Dentre as redes sociais, a mais popular mundialmente é o Facebook, além disso, é o site mais acessado do globo.

Por conter boa parte da população mundial cadastrada (mais de 3 bilhões de pessoas), a rede social tem o alcance e o poder de influenciar na política, cultura e opinião dos seus usuários.

O que é o Facebook?

No Facebook é possível criar um perfil pessoal, grupos e Fan Pages para interagir com os outros usuários, seja através de publicações, mensagens instantâneas ou reações.

Os grupos possibilitam que pessoas com os mesmos interesses possam se conectar, trocar informações e interações.

A história do Facebook

O Facebook foi criado em 2003 em um quarto na Universidade de Harvard, na época, o nome da rede social era Facemash.

O que é Facebook

A primeira versão do site foi criado por estudantes de Harvard, são eles:

Uma curiosidade, o Eduardo Saverin é brasileiro, na época estava cursando o segundo ano de faculdade.

O objetivo do Facemash era escolher quais eram as estudantes mais bonitas do campus através de um sistema que comparava as fotos.

Quando o site foi descoberto pela diretoria da faculdade, o mesmo foi removido, afinal, muitos estudantes estavam insatisfeitos com a exposição.

Em decorrência disto, Mark sofreu acusações de segurança e violação de privacidade, o que atrapalhou sua rotina no campus.

Algum tempo depois, o site se tornou uma rede social, sendo renomeado para “thefacebook”, sendo usado em outras universidades para promover a amizade entre os estudantes.

Em 2005 a rede social foi novamente renomeada para Facebook após a sugestão de Sean Parker, co-fundador do Napster.

Em 2006 a rede social foi liberada para alunos do ensino médio e empresas, alguns meses depois, qualquer pessoa acima dos 13 anos pôde se cadastrar no Facebook.

Em 2011 o Facebook se tornou o maior servidor de fotos do mundo com mais de 350 milhões de usuários.

Batendo todos os recordes, o Facebook atingiu a marca de 3 bilhões de usuários cadastrados e se tornou o site mais acessado do mundo.

Hoje, o Facebook é muito utilizado por empresas para aumentar a visibilidade e o reconhecimento de suas marcas, gerando leads e vendas.

A Rede Social (Filme)

O filme que conta a história do Facebook foi eleito o melhor longa-metragem de 2010, recebendo vários prêmios e o Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Edição”.

O filme retrata um pouco da história do co-fundador Mark Zuckerberg, os entraves do site Facemash e a criação e ascenção do Facebook.

Mark Zuckerberg é retratado no filme como frio e calculista, que não se importa com os sentimentos das pessoas.

Nenhum membro do Facebook participou das gravações, e Mark, então CEO da empresa disse publicamente que o roteiro é uma ficção.

Como criar uma conta no Facebook?

Para criar uma conta no Facebook, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Facebook clicando aqui e clique em “Criar conta”;
  2. Insira seu nome, e-mail ou celular, senha, data de nascimento e gênero;
  3. Confirme seu cadastro no e-mail ou no celular.

Como criar uma Fan Page no Facebook?

Para criar uma fan page no Facebook, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o Facebook clicando aqui e clique em “Criar conta”;
  2. Escolha o tipo de página que deseja criar;
  3. Insira as informações solicitadas;
  4. Personalize a sua página de acordo com as suas preferências.

Quais os tamanhos de imagem do Facebook?

No Facebook, existem diversos tamanhos de imagem para que a rede social fique padronizada, confira abaixo.

Imagem de perfil

  • mínimo 180 x 180 pixels (original);
  • 160 x 160 pixels (reduzida);
  • 160 x 160 pixels (exibição).

Imagem de perfil em dispositivos mobile

  • 160 x 160 pixels (desktop);
  • 140 x 140 (Smartphone).

Foto de Capa

  • Perfil pessoal: 851 x 315;
  • Página: 828 x 315;
  • Formatos: JPG, PNG;
  • Upload de vídeos;
  • Recomendado: 504 x 283;
  • Mínimo: 504 x 283;
  • Miniatura grande: 319 x 176;
  • Miniatura pequena: 157 x 87;
  • Formatos: Qualquer formato.

Foto na linha do tempo

  • Recomendado: 1200 x 630;
  • Exibição: 504 largura máxima;
  • Tamanho máximo: 100 KB;
  • Formatos: JPG, PNG.

Link na linha do tempo

  • Recomendado: 1200 x 630;
  • Mínimo: 600 x 315;
  • Exibição: 470 x 246/154 x 154.

Feed de notícias

  • Recomendado: 1200 x 630;
  • Mínimo: 600 x 315;
  • Exibição: 470 largura máxima;
  • Formatos: JPG, PNG.

Link no feed de notícias

  • Recomendado: 1200 x 630;
  • Mínimo: 600 x 315;
  • Exibição: 484 x 525/154 x 154.

Como usar o Facebook como estratégia de marketing digital da sua empresa?

Se a sua empresa ainda não tem uma página no Facebook, crie uma imediatamente, sua marca precisa estar onde o público está.

Além de proporcionar um grande alcance para a sua marca, o Facebook permite que você interaja com o seu público de forma satisfatória.

Na rede social você pode divulgar sua empresa, produtos e serviços, fazendo com que sua empresa venda mais.

Para aplicar uma estratégia de marketing digital no Facebook, considere os pontos a seguir.

1 — Faça um planejamento

Antes de começar no marketing digital no Facebook, é necessário ter um planejamento sólido.

Siga meu passo a passo de como criar uma persona para alcançar o público certo para o seu negócio na sua estratégia.

2 — Contrate um profissional qualificado

Se você não tem muito tempo para dedicar a aprender a ciência do marketing nas redes sociais, contrate um profissional qualificado para conseguir obter resultados satisfatórios.

3 — Impulsione

Não precisa de muito dinheiro para criar bons anúncios no Facebook, separe uma verba mensal para impulsionar as publicações que obtiveram mais engajamento orgânico para impulsionar sua visibilidade.

4 — Produza conteúdo de qualidade

Não poste apenas sobre a sua marca, seus produtos e serviços, produza conteúdos que sejam interessantes e relevantes para o seu público.

Use a regra 80/20, para isto, 80% das suas publicações devem ser interessantes para os seus usuários, enquanto 20% são divulgações dos seus produtos e serviços.

Este é o melhor método para conseguir engajamento para sua página.

5 — Mantenha a frequência

Crie um cronograma de publicações para manter a entrega da sua página e seu público engajado.

Acompanhe as notícias e memes que estão repercutindo para usá-los a seu favor na sua estratégia.

6 — Faça relatórios quinzenais e mensais

O facebook disponibiliza recursos que permitem analisar a entrega e o engajamento da sua página, use todas as informações para montar relatórios sólidos para aprimorar sua campanha.

7 — Responda os usuários

Responda todos os comentários, principalmente os negativos, a sua interação mostrará ao seu público que a sua marca se importa com as críticas, sugestões e opiniões.

Conclusão

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, o que o torna um dos lugares em que a sua marca deve estar.

Coloque estas dicas em prática e tenha persistência, tenho certeza que conseguirá bons resultados.