TikTok: guia completo

  • Abril de 2021
  • Lucas Ferraz
TikTok: guia completo

TikTok: guia completo

O TikTok é uma rede social que bateu diversos recordes mundiais de download em um curto período de tempo. Trata-se de uma plataforma de vídeos curtos e monetizáveis.


Você percebeu o crescimento absurdo da nova rede social TikTok? Alguns anos atrás, a plataforma era totalmente desconhecida, atualmente é uma das principais redes sociais do mundo no que tange número de usuários ativos.

Este artigo aborda:

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos com duração entre 15 e 60 segundos, o mesmo foi criado na China e se tornou uma febre mundial.

Essa plataforma de vídeos dispõe de muitos recursos para edição dos vídeos e interação entre os usuários.

Atualmente, o aplicativo é um dos mais baixados na Play Store, além de ser a 4° maior rede social do planeta, sendo que em 2019 o aplicativo chegou a ser o mais baixado do mundo, superando até os gigantes: Facebook e WhatsApp.

É praticamente impossível entrar no TikTok e não esquecer da hora vendo os desafios, os vídeos engraçados e toda criatividade dos participantes, mas, essa nova rede social vai muito além da diversão.

A história do TikTok

Onde e como surgiu o TikTok? O aplicativo social surgiu na China, mas, antes de ganhar esse nome, a rede social passou por uma fusão.

O TikTok passou a se chamar assim somente em 2017, antes o APP se chamava Douyin e chegou a se tornar um dos aplicativos mais famosos da China à época.

A ByteDance, empresa criadora do TikTok, percebeu o grande potencial desse segmento, então, decidiu criar um aplicativo capaz de disputar com as grandes redes sociais globais.

O ponto crucial foi em 2017, quando a empresa comprou um aplicativo chamado Musical.ly, ele tinha alguns recursos parecidos como o do Douyyin.

A partir daí, a ByteDance fez uma fusão, aperfeiçoando e implementando novos recursos, daí surgiu o famoso TikTok.

Em 2019, o aplicativo passou a ser o mais baixado na Play Store e App Store, além de alcançar a marca de 1,5 bilhão de usuários mensais.

Como funciona o TikTok?

Com o APP TikTok é possível encontrar diversos tipos de vídeos, seja para se divertir, passar o tempo e até se surpreender.

Para os produtores de conteúdo, é possível editar os próprios vídeos dentro da plataforma, permitindo:

  • Adicionar trilha sonora;
  • Inserir filtros;
  • Legendas;
  • Fazer cortes;
  • Adicionar gifs e muito mais.

Além disso, é possível interagir com outras pessoas, neste quesito, as opções são:

  • Seguir perfis;
  • Curtir publicações;
  • Fazer comentários;
  • Compartilhar os vídeos.

Essa ferramenta também dispõe de recurso de bonificação, pago para que a pessoa efetue ações como:

  • Convidar novos usuários;
  • Efetuar desafios.

Como encontrar um vídeo no TikTok?

No app é possível encontrar vídeos específicos ou vídeos de produtores(TikTokers) que você já segue.

Logo abaixo, você verá como encontrar o melhor vídeo.

  1. Abra a tela inicial na barra de menu;
  2. Clique na opção “Seguindo” ou toque na opção “Para você”.

Com isso, você poderá ver vídeos que estão marcados como tendência, assim como os vídeos recomendados para você com base no conteúdo que você consome dentro do TikTok.

Também é possível descobrir vídeos a partir do Discover, para isso siga os passos abaixo:

  1. Basta acessar a seção “Descobrir” localizada na barra de menus;
  2. Escolha um dos vídeos das hashtags em alta ou pesquise pelas categorias que deseja assistir.

No TikTok, também é possível encontrar e assistir vídeos com um determinado som, encontrar por sons através na tela Descobrir e encontrar vídeos por efeitos específicos.

Como gravar vídeos no TikTok?

Para gravar vídeo no TikTok, siga o passo a passo abaixo:

  1. Na parte inferior da tela, clique no botão “+”;
  2. Ao pressionar, abrirá o gravador e editor de vídeo.

Após ter gravado o vídeo, é possível editá-lo antes de fazer a publicação, na edição é possível:

  • Adicionar filtro;
  • Fazer ajustes;
  • Editar a voz;
  • Adicionar efeitos;
  • Adicionar texto;
  • Inserir stickers.

Após ter feito toda a edição, será o momento de publicar o vídeo com descrição e hashtags.

Principais recursos do TikTok

Confira os principais recursos do TikTok abaixo.

Caixa de entrada

Nesta sessão ficam todas as atividades e notificações do seu perfil, como: mensagens, curtidas, comentários, perguntas e respostas, menções e seguidores.

Eu

Na sessão do seu perfil estão as suas informações pessoais, como:

  • Biografia;
  • Número de pessoas que você segue;
  • Número de seguidores;
  • Número de curtidas nos seus vídeos.

Bio para TikTok: o que você precisa saber sobre

Quem pensa em crescer e se destacar no TikTok deve ter em mente que a biografia é muito importante, afinal, ela está disposta para todas as pessoas que acessarem o seu perfil.

A bio é o local ideal para inserir informações relevantes para que as pessoas conheçam você ou sua marca.

Descreva de forma clara sobre o que você faz, seus interesses, realizações e hobbies.

Você pode usar o meu guia de como criar uma bio para Instagram para a criar a sua biografia no TikTok.

Veja quais informações preencher no seu perfil do TikTok:

  • Nome;
  • Nome de usuário;
  • Descrição;
  • Site;
  • E-mail.

Também é possível adicionar o seu perfil do Instagram e do Youtube.

Por que usar o TikTok?

Com tantas redes sociais existentes, fica difícil usar e interagir em todas elas, porém, o TikTok é uma das redes sociais que você deve dar atenção, confira os motivos:

  1. Rede social com facilidade de engajamento;
  2. Você não precisa entender de edição de vídeos para se tornar um TikToker e produzir virais;
  3. O App te paga por cada indicação de novo usuário.

Pelo motivo dos vídeos serem curtinhos, o usuário pode até assistir enquanto aguarda ser atendido em uma clínica médica ou mesmo no recreio da escola, sem perder nenhuma parte do vídeo.

Por ser uma plataforma de vídeos curtos, os usuários utilizam em vários tipos de momentos distintos, como:

  • Aguardar atendimento em uma clínica;
  • Horário de almoço;
  • Antes de dormir;
  • Momentos de tédio.

Como ganhar dinheiro com o TikTok?

Existem várias maneiras para ganhar dinheiro no TikTok, como:

  1. Realizando missões;
  2. Convidando novos amigos;
  3. Monetização de vídeos;
  4. Patrocínio;
  5. Venda de serviços e/ou produtos.

Uma pesquisa recente constatou que milhares de pessoas utilizam o TikTok para vender produtos através do marketing de afiliados, o que é mais cômodo e fácil, visto que não há necessidade de estoque e logística de entrega e devolução.

Realizar missões

Não importa se você tem um iPhone ou um smartphone barato, no TikTok é possível ganhar dinheiro realizando missões e ser remunerado convidando amigos.

Para realizar as missões, siga o passo a passi abaixo:

  1. Clique em “TikBônus” na parte superior esquerda da tela;
  2. Realize as tarefas, comece pelas fáceis para ganhar moedas (Rubis);
  3. Após ganhá-las, elas podem ser convertidas em real.

Além disso, até a data de publicação deste artigo, é possível ganhar até R$3 por cada indicação de amigo.

Monetizar os vídeos

A forma com que o TikTok faz a monetização é bem mais flexível para os perfis pequenos do que as outras plataformas.

Para monetizar ativar sua monetização, siga o passo a passo abaixo:

  1. Verifique se a monetização está disponível para sua conta, mas, é importante salientar que sua conta deve ser uma “Conta Pro” ou de “Figura Pública”;
  2. Nos três pontinhos na parte superior direita da tela, escolha a opção privacidade, em seguida marque a opção “autorização de anúncios”.

Com esta opção disponível e ativada, sua conta fará a monetização dos vídeos automaticamente.

Depois de checar e autorizar os anúncios, é necessário ativar os anúncios em seus vídeos, é importante que você faça isso em vídeos que já tenha acessos, siga os passos a seguir:

  1. Escolha um dos seus vídeos e pressione nos três pontinhos que aparecem do lado esquerdo;
  2. Escolha a opção “Configurações de anúncios”;
  3. Agora marque “Li e concordo com os termos” e a opção “Permitir que anunciantes promovam este vídeo”.

Vender produtos próprios ou de afiliados

Se você tem um negócio físico ou digital é possível vender seus produtos e serviços pelo TikTok.

Mesmo as pessoas que não têm produtos em estoque tem a possibilidade de realizar vendas pelo TikTok, ao inserir links de produtos de afiliados na bio, com isso é possível para ganhar comissão a cada venda realizada.

Patrocínios

Para conseguir um patrocínio, é necessário entrar em contato com marcas e produtores e informar sobre a possibilidade de patrocínio a partir da sua conta no TikTok.

Caso você seja um produtor de vídeos virais, a possibilidade de patrocinadores te procurarem é maior.

Vale lembrar que é importante manter seu perfil sempre atualizado e ter frequência nas publicações.

Como usar o TikTok para empresas?

Se você é tem uma empresa e está em dúvida se vale a pena marcar presença nesta rede social, saiba que o TikTok para empresas vai muito além da diversão e dos desafios.

Marcas, empresas e empreendedores podem usar e aproveitar ao máximo do potencial da plataforma para aumentar o reconhecimento da marca e gerar novos leads.

Ter um perfil com todas as informações e uma bio bem detalhada é apenas o começo, aproveite todos os recursos disponíveis, como:

  • Hashtags: o uso apropriado das hashtags é uma estratégia simples, fácil e que pode alcançar milhares de pessoas. As hashtags em alta podem trazer resultados mais rápidos, por isso, esteja atento sobre as tendências e aproveite o momento para ter maior exposição;
  • Crossover: você pode usar os conteúdos do TikTok em outras redes sociais, com isso, sua publicação poderá ganhar mais alcance orgânico;
  • Stickers de marcas: elementos visuais adicionados aos conteúdos do TikTok para estimular a identificação da marca;
  • Parcerias com influenciadores e produtores: geralmente, os influenciadores tem um grande alcance, aumentando a visibilidade e exposição da sua marca ou produto.

Empresas que comercializam produtos eletrônicos, como celulares, computadores, etc, podem apostar em formatos de vídeos para informar o que tem de melhor em determinados aparelhos, suas funcionalidades e benefícios.

Além disso, empresas podem fazer uso do TikTok e apostar em copys capazes de despertar o interesse do público em seus produtos e serviços, independente da área de atuação.

TikTok For Business

O TikTok lançou oficialmente uma plataforma para anunciantes, o TikTok For Business, segundo a empresa, essa plataforma foi projetada para fornecer as ferramentas para criar storytellings criativos para que as marcas se envolvam com a comunidade TikTok.

A plataforma ainda não possui anúncios que foquem na conversão direta, portanto, conheça alguns dos tipos de anúncios disponíveis:

  • Top View: ao abrir o App aparece um anúncio no topo;
  • Brank Takeovers: geralmente uma imagem ou vídeo de duração entre 3 a 5 segundos;
  • In-Feed Videos: surge no feed e dura até 1 minuto;
  • Hashtag Challenges: funcionalidade que permite que marcas criarem desafios para os usuários imitarem;
  • Branded Effects: permite a inserção de produtos ou marcas em tecnologia 2D, 3D e realidade aumentada.

A plataforma ainda está se modelando em relação aos anúncios, mas, é notável que a rede social está disposta a manter uma comunidade para todo tipo de público.

Qual o melhor horário para postar no TikTok?

Saber os melhores horários para fazer postagens no TikTok pode aprimorar sua estratégia de como atrair mais interação e seguidores na plataforma.

A própria rede social divulgou os horários em que há um maior pico de acesso, sabendo disto, podemos utilizar a plataforma de maneira mais estratégica, porém, esses horários podem não ter resultados iguais para todos os tipos de público.

Segundo alguns estudos realizados, publicar entre às 10h da manhã e às 5h da tarde trouxe os melhores resultados na rede social em 2021.

Porém, de acordo com o dia da semana, tem alguns horários que são melhores para postar no TikTok, confira a tabela:

  • Domingo: 07h, 08h e 16h;
  • Segunda: 06h, 10h e 22h;
  • Terça-feira: 02h, 04h e 09h;
  • Quarta-feira: 07h, 08h e 23h;
  • Quinta-feira: 09h, 12h e 19h;
  • Sexta-feira: 05h, 13h e 15h;
  • Sábado: 11h, 19h e 20h.

Conclusão

A utilização do TikTok vai muito além de realizar missões para ganhar alguns reais, a plataforma realmente veio na intenção de ficar, afinal, é uma das maiores redes sociais do mundo.

Não importa para que pretende usar o TikTok, utilize-o da melhor forma para conseguir usufruir de todos os benefícios, seja para ganhar dinheiro em casa ou aumentar a exposição da sua marca.

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Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads.
Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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