Nos dias de hoje, se você tem um site na internet, ou pretende ter, você terá que trabalhar técnicas de SEO – Search Engine Optimization.

Em português, significa: Otimização para Mecanismos de Busca. No entanto, nem todas as pessoas sabem o que é e como fazer SEO da forma certa.

Sendo assim, se você deseja ter um negócio na internet, deverá primeiro saber o que é, os conceitos e depois procurar ajuda especializada para alavancar seu negócio na internet.

Mas, isso é algo que deve ser feito logo no início.

Contudo, caso você já tenha um site na internet, não se preocupe, pois você poderá reformulá-lo.

Site otimizado para SEO: vantagens e benefícios

Mas, para você ter sucesso em um empreendimento digital, você deverá ter uma série de conhecimentos prévios sobre o tema para conseguir alavancar o seu negócio.

Qual a finalidade do SEO?

A finalidade principal do SEO é trazer mais audiência ao seu site com a otimização de sites. Dessa forma, mais pessoas chegam até você.

E se você for visto, você será lembrado.

Com mais pessoas acessando seu blog, e-commerce ou site institucional, você terá mais chances de fechar serviços, vender seu produto ou disseminar informação.

O que é SEO?

Você sabe o que é SEO? Em suma, é um conjunto de técnicas usadas por webmasters para otimizar um site e, assim, fazer com que ele suba nos rankings de pesquisas dos mecanismos de busca.

Alguns exemplos de site de buscas são: Google, Bing, Yandex e outros.

Então, se você deseja saber como colocar um site na primeira posição no Google, SEO é o único caminho.

Tais técnicas são essenciais para que você possa ficar bem posicionado. Isso vai alavancar a sua empresa, seu negócio ou até mesmo seu serviço pessoal.

No entanto, para isso, você terá de ter um site otimizado para SEO e prosseguir com os trabalhos de otimização.

Sem essas técnicas aplicadas de forma correta, o seu negócio não irá se posicionar nos mecanismos de buscas.

Ou seja, se você tem um restaurante romântico em SP e não aplica de forma correta as técnicas de SEO, você dificulta para que outras pessoas encontrem a sua empresa.

Por isso, contratar um profissional ou empresa séria que desenvolva técnicas White Hat para palavras chaves corretas a você é de grande importância.

Esse ponto é ressaltado, pois, caso você contrate um profissional ou empresa de má fé, eles poderão desenvolver técnicas proibidas.

Essas técnicas são conhecidas como Black Hat, você até terá resultados de forma rápida.

Mas, assim que isso for descoberto pelos mecanismos de busca, você pode ser penalizado e ter seu negócio retirado das pesquisas.

O que é SERP?

Resumindo bastante, SERP provém do inglês Search Results Pages. Traduzindo, significa em português: Resultados de Páginas de Busca.

Quando você procura algo no Google, ele te dá vários resultados em uma SERP. Ou seja, uma página contendo o resultado com os melhores conteúdos sobre o que você procurou.

As SERPs são muito importantes como conceito para entender o que é SEO.

Afinal, quando você faz e aplica em seu site da forma correta as técnicas White Hat, você irá aparecer nas SERPs cada vez mais próximo dos primeiros lugares.

O que é White Hat?

As técnicas White Hat, são as técnicas (regras) consideradas “naturais” ou “permitidas” pelos mecanismos de busca.

E, se você usá-las, você irá se manter dentro dos resultados para o mercado que você deseja explorar.

Sendo assim, é muito importante que você procure um profissional ou empresa séria para desenvolver estas técnicas White Hat no seu site.

No entanto, atente-se ao fato de que esse tipo de técnica apenas dá resultado no médio ou longo prazo.

Por isso, caso você pense em contratar um especialista em SEO, tenha em mente que você deverá investir em conteúdo de qualidade e uma série de outras coisas (pedidas pelo profissional SEO) para você ter resultados.

Esses primeiros resultados poderão vir entre 6 meses e 1 ano.

O que é Black Hat?

Em suma, black hat são técnicas consideradas proibidas pelos mecanismos de busca. Elas, em um primeiro momento, podem facilitar o seu posicionamento em algum determinado assunto, ou palavra-chave, em curto prazo. Mas caso descobertas, podem lhe dar sérias dores de cabeça.

Se seu projeto de otimização está sendo desenvolvido por um profissional ou empresa que não é séria e que usa tais técnicas, você poderá ter sérios prejuízos.

Afinal de contas, caso descoberto, seu site será derrubado das buscas pelos mecanismos. Isso se chama “penalização”.

O que é penalização?

Cada mecanismo de busca tem as suas regras quanto a essas “trapaças” chamadas de Black Hat.

E, a depender do grau que você tiver usado dessas técnicas proibidas, você poderá ser penalizado e assim ter menos audiência em seu projeto.

Essas penalizações visam corrigir “espertalhões” que procuram subir em palavras-chave na busca de forma rápida, e assim, passar na frente de outras pessoas que fizeram de forma honesta e de longo prazo para subirem e posicionarem em determinado assunto.

Usa-se essas técnicas para que as pessoas que usam White Hat possam ter seus trabalhos reconhecidos, pois, fazer um trabalho honesto e sério na internet leva tempo e consome recursos.

Em outras palavras, imagine que você fez um trabalho de 3 anos intensos para a palavra chave “Vasos de Planta Para Campinas” e posicionou entre os 3 primeiros com conteúdos bem produzidos e um serviço excepcional, e vir um concorrente com um trabalho de 6 meses usando Black Hat e tomar a sua posição.

Suas vendas irão cair e isso causará prejuízos ao seu negócio, não é mesmo? Sendo assim, os mecanismos de busca podem penalizar de forma automática.

Ou seja, os robôs irão identificar e penalizar este site. Contudo, algumas delas devem ser denunciadas.

Porque denunciar um concorrente que usa Black Hat?

Se você tem um concorrente que se usa de técnicas de Black Hat, deve denunciá-los aos mecanismos de busca para que haja penalização.

Afinal de contas, está causando problemas para você e para os demais concorrentes que estão jogando limpo no mercado em que você atua.

Há vezes que, a depender do grau de trapaça que o seu concorrente procura desenvolver, irá acender um alerta nos próprios mecanismos de busca.

Assim, eles poderão ficar de olho nos acontecimentos daquele site.

Ou seja, a denúncia poderá ser o divisor de águas para que haja remoção das SERPs.

O que é site otimizado?

Existe uma série de técnicas a serem aplicadas em um site antes que todo o trabalho externo a ele deva ser feito.

Com isso, você precisará contratar um profissional de SEO competente ou uma agência de marketing digital que preste este serviço.

Este trabalho é bem profundo, pois, vai desde o nome do domínio até o servidor usado, além de usar uma série de regras no desenvolvimento de todas as páginas presentes no site, e assim preencher todos os requisitos que os mecanismos de busca requerem.

1. Link Building

Ter uma estrutura de conteúdo interna interligada, ou seja, conteúdos que se completam ou se respondem é muito importante.

Quem desenvolve essa parte é o profissional SEO. Porém a parte de produção de conteúdo terá de ser feita por você, sua empresa ou profissional contratado.

Há também o Link Building externo. Deve-se fazer exatamente conforme houver solicitação por parte do profissional SEO ou agência de SEO para que seus resultados possam ser alcançados e permaneçam.

2. Site otimizado para buscas

Há webmasters que querem ver os seus sites posicionando muito bem nas buscas e suas intenções são converter a audiência com os primeiros lugares em cliques, sistemas de afiliação, programas de anúncios ou até para venda de produtos ou serviços.

3. Site otimizado para vendas

Um site otimizado para vendas normalmente é feito justamente para a finalidade de conversão, ou seja, fazer com que os usuários que encontrem o site nas primeiras posições entrem e comprem o produto ou contratem o serviço prestado.

4. Site otimizado para celulares

É muito necessário ter um site otimizado para celular, pois nos dias de hoje, cerca de 75% dos acessos à internet se dá através destes dispositivos.

Por isso, criar um site otimizado para celulares é extremamente importante, você poderá procurar desenvolver um site em AMP ou responsivo, que funcione em PC, Celular, Tablet ou em outros tipos de dispositivos.

Ter um projeto com site otimizado para celular poderá te fazer subir nas buscas, visto que os mecanismos dão preferência a eles.

5. Site otimizado para captar leads

Este tipo de site otimizado para captar leads é um tipo específico e está se popularizando no mercado nos últimos 2 anos.

Em suma, ele tem como finalidade conseguir informações de possíveis listas de clientes interessadas em algum determinado assunto.

6. Site otimizado para o Google

Existem profissionais SEO, agências de SEO e Marketing Digital que procuram seguir somente as regras de criação de site otimizado para o Google.

No entanto, há outras que procuram usar o sistema Google Ads de tráfego pago para conseguir fazer com que as pessoas encontrem o seu site.

Quais as vantagens de um site otimizado?

Algumas das vantagens são:

  • Facilidade para posicionar nos primeiros resultados;
  • Menores gastos com servidor;
  • Maior conversão de cliques e leads.

1. Velocidade

Poucas pessoas sabem, mas, possíveis clientes, ao acessar sites lentos, procuram sair deles.

Ou seja, devido a má experiência, fogem e não convertem em vendas, leads ou cliques.

Ter um site desenvolvido e otimizado em termos de velocidade irá te trazer melhores dados de conversão.

2. Usabilidade

Um site desenvolvido pensando em usabilidade fará com que seu cliente num primeiro momento crie mais confiança em você.

Afinal, sites assim são tidos como seguros e profissionais, pois, são fáceis de navegar devido a sua usabilidade.

Então, atente-se para procurar desenvolver um site bonito e usável.

3. Captação de Leads

Otimizar um site para captar leads é extremamente importante, pois, atualmente os dados são a moeda de troca.

Normalmente, desenvolve-se um site otimizado em WordPress para capturar clientes.

Então, se você souber quem são os seus clientes e conseguir informações deles, isso irá facilitar para conseguir enviar promoções e converter em vendas.

Conclusão

Em suma, um site otimizado para SEO é essencial para empresas, marcas e negócios, pois, por sua velocidade e boa usabilidade, garante a geração de leads qualificados.

Então, mesmo que a otimização de sites seja uma estratégia de médio e longo prazo, o ROI (retorno sobre investimento) é alto. Afinal, o SEO tem resultados duradouros mesmo após o final da campanha.

Para saber mais sobre site otimizado para SEO, veja o vídeo do canal Attekita Dev.