Tráfego Pago: o que é e como funciona

Tráfego Pago: o que é e como funciona

  • Maio de 2021
Tráfego Pago: o que é e como funciona

Tráfego Pago: o que é e como funciona

O tráfego pago é uma estratégia que aumenta a visibilidade da marca através da veiculação de anúncios em sites e redes sociais, podendo proporcionar resultados imediatos.


O tráfego pago é uma alternativa razoável para gerar visitas e leads qualificados em um site que não possui visibilidade orgânica e/ou social, porém, é necessário possuir um site para iniciar esta estratégia.

A criação de sites exige extrema dedicação no que diz respeito ao planejamento da arquitetura, persona, layout atrativo e produção de conteúdos relevantes, afinal, o site é cara do seu negócio na internet, principalmente quando se aplica alguma estratégia de marketing para aumentar a visibilidade da marca.

O que quer dizer que criar um site não é o suficiente para alavancar o fluxo de visitantes nas páginas e existem diversos motivos para isso ocorrer, como:

  • Concorrência segmentada;
  • Marcas consolidadas.

Por isto, é necessário buscar outras formas de aumentar o tráfego no seu site ou blog, afinal, é muito frustrante fazer um investimento e não ter retorno financeiro e/ou de visibilidade.

Assim sendo, o tráfego pago se torna uma estratégia simplificada para um problema complexo, porém, para executar uma campanha bem sucedida, o ideal é contratar uma agência de marketing digital especializada na gestão de tráfego pago.

Este artigo aborda:

O que é tráfego pago?

O tráfego significa o fluxo de pessoas que visitam o seu website e, às vezes, investir financeiramente para aumentar a visibilidade e a quantidade de acessos na página do seu negócio é essencial.

Por exemplo, se somente 3 usuários visitam o seu site diariamente, é possível desembolsar um valor para aumentar o número de visitantes.

Imagine sair de 3 visitas diárias para 1000, 3000 ou mais por dia, isso é possível com o tráfego pago.

Quais as vantagens do tráfego pago?

Basicamente, as vantagens do tráfego pago estão relacionadas ao aumento da taxa de visitantes nas páginas do seu site, os quais podem virar leads qualificados (quando a campanha é fundamentada por uma pesquisa de palavras-chave focada na intenção de compra e, após processados, clientes.

E o melhor é que esta é uma estratégia de marketing digital de curto prazo, ou seja, o resultado é imediato, ou seja, a partir do momento em que sua campanha for iniciada, seu site começa a aparecer para os usuários.

Como funciona o tráfego pago?

Para entender como o tráfego pago funciona, imagine que você paga para que haja uma distribuição de anúncios em redes sociais, aplicativos e em ferramentas de busca.

O tráfego pago funciona, principalmente, de duas formas, são elas:

  • CPC (custo por clique);
  • CPM (custo por mil impressões).

Você precisa optar por uma dessas duas opções para dar o lance e, a partir daí, seu anúncio começará a ser exibido.

É válido ressaltar que esse lance ou “bidding” é uma espécie de leilão, ou seja, você pode definir o quanto você irá pagar por clique ou por mil visualizações e, desse modo, a plataforma responsável pelos anúncios irá divulgá-los na ordem e de acordo com o valor pago.

Cabe ressaltar que os anunciantes que dão lance mais alto, aparecem primeiro.

Quais as principais métricas do tráfego pago?

Confira abaixo, as duas principais métricas do tráfego pago.

1. CPC (Custo por clique)

Bem como explícito no nome, o valor a ser desembolsado para a plataforma será conforme a quantidade de cliques, ou seja, você paga sempre que uma pessoa clicar no seu anúncio.

Essa forma é ideal para aqueles que desejam obter um tráfego mais real e orgânico. Além disso, essa métrica é recomendada, principalmente, para empresas ou empreendedores que delimitam um valor de investimento nesta estratégia de marketing digital.

2. CPM (Custo por mil visualizações)

Esse método é para aqueles que focalizam apenas na obtenção de visibilidade, ou seja, o interesse é que o anúncio apareça mais vezes, sem necessariamente o indivíduo ter que clicar.

O CPM é ideal para aqueles que estão começando um negócio e precisam ter mais visibilidade da marca, produtos e serviços.

Para quem é indicado o investimento em tráfego pago?

Se você está desejando aumentar a quantidade de visitas no seu site e aumentar as suas vendas, o tráfego pago é ideal para isso.

O tráfego pago ajuda na geração de resultados imediatos e, muitas vezes, principalmente para aqueles que não possuem muito conhecimento técnico acerca de estratégias de marketing digital, é a melhor saída para garantir mais visibilidade e acessos qualificados.

Por que investir em tráfego pago?

Como já abordado, a maior vantagem do tráfego pago é a possibilidade de aumentar a visibilidade da sua marca, podendo gerar leads qualificados caso a campanha seja direcionada e bem executada.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Confira abaixo a definição de tráfego orgânico e pago e qual a diferença entre eles.

1. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico não possui um custo direto, ou seja, você não precisa investir para anunciar sua página, o investimento está relacionado à otimização do site e criação de bons conteúdos.

Além disso, o resultado é uma construção, a qual surge no médio e longo prazo, porém, tende a ser mais duradouro, o que proporciona um maior retorno sobre o investimento.

2. Tráfego pago

É uma maneira de investir no marketing do seu negócio e obter resultados imediatos.

Caso o empreendedor esteja iniciando seu negócio e não tenha tanto conhecimento acerca das estratégias de marketing, pagar por anúncios é uma forma de impulsionar os negócios.

As 7 melhores plataformas de tráfego pago

Fazer um anúncio no Facebook é completamente diferente de fazer um anúncio no LinkedIn, haja vista que cada grupo de pessoas que navegam nestas plataformas tem interesses e de objetivos diferentes.

Portanto, deve-se compreender a interação de cada público com cada plataforma para garantir que a entrega dos anúncios seja explorada da melhor forma possível.

Conheça a lista das 7 melhores plataformas para gerar tráfego pago.

1. Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, então, é por intermédio dela que os anúncios aparecem quando um usuário faz uma pesquisa.

A segmentação dessa plataforma é extremamente positiva, podendo realizar a exibição dos anúncios de acordo com a localização, idade, gênero e interesses dos usuários.

2. Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, é nela que você anuncia para veicular os seus anúncios na rede social.

Nela é possível definir o público-alvo com base na faixa etária, gênero e interesses.

3. Instagram Ads

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram, podendo criar anúncios em fotos, vídeos, feeds, stories, etc.

Por ser uma das redes sociais mais acessadas do mundo, é uma ótima forma de alcançar sua persona.

4. Youtube Ads

O Youtube Ads é a plataforma de anúncios do Youtube, usada para anunciar antes, durante e após os vídeos. Além disso, os anúncios também podem aparecer na página inicial do site.

Se o seu negócio for em formato de vídeo, usar essa plataforma é mais vantajoso ainda, pois, chamará mais atenção daqueles que entram no Youtube visando, exatamente, assistir conteúdos nesse formato.

5. LinkedIn Ads

Se você possui um negócio B2B, o LinkedIn Ads é a plataforma ideal a ser usada na sua estratégia de tráfego pago, possuindo diversos formatos de anúncios.

6. Taboola

O Taboola é uma plataforma voltada para anúncios nativos (aqueles que os indivíduos não percebem que se trata de uma publicidade), isto é, aparece como uma publicação.

Essa funcionalidade ajuda na tomada de ação, além de atrair e qualificar o público-alvo.

7. Bing Ads

O Bing Ads é a plataforma de anúncios do Bing, a ferramenta é semelhante ao Google Ads.

5 dicas para ter mais resultado com tráfego pago

Para ter mais resultado com tráfego pago, considere:

  • Conheça o seu público-alvo: dúvidas, dificuldades, objetivos, interesses e desejos;
  • Faça anúncios sucintos e verdadeiros;
  • Abuse das estratégias de marketing digital, principalmente, no que diz respeito às técnicas de neuromarketing (use gatilhos mentais);
  • Evidencie a ação desejada com o anúncio, assim, o público-alvo vai decidido para a sua página, sabendo o que está sendo ofertado;
  • Utilize o lookalike para atingir sua buyer persona.

Perguntas frequentes

Abaixo, as perguntas mais frequentes sobre tráfego pago.

Como gerar tráfego pago de qualidade?

Para gerar tráfego pago de qualidade, é importante criar conteúdo de qualidade. Afinal, é importante fidelizar seus clientes e fazer com que eles não apenas visitem sua página, mas, que tenham o interesse em voltar e acompanhar sua página. Então, invista em marketing de conteúdo.

Além disso, você precisa investir em mais de um anúncio, ou seja, não apenas um único. Crie diferentes tipos de anúncios, visando diferentes tipos de personas, isto é, anúncios respondendo dúvidas, anúncios atendendo um certo tipo de interesse, anúncios resolvendo dificuldades, entre outros.

O que é gestão de tráfego pago?

A gestão de tráfego pago está relacionada, não somente ao controle e ao gerenciamento de visitantes em um website, mas, também, à ajuda na segmentação do público-alvo e na contribuição no que se refere à geração de tráfego em diferentes fontes.

Em suma, é um conjunto de técnicas e estratégias as quais precisam ser adotadas para, de fato, maximizar a audiência e, consequentemente, o interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

Conclusão

Quando o assunto é a criação de um site ou de um blog com o objetivo de atrair clientes e lucrar, é essencial investir em estratégias de marketing para atrair o seu público-alvo.

Nesse sentindo, uma boa opção, ainda mais para quem está começando agora, é utilizar o tráfego pago, o qual irá facilitar na divulgação do seu website, trazendo um retorno e um aumento de visitantes de forma imediata.

Existem duas opções de métricas para dar seu lance e você pode escolher qual é a que mais cabe no seu bolso, CPC ou CPM.

Portanto, analisando todas as possibilidades e o custo-benefício de cada uma dessas métricas, o tráfego pago é uma estratégia bem eficiente para usar no curto prazo com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca e a quantidade de leads qualificados gerados.

  • Compartilhe
Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

Outros artigos

Amazon: guia completo

Amazon: guia completo

A Amazon é uma empresa multinacional fundada em 1994 por Jeff Bezos em Washington nos Estados Unidos da América quando a internet ainda não era tão difundida...

Ler artigo