SEO para escolas e instituições de ensino é um tema que muitas vezes passa despercebido, mas é preciso ter em mente na hora de construir uma estratégia de inbound marketing. É importante levar em conta as diferentes necessidades dos alunos.

O marketing de entrada para instituições educacionais começa com a criação de conteúdo atraente que envolverá alunos em potencial e seus pais. Também é importante ter uma presença on-line para que os alunos em potencial possam encontrar sua instituição facilmente no Google.

Como fazer SEO para escolas e instituições de ensino?

Compilamos uma lista das dicas mais relevantes e úteis para aumentar sua presença na web. Essas dicas são aplicáveis a qualquer instituição educacional e devem ser usadas pelos departamentos de marketing da faculdade, escritórios de admissões, membros do corpo docente e muito mais.

  • Crie um site oficial que seja fácil de navegar
  • Crie uma estratégia de conteúdo que inclua postagens de blog, infográficos, vídeos e postagens de mídia social
  • Use palavras-chave nas tags de título do seu site
  • Crie uma página de destino com as palavras-chave certas para cada grande campanha ou evento
  • Compartilhe seu conteúdo em redes de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram

No cenário atual, a visibilidade de uma instituição tornou-se um fator crucial para o sucesso. No entanto, a importância do SEO para escolas e instituições de ensino não foi totalmente reconhecida por muitos.

A boa notícia é que não é preciso muito para começar com SEO e inbound marketing para instituições de ensino. Tudo o que você precisa fazer é identificar as palavras-chave certas e otimizar seu conteúdo de acordo.

Marketing digital para escolas: 3 dicas

SEO de conteúdo

A seguir estão algumas das melhores práticas que podem ajudar as instituições de ensino a melhorar seus rankings de SEO:

  • Mantenha o conteúdo do seu site otimizado e atualizado regularmente
  • Crie postagens de blog e artigos atraentes que sejam relevantes para seu público-alvo -Use canais de mídia social como LinkedIn, Twitter, Facebook etc. para promover seu conteúdo
  • Use técnicas de otimização de palavras-chave, como preenchimento de palavras-chave

O conteúdo é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio online. É o que os usuários veem quando visitam seu site e o que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender e apresentar seu conteúdo aos usuários de maneira lógica. Postagens de blog, artigos e postagens de mídia social bem escritas atraem clientes e ajudam a aumentar a pontuação de SEO do seu negócio. Com isso dito, existem várias maneiras de criar conteúdo de alta qualidade que o ajudará a atingir suas metas de SEO.

Os algoritmos do Google mudam constantemente em resposta ao comportamento do usuário e ao tráfego da web. Diferentes tipos de conteúdo têm classificação melhor do que outros, dependendo do tópico e da intenção do usuário.

Isso mostra a importância do SEO de conteúdo para instituições de ensino e como ele pode ser usado para ajudá-los em seu inbound marketing.

Exemplo: SEO para escolas e instituições de ensino é um tema quente no momento, pois mais e mais pessoas estão procurando informações na internet.

Por exemplo, se você estiver procurando por uma universidade, digite ‘universidade’ no Google e clique na guia ‘ferramentas de pesquisa’ para descobrir quais universidades estão perto de você. Se uma universidade tiver uma boa estratégia de SEO, ela aparecerá mais acima nesta lista e, portanto, as pessoas estarão mais propensas a escolher aquela universidade.

O que é inbound marketing educacional?

O inbound marketing educacional é uma nova abordagem para ensinar seu público sobre seus produtos e serviços. É uma maneira de educá-los sobre os benefícios de seu produto ou serviço.

Logo, o SEO para escolas e instituições de ensino é um meio de usar este conteúdo para atrair mais pessoas.

Essa abordagem é ideal para empresas que estão apenas começando e desejam construir uma base sólida, bem como para aquelas que estão no mercado há algum tempo, mas desejam revigorar sua marca.

O inbound marketing educacional tem muitos benefícios em relação às técnicas tradicionais, como e-mail marketing e cold call: é mais barato, mais personalizado e mais eficaz na geração de leads

O inbound marketing é uma estratégia que se baseia em atrair clientes de forma não-interruptiva. É uma alternativa ao tradicional outbound marketing, que se baseia em interromper potenciais clientes com anúncios ou outras mensagens promocionais.

Esse tipo de estratégia pode ser aplicado a qualquer negócio que queira aumentar seu tráfego na web, e também pode ser usado para geração e nutrição de leads, ato importante para evitar a evasão escolar.

O objetivo do inbound marketing é criar conteúdo que as pessoas queiram compartilhar, que então encontrarão novos clientes para a empresa.

Para saber mais sobre marketing digital para escolas, veja o vídeo do canal Academia do Redator.