Site seguro: 5 formas de protegê-lo

Site seguro: 5 formas de protegê-lo

Quem gerencia uma loja, um restaurante ou qualquer outro tipo de empreendimento, deve ter um site. Contudo, não basta apenas ter um site, é necessário ter um site seguro e a solução para isso passa por algumas alternativas, como, entre elas, um certificado SSL.

O fato é que ao investir em segurança para o seu site, você transmite profissionalismo, credibilidade e compromisso em disponibilizar qualidade para os clientes do seu negócio. 

Além disso, não custa lembrar que a segurança do site ajuda a garantir a tão almejada e necessária boa experiência de usuário, que é um conceito muito importante na era digital e pode auxiliar até mesmo no posicionamento do seu site nas páginas de resultado do Google.

Levando em conta tudo isso, as ferramentas para proteger o seu site contra ataques se consolidam como as melhores barreiras para garantir a segurança do seu negócio e, consequentemente, a boa reputação da sua marca no mercado.

Sendo assim, conheça mais sobre as ferramentas que atualmente podem trazer mais proteção para a sua presença online.

Site seguro: 5 formas de protegê-lo

O que este artigo aborda:

5 formas de tornar um site seguro

A segurança deve ser a palavra de ordem para o êxito de qualquer negócio online. Hoje em dia os consumidores, de uma forma geral, prezam pela segurança na internet. 

Quando as pessoas acessam um e-commerce, por exemplo, elas querem ter a certeza de que é seguro clicar nos links disponibilizados e fornecer informações importantes, tais como número de cartão de crédito e CPF. 

Essa mesma segurança também é importante para qualquer outro tipo de site, ainda mais no atual contexto, em que a LGPD (Lei Geral da Proteção dos Dados) já está em vigor e atua para trazer mais transparência na internet.

Hoje em dia, vale destacar também que os criminosos digitais não medem esforços para invadir um site e roubar informações valiosas do seu negócio. Golpes que envolvem malwares, phishing e outras técnicas estão aí, sempre à espreita de empreendedores descuidados.

Portanto, para que você não seja mais uma vítima das armadilhas do mundo online, confira algumas ferramentas que são essenciais quando o assunto é proteção digital. 

1. Certificado SSL

SSL é a sigla em inglês para “Secure Socket Layer”. De forma simples, é uma camada a mais de proteção que serve para impedir a interceptação de dados durante a troca de informações entre um site e um servidor. 

Não por acaso, as melhores empresas de hospedagem de site, como a GoDaddy, Hostinger e Hostgator, disponibilizam essa ferramenta em seus planos mais avançados ou podem ser adquiridos de forma isolada. 

Ele é fundamental para todos os sites que possuem transmissão de informações fundamentais para os usuários, como, por exemplo, o nome de login, senha e dados de pagamento.

O principal intuito dessa ferramenta é evitar que a informação seja interceptada por invasores, limitando-as apenas no ambiente digital do site, local onde apenas usuários habilitados possam ter o acesso a esses dados.

De um modo geral, o certificado SSL é utilizado para garantir a proteção dos dados importantes de todos aqueles que navegam e acessam o seu site profissional ou a sua loja virtual. Diante disso, o SSL evita que senhas e outros dados relevantes do usuário sejam roubados.

2. Firewall

Uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é a proteção de um site. O firewall consiste em um dispositivo de segurança e tem o objetivo de bloquear determinados tráfegos conforme algumas regras de segurança.

Na prática, eles atuam como uma barreira entre redes internas protegidas e controladas que podem ser redes externas. Além disso, um firewall pode ser um hardware, software ou até mesmo as duas coisas. 

De uma forma geral, é possível afirmar que existem diferentes tipos de firewall, tais como:

  • Firewall de Gerenciamento unificado de ameaças
  • Firewall com inspeção de estado
  • Firewall de Proxy

3. Antivírus

Essa ferramenta consiste em um software que tem o objetivo de identificar outros softwares que são nocivos e podem prejudicar de várias maneiras o seu site e o seu negócio.

O antivírus, devido a isso, funciona especialmente de maneira preventiva, avaliando arquivos e programas antes que estes sejam executados. 

Caso uma ameaça seja identificada ou o software demonstre uma característica suspeita, o antivírus aparece para evitar a execução e sugerir que ele seja isolado ou eliminado de forma imediata.

Outro detalhe que vale ser mencionado sobre o antivírus é a possibilidade de utilizá-lo com o objetivo de amenizar o problema. 

Sendo assim, se o seu computador já foi o alvo de um software pernicioso, o antivírus também pode encontrá-lo e evitar a sua execução. Diante dessa possibilidade, você pode isolar a origem do problema e eliminar os prejuízos.

4. Jetpack

O WordPress praticamente dispensa apresentações. Ele é o sistema de gerenciamento de sites e blogs que há anos vem se consolidando como um dos mais eficientes e conhecidos, tanto por usuários experientes quanto por iniciantes.

Um dos motivos para isso é a vasta oferta de plugins, ou seja, de softwares que podem ser instalados para acrescentar mais funcionalidades para o seu site e disponibilizar uma experiência ainda melhor para os usuários.

Entre esses plugins estão aqueles que possuem o objetivo de deixar o seu projeto online mais seguro. Um deles é o Jetpack que possui módulos de proteção que bloqueiam spams e identificam atividades suspeitas.

O Jetpack é gratuito, mas ele possui versões premium com mais recursos e que compensam o investimento. 

5. Wordfence Security

Ainda falando no WordPress, não custa mencionar outro plugin que é um grande aliado na proteção do seu site, o Wordfence Security.

Ele apresenta algumas vantagens interessantes, como, por exemplo, apresentar recursos para viabilizar login seguro e ainda traz acessórios de recuperação de incidentes de segurança. Ele também é capaz de identificar tentativas de ataques em seu site.

Além do mais, ele apresenta outras características benéficas, tais como:

  • Filtro de spams nos comentários
  • Possibilidade de monitorar o tráfego ao vivo
  • Alternativa de acessos por meio do seu smartphone
  • Apresenta um conjunto de firewall dotados de ferramentas de bloqueio por país, bloqueio manual, proteção contra ataques pesados e defesa de ameaças em tempo real.

Conclusão 

A segurança deve fazer parte das estratégias de Marketing Digital, pois um site é uma das principais vitrines para os negócios na era da internet. 

Da mesma forma, um e-commerce é uma importante solução para agilizar as vendas e trazer várias vantagens para os consumidores.

No entanto, diante da real ameaça de crimes digitais dos mais diversos, a segurança se torna um item relevante.

Hoje em dia, poder contar com um certificado de segurança SSL e outros métodos de segurança, não apenas protege o seu site, blog ou e-commerce, mas também garante vantagem competitiva para a sua marca e uma boa experiência dos usuários.

Portanto, tenha à disposição algumas ferramentas mencionadas no artigo e invista na segurança do seu site.

Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos

VPN para SEO

VPN para SEO

Uma VPN para SEO é muito útil para diversos pontos, principalmente quando você precisa ranquear e estudar sites de outros países...

Ler artigo