Atualmente, muitas pessoas têm empregos, home office e até mesmo modelos de micro empreendedorismo. Portanto, usar WhatsApp para atender clientes tornou-se parte da rotina de muita gente. Afinal, é muito mais confortável, tanto para clientes quanto para a empresa, trocar mensagens por esse aplicativo.

Por isso, um dos pontos cruciais para atender seus clientes, é manter os dados importantes sempre atualizados. Assim, caso você mude de celular, tudo que há no WhatsApp precisa ir junto. Embora pareça complicado, é um procedimento muito fácil a ser realizado e otimiza o seu trabalho.

Como atender um cliente pelo WhatsApp?

Confira nossas dicas e explore as formas mais eficazes para usar o WhatsApp para atender seus clientes. Fique por dentro de todos os cuidados necessários e descubra como pode ser simples lidar com a tecnologia. Entenda como otimizar seu atendimento e ter um retorno positivo.

Tenha atenção na escrita quando enviar mensagens para o cliente

É importante que o seu cliente se sinta confortável ao negociar com você. Por isso, mantenha sempre uma linguagem polida e evite usar abreviações. Não é preciso que você utilize uma linguagem totalmente formal. Entretanto, quão mais próximo da norma culta você estiver, mais profissional parecerá.

Lembre-se de que é importante cumprimentar as pessoas que você for atender. Além disso, procure ser o mais gentil possível na escolha de palavras. Assim como é ideal que você adapte o gênero a que você se refere ao cliente da forma que ele achar melhor. Dessa forma, você demonstra seriedade e respeito.

Como atender um cliente pelo WhatsApp: 4 dicas

Seu cliente precisa se encantar com todo o seu atendimento. Portanto, assim como no atendimento por chamadas ou presencial, evite alterar o tom ou ser agressivo. Mesmo que o cliente não esteja sendo razoável, procure manter a calma e encaminhar a negociação da melhor forma possível.

Mantenha os horários de atendimento rigidamente

Pensando na sua própria saúde mental, é essencial que você defina horários específicos para atendimento e os siga. Logo, se for possível, reserve um aparelho apenas para os assuntos da empresa. E desligue-o fora do seu horário comercial. Assim, você não será tentado a responder fora dele.

Além de ser importante para você, não é educado responder o cliente no meio da madrugada, por exemplo. Devemos sempre resolver os assuntos durante o horário comercial. Se for preciso abrir exceções, não permita que o atendimento se estenda por muito tempo, ou você ficará preso.

Se for preciso, programe uma mensagem automática para que o cliente saiba o horário de atendimento para vendas e o tempo médio de espera durante ele. Ademais, não envie inúmeras mensagens a ele, caso demore a responder. Quando você faz isso, desestimula o interesse dele, nos seus serviços, tornando seu atendimento muito ruim.

Mantenha seus dados de telefone sempre atualizados

É vital que você tenha contas de banco e um número exclusivo para a sua empresa. Assim, fica mais fácil de separar sua vida profissional da vida pessoal. Além disso, os dados dos clientes não serão perdidos ou misturados com os seus próprios documentos. Portanto, usar WhatsApp para atender clientes é uma excelente ideia.

Afinal, ele facilita as formas de transferências de dados, vinculando todas as suas mensagens à sua conta Google. Dessa forma, você só precisa ter cuidado para não perder o acesso a ela ou ao seu número de telefone.

Mesmo que usar WhatsApp permita transferir partes dos seus dados do dispositivo, para o novo celular, isso é algo que você precisa tomar cuidado. Sobretudo porque este tipo de atitude é um procedimento recomendável, uma vez que a nuvem do WhatsApp é limitada e pode não importar todos os dados dos quais você precisa.

Portanto, é importante que você tenha certeza de que seus arquivos não foram corrompidos. Para isso, você pode usar programas gratuitos que analisam a existência de irregularidades perigosas em arquivos. Assim, você evita danificar o novo aparelho ao enviar um arquivo corrompido ou em desuso.

Por fim, é essencial que você faça uma revisão de todos os dados que planeja manter. Dessa forma, você elimina todos aqueles sendo desnecessários e aumenta a efetividade do procedimento. Portanto, reserve algum tempo para lidar com o seu celular antigo para revisar tudo isso.

Cuidado para não perder dados de clientes

Se você trabalha com celular, com certeza tem diversos dados de clientes em seu aparelho. Ao trocar de celular, pode ocorrer uma perda de dados. Existem algumas formas de proteger os dados dos seus clientes e de suas vendas, de forma a transferir dados Android para Android.

Gostamos muito de utilizar o DR Fone para garantir uma segurança extra na hora de atualizar ou transferir dados da empresa, seja do WhatsApp Business ou mesmo do aparelho em si. 

Após adquirir o programa e instalá-lo corretamente em seu computador, é hora de colocar a mão na massa. Primeiro, clique na opção “Transferir Celular” e, em seguida, conecte o seu celular antigo ao computador com um cabo USB. Dessa forma, o Dr. Fone poderá ter acesso a todas as informações contidas no dispositivo.

Então, o programa apresentará uma lista de categorias de arquivos que foram encontrados. Você deve escolher aquelas que deseja transferir e selecionar as caixinhas ao lado. Depois, conecte o novo smartphone ao computador e clique na opção “Iniciar Transferência”. Em seguida, o processo será finalizado.

Usar WhatsApp para atender clientes é importante?

Com o marketing digital, inúmeras oportunidades aparecem para que você possa trabalhar com conforto usando apenas o seu celular. Por isso, é preciso que você conheça os melhores aplicativos para isso. Além disso, acompanhar as novas funcionalidades também é essencial, se você quiser seguir seus clientes.

A tecnologia de nuvem vem sendo muito utilizada por empresas de todos os portes. Dessa forma, aqueles que decidem trabalhar como freelancers ou mesmo se tornar microempreendedores também se beneficiam desse recurso. Ademais, o WhatsApp já possui a possibilidade de enviar os pagamentos pelo próprio aplicativo.

Também é possível anexar o endereço da sua empresa e manter os horários de funcionamento atualizados em seu perfil. Desse modo, os clientes se sentem mais seguros ao negociar com você e mais aptos a fechar o negócio.

Tudo depende da qualidade do seu atendimento e do que você pode oferecer em questões de recurso. Por isso, sempre leia todas as notas de atualização e saiba que usar WhatsApp para atender clientes faz toda a diferença entre você e seus concorrentes.

Para saber mais sobre como atender um cliente pelo WhatsApp, veja o vídeo do canal Revendedor.