O Google Shopping é um recurso que permite buscar e comparar produtos nos resultados das pesquisas do mecanismo.

Com o Google Shopping, os usuários podem encontrar produtos de diversas lojas virtuais de forma mais fácil e rápida.

O que é o Google Shopping?

O Google Shooping foi disponibilizado em 2011 com a proposta de permitir aos usuários, encontrar e comparar produtos de diferentes lojas virtuais em um único lugar.

Como funciona o Google Shopping?

Para entender como o Google Shopping funciona na prática, basta entrar no Google e pesquisar por um produto, por exemplo: “iPhone”.

Nos resultados, você poderá conferir diversos modelos e especificações de iPhones, com foto, preço e a loja que vende o produto.

Como vender no Google Shopping

Benefícios do Google Shopping para lojas virtuais

Existem diversas vantagens em aparecer no Google Shopping, as principais são:

  • Aumento da visibilidade do produto e da loja;
  • Aumento de receita;
  • Aumento na competitividade.

Como anunciar no Google Shopping?

Para incluir sua loja virtual no Google Shopping, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Google Merchant Center clicando aqui e faça login utilizando uma conta Google;
  2. Crie um feed de dados estruturados em uma planilha ou XML, a maioria das plataformas de e-commerce já possuem esta função;
  3. Importe o feed para a plataforma;
  4. Aguarde a verificação.

Quais informações devem estar no feed?

  • Nome do produto, preço, categoria e descrição;
  • Marca, tamanho e cor;
  • Valor do frete e/ou taxas de entrega;
  • Informações de parcelamento e pagamento.

O Google Shopping é fundamental para lojas virtuais

Se você possui um e-commerce, é fundamental usar o Google Shopping nas suas estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade dos seus produtos e a receita da sua loja virtual.

Além disso, investir em anúncios dentro do Google Shopping permite que você acelere ainda mais as suas vendas, trazendo resultados em um curto período de tempo.

Qual a diferença entre Google Ads e Google Shopping Ads?

O Google Shopping Ads é exibido nas buscas quando o usuário procura por um produto no Google.

Diferente do Google Ads, no Google Shopping Ads você não precisa ajustar várias palavras-chave, basta configurar o seu produto, a própria plataforma decide quais palavras-chave utilizar no anúncio.

Como aplicar SEO no Google Shopping gratuito?

Quando o Google Shopping foi lançado, a única forma de aparecer nele era através de anúncios, porém, atualmente é possível usar o Google Shopping gratuito, o que possibilita aplicar algumas técnicas de SEO para aumentar a visibilidade do anúncio.

O Google Shopping gratuito foi lançado no Brasil em outubro de 2020, também conhecido como Google Shopping Brasil, mesmo já estando liberado nos Estados Unidos a alguns meses.

Para usar SEO no Google Shopping, considere:

  • Ter um preço atraente;
  • Usar um título otimizado;
  • Otimizar a descrição do produto;
  • Otimizar a categoria do produto;
  • Atualizar seu site com frequência;
  • Conseguir o máximo possível de avaliações positivas.

Perguntas frequentes

Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o Google Shopping.

O que é preciso para anunciar no Google Shopping?

Para anunciar no Google Shopping é necessário possuir um feed de dados estruturados.

Como vender no Google Shopping?

  1. Crie seu usuário;
  2. Configure o feed de produtos;
  3. Faça o monitoramento diário;
  4. Crie e analise os relatórios.

Como anunciar produtos no Google Shopping pelo Mercado Livre?

  1. Cadastre seu produto no Mercado Livre;
  2. Insira fotos de diferentes ângulos do produto;
  3. Aplique SEO no título e na descrição do produto;
  4. Crie perguntas frequentes na descrição do produto;
  5. Aumente sua reputação de vendedor;
  6. Anuncie com preços competitivos.

Compensa usar o Google Shopping App?

O Google Shopping App é o aplicativo da ferramenta de busca de produtos e está disponível para Android e iOS.

O uso do aplicativo aumenta a experiência de compra dos produtos através da plataforma.

Como colocar produtos no Google Shopping?

  1. Crie seu usuário;
  2. Configure o feed de produtos;
  3. Faça o monitoramento diário;
  4. Crie e analise os relatórios.

Quanto custa anunciar no Google Shopping?

O custo para anunciar no Google Shopping varia conforme o seu objetivo, afinal, é você quem decide quanto quer gastar anunciando na plataforma.

Google Shopping ou Google Adwords?

Para lojas virtuais, é melhor anunciar no Google Shopping. Além de ser mais fácil anunciar no Google Shopping, a taxa de cliques nos anúncios da plataforma é superior ao Google Ads.

Google Shopping ou Amazon?

Apesar de a Amazon ser o maior e-commerce do mundo, proximadamente 80% de todas as pesquisas de produtos do varejo é realizado no Google.

Isso quer dizer que é mais vantajoso anunciar no Google Shopping, pois, o produto terá mais visibilidade.

Conclusão

O Google Shopping permite aumentar consideravelmente a receita e a visibilidade de lojas virtuais.

Se cadastrar na plataforma não é suficiente, portanto, utilize técnicas de SEO para conseguir bons resultados.

Experimente anunciar no Google Shopping Ads para alavancar as vendas da sua empresa.