título e na descrição dos seus produtos.

Como fazer pesquisa de palavras-chave para a Shopee?

Em suma, a Shopee possui uma ferramenta chamada “Assistente de Vendas” que auxilia no processo de descoberta de palavras-chave para os anunciantes.

Como fazer pesquisa de palavras-chave para o Youtube?

De modo geral, a melhor forma de achar palavras-chave para vídeos no Youtube é através da função que completa o que é escrito no campo de pesquisa.

Então, insira um termo que acha relevante para o seu vídeo e em seguida algumas opções aparecerão como sugestão de pesquisa.

Afinal, se são sugestões de pesquisa para o usuário, vale a pena usar esses termos nos seus vídeos.

Como fazer pesquisa de palavras-chave para o Google Meu Negócio?

No Google Meu Negócio, na sessão “etiquetas”, ao digitar, existe a função de auto completar. Assim, basta inserir 10 termos relacionados ao seu negócio.

Conclusão

Em suma, fazer uma pesquisa de palavras-chave abrangente e completa para todas as intenções da sua persona pode consumir algum tempo.

Por isso, recomendo que você faça a análise de palavras-chave sem pressa, assim, o produto final da sua pesquisa tende a ser o mais próximo do que o seu site precisa.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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