Saber como funciona a criação de um site se tornou essencial tanto para empresas quanto para freelancers.

Isso porque, com a pandemia de 2020, todos vimos que a presença na web se tornou crucial para a sobrevivência dos negócios, e até mudou o cenário da web.

Hoje, existem diferentes formas e ferramentas para criar um site, dependendo da complexidade e dos meios à sua disposição.

Depois de ler este guia de A a Z, você terá uma ideia sobre as ferramentas e os pré-requisitos que usará para criar seu site você mesmo.

Você também encontrará conselhos práticos e dicas neste artigo. Você precisa de habilidades técnicas para criar um site?

Como funciona a criação de um site: 4 métodos

Para criar um site muito personalizado com recursos complexos, obviamente você precisará conhecer o básico do desenvolvimento web ou até mesmo usar um desenvolvedor web profissional.

Mas não se preocupe, com a evolução da tecnologia, agora existem ferramentas simples, mas eficazes, para ajudá-lo a criar e publicar um site por conta própria.

Nesse guia completo você saberá como funciona a criação de um site:

Como funciona a criação de um site?

Este guia apresentará 4 maneiras de criar seu site sem recorrer a habilidades de desenvolvimento web, você pode usar:

  1. Um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress;
  2. Um construtor de sites comum;
  3. Um construtor de sites de comércio eletrônico;
  4. E uma quarta maneira é codificar você mesmo seu site com as diferentes linguagens de computador necessárias.

A escolha de qual método usar depende de suas expectativas, seu orçamento e sua habilidade.

1. Criar site wordpress ou outro CMS

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo ou Content Management System (CMS) são ferramentas de criação de sites online mais ou menos simples, mas completas.

Esta opção é mais econômica que as outras. Alguns hosts como 000WebHost, FreeHosting ou OVH oferecem instalação automática de CMS.

Primeiro, você só precisará inserir as informações necessárias para a criação do site e sua primeira operação.

Então, você começa a desenvolver o conteúdo e a escolher o estilo visual do seu site. Você pode personalizá-lo a partir dos vários módulos de extensão (plug-ins) e a modificação dos códigos HTML e CSS será programada automaticamente.

Vamos detalhar as etapas para criar e publicar um site com o CMS chamado WordPress mais adiante neste artigo.

O WordPress é a plataforma mais usada por quase 60% dos sites em 2021 para:

  • Sua simplicidade;
  • Sua eficiência;
  • Sua abundância de recursos;
  • Sua velocidade de implementação.

Existem também outras plataformas CMS como Joomla (com 5,2% dos usuários em 2021) e Drupal (3,4%) com o mesmo princípio.

2 Usar um construtor de site

Todos nós acreditamos que criar um site profissional ou pessoal seria mais seguro e mais benéfico usando uma ferramenta mais profissional.

Como o próprio nome sugere, um construtor de sites é uma plataforma especialmente projetada para criar, gerenciar, personalizar e publicar um site.

Ao contrário de processos tecnicamente complexos, essas etapas exigem apenas alguns cliques e manipulações simples, como arrastar e soltar.

O uso dessas plataformas costuma ser mais caro que o CMS e os recursos oferecidos às vezes são mais ou menos limitados, mesmo que essa ferramenta demonstre ser uma solução tudo-em-um.

Assim, o design dos projetos não pode ser completamente dependente de um construtor de site:

  • Mais adequado para sites pessoais: os criadores de sites são ótimos para criar um blog. Sites de demonstração também estão nas cordas desta ferramenta;
  • Menos bom para sites profissionais: essas plataformas atingirão seus limites se seu site for projetado para conter conteúdo mais complexo com bancos de dados.

Entre as plataformas mais utilizadas e melhor avaliadas, podemos citar:

  • Wix (que recomendamos muito): com 500 templates de sites diferentes adequados para qualquer perfil, mas com armazenamento limitado a 50 GB;
  • Jimdo : com uma centena de modelos e armazenamento de 2 GB a ilimitado (dependendo do orçamento);
  • Site123 : Oferece mais de 180 modelos e armazenamento de até 270 GB;
  • WebSelf : Também acreditamos neste editor fácil de usar, seja no software ou no atendimento ao cliente;
  • Existem muitas plataformas, para citar algumas: Zyro, Weblow, Webnode, SiteW, e-monsite.com, etc.

Essas 4 plataformas oferecem um nome de domínio gratuito por 12 meses e 14 dias de garantia.

Recursos de SEO e vários plugins interessantes também estão presentes.

3. Criar loja virtual com um criador de sites

Você deseja criar um site do tipo E-Commerce? Será então necessário privilegiar soluções com um criador de sites como o Wix, mas mais adaptado ao e-Commerce.

Os sites de comércio eletrônico devem ser cativantes e oferecer um meio de pagamento simples e seguro.

O processo de desenvolvimento é mais complexo, pois é preciso se preocupar ao mesmo tempo com a criação do próprio site, e também com as particularidades dos sites de comércio eletrônico, como formas de entrega, pagamento online, atendimento pós-venda. venda, etc

As 3 plataformas do parágrafo anterior destinam-se à criação de sites showcase.

Você pode usá-los adicionando módulos ou extensões apropriados para criar um site de comércio eletrônico.

Mas existem ferramentas mais específicas para criar uma loja online. Os mais famosos são:

  • Shopify;
  • Oxatis;
  • Wizishop.

Essas ferramentas específicas facilitarão o gerenciamento:

  • O estilo visual do site de comércio eletrônico;
  • O conteúdo: sobre o comerciante, fichas de produtos, perguntas frequentes, notícias, etc;
  • Como funciona: o pedido e a forma de pagamento.

Além dos custos de desenvolvimento e operação complexos dos sites, você também deve levar em consideração que essas plataformas cobrarão taxas de transação em cada venda ao preparar sua cotação.

É por isso que os desenvolvedores de sites de E-commerce são recomendados para iniciar e testar se uma atividade é viável, mas se você planeja desenvolver vendas, essa solução pode se tornar cara.

Portanto, recomendamos que recorra à instalação de CMS como o PrestaShop, que custará apenas a instalação inicial.

Aqui também se você precisa de uma identidade visual sob medida, ou deseja ser supervisionado por especialistas em e-Commerce, recomendamos que entre em contato com uma Agência Web de e-Commerce.

É mais caro do que fazer você mesmo, mas o investimento vale a pena, pois você desenvolverá suas vendas mais rapidamente e o retorno do investimento será mais rápido.

4. Desenvolver site profissional próprio

Primeiramente, compreender como funciona a criação de um site, antes de mais nada, será o primeiro passo para você mesmo criá-lo.

Programar seu próprio site é obviamente uma maneira muito econômica de iniciar uma atividade online.

Entretanto, o desenvolvimento é mais ou menos complexo e requer conhecimento de programação.

O trio essencial em 2021 é formado por HTML5 para a estrutura, CSS3 para a estética e JavaScript para o efeito dinâmico.

Para sites mais avançados, você também precisará de linguagens como PHP, Python ou Ruby, etc, para desenvolver as funcionalidades de backoffice. Há muitos documentos e tutoriais em vídeo on-line para ajudá-lo.

Os mais recomendados são: Alphorm, OpenClassrooms, Elephorm e Udemy . A desvantagem de codificar seu site sozinho é o tempo que você gastará aprendendo os idiomas e implementando seu projeto.

Felizmente, você pode contratar uma agência especializada em desenvolvimento web. Muitas delas empregam profissionais experts em programação que podem projetar o site dos seus sonhos em muito pouco tempo.

Contudo, um site mais eficiente e atraente, será um pouco mais caro do que você mesmo codificá-lo.

Logo, o custo se justifica pelo fato de a agência recrutar especialistas para cada uma das partes que compõem um site.

Existem desenvolvedores de front office que cuidam de HTML/CSS, desenvolvedores de back office que cuidam de PHP/Javascript e outros para outros negócios necessários, como web design, ranqueamento orgânico, a configuração do servidor de hospedagem, etc.

Portanto, cada um desses aspectos do site requer habilidades avançadas.

Caso prefira, você pode solicitar o serviço de uma agência web pode oferecer as seguintes vantagens em relação às ferramentas de criação:

  • Estilo visual único ou sob medida;
  • Design refletindo suas atividades e personalidade;
  • Recursos avançados e ilimitados;
  • Facilidade de atualização (autonomia).

Como criar um site no wordpress?

Neste tutorial, vamos guiá-lo passo a passo para você entender como funciona a criação de um site com o famoso sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress.

Escolhemos ensinar-lhe esta opção por representar o melhor compromisso entre custo, estilo, funcionalidade e tempo de desenvolvimento.

Este guia mostrará a criação do site desde a escolha do nome de domínio até o desenvolvimento do menu de navegação.

Portanto, se você ler com atenção, saberá como criar seu primeiro site em menos de duas horas.

Ah! E se você ainda está hesitando em escolher entre Wix ou WordPress, você encontrará neste artigo uma comparação completa entre ambas as plataformas.

1. Escolha um nome de domínio apropriado

Antes da criação, você deve primeiro pensar no nome de domínio que atribuirá ao seu site e ele deve ser atrativo e representar a sua essência comercial.

De fato, o nome de domínio representa, ao mesmo tempo, o nome e o endereço do site.

Por exemplo, o nome de domínio brasileiro do site do Google é: google.com.br. Os usuários da Internet digitarão este nome ou irão clicar no link correspondente para abrí-lo.

Assim sendo, o nome de domínio tem um papel primordial e deve ser escolhido criteriosamente.

Logo, para que os visitantes identifiquem ou lembrem rapidamente do seu nome de domínio, ele deve corresponder ao nome da sua empresa, marca em destaque ou local.

Você também deve escolher a extensão de domínio que depende, principalmente, da localização e do público-alvo:

  • .com: site profissional ou comercial;
  • .org: site sem fins lucrativos;
  • .net: site de serviços profissionais;
  • .br, nós; Brasil: extensão local para sites profissionais ou pessoais de um país definido.

A extensão pode ser um critério importante para o ranqueamento orgânico do seu futuro site.

Por exemplo, um nome com “.br” será melhor referenciado no Brasil do que um nome com “.fr” (Francês).

Depois de ter escolhido o nome de domínio, verifique se ele está disponível para uso. Para fazer isso, use os dispositivos de verificação de domínio que alguns hosts oferecem em sua plataforma.

Você pode ir para: registro.br digite o nome de domínio desejado. Essas plataformas mostrarão se o domínio pretendido está ou não disponível. Caso contrário, eles irão sugerir novos nomes apenas alterando a extensão ou o nome em questão.

Também existem ferramentas como Bust a Name que permitem gerar nomes de domínio com base nas palavras que você deseja usar. A ferramenta é configurável de várias maneiras.

2. Compre o nome de domínio e hospede o site

O registo do seu nome de domínio custa a partir de R$ 49 por ano. Esse preço varia de acordo com a extensão de domínio que você escolher.

Além disso, a inscrição em um host é obrigatória para ter um site visível para os usuários da internet. As ofertas de hospedagem de alguns hosts oferecem automaticamente um nome de domínio gratuito temporário para ajudá-lo a lançar seu site.

Entretanto, você precisará de um host mesmo para sites criados com sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress e alguns hosts até oferecerem a instalação automática do WordPress.

3. Formatação do estilo e identidade do site

Depois de implantar o WordPress, agora você pode personalizar a interface do seu site. Para acessá-lo, você deve acessar a área de administração do seu site usando o nome do site correspondente pela primeira vez: http://NomDoSeuSite .XXX/wp-admin/.

Em seguida, digite seu nome de usuário e senha para autenticação. Vários menus irão aparecer para gerenciar sua conta, para configurações e modificações em seu site.

A seguir, para modificar o estilo visual do site, clique no menu “Aparência”, que por sua vez, inclui vários submenus como Temas, Widgets, Menus, Personalizar.

Ao clicar em Temas, muitos deles personalizáveis, ​​estarão disponíveis para você.

Você também pode modificar gradualmente o tema escolhido para mais originalidade clicando em “Personalizar”.

Já o menu Widgets, permitirá que você adicione widgets para incorporá-los ao seu site.

Os mais utilizados são: previsão do tempo, feeds de notícias, apresentações de slides e o espaço de comentários para a experiência do usuário.

A pré-visualização permitirá simular a interface e escolher o tema que mais se adequa ao seu site de e-commerce, site de vitrine ou ao seu blog.

Contudo, a qualidade do design das páginas, bem como todo o conteúdo do site, atrairá mais clientes em potencial.

4. Instalação de plugins adicionais

Um plugin WordPress, ou módulo WordPress, é um programa de computador usado como uma extensão de um programa existente.

Portanto, para um funcionamento completo do seu site, é obrigatória a instalação de vários módulos adicionais dependendo do tipo de site.

Essas ferramentas essenciais cuidarão de todos os aspectos do site, desde design e segurança até SEO e gerenciamento de cache.

Para cada aspecto, existem inúmeros plugins gratuitos e pagos que você pode instalar clicando no menu “Extensões” e depois adicionar.

Plugins compatíveis com o WordPress aparecerão diretamente na sua tela.

A pesquisa com palavras-chave correspondentes também permitirá que você encontre o módulo em que está interessado, com os resultados da pesquisa sendo classificáveis.

No canto superior direito de cada plugin está o botão de instalação que mudará para “ativar”.

Depois que a instalação e a ativação estiverem concluídas, você terá os recursos habilitados para o seu site.

Sendo assim, para uma funcionalidade ideal, você pode usar os mecanismos de pesquisa para descobrir os melhores módulos para cada aspecto.

Você também pode se contentar com a nossa sugestão para ter os melhores. Temos uma lista extensa, mas trazemos os dois primeiros (mais usuários e classificação mais alta) em cada área em 2022:

  • SEO natural : Yoast SEO ou Rank Math;
  • Plugin de comércio eletrônico: WooCommerce;
  • Criador ou Construtor de Páginas: Elementor;
  • Gerenciamento de formulário de contato: Formulário de contato 7;
  • Editor WordPress melhorado: Editor Clássico;
  • Gerenciamento de cache: W3 Total Cache ou WP-Optimize e/ou LiteSpeed ​​​​Cache;
  • Segurança do site: iThemes Security;
  • Imagens otimizadas: Smush;
  • Criação de tabelas responsivas: TablePress;
  • Botões estilizados: MaxButtons (não hesite em consultar nosso tutorial explicando como criar um botão para o seu site);
  • Comentário Anti-Spam: Akismet Anti-Spam.

Tenha cuidado ao escolher seus plugins, pois você precisará atualizá-los regularmente.

5. Escrevendo o conteúdo do site

Após o estilo visual, vamos agora para o conteúdo do site. Esta etapa consiste em escrever os artigos para o seu site e projetar suas páginas essenciais.

Lembrando que o conteúdo também é importante, pois deve refletir também a identidade visual da sua empresa ou da sua vida pessoal.

Assim, a escolha dos internautas também será baseada na qualidade do conteúdo do seu site. Todas as suas informações devem ser incluídas, incluindo:

  • Seu logotipo;
  • As palavras-chave da sua atividade;
  • Seus dados de contato;
  • Publicidades.

Artigos com um bom SEO facilitarão a localização do seu site quando os internautas pesquisarem as palavras-chave correspondentes.

Para um site completo, você deve pelo menos criar:

  • Uma página inicial: com belas imagens, uma forte primeira impressão para atrair novos clientes. Os diferentes menus devem estar bem visíveis no topo desta página e/ou na parte inferior da página;
  • Páginas de ofertas: essenciais para um site de vendas, fornecendo informações sobre seus produtos e/ou serviços como características e preços;
  • Uma página de contato: o máximo de informações para que os visitantes possam entrar em contato com você. No mínimo, você deve apresentar um endereço de e-mail profissional, um número de telefone e seu endereço. Criar um formulário de contato tornará mais fácil para os visitantes fazerem perguntas;
  • Uma página sobre: ​​apresentação do seu site, sua empresa em geral, como suas atividades, sua história, seus membros;
  • Uma página de blog: para melhorar o envolvimento do cliente e aumentar o posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

Se você estiver montando um site de E-commerce, pense também em escrever descrições de produtos atraentes, o que incentivará seus visitantes a comprá-los.

6. Personalização do menu de navegação

A organização do seu menu é um aspecto muito importante do site. Um menu bem organizado e abrangente tornará mais fácil para as pessoas navegarem em seu site e encontrarem o que desejam.

Ressaltando que isso também tem a ver com a Jornada do Cliente, uma das questões mais abordadas atualmente para garantir a experiência dele logo no primeiro contato com o seu produto ou serviço, e por tabela, nas plataformas e mídias sociais.

Assim sendo, um menu com uma forte impressão será agradável aos olhos e anunciará bem aos clientes em potencial.

Para personalizar o menu de navegação do seu site, siga estas etapas:

  • Clique no submenu “Menus” do menu Aparência;
  • Em seguida, clique em “criar um novo menu” para criar seu primeiro menu;
  • É depois disso que você pode adicionar as páginas e o conteúdo do seu site. Não se esqueça de salvar tudo clicando em “Salvar menu” enquanto marca a opção “Navegação primária”.

Para modificar um menu de navegação já criado, basta selecioná-lo nos menus da lista.

Esta etapa completará nosso tutorial completo sobre como funciona a criação de um site profissional ou pessoal usando o WordPress.

Como aumentar o tráfego no meu site?

Como você deve ter notado, projetar um site não é necessariamente uma coisa fácil.

Isso requer investimento financeiro, habilidades técnicas e tempo. Mas isso ainda não é suficiente para atrair mais visitantes e aumentar as vendas do seu negócio.

A criação de um site não é suficiente para melhorar a notoriedade da sua empresa.

Escrever e publicar artigos é inútil se eles não estiverem visíveis para todos. Aqui estão algumas dicas a seguir após sua criação para melhor visibilidade.

1. Instale as Ferramentas do Google

A seguir, veja algumas configurações para monitorar o tráfego do site e criar estratégias de crescimento das visitas.

Configurar o Google Search Console

Depois de trabalhar em seu site e apresentar seus produtos e serviços, você pode avaliar seus esforços e desempenho diários usando o Google Analytics e o Google Search Console.

Para começar, o Google Search Console cuidará da indexação e visibilidade de suas páginas em seu site no Google.

Ele identifica problemas que podem afetar a indexação e sugere melhorias que você pode fazer.

O Search Console também rastreia os índices de desempenho do seu site, incluindo:

  • O número de aparições de uma página nos resultados da pesquisa;
  • A posição média das páginas do seu site nas pesquisas de usuários do Google;
  • O número de cliques gerados.

Para uma instalação fácil do Search Console, você pode usar os plugins de SEO que já instalou.

Configurar o Google Analytics

Quanto ao Google Analytics, permite saber precisamente em tempo real:

  • O tráfego geral em seu site: o número e a localização geográfica dos visitantes por período;
  • Sites de origem de tráfego;
  • Tráfego em cada página: as páginas e artigos mais visitados;
  • O tipo de dispositivos usados ​​pelos visitantes;
  • A duração das visitas.

Um relatório com esses dados pode ser gerado pelo Google Analytics para avaliar o andamento do tráfego gerado pelo novo site.

Para instalar o Analytics, você pode inserir diretamente os códigos do Analytics se tiver usado um desenvolvedor independente ou uma agência para criar seu site.

Caso contrário, você também pode usar plugins como “Google Analytics Dashboard” ou “MonsterInsights”, que oferecem uma maneira mais fácil de instalá-lo.

2. Melhore o SEO do site

Para ficar visível, o primeiro passo a ser adotado é melhorar seu ranqueamento.

Desse modo, o objetivo do ranqueamento orgânico é otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca.

Isso porque, para ter as melhores posições nos buscadores, os conteúdos devem ser bem otimizados, ou seja, bem referenciados.

Para conquistar lugares, você não precisa necessariamente de especialistas ou agências.

Algumas estratégias bastante simples a seguir farão o truque:

  • Escolha um host respeitável e de qualidade: para que o site carregue rapidamente. Tenha cuidado para não superdimensionar seu servidor de hospedagem, pois sempre há otimizações possíveis no lado do site que permitirão economizar custos de hospedagem e ter um site rápido;
  • Escolha palavras-chave relevantes e use-as regularmente nos artigos, garantindo uma leitura natural e agradável. Tente também incluí-los nos URLs das páginas e nas meta descrições;
  • Também não se esqueça de ranquear suas imagens : use o atributo “alt” do código html para adicionar texto alternativo às imagens do site;
  • Faça uma boa estratégia de linkagem interna entre os artigos de blog e páginas do seu site;
  • Instale plugins projetados especificamente para melhorar o SEO: Rank Math, Yoast SEO.

3. Torne-se conhecido nas redes sociais

Toda notoriedade se baseia em boa publicidade. Em um mundo digital, os anúncios são feitos principalmente nas redes sociais, que são as plataformas mais utilizadas atualmente.

Essas plataformas permitem fácil publicação de artigos e compartilhamento rápido entre os usuários. Comentários e reações também são benefícios das redes sociais.

Portanto, você será capaz de avaliar facilmente os pontos positivos e negativos de seus produtos e serviços.

Primeiro, você deve escolher as plataformas mais populares e que tenham mais clientes em potencial.

Entre os canais mais utilizados no mundo estão Facebook, Instagram e Twitter. Para profissionais, é Pinterest e LinkedIn.

O uso das redes sociais é gratuito, mas para uma melhor exposição, você precisará assinar serviços de publicidade paga, por meio de tráfego pago ou impulsionamento.

Em seguida, você precisa criar uma página com seu logotipo como imagem de perfil e com as informações de contato necessárias.

Finalmente, você só precisa publicar regularmente os artigos que colocou em seu próprio site e aguardar os compartilhamentos e reações.

4. Se faça presente com o Newsletters

Além de adicionar um blog ao seu site, você também pode criar uma lista de email marketing para manter uma comunidade.

Esse método é uma ideia muito boa para poder aumentar seu público e criar relacionamentos com eles.

De fato, a criação de uma lista de discussão já pode ser feita durante o processo de design do seu site ou depois.

Você pode incluir um pequeno formulário na página inicial que convida os visitantes a assinar seu boletim informativo gratuitamente.

Em seguida, você pode enviar semanalmente ou mensalmente para os endereços de e-mail listados as últimas notícias de suas atividades.

Isso fará com que seus assinantes voltem ao seu site para conferir as ofertas e quiçá, já façam uma compra.

5. Atualize seu conteúdo regularmente

Por fim, não se esqueça de atualizar seu conteúdo regularmente. Notícias ou postagens de blog atrairão os bots do Google – sempre funciona.

Além disso, alterações regulares tornam seu site mais atraente para seu público. Os motores de busca favorecem os sites ativos na colocação dos resultados da pesquisa.

Para fazer isso, por exemplo, você pode renovar com frequência os produtos que coloca à venda ou simplesmente atualizar as descrições de seus produtos.

Este último truque demonstra ainda mais a necessidade de manter um blog que recomendamos para “agitar” o conteúdo de um site.

Por exemplo, com um blog WordPress, você pode aumentar o reconhecimento do seu site se incluir um bom número de artigos com links de internos e externos.

Portanto, ao seguir todas as dicas anteriores, seu site deve ter a visibilidade necessária para se destacar dos concorrentes, obter mais visitantes e aumentar as vendas.

Perguntas frequentes

Esperamos que as indicações e informações apresentadas neste guia tenham sido úteis para você compreender como funciona um site, criá-lo, fazê-lo funcionar e torná-lo visível.

De qualquer forma, para completar este guia, você encontrará as respostas para as perguntas frequentes de pessoas que têm dúvidas sobre como funciona a criação de um site, antes e durante o processo de desenvolvimento.

Quanto custa um site?

O preço da criação de um website, bem como os custos relacionados com o seu funcionamento dependem do tipo de site (e-commerce, blog, sites showcase, site pessoal, etc.) e dos meios utilizados para a criação.

Usar um desenvolvedor de sites é mais caro do que instalar um CMS em uma plataforma de hospedagem na web.

Fazer você mesmo um site também parece ser vantajoso, exceto que os custos operacionais serão maiores do que as outras soluções.

Obviamente, comprar um site pronto para uso é mais caro do que contratar um desenvolvedor, mas esse é o preço do conforto e da qualidade.

Além disso, criar um site para E-commerce continua a ser bastante caro em comparação com outros tipos de sites, como o institucional, por exemplo.

Vários tipos de despesas compõem o custo de criação e operação de um site. A maioria dos hosts incorpora algumas taxas em sua oferta de assinatura.

A redação do conteúdo das páginas e artigos de blog, bem como o seu ranqueamento são os aspectos com custos mais variáveis ​​pois dependem essencialmente do contrato dos redatores e da qualidade esperada do conteúdo.

Como criar um site grátis?

Você já deve ter notado que o desenvolvimento de um site requer um investimento financeiro mais ou menos substancial.

De fato, é possível criar um site gratuitamente. Alguns hosts oferecem uma versão gratuita com a qual você pode ganhar experiência ao desenvolver e publicar seu site.

No entanto, apesar da experiência, os sites gratuitos não são vantajosos. Criar um site profissional ou pessoal totalmente gratuito não é uma boa ideia se você deseja ter um site de alto desempenho, credível e duradouro.

Aqui está uma lista das desvantagens dos sites gratuitos:

  • Desempenho ruim que desencoraja seus visitantes: velocidade lenta e muitos bugs;
  • Funcionalidades muito limitadas: escolha reduzida de modelos e estilo visual, conteúdo limitado (número de páginas e artigos), etc;
  • Nome de domínio incorreto e extensão de domínio inadequada: você não pode escolhê-los na maioria dos casos;
  • Você não é o verdadeiro dono do seu site: o site pertence à plataforma de criação e pode ser dissolvido um dia;
  • Otimização impossível, visibilidade mínima: seu site estará na parte inferior dos resultados dos mecanismos de pesquisa;
  • Muitos anúncios externos: são os acionistas desses anúncios que pagam a plataforma pelo seu funcionamento e para compensar a liberdade do seu site. Então, seu site será incomodado por uma infinidade de anúncios que nada têm a ver com sua atividade ou sua vida pessoal.

Evite o que for gratuito em prol da qualidade e resultado

Portanto, não recomendamos que você use essas ferramentas de criação de sites que são totalmente gratuitas.

Se seu orçamento for limitado, você mesmo pode desenvolver suas páginas da web codificando-as de A a Z ou contratar uma agência para ajudá-lo.

Você também pode realizar seu projeto web optando por um host que permita instalar CMS como o software WordPress, Drupal ou Prestashop.

Criar um site com um CMS é gratuito, não há licença a pagar, basta pagar o nome de domínio e a sua hospedagem, que por vezes são alvo de promoções interessantes.

Por fim, com um orçamento maior, crie facilmente seu site usando softwares de criação de sites como o Wix e o Jimdo (o custo mensal continua baixo).

Então, se você quer melhorar sua notoriedade e seu negócio, opte por investir em ferramentas poderosas e garantidas para o seu site.

Desse modo, seu investimento será rapidamente recuperado à medida que os clientes aumentam e as vendas crescem.

Qual a melhor plataforma para criar um site?

Salientamos anteriormente, que as soluções de compilação gratuitas não são recomendadas.

Então, qual é a melhor solução? A resposta a esta pergunta não é fácil. Na verdade, uma solução melhor que as outras não existe.

Cada solução atende a uma necessidade específica e se adapta às especificidades de suas necessidades.

  • Se você está procurando a solução mais fácil e simples, crie seu site usando um desenvolvedor de sites;
  • Para mais funcionalidade e flexibilidade, use sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress como sua ferramenta de autoria;
  • Se você deseja colocar um toque pessoal em seu site e tem recursos, você pode codificar e desenvolver seu site por conta própria. Esteja ciente de que esta solução requer muito mais tempo e implica que você provavelmente terá que reservar um tempo para consultar vídeos tutoriais.

Quais são as diferenças entre criar um site profissional e pessoal?

O princípio e os processos para criar um site profissional ou pessoal são os mesmos.

As várias ferramentas e métodos explicados acima são projetados para criar os dois tipos de sites.

A diferença continua na qualidade e quantidade do conteúdo que você colocará nas páginas do site.

Por exemplo, sites profissionais devem refletir sua imagem e a identidade de suas atividades com conteúdo altamente otimizado.

Os dois tipos de sites também são diferentes quanto às funcionalidades esperadas.

Portanto, os aplicativos e complementos a serem instalados costumam ser mais numerosos e mais complexos para um site profissional.

Como resultado, o custo de criação de um site profissional é maior do que o de um site pessoal.

Para criar um site comercial, aconselhamos a utilização de desenvolvedores de sites especializados em E-commerce para ter um serviço seguro e garantido.

Finalmente, esperamos que agora você saiba um pouco mais como funciona a criação de sites, que você não se perca ao longo do caminho, que tenha gostado das explicações e desejamos ver seu site em breve nos motores de busca.

Conclusão

Criar um site pode ser fácil se suas necessidades forem simples e você estiver pronto para se adaptar às soluções e funcionalidades oferecidas por essas ferramentas.

Se suas necessidades começarem a ser específicas, é muito provável que você tenha que usar CMS como o WordPress.

Caso contrário, se você for corajoso e motivado para treinar em desenvolvimento web, os cursos online existem em abundância na internet, e você provavelmente chegará lá dedicando algumas horas por dia a isso.

As possibilidades são muitas, tudo depende do seu orçamento e do tempo que você está disposto a dedicar para isso.

Para finalizar, caso você ache necessário, para saber ainda mais como funciona a criação de um site, salve este conteúdo e o releia quantas vezes precisar.

Agora, se você está com pressa, se deseja obter um site feito sob medida, otimizado e que atenda perfeitamente às suas necessidades, entre em contato conosco para desenvolver o site ideal para o seu propósito!

Para saber mais sobre como funciona a criação de um site, veja o vídeo do canal Gabi Cervantes.