Pinterest: guia completo de como usar

Pinterest: guia completo de como usar

  • Abril de 2021
Pinterest: guia completo de como usar

Pinterest: guia completo de como usar

O Pinterest é uma rede social que visa ajudar os usuários a encontrar ideias e referências para suas vidas pessoais. Além disso, o Pinterest é um ótimo meio para aplicar estratégias de marketing digital para obter engajamento social e geração de leads para empresas.


Quando se fala em Pinterest, a maioria das pessoas pensa que esta rede social é voltada para o público feminino, porém, o Pinterest é uma ferramenta poderosa para estratégias de marketing digital de empresas, serviços e produtos.

No Pinterest você encontra fotos com ideias de decoração, lugares para conhecer, ilustrações, culinária, moda e vários outros assuntos.

Hoje, o Pinterest é conhecido por ser um catálogo de ideias e experiências, e isso pode ser usado para trabalhar a marca das empresas, independente do segmento.

Este artigo aborda:

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que possibilita a descoberta e o compartilhamento de ideias, utilizando a extensão no navegador, é possível salvar as publicações em pastas públicas ou privadas para que você reuna tudo de maneira organizada.

O Pinterest foi lançado em 2010 e é o primeiro mecanismo de busca visual do mundo, hoje são mais de 442 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

Pinterest para empresas

Como toda rede social, o Pinterest foi criado para as pessoas, porém, onde o público está, as empresas também querem estar, isso fez do Pinterest um canal para estratégias de marketing digital.

Por isso, as empresas podem criar contas business que disponibilizam ferramentas que permitem mensurar o engajamento detalhado.

Mesmo sendo muito menor que o Facebook, Twitter e Instagram, o Pinterest permite que sua publicação seja salva por uma pessoa através de publicações inspiradoras, permitindo que sua marca seja descoberta.

Segundo o Pinterest:

  • 98% dos usuários experimentam algo que descobriram no Pinterest;
  • 77% dos usuários descobriram novas marcas no Pinterest.

Como usar o Pinterest?

Para começar a usar o Pinterest, primeiro é necessário criar uma conta, para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse https://br.pinterest.com/;
  2. Clique em “Criar conta”;
  3. Insira seu e-mail, senha e idade;
  4. Preencha e configure seu perfil.

Se você precisa criar uma conta de marca, após se cadastrar basta clicar na opção “Adicionar uma conta business gratuita” na setinha do canto superior direito.

Como usar o Pinterest para empresas?

O Pinterest possui diversos recursos, conheça alguns deles abaixo.

Botão Salvar para sites

O botão Salvar para sites permite que os usuários do seu site salve as imagens em pastas no Pinterest.

Rich pins (pins avançados)

Os Rich pins ou Pins avançados é um recurso que permite salvar as imagens dos sites com algumas informações adicionais, como:

  • Produto: preço, disponibilidade, link;
  • Receita: ingredientes, tempo de preparo e quantidade de porções;
  • Artigo: título, autor, trecho;
  • Aplicativo: botão de instalar (disponível apenas para o iOS).

Shop the Look

Este recurso permite clicar na imagem de um produto e ser direcionado para o link de compra.

Os pins Shop the Look possuem pontos brancos em cada produto da imagem com link.

Pincode

O Pincode é muito útil em materiais impressos como panfletos e embalagens, ele funciona como um QR Code, ao ser escaneado, o usuário é direcionado para um perfil de marca ou uma pasta.

Pinterest Lens

Através do recurso “Busca pela Câmera”, é possível encontrar imagens de produtos semelhantes, por exemplo, foi em uma festa e gostou de uma peça decorativa? Basta pesquisar no Pinterest através deste recurso e diversas imagens daquela peça serão listadas.

Como fazer marketing no Pinterest?

Antes de começar uma ação de marketing digital, você precisa criar um planejamento, para isso, considere as seguintes perguntas:

  • Quais são os seus objetivos? (Tráfego, conversões, engajamento, etc)
  • Como os resultados serão contabilizados para análise posterior?
  • Qual a sua persona?
  • O que você vai publicar?
  • Qual será a frequência das publicações?
  • Quem será o responsável pelas publicações?
  • Quem fará a mensuração dos resultados?

Lembre-se de que o Pinterest é uma rede social visual, portanto, use sua criatividade quando for criar as imagens.

Estabeleça uma frequência de publicações para cultivar e engajar o seu público, recomendo fazer no mínimo uma publicação por semana.

Dicas para criar publicações no Pinterest

Por possuir um sistema de busca, é possível usar algumas estratégias de SEO no Pinterest para que as suas publicações sejam vistas pelo seu público-alvo.

Alguns fatores que otimizam a entrega das suas publicações pelo algoritmo do Pinterest são: popularidade do perfil, palavras-chave e engajamento da publicação.

Por isso, considere:

  • Usar palavras-chave no título, descrição, hashtags e na URL dos pins;
  • Usar palavras-chave nos títulos das suas pastas;
  • Criar imagens impactantes visualmente;
  • Compartilhar seus pins em outras redes sociais.

Conclusão

Incluir o Pinterest nas suas estratégias de marketing digital pode alavancar a presença digital da sua empresa na internet.

Espero que este artigo te ajude a usar o Pinterest para aumentar a presença da sua empresa na internet e gerar leads para o seu negócio.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Mais de 310 campanhas no portfólio.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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