Estratégias de Marketing digital: guia completo

Estratégias de Marketing digital: guia completo

  • Abril de 2021
Estratégias de Marketing digital: guia completo

Estratégias de Marketing digital: guia completo

Existem dezenas de estratégias de marketing digital para diferentes objetivos, atrair tráfego, gerar leads, reconhecimento de marca e outros propósitos.


O marketing digital é um termo amplo que consiste em aumentar a aquisição de clientes, visibilidade de marca ou relacionamento com o público-alvo.

Existem diversas estratégias que compõe o marketing digital como um todo para cumprir com estes objetivos.

O marketing digital pode ser usado por empresas, marcas e pessoas.

Este artigo aborda:

Aprender como fazer marketing digital de maneira eficiente pode mudar os rumos do seu negócio.

Recentemente, a Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou que pequenos negócios que se adaptaram conseguiram ampliar o faturamento em 47% durante a crise do covid 19 usando estratégias de marketing digital.

Se você não sabe nada de marketing digital, este artigo vai te ajudar a entender tudo a respeito das principais estratégias.

Porém, caso já conheça o básico, poderá aprofundar seus conhecimentos com este guia completo de marketing digital e suas estratégias, acompanhe até o final.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma evolução do marketing tradicional e mudou completamente a forma que as empresas se relacionam com os consumidores.

O marketing digital começou a se popularizar em meados de 2002 devido ao crescimento do acesso à internet em diversos países.

Especialistas constataram que muitas pessoas passavam horas conectadas a internet, abrindo um novo canal de relacionamento.

No que diz respeito a vendas, os e-commerces ou lojas virtuais, como também são conhecidos, revolucionaram o mercado, se tornando um dos principais meios de compra no mundo.

Somente nos Estados Unidos da América, bilhões são vendidos em produtos e serviços através da internet, mas, isso não seria possível sem estratégias eficientes de marketing digital.

Antes de falarmos sobre o que é o marketing digital atualmente, precisamos falar do passado.

Até onde se sabe, foi Guglielmo Marconi o primeiro profissional de marketing digital da história em 1896.

Guglielmo realizou a primeira transmissão pública através do sinal wireless e posteriormente inventou o rádio.

Você deve estar perguntando, “o que isso tem a ver com o marketing digital de hoje em dia?”

O marketing digital é um conceito, o objetivo do marketing é aquecer o mercado enquanto digital significa fazer isso de qualquer forma que não seja presencial.

Resumidamente, o marketing digital é todo e qualquer relacionamento de uma marca com o consumidor a distância.

A importância do marketing digital nos dias de hoje

Você se lembra da grande quantidade de outdoors espalhados pelas cidades?

Quantas vezes você teve que se desviar de entregadores de panfletos andando em grandes centros?

A verdade é que essas e outras práticas do marketing tradicional estão caindo em desuso.

Não faz sentido instalar propagandas em outdoors se hoje em dia existem carros que dirigem sozinhos.

Basicamente, você pode ir de um lugar a outro assistindo o que quiser utilizando a internet, sem ao menos olhar para a parte externa do veículo.

Na época em que os panfletos eram distribuídos em larga escala as ruas sempre ficavam sujas, certo?

Isso acontecia por que você não consegue filtrar o interesse das pessoas para saber para quem é relevante entregar os panfletos.

Portanto, além do investimento ser desperdiçado, a limpeza urbana também era prejudicada.

Com a internet e outros meios digitais, é possível aparecer exatamente para quem quer comprar seu produto ou serviço.

Isso quer dizer que o marketing digital viabilizou o uso otimizado do investimento para aumentar a visibilidade.

Vantagens do marketing digital

O mundo digital não é apenas popular, ele faz parte do nosso cotidiano mesmo enquanto dormimos.

A cada minuto, mais pessoas têm acesso à internet, para empresas que usam o marketing digital, isso é um aumento do potencial da visibilidade que pode ser alcançada.

Dados

A implementação de uma estratégia de marketing no meio digital não só é implantada de forma mais rápida como também totalmente mensurável.

Dentre todos os dados e informações, os mais utilizados são:

  • Impressões: quantas pessoas viram seu anúncio;
  • Cliques: quantas pessoas clicaram no anúncio;
  • CTR: a taxa de cliques é o resultado do total de impressões dividido pelo número total de cliques;
  • Conversões: quantas pessoas acessaram sua página, quantas entraram em contato ou preencheram um formulário;
  • Taxa de rejeição: porcentagem ou quantidade de pessoas que acessaram a página e saíram sem realizar qualquer ação;
  • Duração média da sessão: média da duração dos acessos;
  • Páginas por visita: média de páginas acessadas pelos visitantes.

Agora tente imaginar uma solução para poder conseguir essas informações através do marketing tradicional, impossível não é mesmo?

O uso do marketing digital a longo prazo permite que você monte um BIG DATA robusto capaz de auxiliar em decisões estratégicas da sua empresa.

Conhecer as particularidades do seu público-alvo e pessoas que interagem com a sua marca permite aperfeiçoar suas estratégias, aumentando seu retorno sobre o investimento e a satisfação da sua persona.

Custo e retorno sobre investimento

É inegável que o custo de uma campanha de marketing digital é muito inferior a uma estratégia de marketing tradicional que possua o mesmo objetivo.

O ROI é a sigla de “retorno sobre o investimento”, é esse indicador que permite a mensuração da viabilidade de continuar executando suas estratégias de marketing.

Implicitamente, o ROI também mostra, indiretamente, a satisfação da sua persona com a sua estratégia.

Apesar de ser mais barato e mensurável do que o tradicional, uma estratégia de marketing digital depende de profissionais qualificados e experientes para poder proporcionar o máximo desempenho possível.

São diversos os profissionais que participam de campanhas publicitárias, alguns deles são:

  • Analista de conteúdo;
  • Analista de SEO;
  • Analista de Ads;
  • Designers;
  • e diversos outros.

6 conceitos do marketing digital

Existem diversos conceitos de marketing digital que são utilizados no dia a dia das dos profissionais que trabalham em uma agência de marketing digital, conheça um pouco sobre seis deles.

Persona

A persona é o perfil ideal de cliente, com todas as suas particularidades, permitindo que a sua empresa seja mais específica na hora da conquista.

Diferente do público-alvo, uma persona tem nome, renda, idade, estilo de vida e dezenas de outras características.

Lead

O lead é um cliente em potencial, é um contato de interesse que já foi demonstrado pelo seu produto ou serviço.

Funil de Vendas

O funil de vendas é todo o caminho que o cliente percorre desde o descobrimento da sua marca até o momento de finalizar a compra.

O funil é composto de um conjunto de etapas estratégicas que faz com que o usuário se qualifique até virar um lead.

Landing Page

Uma LP ou landing page é uma página com poucos elementos visuais, voltada para aquisição de leads.

De forma geral, são usadas sozinhas, impedindo a navegação entre páginas.

Através de landing panges você consegue disponibilizar cursos, ebooks ou vender produtos diversos.

CTA

O CTA é uma chamada para ação, na prática, são botões atraentes que utilizam estratégias de neuromarketing para sugerir ações aos usuários.

Fluxo de Nutrição

Existe mais de um tipo de fluxo de nutrição de personas, o mais comumente usado é o e-mail marketing.

Nutrir o consumidor em potencial desperta e alimenta o interesse no seu produto ou serviço.

Os 5 pilares do marketing digital

Engana-se quem pensa que o marketing visa somente atrair consumidores, uma campanha de marketing digital possui 5 pilares fundamentais para que o resultado seja satisfatório e duradouro.

Planejar

O planejamento estratégico de marketing para campanhas digitais é composto de algumas etapas.

Entender sobre o negócio, o posicionamento social, serviços, produtos, persona e público-alvo faz parte desse pilar.

Atrair

É a atração que faz com que a visibilidade seja alavancada, aumentando a exposição da marca.

Esse pilar é a porta de entrada para o seu funil de vendas, criando uma base de público para você poder qualificar.

Ativar

A ativação ou qualificação, consiste em trabalhar a credibilidade do seu negócio, é nesta etapa que a persona identifica que a sua empresa é autoridade no segmento de atuação.

Disponibilizar conteúdos relevantes, dicas e curiosidades sobre seus produtos e serviços ajuda neste processo.

As estratégias mais usadas para ativação do cliente é o inbound marketing e o marketing de conteúdo.

Converter

A conversão visa transformar o seu consumidor em potencial em cliente.

A experiência do usuário desde o descobrimento da marca auxilia este processo.

Esse é o momento de trabalhar a credibilidade construída e usar metodologias no layout da sua página para maximizar as conversões.

Fidelizar

Tudo bem, as vendas da sua empresa aumentaram, e agora?

A fidelização dos clientes é fundamental para:

  • Aumentar a satisfação do seu cliente com relação ao seu produto ou serviço;
  • Aumentar o marketing boca a boca da sua marca;
  • Aumentar as vendas recorrentes.

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

A fidelização de clientes é muito simples, basta trabalhar com qualidade em todos os níveis de atendimento e lembrá-lo que você ainda se lembra dele.

O que é necessário para começar uma campanha de marketing digital?

Após entender o que é o marketing digital e o que ele proporciona, chegou a hora de você saber quais são os requisitos para que você inicie uma campanha.

A ideia fundamental por trás do marketing não é apenas vender algo através de um anúncio.

O princípio do marketing é construir uma base sólida de clientes, fazendo com que um negócio seja consolidado por um longo período.

Porém, antes de começar a investir no marketing digital, existem algumas práticas que precisam ser adotadas para potencializar a experiência de compra do seu cliente, são elas:

  • Atendimento: o atendimento humanizado, diferente do robótico, feito através de scripts, permite que a experiência do seu cliente seja mais natural, permitindo que um vínculo emocional seja criado;
  • Logística: se você possui uma loja virtual, estruturar a sua logística antes de ingressar no marketing vai diminuir as chances de criar insatisfação no seu cliente;
  • Pós-vendas: já reparou que na maioria das vezes após comprar algo, a empresa nunca mais te procura, e, quando procura, é só para mandar ofertas? O pós-vendas visa garantir a satisfação do cliente quanto a experiência de compra.

Estratégias de marketing digital

Após todas essas informações, conheça ou saiba mais sobre as principais estratégias de marketing digital.

SEM: marketing em mecanismos de buscas

O SEM tem duas vertentes, o SEO e os links patrocinados, ambos são guiados por pesquisas de palavras-chave.

SEO

O SEO, também conhecido no Brasil como otimização de sites visa posicionar palavras-chave relacionadas ao negócio nas primeiras posições do Google, Bing e outros mecanismos de buscas.

A otimização de sites é composta por 3 fatores:

  • SEO On-page: realizado no código do site, configuração dos artigos, configurações de imagem, velocidade do site, etc;
  • SEO Técnico: configurações realizadas no servidor e na arquitetura do seu CMS;
  • SEO Off-page: realizado em sites governamentais, ONGS ou sites de terceiros com objetivo de conseguir links de autoridade para o seu site.

A desvantagem do SEO é que esta é uma estratégia de médio e longo prazo, proporcionando um baixo ou nenhum retorno sobre o investimento no curto prazo.

Alguns dias atrás escrevi um artigo sobre como e o que auditar no seu site, o que é fundamental para o desempenho de uma campanha de SEO.

Recomendo a leitura do meu guia completo de SEO.

Você também pode baixar meu material 1000 visitas orgânicas em até 6 meses.

Links patrocinados

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem alguns anúncios? Esses anúncios são links patrocinados, abaixo deles estão os resultados orgânicos, ou seja, os sites que estão nas primeiras posições orgânicas certamente trabalharam bem o SEO.

Porém, os links patrocinados não se resumem apenas aos anúncios em mecanismos de buscas.

Esses anúncios também estão presentes em redes sociais, blogs e outras páginas através da rede display ou outros mecanismos.

A desvantagem dos links patrocinados é que essa estratégia é de curto prazo e a aquisição de clientes fica vinculada ao investimento financeiro.

Inbound Marketing

O inbound marketing ou marketing de atração é focado na atração, conversão e fidelização de clientes.

No marketing de atração utiliza-se o marketing de conteúdo, SEO e presença constante nas redes sociais.

Uma estratégia de inbound marketing aplicada da maneira correta permite:

  • Alcance de público;
  • Estabelecimento e manutenção do relacionamento com os clientes;
  • Poder de persuasão;
  • Ciclo otimizado de vendas;
  • Diminuição do custo de aquisição de clientes;
  • Mensuração dos resultados em tempo real;
  • Aumento no ticket médio.

Marketing em mídias sociais

O marketing de redes sociais costuma ser subestimado por muitos profissionais de publicidade, porém, é nas redes sociais que seu público passa o tempo ocioso.

A presença de empresas em redes sociais não apenas aproxima a relação com o cliente, como também fornece suporte ao SEO e marketing de conteúdo.

Recomendo que você leia meu guia completo de como conseguir seguidores reais no Instagram para aumentar seus resultados.

A popularidade das redes sociais

Apenas no Brasil, existem mais de 130 milhões de usuários regulares no Facebook.

Já o Instagram, possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, além disso, o engajamento geral no Instagram é em média 15 vezes superior ao do Facebook.

O Youtube, uma das primeiras plataformas digitais de video, divulgou que por dia, são mais de um bilhão de horas de vídeo assistidas.

O LinkedIn, plataforma destinada ao uso profissional e acadêmico, conta com mais de 253 milhões de usuários e está presente em 200 países.

O Twitter, por sua vez, possui mais de 330 milhões de usuários ativos.

Como estar presente em tantas redes sociais?

Hoje, existem diversas plataformas que integram sua presença nas redes sociais.

Além disso, a aplicação de estratégias de marketing nas redes sociais é otimizada e potencializada através destas ferramentas.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de média ou longa duração que visa construir um relacionamento forte com os consumidores através de conteúdos relevantes e regulares.

PPC

O PPC ou pague-por-clique é um tipo de marketing onde o anunciante paga por cada clique que recebe em seus anúncios.

Resumidamente, o PPC possibilita que a empresa aumente o tráfego pago em seu site.

E-mail marketing

Você recebe e-mails de empresas que você é ou já foi cliente? Isso é o email marketing, com ele, é possível enviar novidades sobre produtos ou serviços, promoções e conteúdos de modo geral.

Os envios são realizados para centenas ou milhares de pessoas simultaneamente.

CRO: otimização de conversão

A otimização de conversão de um site visa melhorar a experiência do usuário através do neuromarketing e outros meios, fazendo com que aumente a geração de leads.

Otimizar a jornada do cliente é fundamental para proporcionar uma experiência de compra memorável.

Como montar um plano de marketing digital?

Diante de tantas opções para começar o marketing do seu negócio, qual escolher? Como executar? O primeiro passo é criar um plano de marketing digital.

Confira abaixo, o passo a passo para criar um plano de marketing.

Passo #1: objetivo

O primeiro passo para criar um plano de marketing é definir o objetivo.

É primordial saber de onde a empresa está partindo e onde quer chegar dentro do prazo estipulado.

Passo #2: KPIs

Os indicadores de performance são os métodos ou cálculos usados para medir o alcance e eficiência da campanha.

Esses indicadores são divididos por:

  • Métricas de resultados;
  • Métricas do processo.

Passo #3: Persona

A persona, é uma forma de pensar no seu público-alvo no dia a dia, e não como um número.

De maneira geral, campanhas baseadas em personas proporcionam taxas de sucesso superiores.

Conclusão

Se você leu até aqui, imagino que esteja com várias dúvidas e perguntas.

Deixe um comentário abaixo ou me envie um e-mail. Ficarei muito feliz de conversar com você e sanar todas as suas dúvidas.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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