Como atrair bons clientes para empresa

Como atrair bons clientes para empresa

  • Lucas Ferraz
  • Novembro de 2021

Como atrair bons clientes para empresa

Atualmente, saber como atrair bons clientes para empresa ao mesmo tempo em que trabalha a fidelização, faz toda a diferença para o faturamento de um negócio de prestação de serviços ou venda de produtos.


Como atrair bons clientes para empresa

Primeiramente, como empresário, é muito importante que você mantenha a sua base de clientes crescendo.

Então, usar estratégias de marketing para atrair bons clientes é essencial para a saúde financeira do seu negócio.

Você pode aumentar sua base de clientes gastando dinheiro em campanhas de marketing, mas a melhor maneira de expandir sua base de clientes é fornecer produtos e serviços de qualidade.

Portanto, quando você fornece produtos e serviços de qualidade, o marketing boca a boca faz com que a sua base de clientes cresça com custos muito menores.

Como atrair bons clientes para empresa?

Confira abaixo, 7 métodos para você aprender como atrair bons clientes para empresa.

1. Defina quem é o seu cliente ideal

Primeiramente, se você tiver uma imagem clara do seu cliente ideal, será muito mais fácil encontrá-lo.

Assim, depois de encontrá-los, você poderá elaborar a sua estratégia de vídeo marketing, para gerar leads qualificados para a sua campanha.

Para isso, você precisa criar uma buyer persona para o seu negócio.

Em suma, a buyer persona é uma representação fictícia do cliente ideal da sua marca. 

Então, pense no que deixa essas pessoas felizes, tristes, assustadas, aliviadas e, em seguida, pense em como você pode tornar a vida delas mais fácil.

A primeira etapa na criação de um anúncio ou campanha bem-sucedida é identificar seu cliente ideal.

Portanto, não descreva seu público de maneira muito ampla.

Em vez disso, concentre-se em um grupo específico de pessoas que tenham uma característica comum (como sexo, idade, nível de educação, localização geográfica, nível de renda, interesses, etc).

Se você não tiver certeza de quem é seu cliente ideal, pergunte-se qual grupo de pessoas teria maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.

2. Descubra em qual canal o seu cliente está

Ao identificar seus clientes, você também deve pensar na mídia que irá impactá-los.

Assim, é mais provável que sejam impactados pelas redes sociais? Nos jornais? No rádio?

Logo, depois de conhecer a mídia preferida do seu público, será muito mais fácil criar um anúncio de vendas atraente para eles.

Afinal, é preciso entender seu tipo de negócio para saber onde encontrar os seus clientes.

Alguns bons locais offline são feiras de negócios e reuniões com clientes (conferências).

Todavia, no meio online, você pode anunciar em fóruns relevantes e nas redes sociais, incluindo os seus perfis e os de negócios semelhantes ou complementares.

3. Conheça sua empresa por dentro e por fora

Uma compreensão clara do seu setor e um conhecimento íntimo de seu produto ou serviço é essencial para o sucesso das suas campanhas de publicidade e marketing.

Desta forma, as pessoas verão o quão bem informado você é e se sentirão confortáveis para buscar sua ajuda.

Assim, obtenha uma lista dos principais clientes do seu time de vendas ou clientes da sua central de atendimento.

Além disso, se você tem um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, pode já ter uma lista dos principais clientes.

Todas essas ferramentas são válidas quando você busca como atrair bons clientes para empresa.

Ainda, existem grandes chances dessas pessoas contratarem o seu serviço ou produto.

4. Posicione-se como a solução ideal

Dê a cada pessoa que encontrar o seu site (clientes em potencial ou não) um bom motivo para experimentar seus serviços. Isso os tornará clientes fiéis imediatamente.

Portanto, você pode começar criando um blog e escrevendo conteúdos ricos, mostrando várias soluções para um problema específico da sua persona.

Deste modo, isso fará da sua marca uma autoridade no segmento.

Lembre-se de escolher um nome que seja fácil de memorizar e compre o domínio para que outra empresa não o faça.

Além disso, registre a sua marca para proteger a sua empresa.

5. Experimente o marketing de resposta direta

Em suma, uma das melhores maneiras de entrar em contato com os clientes é pedir-lhes que façam algum tipo de ação, como solicitar mais informações ou tornar-se parte de sua lista de e-mail.

Em outras palavras, as headlines e mensagens que aparecem em seu site e canais de mídia social devem ser muito claras e fáceis de compreender.

Se a sua empresa não possui um site, contrate um serviço de criação de sites o quanto antes, estar disponível na internet é primordial.

Por fim, é hora de criar mensagens direcionadas a seus clientes, dando a eles algo de valor gratuitamente para que eles entrem em seus funis de vendas.

Então, aprenda o máximo que puder sobre o marketing de resposta direta, porque ele o ensinará a se concentrar no que realmente importa, os resultados. 

Além disso, crie mensagens para atrair clientes em potencial, mostrando a eles que você entende a sua dor e pode fazer com que ela desapareça mais rápido e mais barato do que os concorrentes.

6. Construa parcerias 

Sinergia é importante para qualquer empresa alcançar o sucesso e funciona melhor quando duas ou mais empresas são sinérgicas em vez de competitivas.

Por exemplo, se você tem um negócio online e decide vender através de outros canais (como e-mail marketing, anúncios de TV, etc), provavelmente faz sentido se associar a alguém que tenha experiência em marketing para que você possa aproveitar sua experiência e levar vantagem das diferentes habilidades de cada um de vocês.

Ou seja, cultivar relacionamentos com outros proprietários de negócios ou clientes ajuda a atrair novos consumidores para a sua base.

Não se trata apenas de vender, trata-se de criar e nutrir um relacionamento de longo prazo entre você e seu cliente.

7. Acompanhamento

Por fim, após seu esforço inicial de divulgação para obter atenção, você deve se lembrar de “fechar o ciclo”, acompanhando e executando seu plano.

Pois, leads e ótimas conversas costumam ser perdidos devido a esse simples descuido.

Afinal, muitas pessoas gostam de enviar um e-mail de acompanhamento indicando que estão acompanhando e que farão o atendimento novamente.

Pois, isso é ótimo para quem parece interessado, mas pode estar muito ocupado para responder na mesma hora. 

Informações adicionais de como atrair bons clientes para empresa

Se você dirige uma pequena empresa, deve estar sempre em busca de novos clientes.

Afinal, atrair clientes diariamente é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Então, você precisa aumentar constantemente sua base de clientes para que possa manter o crescimento dos seus negócios, mas para isso funcionar é preciso criar um relacionamento com os seus clientes. 

Todavia, se você enviar spam constantemente para pessoas com mensagens de ausência temporária, correrá o risco de as pessoas bloquearem você de entrar em contato com elas novamente.

Continue atraindo novos clientes, usando o marketing de conteúdo ou os seus clientes existentes podem ir embora e não irão contratar os seus serviços.

Assim, é vital manter seu site atualizado para atrair novos clientes com frequência.

Além disso, nunca se esqueça do valor do SEO (Search Engine Optimization).

Ou seja, sempre que você ou seus clientes enviam tráfego para o site, é essencial que ele esteja otimizado para aparecer nos mecanismos de pesquisa.

Então, certifique-se de que seu negócio é relevante e atrativo para novos clientes.

Desta forma, o fluxo constante de novas pessoas ajuda você a manter o atendimento ao cliente, além de trazer novas fontes de receita para o negócio.

O local certo pode ajudar a atrair novos clientes e reter aqueles que você já possui.

Contudo, mudar-se para um novo local pode ser tão simples quanto descer a rua ou tão complicado quanto expandir seu negócio para um novo mercado. 

Atualmente, por conta da internet, é possível atender empresas do mundo inteiro sem sair de casa.

6 dicas criativas de como atrair bons clientes para empresa

Em suma, novos negócios precisam conquistar clientes, mas também precisam construir suas marcas.

E, eles precisam fazer isso rapidamente.

Portanto, confira 6 dicas criativas de como atrair bons clientes para empresa.

1. Promova eventos presenciais

Fazer amigos onde você mora é uma ótima maneira de fazer e manter novos clientes.

As academias podem oferecer assinaturas gratuitas para instituições de caridade ou famílias de baixa renda.

Os salões podem ter uma “Noite das Mulheres” todo mês, onde elas ganham alguns serviços grátis após uma pequena compra.

Bares ou cafés podem hospedar eventos temáticos de degustação ou oferecer descontos para empresas locais.

Ainda, seu evento deve incluir um local onde as pessoas possam se inscrever para receber coisas gratuitas.

Então, coletar informações é o primeiro passo para fazer uma venda de afiliados.

Portanto, certifique-se de que todos saibam que você enviará cupons por e-mail e brindes para as suas residências.

Além disso, use uma hashtag especial para o seu evento e faça um concurso de mídia social para envolver os novos clientes em sua ação de marketing digital.

Mais importante ainda, converse sobre o evento com seus clientes e incentive-os a compartilhá-lo com seus amigos.

Você também pode usar uma landing page, página ou evento no Facebook para isso. 

2. Ofereça descontos (ou melhor ainda, dê algo de graça!)

Algumas empresas oferecem descontos ou ofertas por tempo limitado para atrair novos clientes.

Essa é uma forma poderosa de gerar lucros.

Além disso, distribuir amostras grátis não parece a melhor estratégia de negócios para uma empresa em crescimento, mas pode atrair clientes para assinar um plano de recorrência.

Por exemplo, se você é proprietário de uma academia, por que não oferecer uma avaliação gratuita para novos clientes para que possa convertê-los em clientes fiéis no futuro?

Uma das maneiras mais eficazes de obter novos clientes é oferecer seus serviços gratuitamente e, em seguida, pedir o depoimento de um cliente.

Contudo, lembre-se de não doar mais dinheiro ou tempo do que você pode pagar.

3. Motive os clientes atuais a advogar em nome da sua empresa.

Em suma, conquistar novos clientes é sempre mais caro do que reter os existentes.

No entanto, seus clientes atuais podem se tornar defensores da marca, ou seja, pessoas que também podem ajudá-lo a trazer novos negócios, contando a seus amigos e familiares sobre sua empresa, e eles têm valor de uma maneira diferente, pois, eles fazem parte de sua rede social.

Então, você pode tornar seus amigos e familiares seu maior patrimônio por meio de um processo chamado marketing de afiliados.

É aí que você pode fazer uma porcentagem de uma venda usando um link para o produto em um site.

O boca a boca é a melhor forma de divulgar a sua empresa.

Também é um fato que a maioria das pessoas está procurando algo em troca de dar sua recomendação.

Desta forma, se você oferece produtos ou serviços gratuitos ou com desconto em troca de pessoas que enviam novos clientes a você, você estará no caminho certo para uma campanha de boca a boca mais bem-sucedida.

4. Incentive os clientes atuais de outras maneiras

Uma maneira de fazer com que seus clientes voltem é oferecendo a eles ofertas especiais ou preços “somente para membros”.

Assim, promova noites de agradecimento ao cliente e poste fotos deles com mensagens ou perfis nas redes sociais.

É essencial conhecer seus clientes e comemorar as conquistas deles.

Além disso, envie cartões de aniversário, feriados ou qualquer outro tipo de cartão para que seus clientes saibam que receberam uma promoção especial só para eles.

5. Execute campanhas geradas por usuários

Por fim, você deve ser criativo em seus esforços de mídia social, executando uma campanha "gerada por usuários", onde recompensa os clientes por obterem mais curtidas ou compartilhamentos em seus posts.

Pode ser um concurso de fotografia ou concurso de melhor comentário, em que você distribui coisas gratuitas para o vencedor.

Esses tipos de campanhas são ótimas para nutrir os clientes atuais e, indiretamente, criar exposição para o seu negócio na frente de novos clientes em potencial com pouco ou nenhum custo.

Além disso, você pode promover ainda mais sua campanha comprando postagens patrocinadas no Facebook.

Conclusão

Se você está tentando aumentar sua base de clientes por meio de mídia social ou atividades off-line, é essencial ser capaz de medir se esses esforços de marketing são eficazes ou não.

Um KPI realmente relevante neste caso é o custo de aquisição do cliente (CAC).

O CAC, em poucas palavras, informa quanto custa para você manter um cliente existente.

É mais difícil de calcular porque você precisa levar em consideração quanto valor entregou a esse cliente ao longo do tempo.

Mas, se você fizer isso, descobrirá quais canais têm o CAC mais baixo e onde vale a pena aumentar seus gastos e esforços de marketing.

Isso, por sua vez, resultará em melhor desempenho e maior receita para o seu negócio.

Por fim, lembre-se, tudo aquilo que você não pode mensurar, você não deve se preocupar.

Então, defina quais serão os indicadores de performance e comece a acompanhar de perto os resultados das suas ações de marketing.

Espero que esse guia de como atrair bons clientes para empresa te ajude a melhorar a receita recorrente do seu negócio para que ele prospere.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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