Marketing digital é essencial para conseguir alavancar a sua marca, alcançando novos clientes, mas para isso é preciso investir nas estratégias que sejam mais adequadas, entendendo o seu nicho de mercado e o segmento do público.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcom) constatou que o faturamento dos e-commerces em 2020 foi de mais de R$ 100 milhões de reais! Com esse aumento das lojas virtuais, especialmente após o início da pandemia, ficou bem mais concorrido chamar a atenção do consumidor em meio a uma enxurrada de propagandas, ou seja, investir corretamente no marketing digital é fator-chave para o seu negócio prosperar. 

O que é o marketing digital? 

Marketing digital nada mais é que uma estratégia de marketing aplicada na internet. Você pode aplicá-lo para diferentes objetivos, como:

  • Deixar a sua marca mais conhecida, tornando-a familiar;
  • Atrair inscrições para a sua newsletter;
  • Trazer mais visitantes para o seu site;
  • E claro: realizar mais vendas.

Há mais diversos outros objetivos. Com o marketing digital você vai longe, podendo realizar coisas inimagináveis que a mídia off não conseguiria. 

Como o marketing digital é importante para o empreendedor 

O marketing digital está no mundo online, então podemos considerar sites, blogs, as diversas redes sociais, além de vídeos, como suas ferramentas. Sua base costuma ser dividida em quatro partes: 

Marketing digital para o empreendedor: 6 vantagens
  1. Atrair: você atrairá a atenção do consumidor através do bom segmento do seu público-alvo. Ou seja, levar a mensagem certa às pessoas certas.
  2. Relacionar: será formado um relacionamento entre vocês, tornando a venda uma consequência natural. Como fazer isso? Com conteúdo de qualidade. 
  3. Converter: é preciso converter o seu leitor em consumidor. Como? Mostrando as vantagens da compra. 
  4. Analisar: por fim você analisará os pontos fortes e fracos dos passos anteriores, fazendo uma próxima divulgação mais certeira.  

É com esses objetivos bem definidos que você conseguirá alavancar a sua marca. 

O marketing digital te ajuda a conseguir dados completos para atingir o seu potencial consumidor, como idade, local de moradia, temas mais acessados, entre outros.

E claro, o marketing digital está em alta com diferentes negócios precisando de mão de obra. É um ótimo mercado para conseguir uma renda extra ou mesmo se tornar um trabalho de tempo integral.

Agora confira algumas vantagens de investir no marketing digital:

Baixo investimento no início 

Por oferecer variadas estratégias de otimização para mecanismos de busca, o investimento no marketing digital se tornou muito mais barato quando comparamos com a mídia tradicional. Hoje, para se fazer uma propaganda na mídia off, como TV, rádio e outdoor, é bem alto, ou seja, apenas grandes empresas conseguiam – e conseguem – aparecer. 

O marketing digital exige um mínimo de investimento, mas pode ser muito acessível, fazendo com que pequenos negócios consigam ter um espaço nesse mundo virtual. 

Você acha que não conseguirá o valor mesmo sendo um baixo orçamento? Então o empréstimo pessoal pode ser o melhor caminho para começar com o pé direito. Saiba mais neste link.  

Forte comunicação com seu público 

Quando você tem alguma dúvida, provavelmente você dá uma corridinha no Google para se informar melhor, não? Pois bem, que o Google é o maior buscador online do mundo já não é mais novidade, né? Um bom investimento em Marketing Digital ajudará a sua empresa a aparecer nos resultados, reduzindo o custo de aquisição de clientes.

E não só quando alguém procura a resposta para algum problema, mas simplesmente quando pesquisa a empresa diretamente no buscador. Com certeza você já procurou algum negócio específico no Google e não encontrou, sentindo-se frustrado. Ou seja, ter essa presença digital é fundamental!

Construir audiência qualificada

Você sabe dizer quem são os seus clientes? Quais os seus hábitos de consumo? E os seus comportamentos? O marketing digital te dará as ferramentas para construir uma audiência que realmente queira consumir a sua marca.

Com esses dados você terá uma melhor organização, podendo mandar newsletters específicas, entre outras ações voltadas exclusivamente para parte do público, sendo um ativo essencial para a empresa.

Falar com o público certo na hora certa

Acabamos de falar sobre construir uma audiência qualificada, mas o marketing digital não só te dá essa possibilidade, como também te ajuda a se comunicar com esse público na hora certa.

Diferente da mídia off que é muitas vezes impossível saber exatamente a audiência que você está falando no momento em que a propaganda será veiculada, no marketing digital você terá um nível de segmentação muito mais preciso.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas de praia, poderá segmentar suas ações para mulheres de 15 a 50 anos, que gostem de praia e moram num raio de até 100 km do Litoral Norte. 

Isso te ajudará a eliminar grandes erros, poupando você, seu bolso e até mesmo consumidores que não querem se deparar com propagandas desnecessárias. 

Saia em disparada na frente da concorrência 

Mesmo que esteja em alta, começar a investir em marketing digital para o seu negócio é se diferenciar de boa parte de seus concorrentes. Para isso, não basta apenas investir a fim de aparecer para o público certo, é preciso também fazer bons conteúdos. Não só com um tema relevante, mas com um design limpo e profissional. Caso você não tenha habilidades suficientes para fazer essa parte, contratar um designer para te ajudar pode ser uma boa. 

Análise de resultados 

Após passar por todos os passos anteriores, chegamos, enfim, às análises de resultados, algo fundamental.  

Como comentamos há pouco, o marketing digital te permite determinar com muito mais precisão quem é seu público e quais as suas preferências. 

Vamos usar o mesmo exemplo da loja de biquínis. Caso tenha newsletter com dicas e promoções, após um mês de testes você saberá exatamente quantas pessoas abriram o e-mail, quais os links mais clicados, entre outros dados. 

Em cima desses dados você poderá fazer as melhorias que precisa para uma nova campanha. Será que um texto menor seria mais acessível? Uma página mais colorida ou com mais dicas? Estude todas as possibilidades! 

Comece agora seu negócio no marketing digital! 

Agora que conseguiu tirar as suas dúvidas sobre a importância do marketing digital para o e-commerce. Comece agora mesmo a ter um olhar mais certeiro no seu negócio. Neste link você terá acesso a todos os cartões de crédito disponíveis no mercado, comparando os melhores benefícios para você e a sua marca. 

Para saber mais sobre marketing digital para o empreendedor, veja o vídeo do canal Além do CNPJ.